Categoria: Química Artigos |
La Importancia de la Historia de la Química en la Enseñanza Escolar: análisis del pensamiento y elab |
Versão: 2010 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
FERNÁNDEZ, Luigi Cuellar; GATICA, Mario Quintanilla; BLANCAFORT, Ainoa Marzàbal.
El reconocimiento de la importancia de incorporar disciplinas metacientíficas en la reflexión sobre la práctica profesional docente es uno de los aspectos en los que se trabaja actualmente en la investigación en Didáctica de las Ciencias. En el presente estudio se analizan diversos factores del pensamiento de un grupo de Profesores en Formación en relación a las implicaciones didácticas de incluir la historia de la Química en las secuencias de enseñanza. En un orden progresivo de autonomía, en la primera fase se valora a nivel teórico, en la segunda se analizan materiales con diferentes enfoques didácticos, y en la tercera fase se crean materiales inéditos. En la cuarta fase se analiza el grado de coherencia en las tres fases anteriores, y se elige una muestra representativa entre los participantes, a los que se entrevista en la quinta fase.
Palabras clave: Historia de la ciencia. Naturaleza de la ciencia. Modelos científicos. Concepciones docentes. Formación docente.
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475 0 bytes Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 277-291, 2010 |
Categoria: Química Artigos |
Letramento em Química, educação planetária e inclusão social |
Versão: Atualização: 7/4/2008 |
Descrição:
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos
Discutindo diferentes concepções sobre letramento, apresentamos no presente artigo reflexões sobre o papel das sociedades científicas, dos profissionais da Química e, sobretudo, dos professores de escolas de educação básica, em relação ao compromisso de educação química em uma perspectiva planetária inclusiva, que assegure as conquistas da Química na melhora da qualidade de vida do Planeta Terra.
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2882 0 bytes Quím. Nova, Jun. 2006, v.29, n.3, p.611-620. http:// |
Categoria: Química Artigos |
Letramento em Química, Educação Planetária e Inclusão Social |
Versão: 2006 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
TEXTO EM PORTUGUÊS
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos.
From the different conceptions on scientific and technology literacy (STL), and reflections on globalization and social inclusion, this paper points out the responsibility of the chemists in social actions by their associations for supporting political actions to improving the quality of life, and to protecting the environment by sustainable development for changing the modern society. Supporting ideas for equity within the society between the nations, and giving examples from approaching of socioscientific issues of the textbook “Chemistry and Society”, it demonstrated the role of the teachers and the chemistry professionals to realize the STL of the people in the planetary perspective. Keywords: scientific and technology literacy; planetary citizenship; environmental education.
Palavras-chave: Letramento Científico e Tecnológico. Cidadania Planetária. Educação Ambiental.
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502 0 bytes Quim. Nova, Vol. 29, No. 3, 611-620, 2006 |
Categoria: Química Artigos |
Metodologia de apoio ao processo de aprendizagem via autoria de objetos de aprendizagem por alunos |
Versão: 2008 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
SILVA, Juliano Tonezer da Silva; FAGUNDES, Léa da Cruz; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo
Apresenta-se metodologia de apoio ao processo de aprendizagem – nas áreas de Ciências e Matemática do Ensino Médio – via a autoria de objetos de aprendizagem por alunos. Em síntese, o aluno estará em processo de autoria de objetos e poderá produzir ou não, como resultado final desse processo, um objeto educacional que represente computacionalmente seu desejo de aprendizagem. É uma extensão da metodologia de projetos de aprendizagem e está fundamentada na autoria de projetos de aprendizagem e de objetos de aprendizagem por alunos, na adoção de princípios ágeis para esse processo de autoria e em um contexto escolar apoiado nas tecnologias digitais e com foco na aprendizagem.
Palavras-chaves: Projetos de aprendizagem. Objetos de aprendizagem. Software educacional. Ambiente de autoria. Epistemologia genética.
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575 0 bytes CINTED-UFRGS, V. 6, N. 1, Jul., 2008. |
Categoria: Química Artigos |
Mobilização de linguagens e pensamentos necessários à compreensão de modelos de estruturas submicros |
Versão: 2009 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
SANGIOGO, Fábio André; ZANON, Lenir Basso.
