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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Análise de Obstáculos Epistemológicos em Livros Didáticos de Química do Ensino Médio do PNLD 2012 Popular Versão: 2012
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
STADLER, J. P.; SOUSA JÚNIOR, F. S.; GEBARA, M. J. F.; HUSSEIN, F. R. G. S.

Tendo em vista a grande importância dos livros didáticos no cotidiano da prática docente, esse artigo visa avaliar quatro livros indicados pelo PNLD 2012 quanto à presença dos obstáculos epistemológicos estudados por Bachelard, uma vez que esses não são analisados pelos examinadores do PNLD e podem gerar dificuldades de aprendizagem durante o processo de ensino. A análise foi feita considerando a obra como um todo e, então, pode-se perceber que todos os livros apresentaram obstáculos, em sua maioria verbal, cuja causa foi atribuída à tentativa de simplificar termos científicos ou abstratos. Por outro lado nenhum texto apresentou o obstáculo animista, o que pode indicar maior preocupação com a inserção da linguagem científica no cotidiano escolar.

Palavras-Chave: Livro Didático. PNLD 2012. Bachelard. Epistemológico. Obstáculo.

Downloads 575  575  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma HOLOS, Ano 28, Vol 2  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Desafios da acidez na catálise em estado sólido Popular Versão: 2009
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MORENO, Esteban Lopez Moreno; RAJAGOPAL, Krishnaswamy

Este estudo explora as semelhanças entre os catalisadores ácidos sólidos e líquidos, realçando as vantagens e os principais desafios dos processos catalíticos heterogêneos. Nós descrevemos os principais desenvolvimentos em procedimentos técnicos, como seleção de compostos e modelos de reação envolvidos: aumento da acidez, caracterização de sólidos e acidez na formação de coque.

Palavras-chave: Acidez. Acidez em sólidos. Catálise ácida.

Downloads 574  574  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 32, No. 2, 538-542, 2009  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Produção coletiva e inovação curricular como mediação da formação continuada de professores Popular Versão: 2004
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
MALDANER, Otavio Aloisio

Sabe-se que os professores da Área de Ciências Naturais e suas Tecnologias, de forma geral, apresentam uma visão de currículo de ensino muito próximo de sua vivência na formação escolar e universitária. Manifestam, em geral, uma grande preocupação com os conteúdos científicos, transmitidos como verdades científicas, e dão pouca atenção ao saber de professor fora dos próprios conteúdos da ciência que ensinam. Isso pode estar ocorrendo porque nas licenciaturas costumam estar presentes duas esferas estanques de formação: uma em que a preocupação é com os conteúdos científicos e outra com os princípios psicopedagógicos. Dessa forma não se dá a mediação para a constituição do saber pedagógico dos conteúdos. Esta é uma nova síntese que pode ser realizada desde que se supere a prática tradicional de formação nas licenciaturas. Constituir os professores no saber pedagógico dos conteúdos é um processo mediado, como todo o processo formativo, em que são importantes as vivências culturais e os princípios teóricos dos mais diferentes campos do conhecimento humano; na interação desses dois níveis de saber acontecem as significações desejadas e um novo nível de conhecimento. A pesquisa realizada até aqui mostra que as interações produzidas na reorganização curricular de Ciências, envolvendo três grupos de sujeitos - professores formadores de universidades, professores de escolas e estudantes das licenciaturas -, permitem a formação continuada de todos, além de produzir material didático-pedagógico de grande valor formativo. O processo é eficaz se tiver continuidade no tempo, contemplar as assimetrias adequadas nas interações, contemplar o objeto de estudo com um bom referencial teórico.

Palavras-chave: Criação curricular. Formação professores. Pesquisa e formação. Histórico-cult.

