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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço Popular Versão: 2004
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva. et. al.

O objetivo do presente estudo foi investigar como os docentes da área de Ciências Naturais concebem o conceito de interdisciplinaridade e de que forma desenvolveriam um trabalho interdisciplinar a partir de um tema comum sugerido: o Efeito Estufa. Através de questionários dissertativos, os professores-alunos participantes de um projeto de formação em serviço (Pró-Ciências), expressaram suas concepções iniciais a respeito do tema. A análise das respostas obtidas levou-nos às seguintes conclusões: os professores entrevistados têm apenas concepções rudimentares de interdisciplinaridade e confundem este conceito com o de multidisciplinaridade. Afirmam que é possível trabalhar o conceito de Efeito Estufa de maneira interdisciplinar, mas não indicam metodologias adequadas para fazê-lo, devido à carência conceitual apontada anteriormente.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Concepções de professores. Ciências Naturais. Ensino Médio. Formação em serviço.

Downloads 516  516  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 277-289, 2004  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Construtivismo, Mudança Conceitual e Ensino de Ciências: para onde vamos? Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MORTIMER, Eduardo Fleury

Neste artigo discutiremos criticamente alguns aspectos do construtivismo e das estratégias de ensino para mudança conceitual, buscando construir um modelo alternativo para compreender as concepções dos estudantes dentro de um esquema geral que permita relacioná-las e ao mesmo tempo diferenciá-las dos conceitos científicos apreendidos na escola: a noção de perfil conceitual. Essa noção permite entender a evolução das ideias dos estudantes em sala de aula não como uma substituição de ideias alternativas por ideias científicas, mas como a evolução de um perfil de concepções, em que as novas ideias adquiridas no processo de ensino-aprendizagem passam a conviver com as ideias anteriores, sendo que cada uma delas pode ser empregada no contexto conveniente. Através dessa noção é possível situar as ideias dos estudantes num contexto mais amplo que admite sua convivência com o saber escolar e com o saber científico.

Palavras-chave: Construtivismo. Mudança conceitual. Perfil conceitual.

Downloads 515  515  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V1(1), pp.20-39, 1996.   Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Atividade motivadora para o aprendizado de conceitos de oxidação e redução Popular Versão: 2012
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
MORAES, Sandra Regina; ROCHA, José R. C.

Neste trabalho são apresentados os resultados referentes à aplicação de atividade experimental do processo redox utilizando materiais de fácil acesso. Também é avaliado como o elemento contextualizador auxilia no processo ensino-aprendizagem como um facilitador e motivador do mesmo.

Palavras-chave: Deposição química. Reação de oxi-redução. Processo ensino-aprendizagem. Atividade motivadora.

Downloads 507  507  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma HOLOS, Ano 28, Vol. 4  Site http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/943
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Aprendizagem Cooperativa e Ensino de Química – parceria que dá certo Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
BARBOSA, Rejane Martins Novais; JÓFILI, Zélia Maria Soares

Os métodos de aprendizagem cooperativa são importantes não só na facilitação do processo ensino-aprendizagem, mas também na formação profissional, preparando cidadãos mais aptos para os trabalhos em equipe e mais comprometidos com os valores sociais e os princípios da solidariedade. Este estudo propõe-se a investigar a influência dos métodos cooperativos no desenvolvimento de atitudes cooperativas entre estudantes do ensino fundamental e superior, com vistas tanto a aprendizagens significativas de química quanto ao desenvolvimento de atitudes éticas relacionadas à essa ciência. Após analisar duas perspectivas teóricas que subsidiam os métodos cooperativos – desenvolvimentista e motivacional –, reforçamos a importância da existência dessa diversidade de perspectivas para permitir um amplo leque de alternativas aos professores. Recomendamos também a utilização combinada de métodos, de forma a contemplar tanto o desenvolvimento cognitivo, quanto a formação ética do cidadão.

Palavras -chave: Aprendizagem cooperativa. Ensino de Química.

Downloads 506  506  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p. 55-61, 2004  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Ciência e Tecnologia: implicações sociais e o papel da educação Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
ANGOTTI, José André Peres; AUTH, Milton Antonio Auth

A crescente evolução e utilização de novas tecnologias vem acarretando profundas mudanças no meio ambiente e nas relações e nos modos de vida da população, colocando os indivíduos diante de novos desafios, cuja maioria da população não está preparada para enfrentar. Como possibilidade para melhor discernir situações deste tipo e atuar sobre elas, propomos desenvolver atividades didático-pedagógicas direcionadas para uma alfabetização científica e tecnológica, tendo como base aspectos históricos e epistemológicos, atentando para a questão das concepções, valores e atitudes dos indivíduos nas suas ações em sociedade. Estudos em curso sobre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e sobre a problemática ambiental serviram de apoio para a elaboração do presente trabalho.

Palavras-chave: Ciência. Tecnologia e sociedade (CTS). História e epistemologia. Interdisciplinaridade. Ensino de ciências. Formação de professores.

