Categoria: Química Artigos |
A nanotecnologia das moléculas |
Versão: 2005 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
TOMA, H. E. A nanotecnologia das moléculas. Qnesc, n. 21, p. 3-9, maio, 2005.
A tecnologia atual, que avança na escala nanométrica, está rompendo as barreiras do mundo clássico para ingressar no domínio quântico dos átomos e moléculas. Essa onda, que se anuncia como a maior revolução tecnológica de todos os tempos, poderá transcender a própria Química ao ir ao encontro dos sistemas organizados e nanomáquinas moleculares que sustentam a vida. Inspiradas nesses sistemas, novas estratégias em nanotecnologia já estão aflorando através da Química Supramolecular, permitindo vislumbrar uma enorme gama de aplicações, desde medicamentos e materiais inteligentes, até avançados dispositivos sensoriais, eletrônicos e de conversão de energia.
Palavras-chave: Nanotecnologia. Nanociências. Química supramolecular.
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638 0 bytes Qnesc http:// |
Categoria: Química Artigos |
A Matriz de Referência do Enem 2009 e o Desafio de Recriar o Currículo de Química na Educação Básica |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
MACENO, Nicole Glock; RITTER-PEREIRA, Jaqueline; MALDANER, Otavio Aloisio; GUIMARÃES, Orliney Maciel. A Matriz de Referência do Enem 2009 e o Desafio de Recriar o Currículo de Química na Educação Básica. Qnesc, Vol. 33, N. 3, AGOSTO 2011.
A proposição de matrizes vem sendo recorrentes no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996) a fim de induzir a reorganização curricular na educação básica, preconizando os princípios de interdisciplinaridade e de contextualização para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Nesse contexto, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) emerge como possibilidade de contemplar tais princípios e vem ganhando legitimidade no contexto escolar e na formação de professores. No presente texto, analisou-se o que é preconizado para o ensino na Matriz de Referência do Enem 2009 (Brasil, 2009a), especificamente na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e nos objetos de conhecimento, no qual foram identificadas contradições entre o que defende tal Matriz em relação ao seu anexo, podendo induzir às interpretações equivocadas, resgatar um tipo de ensino já em fase de superação e inviabilizar a inovação educacional na educação básica.
Palavras-chave: Enem. Currículo. Matriz de Referência.
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655 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N. 3, AGOSTO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
A Experiência de uma Formadora de Professores de Química: analisando suas ações e reflexões num curs |
Versão: 2010 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
ALTARUGIO, Maisa Helena; VILLANI, Alberto.
Objetivou-se analisar a experiência de uma formadora num curso de formação continuada para professores de Química, ocorrido numa universidade pública do estado de São Paulo, em 2004. Os dados apresentados surgiram da observação da prática da formadora e de suas reflexões, nas quais ela própria evidencia ideias, conflitos, angústias e impressões sobre suas ações durante o curso. Entre a prática da formadora e suas reflexões, surgem contrastes que irão se tornar nosso foco de investigação. Interpretamos esses contrastes como a atuação de elementos inconscientes que ora favorecem ora dificultam a sua prática e nos mostram que nem sempre a reflexão e a ação atuam na mesma direção. Defendemos uma prática reflexiva mais profunda e questionadora dos sujeitos como possibilidade para produzir melhores efeitos na formação e na atividade docente. Conceitos do referencial teórico psicanalítico de Freud e Lacan serviram de base para a análise dos dados.
Palavras-chave: Formação continuada de professores. Papel do formador. Educação e psicanálise. Reflexão docente.
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417 0 bytes Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 595-609, 2010 |
Categoria: Química Artigos |
A Evolução de uma Professora na Formação de Licenciandos de Química numa Perspectiva Socioambiental |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
MELO, Marlene Rios; VILLANI, Alberto.
