Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Formação inicial de Professores de Física e Química sobre a Tecnologia e suas relações Sócio-Científ Popular Versão: 
Atualização:  25/7/2013
Descrição:
MARTINS, Isabel P.

Toma-se como ponto de partida a importância da tecnologia no estilo de vida e cultura das sociedades actuais, contribuindo para o seu desenvolvimento, e salientam-se alguns dos desequilíbrios existentes a nível planetário. Defende-se a importância da educação tecnológica, como via de acesso a uma cultura tecnológica, em contexto escolar, de modo a permitir a todos uma literacia científica. Analisa-se o caso português actual sobre a educação tecnológica na escolaridade obrigatória (9 anos). Discute-se a importância da formação de professores para uma adequada integração da dimensão tecnologia no movimento CTS para o ensino das ciências, e apresenta-se o modo como essa dimensão foi introduzida na formação inicial de professores de Física e Química, numa Universidade portuguesa, na disciplina de Didáctica das Ciências. Descreve-se o modelo de trabalho seguido e o impacto dos projectos desenvolvidos, quer nos alunos, quer nas escolas básicas e secundárias onde os jovens professores foram integrados.

Palavras-chave: Tecnologia. Relações Ciência-Tecnologia-Sociedade. Educação em Ciências. Educação tecnológica. Formação inicial de professores.

Downloads 895  895  Tamanho do arquivo 1.96 KB  Plataforma Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias,   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Formação inicial de professores de química: a utilização dos relatórios de observação de aulas como  Popular Versão: 2011
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias; BARRETO, Sônia Regina Giancoli

Neste estudo, foram utilizados os relatórios de observação de aulas como ferramenta de pesquisa, servindo de instrumento para se investigar sobre formação inicial de professores de química. O estudo consistiu em analisar 12 relatórios, elaborados por alunos de um curso de Licenciatura em Química e discutir por meio das narrativas dos alunos, tópicos referentes a estrutura escolar e ao ensino de química. As narrativas se mostraram instrumentos importantes a serem analisadas a fim de se examinar a formação inicial. Este trabalho confirmou e ressaltou a relevância do estágio de observação na formação do licenciando como um momento de pesquisa e reflexão da prática docente.

Palavras-chave: Formação inicial. Estágio supervisionado. Química.

Downloads 456  456  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas, v. 32, n.   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na educação em ciências Popular Versão: 
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
GEHLEN, Simoni Tormöhlen; MALDANER, Otavio Aloisio; DELIZOICOV, Demétrio. Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na educação em ciências. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1, Apr. 2010 .

O presente estudo constitui-se numa revisão de trabalhos que tomam como objeto de pesquisa as interlocuções entre o pensamento de Freire e Vygotsky na educação escolar, com o objetivo de explicitar os principais elementos explorados nessas articulações. Metodologicamente, a pesquisa compreende uma revisão em atas de eventos da área de Educação e Educação em Ciências e, mediante o emprego da Análise Textual Discursiva, examina as seguintes articulações entre as ideias de Freire e Vygotsky: linguagem, concepção de conhecimento e mediação. Sinaliza-se que os estudos identificados não dão a devida atenção à problematização, categoria fundamental em Freire, assim como pouco exploram a significação conceitual baseada em Vygotsky. Essas categorias podem contribuir no envolvimento e no nível de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, para as mudanças necessárias no Ensino de Ciências.

Palavras-chave: Freire e Vygotsky. Ensino de Ciências. Problematização. Significação conceitual.

Downloads 458  458  Tamanho do arquivo 1.96 KB  Plataforma Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1, Apr. 2010  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Fundamentos e aplicações ambientais dos processos fenton e foto-fenton.  Popular Versão: 
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
NOGUEIRA, R. F. P. et al.

O desenvolvimento de novos produtos químicos tem melhorado significativamente a qualidade de vida da população. A importância de seu papel em muitos setores, como agricultura, indústria, transportes e saúde, é inquestionável. No entanto, tem contribuído drasticamente para a contaminação ambiental principalmente devido ao descarte inadequado de substâncias tóxicas como gases, metais pesados, compostos orgânicos entre outros.

Downloads 2772  2772  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Abr. 2007, v.30, n.2, p.400-408.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Gerenciamentos de resíduos químicos em instituições de ensino e pesquisa Popular Versão: 
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
GERBASE, Annelise E.; COELHO, Fernando S.; MACHADO, Patrícia F. L.

A Química é uma das ciências básicas que mais benefícios trouxe à humanidade ao longo dos últimos tempos. Com os seus vários segmentos, ela permeia a vida de todas as pessoas que vivem em uma sociedade moderna e de alto grau tecnológico (p. ex., fármacos, materiais especiais, defensivos agrícolas, insumos para vários segmentos industriais, materiais de limpeza, higiene pessoal, beleza, etc.). Infelizmente, esse quadro, como uma moeda, não tem um lado só. O mau uso dessa Ciência tem causado graves problemas à humanidade e vem sendo responsável pela percepção negativa da Química.