Este artigo discute aspectos do ensino e aprendizagem de conceitos da área de Ciências Naturais, enfocando a mobilização de signos e significados na sua compreensão escolar. A análise focaliza 'modelos representativos de estruturas submicroscópicas' enquanto conteúdo inerente aos estudos escolares sobre situações vivenciais, na perspectiva de um ensino mais significativo e socialmente relevante à vida dos estudantes. Para isso, foi planejado e desenvolvido um módulo interativo em aula do componente curricular Bioquímica II dos cursos de licenciatura em biologia e química da UNIJUÍ, com registros das falas dos sujeitos participantes. Foi aplicado um questionário e realizado um encontro com sujeitos participantes do módulo, permitindo registros das falas em áudio. A análise, fundamentada principalmente no referencial histórico-cultural, corrobora ao entendimento de que é nas interações com o 'outro', nos diversos contextos sócio-culturais da vida, principalmente na escola, que os estudantes aprendem e se desenvolvem, enquanto seres humanos, constituindo-se em suas singularidades.
Palavras-chave: Interações sociais. Formação docente. Conceitos escolares. Modelos de estruturas submicroscópicas. Abordagem histórico-cultural.
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603 0 bytes VII Enpec - nov. 2009 |
Categoria: Química Artigos |
Multimodos e Múltiplas Representações: fundamentos e perspectivas semióticas para a aprendizagem de |
Versão: 2011 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; SILVA, Osmar Henrique Moura da.
A natureza do conhecimento científico está necessariamente vinculada a um tipo particular de linguagem que emprega uma variedade de representações e utiliza diversos modos discursivos para comunicá-las. Compreender esse conhecimento envolve dar significação a essas representações. Por essa perspectiva, este trabalho destaca alguns conceitos teóricos da ciência semiológica com a finalidade de realizar uma reflexão a respeito das dificuldades de estudantes com as representações científicas. As reflexões que se encaminharão estão balizadas em recentes pesquisas que vem tomando parte em estudos da educação matemática e científica, sendo que porção substancial do tema a ser tratado tem sido foco privilegiado de investigações da primeira área de estudo. Com esse procedimento, temos a intenção, primeiramente, de transpor reflexões teóricas relevantes dessa área para a educação científica, confiando estar contribuindo com o refinamento conceitual desta última, na medida em que o referencial analítico que subsidia a educação matemática se mostra capaz de fornecer um panorama teórico igualmente válido para o aprimoramento da educação científica. Deste modo, procuramos confluir conhecimentos que vem ocorrendo de maneira praticamente independente entre duas áreas de conhecimento, possibilitando um enriquecimento intelectual Num segundo momento, reunimos trabalhos de uma ainda incipiente área de pesquisa em educação científica que investiga as influências pedagógicas que a multimodalidade representacional e múltiplas representações têm na construção dos significados científicos. Além de procurar mostrar uma continuidade direta com o tema anterior, tentamos estabelecer relações com outros conceitos e teorias da literatura em educação científica. Todavia, a essência do trabalho está em atentar para a questão semiótica como campo promissor de estudo para entender a natureza das dificuldades de aprendizagem das representações científicas, permitindo com seus conceitos teóricos trazer nova luz aos problemas dos aprendizes com a compreensão dessas representações, assim como ser um ponto de inspiração para a elaboração de novas ferramentas pedagógicas para tentar enfrentá-los.
Palavras-chave: Educação científica. Semiótica. Perspectivas de investigações.
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671 0 bytes IENCI – V16(1), pp. 7-33, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Nanociência e Nanotecnologia como Temáticas para Discussão de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambie |
Versão: 2010 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
BATISTA, Rodrigo Siqueira; SILVA, Luciana Maria da; SOUZA, Roberto Rômulo de Medeiros; PRADO, Henrique Jannuzzelli Pires do; SILVA, Cláudio Aprígio da; RÔÇAS, Giselle; OLIVEIRA, Alexandre Lopes de; HELAYËL-NETO, José Abdalla.
A educação científica e tecnológica tem sido intensamente discutida hodiernamente, tendo em vista o compromisso último das diferentes instituições de ensino: formar cidadãos capazes de entender o mundo no qual estão inseridos. Com efeito, a apreciação de temas da atualidade se constitui em abordagem bastante salutar para motivar as discussões sobre tais temáticas em sala de aula. Neste domínio se inserem a nanociência e a nanotecnologia, saberes que podem ser abordados de forma interdisciplinar, envolvendo as ciências exatas e da natureza de forma articulada às ciências humanas e sociais. A proposição de eixos temáticos para o emprego da nanociência e da nanotecnologia como mote para o ensino de ciências, construídos a partir da revisão da literatura sob um enfoque ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA) é o escopo do presente artigo.
Palavras-chave: Ciência. Tecnologia. Sociedade e ambiente (CTSA). Educação. Nanociência. Nanotecnologia.
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562 0 bytes Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 479-490, 2010 |
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