Downloads 569  569  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anped V. 2004.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Analisando uma Estratégia de Leitura Baseada na Elaboração de Perguntas e Perguntas com Respostas Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto

O presente estudo descreve uma atividade de leitura desenvolvida com estudantes de graduação em Química, cujo objetivo foi analisar as reflexões produzidas a partir da leitura de três textos sobre experimentação. O estudo foi conduzido com 17 alunos de licenciatura em Química de uma universidade federal. A estratégia de leitura envolveu a produção escrita, sendo o foco de análise as perguntas e as perguntas com respostas elaboradas sobre os textos, bem como a contribuição da socialização desses resultados por meio de discussões e um debate. Tais estratégias mostraram-se férteis para a promoção de reflexões mais aprofundadas e para a produção de novos sentidos sobre a leitura. Vale ainda destacar a importância pedagógica de uma última etapa de escrita, que consiste na (re)criação de textos a partir da leitura.

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Artigos científicos.

Downloads 565  565  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V16(1), 161-175, 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Mobilização de linguagens e pensamentos necessários à compreensão de modelos de estruturas submicros Popular Versão: 2009
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
SANGIOGO, Fábio André; ZANON, Lenir Basso.

Este artigo discute aspectos do ensino e aprendizagem de conceitos da área de Ciências Naturais, enfocando a mobilização de signos e significados na sua compreensão escolar. A análise focaliza 'modelos representativos de estruturas submicroscópicas' enquanto conteúdo inerente aos estudos escolares sobre situações vivenciais, na perspectiva de um ensino mais significativo e socialmente relevante à vida dos estudantes. Para isso, foi planejado e desenvolvido um módulo interativo em aula do componente curricular Bioquímica II dos cursos de licenciatura em biologia e química da UNIJUÍ, com registros das falas dos sujeitos participantes. Foi aplicado um questionário e realizado um encontro com sujeitos participantes do módulo, permitindo registros das falas em áudio. A análise, fundamentada principalmente no referencial histórico-cultural, corrobora ao entendimento de que é nas interações com o 'outro', nos diversos contextos sócio-culturais da vida, principalmente na escola, que os estudantes aprendem e se desenvolvem, enquanto seres humanos, constituindo-se em suas singularidades.

Palavras-chave: Interações sociais. Formação docente. Conceitos escolares. Modelos de estruturas submicroscópicas. Abordagem histórico-cultural.

Downloads 562  562  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VII Enpec - nov. 2009  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização Científico-Tecnológica. Para quê? Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio.

A Alfabetização Científico-Tecnológica (ACT), cada vez mais, tem sido postulada enquanto dimensão fundamental numa dinâmica social crescentemente relacionada ao desenvolvimento científico-tecnológico. Contudo, o rótulo ACT abarca um espectro bastante amplo de significados. Os objetivos balizadores são diversos e difusos. Neste trabalho, discute-se ACT segundo duas perspectivas, denominadas de reducionista e ampliada. A reducionista, em nossa análise, desconsidera a existência de construções subjacentes à produção do conhecimento científico-tecnológico, tal como aquela que leva a uma concepção de neutralidade da Ciência-Tecnologia. Relacionamos a esta compreensão de neutralidade os denominados mitos: superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, perspectiva salvacionista da Ciência-Tecnologia e o determinismo tecnológico. A perspectiva ampliada, proposta neste trabalho, busca a compreensão das interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), associando o ensino de conceitos à problematização desses mitos.

Palavras chave: Alfabetização Científico-Tecnológica, Ciência-Tecnologia-Sociedade.

Downloads 558  558  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENSAIO - Volume 03 / Número 1 – Jun. 2001  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Nanotecnologia: Desenvolvimento de Materiais Didáticos para uma Abordagem no Ensino Fundamenta Popular Versão: 2010
Atualização:  6/8/2013
Descrição:
PEREIRA, Fábio Delgado; HONÓRIO, Káthia M. Honório; SANNOMIYA, Miriam

Este artigo relata uma extensa pesquisa em recursos on-line, abordando temas ligados à nanociência e nanotecnologia com objetivo de fornecer ferramentas educacionais para professores do ensino fundamental e médio, bem como contribuir para a compreensão de conceitos químicos relacionados a muitos fenômenos de nosso cotidiano. Além disso, algumas atividades educativas sobre nanotecnologia são propostas com o objetivo principal de contribuir para a melhoria da prática docente e motivar a educação científica como uma forma de construção do conhecimento e da cidadania.