Downloads 2562  2562  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Fev., 2005, v.28, n.1, p.3-3.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Histórico da evolução da química medicinal e a importância da lipofilia: de Hipócrates e Galeno a Pa Popular Versão: 2009
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
NOGUEIRA, Luciano J.; MONTANARI, Carlos A.; DONNICI, Claudio L.

O presente artigo, apresentado como mini‐revisão, mostra uma breve introdução sobre a história da Química Medicinal
e a importância da influência da lipofilia no desenvolvimento de medicamentos evidenciando, dentre outras, as contribuições de Hipócrates, Galeno, Paracelsus, Overton, Ehrlich e Hansch.

Palavras‐chave: História da química medicinal. Hipócrates. Galeno. Paracelsus. Overton. Hansch. lipofilia.

Downloads 978  978  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Virtual de Química, V. 1, N. 3, jul.-set.,  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Influência de um objeto de aprendizagem nas concepções de estudantes do ensino médio sobre ebulição  Popular Versão: 2007
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
ANDREU, Maxwell Parrela; RECENA, Maria Celina Piazza.

Foi desenvolvido um objeto de aprendizagem apresentando uma animação do processo de ebulição da água em nível microscópico. Este artigo relata a pesquisa realizada para verificar a influência de sua utilização, como mediador da discussão sobre as concepções de alunos do ensino médio, sobre esse processo. Observou-se uma evolução dos conceitos expressos pelos alunos nos sentidos dos modelos consensuais, principalmente em relação aos que apresentaram uma representação microscópica do fenômeno.

Palavras-chaves: Concepções. Objetos de aprendizagem. Ebulição da água. Química.

Downloads 277  277  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CINTED-UFRGS, V. 5 No 2, Dezembro, 2007  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço Popular Versão: 2004
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva. et. al.

O objetivo do presente estudo foi investigar como os docentes da área de Ciências Naturais concebem o conceito de interdisciplinaridade e de que forma desenvolveriam um trabalho interdisciplinar a partir de um tema comum sugerido: o Efeito Estufa. Através de questionários dissertativos, os professores-alunos participantes de um projeto de formação em serviço (Pró-Ciências), expressaram suas concepções iniciais a respeito do tema. A análise das respostas obtidas levou-nos às seguintes conclusões: os professores entrevistados têm apenas concepções rudimentares de interdisciplinaridade e confundem este conceito com o de multidisciplinaridade. Afirmam que é possível trabalhar o conceito de Efeito Estufa de maneira interdisciplinar, mas não indicam metodologias adequadas para fazê-lo, devido à carência conceitual apontada anteriormente.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Concepções de professores. Ciências Naturais. Ensino Médio. Formação em serviço.

Downloads 314  314  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 277-289, 2004  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Jogo Discursivo na Apropriação da Linguagem Científica por Alunos de Iniciação Científica em Química Popular Versão: 2011
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares.

Neste trabalho analisamos discursos ocorridos em laboratórios de pesquisa em Química envolvendo alunos de Iniciação Científica (IC) de uma universidade estadual paulista. Os discursos foram classificados de acordo com a tipologia do discurso, proposta por Eni Orlandi, em: autoritário (polo da paráfrase), polêmico (equilíbrio entre paráfrase e polissemia) e o lúdico (polo da polissemia). Durante um ano os diálogos entre dois alunos de IC e seus orientadores, foram gravados, transcritos e analisados. As análises realizadas indicam que o discurso do tipo autoritário encontrado no início do estudo, foi sendo gradativamente substituído pelos discursos polêmico e lúdico. Este deslocamento aponta para a contribuição da IC no fomento de qualidades importantes como a independência intelectual e o senso crítico dos alunos, além da sua importância no que diz respeito ao aprendizado de conteúdos de Química.

Palavras-chave: Análise do Discurso. Iniciação Científica. Química.

Downloads 282  282  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V16(1), pp. 35-57, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula Popular Versão: 2012
Atualização:  19/2/2013
Descrição:
CUNHA, Márcia Borin

No ensino de química, os jogos têm ganhado espaço nos últimos anos, mas é necessário que a utilização desse recurso seja pensada e planejada dentro de uma proposta pedagógica mais consistente. É indispensável que professores e pesquisadores em Educação Química reconheçam o real significado da educação lúdica para que possam aplicar os jogos adequadamente em suas pesquisas e nas aulas de química. É nesse contexto que este artigo pretende contribuir, trazendo alguns referenciais teóricos e aspectos pedagógicos que devem ser levados em consideração quando se pretendem desenvolver atividades com jogos didáticos nas aulas de química.

Palavras-chave: Recursos didáticos. Jogos. Educação lúdica

Downloads 559  559  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNEes, Vol. 34, N° 2, p. 92-98, MAIO 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 (12) 13 14 15 16 17 18 19 »