Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Metodologia de apoio ao processo de aprendizagem via autoria de objetos de aprendizagem por alunos Popular Versão: 2008
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
SILVA, Juliano Tonezer da Silva; FAGUNDES, Léa da Cruz; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo

Apresenta-se metodologia de apoio ao processo de aprendizagem – nas áreas de Ciências e Matemática do Ensino Médio – via a autoria de objetos de aprendizagem por alunos. Em síntese, o aluno estará em processo de autoria de objetos e poderá produzir ou não, como resultado final desse processo, um objeto educacional que represente computacionalmente seu desejo de aprendizagem. É uma extensão da metodologia de projetos de aprendizagem e está fundamentada na autoria de projetos de aprendizagem e de objetos de aprendizagem por alunos, na adoção de princípios ágeis para esse processo de autoria e em um contexto escolar apoiado nas tecnologias digitais e com foco na aprendizagem.

Palavras-chaves: Projetos de aprendizagem. Objetos de aprendizagem. Software educacional. Ambiente de autoria. Epistemologia genética.

Downloads 534  534  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CINTED-UFRGS, V. 6, N. 1, Jul., 2008.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Educação Ambiental em uma Abordagem Interdisciplinar e Contextualizada por meio das Disciplinas Quím Popular Versão: 2010
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RUA, Emílio R.; SOUZA, Paulo Sérgio Alves de.

Apresentamos neste trabalho o relato de um projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas Química e Estudos Regionais do curso Técnico em Administração de Empresas. A Baía de Guanabara foi o pano de fundo para que os alunos, a partir da realidade de um ecossistema ambientalmente degradado, discutissem as causas e possíveis soluções de curto, médio e longo prazos para o equacionamento do problema. Essa abordagem permitiu, por meio do diálogo entre conceitos das duas disciplinas, a difusão da educação ambiental entre os alunos, bem como o desenvolvimento de uma sensibilidade socioambiental, indispensável a um futuro Técnico em Administração de Empresas.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Contextualização. Interdisciplinaridade.

Downloads 534  534  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 32, N° 2 , MAIO 2010.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
CHASSOT, Attico.


Downloads 529  529  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma RBE - Jan/Fev/Mar/Abr 2003 No 22  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Diferentes Olhares Acerca da Transposição Didática Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
NEVES, Késia Caroline Ramires.

O presente artigo trata do conceito de transposição didática, tomando como referência a obra de Yves Chevallard, La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado (2005). Comparamos as abordagens constantes em vários trabalhos, entre teses, dissertações e artigos, e discutimos os múltiplos olhares acerca do processo de transposição didática. Elas mostram que não estão bem definidas as conceituações apresentadas, dando margem a dubiedade e discussões. Algumas diferenças advêm das particulares áreas de conhecimento dos autores, distintas da matemática, outras são inerentes à sedimentação das ideias constantes em Chevallard (2005), obra que serviu de referência bibliográfica para a maioria dos trabalhos estudados.

Palavras-chave: Transposição didática. Transposição didática interna. Transposição didática externa.

Downloads 526  526  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V16(1), pp. 103-115, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!De Olho nos Rótulos: Compreendendo a Unidade Caloria. Popular Versão: 2013
Atualização:  4/12/2013
Descrição:
O texto busca facilitar a leitura e a compreensão de rótulos em relação à unidade caloria, instigando o consumidor a uma análise crítica do que é oferecido para o consumo. Assim, procura-se estudar e investigar a questão calórica dos alimentos, uma vez que os rótulos de inúmeros produtos alimentícios são confusos quanto à unidade caloria, apresentando, às vezes,
dados contraditórios. Neste artigo, apresenta-se o que é caloria, incluindo considerações referentes a termos, que, freqüentemente, são empregados erroneamente por grande parte da industria alimentícia.

Palavra-chave: Caloria. Rótulos. Alimentos Industrializados.

Downloads 524  524  Tamanho do arquivo 5.59 KB  Plataforma QNEsc, N° 21, MAIO 2005  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a02.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de.

Apresentamos uma revisão bibliográfica sobre o conceito de Alfabetização Científica. Partimos da leitura histórica com o objetivo de compreender de que maneira esta ideia é discutida ao longo dos anos. Em seguida, procuramos identificar quais as habilidades que os autores apontam como necessárias de se ter desenvolvidas para classificar um indivíduo como alfabetizado cientificamente. O conceito é então estudado nos trabalhos que olham com mais atenção para o desenvolvimento da Alfabetização Científica em contextos de educação formal. Por fim, apresentamos os Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica: linhas propositivas construídas a partir da análise da literatura e que devem ser consideradas quando do planejamento de propostas didáticas que tenham como objetivo promover condições e oportunidades para o desenvolvimento da Alfabetização Científica entre os estudantes.

