Categoria: Química Artigos |
Educação pela Pesquisa como Modo, Tempo e Espaço de Qualificação da Formação de Professores de Ciênc  |
Versão: 2002 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
GALIAZZI, Maria do Carmo, MORAES, Roque
O presente artigo propõe-se a reunir argumentos em favor do educar pela pesquisa como modo, tempo e espaço de formação docente. Iniciando-se por apresentar alguns princípios que fundamentam o educar pela pesquisa, mostra-se sempre com exemplificações práticas, como esses podem ser implementados pelo uso de um ciclo de pesquisa constituído por questionamento, argumentação e validação. Procurase mostrar também como esse encaminhamento da formação de professores possibilita uma educação com qualidade formal e política. Conclui-se o texto com alguns argumentos que sustentam que o educar pela pesquisa possibilita superar algumas limitações históricas dos cursos de formação de professores.
Palavras-chave: Educar pela Pesquisa. Formação de Professores de Ciências.
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444 0 bytes Ciência & Educação, v. 8, n. 2 |
Categoria: Química Artigos |
Educação Ambiental: reflexões sobre a prática de um grupo de professores de química  |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
LEITE, Rosana FranzeN; RODRIGUES, Maria Aparecida.
Neste artigo, discutimos alguns aspectos da prática pedagógica de professores de química, com relação à Educação Ambiental no Ensino Médio. Participaram da pesquisa 13 professores de química do Ensino Médio de um município do estado do Paraná (Brasil), que responderam a uma entrevista semiestruturada. Dos discursos analisados, emergiram: as características da Educação Ambiental que esses professores procuram desenvolver em suas aulas; os objetivos de se abordarem as questões ambientais; experiências vivenciadas com a temática ambiental, e conteúdos que, na visão dos entrevistados, possibilitam relacionar conceitos químicos ao meio ambiente. Em boa parte das respostas, identifica-se uma concepção conservadora de Educação Ambiental, refletindo a maneira ainda tímida por meio da qual o professor trabalha essa temática.
Palavras-chave: Ensino Médio. Educação Ambiental. Prática pedagógica.
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509 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 145-161, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ciência: o papel da mídia na difusão de conhecimentos cientí  |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
SULAIMAN, Samia Nascimento.
São problemas de ordem ambiental: aquecimento global, mudanças climáticas, escassez de recursos naturais, resíduo. Em resposta, têm sido gerados novos saberes no campo da ciência, tecnologia e educação chamada ambiental de modo a se proporem alternativas para que o homem possa relacionar-se com o ambiente de maneira sustentável, e a mídia tem contribuído sobremaneira na veiculação desses conhecimentos. Na imprensa escrita, revistas e jornais têm criado seções, suplementos, cadernos tematizando educação e meio ambiente. Produzida pela revista Carta Capital, desde 2006, a revista Carta na Escola busca difundir “atualidades em sala de aula”, e de setembro de 2007 a agosto de 2008 publicou a série “Sustentabilidade na Escola”, com dez artigos relacionando sustentabilidade, ciência e educação. A partir do referencial teórico-metodológico da análise dialógica do discurso, este artigo analisa o discurso da sustentabilidade baseado na difusão de conhecimentos científicos, proposto nessa série, e sua limitação enquanto estratégia de educação ambiental.
Palavras-chave: Sustentabilidade. Ciência. Educação ambiental. Mídia. Informação.
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522 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 645-662, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Educação Ambiental em uma Abordagem Interdisciplinar e Contextualizada por meio das Disciplinas Quím  |
Versão: 2010 Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
RUA, Emílio R.; SOUZA, Paulo Sérgio Alves de.
Apresentamos neste trabalho o relato de um projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas Química e Estudos Regionais do curso Técnico em Administração de Empresas. A Baía de Guanabara foi o pano de fundo para que os alunos, a partir da realidade de um ecossistema ambientalmente degradado, discutissem as causas e possíveis soluções de curto, médio e longo prazos para o equacionamento do problema. Essa abordagem permitiu, por meio do diálogo entre conceitos das duas disciplinas, a difusão da educação ambiental entre os alunos, bem como o desenvolvimento de uma sensibilidade socioambiental, indispensável a um futuro Técnico em Administração de Empresas.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Contextualização. Interdisciplinaridade.
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593 0 bytes Qnesc, Vol. 32, N° 2 , MAIO 2010. |
Categoria: Química Artigos |
Educação Alimentar: Uma Proposta de Redução do Consumo de Aditivos Alimentares  |
Versão: 2012 Atualização: 19/2/2013 |
Descrição:
ALBUQUERQUE, Miriane V.; SANTOS, Silvânio A.; CERQUEIRA, Nely T. V.; SILVA, José A.
Apresenta a reeducação alimentar por meio da redução do consumo de alimentos aditivados. A metodologia foi desenvolvida em cinco etapas: a) aplicação de dois questionários; b) discussão do tema em sala; c) análise dos rótulos; d) lanches coletivos; e e) mostra de conhecimentos. Os alimentos mais consumidos: frituras, massas, refrigerantes e biscoitos. Os aditivos identificados pertencem às classes dos aromatizantes, conservantes, acidulantes e edulcorantes. Os alunos tentaram mudar os seus hábitos alimentares por intermédio da inclusão de alimentos saudáveis e essa iniciativa foi transmitida à comunidade na Mostra de Conhecimentos. As atividades neste trabalho permitiram observar que os aditivos mais prejudiciais à saúde são os conservantes nitritos presentes nos defumados e nas carnes enlatadas que, consumidos em demasia, causam câncer. Tal conhecimento possibilitou a tentativa de mudança dos estudantes de hábitos alimentares adquiridos em família, escola, mídia e pelo ritmo de vida.
Palavras-chave: Aditivos alimentares. Reeducação alimentar. Saúde
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872 3.17 KB QNEes, Vol. 34, N° 2, p. 51-57, MAIO 2012 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/ |
Categoria: Química Artigos |
Discursos Curriculares na Disciplina Escolar Química  |
Versão: 2005 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
LOPES, Alice Casimiro Lopes
Neste artigo, é defendido que a disciplina escolar é um híbrido de discursos curriculares. Para argumentar em favor dessa idéia, é analisado como textos na área de ensino de Química influenciam nas políticas de currículo, hibridizando discursos oficiais e outros discursos curriculares. São articuladas as discussões teóricas de Ball, sobre políticas de currículo, de Goodson, sobre disciplinas escolares, de Bernstein, sobre recontextualização, e de Canclini, sobre hibridismo.
Palavras-chave: Disciplina Escolar. Ensino de Química. Hibridismo. Políticas de Currículo.
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502 0 bytes Ciência & Educação, v. 11, n. 2 |
Categoria: Química Artigos |
Diferentes Olhares Acerca da Transposição Didática  |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
NEVES, Késia Caroline Ramires.
O presente artigo trata do conceito de transposição didática, tomando como referência a obra de Yves Chevallard, La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado (2005). Comparamos as abordagens constantes em vários trabalhos, entre teses, dissertações e artigos, e discutimos os múltiplos olhares acerca do processo de transposição didática. Elas mostram que não estão bem definidas as conceituações apresentadas, dando margem a dubiedade e discussões. Algumas diferenças advêm das particulares áreas de conhecimento dos autores, distintas da matemática, outras são inerentes à sedimentação das ideias constantes em Chevallard (2005), obra que serviu de referência bibliográfica para a maioria dos trabalhos estudados.
Palavras-chave: Transposição didática. Transposição didática interna. Transposição didática externa.
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579 0 bytes IENCI – V16(1), pp. 103-115, 2011 |
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