Palavras-chave: Nanotecnologia. Ensino de química. Ensino fundamental e médio.

Downloads 556  556  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 32, N° 2 , MAIO 2010.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Abordagem temática: desafios na educação de jovens e adultos Popular Versão: 2007
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MUECHEN, Cristiane; AULER, Décio

São apresentados desafios a serem enfrentados no âmbito de intervenções curriculares balizadas por uma aproximação entre pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire e referenciais ligados ao denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). No âmbito destas intervenções situa-se o problema investigado: Quais os possíveis desafios a serem enfrentados quando se buscam configurações curriculares que contemplem o enfoque CTS, através da abordagem de problemas de relevância social junto à Educação de Jovens e Adultos (EJA)? Os objetivos da pesquisa são: identificar e discutir posicionamentos de professores da EJA quanto à utilização de temas/problemas de relevância social em suas aulas e identificar e discutir entraves a serem enfrentados nas instituições escolares. Os resultados da pesquisa estão sintetizados em quatro categorias: a) o reducionismo metodológico, b) o trabalho interdisciplinar; c) a suposta resistência dos alunos à abordagem temática e d) o desenvolvimento de temas polêmicos. No presente trabalho, são apresentadas e analisadas as categorias “b” e “c”.

Palavras-chave: Configurações Curriculares. Abordagem Temática. Enfoque CTS. Educação de Jovens e Adultos.

Downloads 554  554  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma RBPEC, V. 7, N. 3, 2007  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Abordagem de Aspectos Sociocientíficos em Aulas de Ciências: possibilidades e limitações Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury

Neste artigo são apresentados resultados de pesquisa sobre a introdução de aspectos sociocientíficos (ASC) em sala de aula, com o propósito de identificar potencialidades e limitações desse processo e implicações para o currículo e para o processo de formação de professores. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso, em que foram produzidos dados a partir de entrevistas, observações registradas em diário de campo e análise de aulas gravadas em vídeo. As aulas gravadas foram transcritas e interações discursivas de episódios de abordagem de ASC foram analisadas. A investigação teve como objetivos a identificação das estratégias e conteúdos explorados pela professora na abordagem de ASC e dos fatores que facilitaram e dificultaram a abordagem desses aspectos. O estudo foi conduzido em uma escola pública do ensino médio em que a professora adotava o livro didático Química na Sociedade. A análise dos dados evidenciou a importância da preparação do professor na condução de discussões de ASC. Há indicadores de que a abordagem de ASC potencializa o aumento de interações dialógicas em sala de aula e facilita a emergência de situações vivenciais dos alunos e a introdução de atitudes e valores em uma perspectiva humanística. O estudo demonstrou também a importância da adoção de estratégias que envolvam os alunos na discussão de ASC, como o uso de debates por meio de questões abertas e o uso de vídeos de temas sociocientíficos. Ao final, defende-se a introdução de ASC como elemento constitutivo dos currículos de ciências no sentido de seu objetivo de formação para a cidadania.

Palavras-chave: Aspecto sociocientífico. Educação científica humanística. Educação para cidadania. Análise de discurso. Formação de professores.

Downloads 552  552  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V14(2), pp. 191-218, 2009  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Vulnerabilidade ambiental e social: estudo de caso em um bairro no município de Sales-SP Popular Versão: 2012
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
SILVA, Clélia Aparecida F.; MALAFAIA, Guilherme; VEIGA, Bruno G. A.; CASTRO, André Luis da Silva

O presente estudo suscita discussões sobre a importância da verificação e dos indicadores que fornecem a avaliação da qualidade ambiental em áreas urbanizadas, utilizando estes como um alicerce para o planejamento das cidades e imprescindível para melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Palavras-chave: Qualidade ambiental. Meio ambiente urbano. Qualidade de vida. Saneamento ambiental.

Downloads 551  551  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma HOLOS, Ano 28, Vol. 4  Site http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/881
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