Categoria: Química Artigos |
Experimentação mediante vídeos: possibilidades e limitações para a aplicação em aulas de Química  |
Versão: 2010 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
SANTOS, Railane Inácio dos; SANTOS, Sabrina Pereira dos; NERES, Mônica de Souza; OLIVEIRA, Ana Carolina Garcia de Oliveira; FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco Junior. Experimentação mediante vídeos: possibilidades e limitações para a aplicação em aulas de Química. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010.
Este trabalho investigou a concepção de licenciandos de distintas Universidades (Universidade Federal de São Carlos e Universidade Federal de Rondônia) sobre o uso de vídeos para a experimentação, debatendo criticamente a experimentação mediante vídeos como possibilidade para determinadas situações de ensino. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários contendo questões de caráter discursivo que solicitavam a comparação da experimentação em tempo real com a experimentação por vídeos. A maioria das concepções dos estudantes foi parecida, estando atreladas à experimentação empirista e a uma visão de ciência linear. Porém, a experimentação por meio de vídeos se mostrou plausível, considerando como aspectos principais para a realização dessa atividade: (i) a falta de laboratório nas escolas, (ii) o perigo que certos experimentos podem apresentar e (iii) a redução de tempo e de custos dos experimentos.
Palavras-Chave: Experimentação. Recurso audiovisual. Ensino de química.
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2141 0 bytes Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) |
Categoria: Química Artigos |
Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula d  |
Versão: 2008 Atualização: 25/7/2013 |
Descrição:
FRANCISCO JR., Wilmo E.; FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Qnesc, N. 30, Nov. 2008.
O presente estudo propõe uma abordagem experimental problematizadora calcada na teoria pedagógico-crítica de Paulo Freire. São apresentados fundamentos teóricos da teoria freiriana, os quais sustentam a proposta desenvolvida, e discutidos aspectos teóricos e práticos da experimentação problematizadora, infundidos basicamente pela teoria de Delizoicov, cujo aporte teórico também se baseia em Freire. Ilustrando a proposta, apresentam-se resultados de uma investigação em sala de aula na qual a abordagem experimental norteadora foi a problematização. Os dados mostram que os estudantes são capazes de inferir hipóteses e explicações plausíveis sobre o fenômeno em estudo, mesmo não tendo estudado os conceitos envolvidos. Tais resultados revelam que a experimentação problematizadora promove a apreensão pessoal dos significados, favorecendo o desenvolvimento da curiosidade epistemológica, indispensável para a aprendizagem crítica. Palavras-chave: Experimentação. Problematização. Paulo Freire.
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797 0 bytes Qnesc, N. 30, Nov. 2008 |
Categoria: Química Artigos |
Extração de DNA Vegetal: O que Estamos Realmente Ensinando em Sala de Aula?  |
Versão: 2011 Atualização: 25/7/2013 |
Descrição:
FURLAN, Cláudia Maria; ALMEIDA, Ana Carolina de; RODRIGUES, Cristiane Del Nero; TANIGUSHI, Daniel Gouveia; SANTOS, Déborah Yara A. C. dos; MOTTA, Lucimar Barbosa; CHOW, Fungyi.
Material vegetal como fonte de DNA tem sido extensamente usado em sala de aula para práticas em laboratório. Este trabalho tem por objetivo discutir importantes aspectos relacionados a problemas práticos do isolamento e da identificação de DNA obtido de plantas durante aulas de Ciências e Biologia. Baseado em respostas de professores de educação básica, foi detectada grande dificuldade na identificação de camadas de pectinas e o verdadeiro DNA. Vários aspectos concernentes ao correto discernimento entre DNA e pectina são discutidos.
Palavras-chave: DNA vegetal. Extração de DNA. Pectina.
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841 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N. 1, fev. 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Filosofia da Ciência e Ensino de Ciências: uma analogia  |
Versão: 2001 Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
VILLANI, Alberto
Neste trabalho, inicialmente explicitaremos nossa compreensão do debate entre Kuhn, Popper, Lakatos e Feyerabend na Conferencia Internacional sobre Filosofia da Ciência (1965), delineando as diferenças nas posições de nossos filósofos. Em seguida apresentaremos um quadro das posições sobre o ensino de ciências, assim como nos parecem caracterizar os último 30 anos de pesquisas na área. Finalmente tentaremos uma aproximação dos dois campos, procurando salientar as implicações que a problemática filosófica teve e tem para uma maior compreensão do ensino de ciências e matemática.
Palavras-chave: Filosofia da Ciência. Mudança Conceitual. Ensino de Ciências.
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426 0 bytes Ciência & Educação, v.7, n.2, p.169-181, 2001 |
Categoria: Química Artigos |
Flavonoides: Potenciais agentes terapêuticos para o processo inflamatório  |
Versão: 2009 Atualização: 25/7/2013 |
Descrição:
COUTINHO, Marcela A. S.; MUZITANO, Michele F.; COSTA, Sônia S.
O processo inflamatório, envolvido em diversas patologias, é uma resposta do organismo frente a uma infecção ou a uma injúria tecidual. Compreende basicamente dois mecanismos de defesa: uma resposta inespecífica (resposta inata), responsável pelas características da região inflamada (vermelhidão, edema, calor, dor e perda de função) e uma resposta imunológica, na qual há produção de anticorpos específicos contra um determinado agente agressor. Nem sempre a resposta inflamatória inicial é suficiente e o processo pode evoluir para um estado de inflamação crônica. Apesar da grande incidência de efeitos colaterais gastroduodenais e cardiovasculares, o uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) é atualmente a principal abordagem terapêutica para as reações inflamatórias. Tal situação estimula a busca por novas moléculas, potencialmente úteis no tratamento da inflamação. A riqueza da flora brasileira, no que diz respeito às plantas empregadas popularmente contra processos inflamatórios, propicia essa busca por novas moléculas bioativas. Dentre as diversas classes de produtos naturais bioativos, os flavonoides - grupo de substâncias polifenólicas - estão em destaque. Os flavonoides são amplamente distribuídos pelo reino vegetal e notáveis por suas diversificadas ações biológicas, dentre elas a capacidade de agir sobre a inflamação e sobre o sistema imunológico - o que lhes confere um enorme potencial farmacológico. Dessa forma, os flavonoides representam uma alternativa promissora frente aos processos inflamatórios. Neste artigo serão abordados diferentes aspectos do processo inflamatório e tratamentos, com especial enfoque na atividade anti-inflamatória de flavonoides. Uma breve avaliação da relação estrutura-atividade é apresentada.
Palavras-chave: Inflamação. Anti-inflamatório. Produtos naturais. Flavonoides. Quercetina.
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7780 0 bytes Rev. Virtual Quim. Vol. 1, No. 3, p. 241-256, 2009 |
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