Categoria: Química Artigos |
Um objeto de aprendizagem para o ensino de Química Geral ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: 2007 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
PASTORIZA, Bruno dos Santos; et al.
Os calouros usualmente encontram dificuldades na disciplina de Química Geral. O objetivo desta proposta é o de contribuir para a melhoria da aprendizagem deles através do desenvolvimento de um hipertexto, que abrange o conteúdo discutido na disciplina oferecida no Instituto de Química da UFRGS para os alunos dos cursos de Química, Engenharia Química e Engenharia de Materiais. Cada assunto é apresentado através de diferentes abordagens: texto escrito e ilustrado, exercícios resolvidos e discutidos, problemas de diferentes graus de complexidade, além de informações complementares onde a relação e a integração com outros assuntos e também com a vida cotidiana podem ser feitas. Os alunos que se dispuseram a utilizar o material o avaliaram positivamente, embora muitos deles ainda apresentem resistência à utilização de métodos que usam estratégias de estudo mediadas por computador, sem a orientação de um professor.
Palavras chave: Química geral. Hipertexto. Objeto de aprendizagem.
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607 0 bytes CINTED-UFRGS, V. 5, N. 2, Dez., 2007. |
Categoria: Química Artigos |
Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
SANTOS, Verônica T. Santos; CAMPOS, Angela F. Campos; ALMEIDA, Maria Angela V. de
Este artigo retrata uma pesquisa realizada com um grupo de professores de Química do ensino médio no sentido de investigar como concebem a abordagem por competências na escola. A metodologia envolveu as seguintes etapas: (i)-concepções dos(as) professores(as) sobre competência, usando como instrumento de pesquisa um questionário; (ii)- análise e validação das respostas dos(as) professores(as) ao questionário; (iii)- discussão sobre competência na escola, utilizando como instrumentos um texto e uma fita de vídeo de Perrenoud. Os resultados mostraram que não há uma mobilização dos(as) professores(as) e das escolas com relação à abordagem por competências. Além disso, esta abordagem será possível se o sistema educacional investir em melhores salários, recursos, e uma formação continuada inserida no projeto pedagógico que propicie a cooperação entre os(as) professores(as) e a universidade e contribua para a discussão dos conteúdos de Química, metodologia e avaliação. E, ao mesmo tempo, a construção de novas competências profissionais nos(as) professores(as).
Palavras-chave: Competências. Formação de professores. Ensino de Química.
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592 0 bytes Ensaio Vol. 7, No 1 (2005) |
Categoria: Química Artigos |
Pesquisa em Ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: 2004 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
DELIZOICOV, Demétrio
Através de aspectos relacionados à área de ensino de ciências, tais como existência de cursos e programas de pós-graduação, de periódicos especializados na publicação de resultados de pesquisas e de eventos científicos específicos, constata-se que esta constitui um campo social de produção de conhecimento. A partir de dados contidos em trabalhos que têm como objeto de análise dissertações e teses em ensino de ciências defendidas no Brasil, desde 1972, argumenta-se que o campo se organiza em coletivos de pensamento afinados com os das ciências humanas que investigam problemas relativos à disseminação sistematizada de conhecimentos científicos, que é caracterizada como um processo complexo de interação entre três grandes círculos sócioculturais. Problematizam-se pontos desta dinâmica de pesquisa que estabelece comunicações intracoletivos e intercoletivos, sendo estas últimas constituídas por amplo espectro, cuja variação vai desde uma sintonia bastante ajustada, até praticamente uma ausência de ressonância. Considerando-se essa produção plural, propostas são apresentadas com a finalidade de se efetivar uma maior aproximação dos problemas investigados pelo campo com aqueles enfrentados pelo ensino de ciências nas escolas brasileiras.
Palavras-chave: Teses e dissertações em ensino de ciências. Coletivos de pensamento. Impacto da pesquisa em ensino de ciências.
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585 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21: p. 145-175, ago. 2004 |
Categoria: Química Artigos |
Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo
O artigo, resultado de pesquisa qualitativa de dissertações e relatos de mestres que utilizaram a análise textual discursiva como ferramenta analítica, descreve a análise textual discursiva como procedimento de pesquisa que permite quatro reconstruções concomitantes: 1. do entendimento de ciência e de seus caminhos de produção; 2. do objeto da pesquisa e de sua compreensão; 3. da competência de produção escrita; 4. do sujeito pesquisador. Argumenta-se que a análise textual discursiva cria espaços de reconstrução, envolvendo-se nisto diversificados elementos, especialmente a compreensão da produção de significados sobre os fenômenos investigados e a transformação do pesquisador.
Palavras-chave: Análise textual discursiva. Paradigma emergente. Autoria.
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581 0 bytes Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006 http:// |
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