Palavras-chave: Alfabetização científica. Educação. Ensino e aprendizagem.

Downloads 523  523  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V16(1), pp. 59-77, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química  Popular Versão: 
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
MALDANER, Otavio A.

A pesquisa como perspectiva de formação continuada de professores de química. A educação e os professores de Química não está sendo como uma preparação específica para o exercício de uma atividade profissional, o que difere da atividade profissional ou um pesquisador de química. Isso acontece porque no campo acadêmico, principalmente na ciência exata e natural, a ideia de que conhecer um determinado assunto é o suficiente para ser capaz de ensiná-lo, é facilmente aceito.

Palavras-chave: Formação continuada. Professores de química. Educação.

Downloads 522  522  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Química Nova, Vol. 22, No.2, 1999  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Compreensões e Significados sobre o PIBID para a Melhoria da Formação de Prof. de Química... Popular Versão: 
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
PAREDES, Giuliana Gionna O.; GUIMARÃES, Orliney M.

O texto traz as compreensões e os significados sobre o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a melhoria da formação inicial de professores de biologia, física e química em uma universidade do estado do Paraná. Constatou-se que o PIBID é compreendido para a melhoria da formação inicial de professores como um espaço que possibilita a integração entre universidade-escola, oportunizando aos futuros professores o entendimento e a reflexão sobre a profissão docente e também sobre a realidade escolar, por meio do desenvolvimento de unidades didáticas que priorizam a inserção de diferentes materiais e abordagens didáticas inovadoras no ensino de ciências, defendidas pelas pesquisas sobre o ensino de ciências, como o uso da história e filosofia da ciência (HFC), abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) e das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) no ensino de ciências, considerando a escola da educação básica como campo de investigação e aplicação dessas estratégias.

Palavras-chave: Formação de professores. PIBID. Ensino de ciências.

Downloads 522  522  Tamanho do arquivo 756 bytes  Plataforma QNEsc, Vol. 34, N° 4, p. 266-277, NOVEMBRO 2012.  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Contribuições da Análise do Discurso e da Epistemologia de Fleck para a Compreensão da Divulgação Ci Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Tatiana Galieta

Neste artigo, a divulgação científica é entendida como produção de um círculo esotérico constituído por cientistas e jornalistas. Nele busco caracterizar as condições de produção deste tipo de texto tendo para tanto apoio em categorias da Análise do Discurso e da epistemologia de Fleck. A divulgação científica é compreendida em termos de circulação intercoletiva de ideias, ou seja, pelo fluxo de informações que ocorre entre o círculo esotérico e o círculo exotérico de não especialistas. Discuto, ainda, as implicações das mediações realizadas durante a produção dos textos de divulgação e sua inserção na sala de aula. Finalmente, comento a possibilidade de que estas mediações venham a se constituir em obstáculos na aprendizagem formal de conceitos científicos, sendo ressaltadas as relações entre os contextos de produção e significação dos textos de divulgação científica no processo de leitura.

Palavras-chave: Divulgação científica. Análise do discurso.Fleck. Ensino de Ciências.

Downloads 521  521  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENSAIO - Volume 07 - Número 2 – dezembro de 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço Popular Versão: 2004
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva. et. al.

O objetivo do presente estudo foi investigar como os docentes da área de Ciências Naturais concebem o conceito de interdisciplinaridade e de que forma desenvolveriam um trabalho interdisciplinar a partir de um tema comum sugerido: o Efeito Estufa. Através de questionários dissertativos, os professores-alunos participantes de um projeto de formação em serviço (Pró-Ciências), expressaram suas concepções iniciais a respeito do tema. A análise das respostas obtidas levou-nos às seguintes conclusões: os professores entrevistados têm apenas concepções rudimentares de interdisciplinaridade e confundem este conceito com o de multidisciplinaridade. Afirmam que é possível trabalhar o conceito de Efeito Estufa de maneira interdisciplinar, mas não indicam metodologias adequadas para fazê-lo, devido à carência conceitual apontada anteriormente.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Concepções de professores. Ciências Naturais. Ensino Médio. Formação em serviço.

Downloads 521  521  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 277-289, 2004  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 (14) 15 16 17 18 19 »