A pesquisa tem como objetivo interpretar as mudanças nas crenças e na prática docente de uma professora comprometida em estimular seus licenciandos a adotarem as questões socioambientais para o desenvolvimento dos conteúdos científicos nas salas de aula. Trata-se de uma pesquisa-ação conduzida pela professora de uma Instituição particular de Ensino Superior (IES), com a colaboração de outros pesquisadores ao longo de quatro anos, utilizando como referencial interpretativo alguns conceitos de Melanie Klein e os Discursos do Professor, elaborados a partir de analogias com os Discursos de Lacan. A análise dos dados permitiu levantar as dificuldades, os impasses e os sucessos por ela encontrados ao longo da experiência, assim como caracterizar algumas mudanças em suas crenças educacionais e em sua prática docente. Como resultado do processo foi possível estabelecer indicadores socioambientais que permitiram avaliar tanto a evolução da professora, quanto os projetos de ensino dos licenciandos.
Palavras-chave: Professor-pesquisador. Ensino de química. Química Verde. Indicadores socioambientais.
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947 0 bytes V16 (2), pp. 291-315, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
A Construção de Sentidos para o Termo Ensino por Investigação no Contexto de um Curso de Formação |
Versão: Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
SÁ, Eliane Ferreira de; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; AGUIAR JR; Orlando.
Neste trabalho apresentamos uma análise do esforço despendido por um grupo de tutores e coordenadores de um curso de pós-graduação lato senso em ensino de ciências envolvidos com a necessidade de compartilhar sentidos para o termo ensino por investigação. Para isso, analisamos os dados gerados a partir de notas pessoais de reuniões desse grupo ao longo de dois anos, de entrevistas realizadas com os tutores e da gravação de uma reunião do grupo que tratou especificamente do tema. Recorremos à Teoria da Enunciação de Bakhtin para compreender os sentidos postos em circulação pelos participantes, considerando-se as posições de cada um e as condições concretas da enunciação. Nossos resultados apontam as tensões que emergem das interações entre os sujeitos, marcadas por movimentos de consensos e dissensos. Permitem, ainda, caracterizar uma determinada perspectiva sobre ensino por investigação, assumida por este grupo, no contexto do trabalho de formação de professores de ciências.
Palavras chaves: Ensino por investigação. Formação de professores. Construção de sentidos. Teoria da enunciação.
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1028 1.96 KB IENCI – V16(1), pp. 79-102, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Educação Alimentar: Uma Proposta de Redução do Consumo de Aditivos Alimentares |
Versão: 2012 Atualização: 19/2/2013 |
Descrição:
ALBUQUERQUE, Miriane V.; SANTOS, Silvânio A.; CERQUEIRA, Nely T. V.; SILVA, José A.
Apresenta a reeducação alimentar por meio da redução do consumo de alimentos aditivados. A metodologia foi desenvolvida em cinco etapas: a) aplicação de dois questionários; b) discussão do tema em sala; c) análise dos rótulos; d) lanches coletivos; e e) mostra de conhecimentos. Os alimentos mais consumidos: frituras, massas, refrigerantes e biscoitos. Os aditivos identificados pertencem às classes dos aromatizantes, conservantes, acidulantes e edulcorantes. Os alunos tentaram mudar os seus hábitos alimentares por intermédio da inclusão de alimentos saudáveis e essa iniciativa foi transmitida à comunidade na Mostra de Conhecimentos. As atividades neste trabalho permitiram observar que os aditivos mais prejudiciais à saúde são os conservantes nitritos presentes nos defumados e nas carnes enlatadas que, consumidos em demasia, causam câncer. Tal conhecimento possibilitou a tentativa de mudança dos estudantes de hábitos alimentares adquiridos em família, escola, mídia e pelo ritmo de vida.
Palavras-chave: Aditivos alimentares. Reeducação alimentar. Saúde
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836 3.17 KB QNEes, Vol. 34, N° 2, p. 51-57, MAIO 2012 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/ |
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