Downloads 503  503  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v.7, n.1, p.15-27, 2001  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Saberes Populares Fazendo-se Saberes Escolares: Um Estudo Envolvendo a Produção Artesanal do Pão Popular Versão: 2011
Atualização:  24/10/2011
Descrição:
VENQUIARUTO, Luciana D.; DALLAGO, Rogério M.; VANZETO, Jenifer; DEL PINO, José Claudio. Saberes Populares Fazendo-se Saberes Escolares: Um Estudo Envolvendo a Produção Artesanal do Pão. Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.

Neste artigo, apresentaremos os resultados de uma pesquisa que investigou os saberes populares relacionados ao preparo artesanal do pão. O presente trabalho foi desenvolvido na tentativa de transformar os saberes populares de um determinado grupo social em saberes que façam parte do currículo escolar. A parte empírica desenvolveu-se a partir de entrevistas semiestruturadas com um grupo de pequenas agricultoras do norte do estado do Rio Grande do Sul, que detém conhecimentos sobre o processo de fabricação do pão. A interlocução com essas informantes possibilitou reflexões acerca desta investigação e estas, por sua vez, propiciaram a construção de atividades experimentais a serem desenvolvidas no âmbito escolar, no caso específico, experimentos envolvendo cinética química e densidade.

Palavras-chave: Saberes populares. Pão. Cinética química. Densidade.

Downloads 503  503  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Nova Convergência da Ciência e da Tecnologia Popular Versão: 2007
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
CAVALHEIRO, E. A. A Nova Convergência da Ciência e da Tecnologia. Novos Estudos Cebrap, n. 78, p. 23-30, julho 2007.

A ação sinérgica dos quatro campos científicos e tecnológicos que apresentaram crescimento acelerado nas últimas décadas — nanotecnologia, biotecnologia, tecnologias de comunicação e informação e ciências cognitivas (neurociência) — tem sido intitulada Convergência Tecnológica. Este artigo faz uma revisão das principais discussões que vêm ocorrendo na comunidade científica internacional sobre o seu desenvolvimento e assinala a necessidade de uma abordagem mais ampla que inclua as ciências humanas e sociais e outros atores relevantes na sociedade contemporânea.

Palavras-chave: Convergência tecnológica. Nanotecnologia. Biotecnologia. Tecnologias da informação e da comunicação. Neurociência.

Downloads 500  500  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Novos Estudos Cebrap  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Influência do PIBID na Formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM Popular Versão: 
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
BRAIBANTE, Mara Elisa F.; WOLLMANN, Ediane M.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vem tornando-se uma política pública muito importante de valorização do magistério, possibilitando aos licenciandos atuação no seu campo de trabalho desde o início de sua formação. O PIBID-UFSM iniciou suas atividades em outubro do ano de 2009, sendo contemplados subprojetos da área de Física, Química, Biologia, Ciências e Matemática. O sub-projeto PIBID-Química-UFSM 2009-2011 atendeu a quatro escolas da rede pública do município de Santa Maria (RS), compondo esse grupo de trabalho oito bolsistas acadêmicos, quatro professores supervisores e
a coordenadora do subprojeto Química.

Palavras-chave: PIBID. Formação inicial. Ensino de Química.

Downloads 499  499  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNEsc, Vol. 34, No 4, p. 167-172, Novembro, 2012.  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Vicente Seabra Telles e a Criação da Nomenclatura em Português para a Química ‘Nova’ de Lavoisier Popular Versão: 2013
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
LUNA, Fernando J.

Em 1787, Lavoisier e colaboradores publicaram um livro com 314 páginas intitulado "Méthode de nomenclature chimique" em que um novo sistema para a nomeação de compostos e elementos foi apresentado. O brasileiro químico Vicente Coelho de Seabra Telles (1764-1804) foi responsável pela tradução para o Português. Telles propôs a adopção não só da etimologia latina, mas decidiu usar sufixos latinos, bem como, devido à semelhança entre o latim eo idioma Português. Ao fazê-lo, os nomes dos compostos em Português passarma a ter uma semelhança mais próxima dos nomes em latim do que aqueles em francês ou espanhol.

Palavras-chave: História da Química. Ciência no Brasil. Nomenclatura.

Downloads 494  494  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 36, No. 6  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Refletindo cerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio Popular Versão: 2007
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; MATOS, Eloiza Aparecida Silva Ávila de; BAZZO, Walter Antonio

O artigo tem por objetivo discutir a relevância de se trabalhar, em sala de aula, temas que contemplem as relações existentes no contexto científico-tecnológico e social. Para tanto, expõe-se como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tem tratado tais questões em nível de ensino médio. Enfatiza-se que os trabalhos desenvolvidos no referido nível de ensino, foram subsidiados pelos pressupostos epistemológicos do enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) a partir de pesquisa empírica assentada em premissas da investigação-ação. Destaca-se, assim, a necessidade de o público escolar ter subsídios suficientes, em seu processo de formação, para entender e julgar a veracidade das evidências propostas pela ciência e pela tecnologia, comparando-as com outras também significativas, a fim de que possam tomar decisões coerentes diante de problemas que envolvam a sociedade.

Downloads 491  491  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN. N.44, 2007.  Site 
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