Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Um objeto de aprendizagem para o ensino de Química Geral Popular Versão: 2007
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
PASTORIZA, Bruno dos Santos; et al.

Os calouros usualmente encontram dificuldades na disciplina de Química Geral. O objetivo desta proposta é o de contribuir para a melhoria da aprendizagem deles através do desenvolvimento de um hipertexto, que abrange o conteúdo discutido na disciplina oferecida no Instituto de Química da UFRGS para os alunos dos cursos de Química, Engenharia Química e Engenharia de Materiais. Cada assunto é apresentado através de diferentes abordagens: texto escrito e ilustrado, exercícios resolvidos e discutidos, problemas de diferentes graus de complexidade, além de informações complementares onde a relação e a integração com outros assuntos e também com a vida cotidiana podem ser feitas. Os alunos que se dispuseram a utilizar o material o avaliaram positivamente, embora muitos deles ainda apresentem resistência à utilização de métodos que usam estratégias de estudo mediadas por computador, sem a orientação de um professor.

Palavras chave: Química geral. Hipertexto. Objeto de aprendizagem.

Downloads 607  607  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CINTED-UFRGS, V. 5, N. 2, Dez., 2007.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Construção do Conhecimento e Ensino de Ciências Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SCHNETZLER, Roseli Pacheco

Downloads 606  606  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Em Aberto, Brasília, ano 11, no 55, jul./set. 1992  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização Científico-Tecnológica: um novo “paradigma”? Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
AULER, Décio

Busca-se ampliar o debate sobre a denominada Alfabetização Científico-Tecnológica. Neste âmbito, postula-se a necessidade de superar o ensino meramente propedêutico, disciplinar. Discute-se, enquanto configuração curricular, a progressiva substituição da abordagem conceitual pela abordagem temática. Tal encaminhamento está alicerçado em pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire, bem como do denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade.

Palavras-chave: Alfabetização Científico-Tecnológica. Abordagem Conceitual. Abordagem Temática.

Downloads 602  602  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENSAIO - Volume 05 - Número 1 – março de 2003  Site http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/quimica/act
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SANTOS, Verônica T. Santos; CAMPOS, Angela F. Campos; ALMEIDA, Maria Angela V. de

Este artigo retrata uma pesquisa realizada com um grupo de professores de Química do ensino médio no sentido de investigar como concebem a abordagem por competências na escola. A metodologia envolveu as seguintes etapas: (i)-concepções dos(as) professores(as) sobre competência, usando como instrumento de pesquisa um questionário; (ii)- análise e validação das respostas dos(as) professores(as) ao questionário; (iii)- discussão sobre competência na escola, utilizando como instrumentos um texto e uma fita de vídeo de Perrenoud. Os resultados mostraram que não há uma mobilização dos(as) professores(as) e das escolas com relação à abordagem por competências. Além disso, esta abordagem será possível se o sistema educacional investir em melhores salários, recursos, e uma formação continuada inserida no projeto pedagógico que propicie a cooperação entre os(as) professores(as) e a universidade e contribua para a discussão dos conteúdos de Química, metodologia e avaliação. E, ao mesmo tempo, a construção de novas competências profissionais nos(as) professores(as).

Palavras-chave: Competências. Formação de professores. Ensino de Química.

Downloads 592  592  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio Vol. 7, No 1 (2005)  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química Popular Versão: 2012
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
LIMA, José Ossian Gadelha de

Este trabalho discute a problemática relacionada ao processo ensino/aprendizagem da disciplina de Química. Observamos que a metodologia utilizada pelo professor de Química do Ensino Médio está em desacordo com as novas tendências pedagógicas. Ainda se desenvolve uma metodologia de memorização e que, muito pouco, relaciona a Química com o cotidiano do aluno. O professor parece não saber estimular e incentivar o aluno a estudar Química, identificando e buscando informações relevantes para o seu aprendizado. Apesar desse ensino tradicional ainda perdurar, novas concepções metodológicas estão trazendo outros olhares sobre o ensino de Química. Isso fez nascer uma nova área de pesquisa: didática da química. Iniciativas até internacionais, como a celebração do Ano Internacional da Química, mostram que esta ciência é indispensável para a compreensão do universo. A partir dessa visão, as novas concepções metodológicas que surgem apontam para um ensino de Química que promete fornecer aos estudantes os mecanismos que lhes possibilite ter outra dimensão dessa ciência.

Palavras-chave: Processo ensino/aprendizagem. Ensino Médio. Disciplina de Química.

Downloads 591  591  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Espaço Acadêmico N. 136, Set.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!As fotonovelas no ensino de química Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
FERREIRA, Wendel Menezes; SILVA, Adjane da Costa Tourinho

Este artigo apresenta uma discussão sobre uma proposta didática desenvolvida com estudantes do 3º ano do nível médio. Os conteúdos de química foram abordados ao longo do processo de produção de fotonovelas envolvendo temas sociocientíficos. A análise do processo aponta para o potencial da estratégia em favorecer o envolvimento dos alunos com as atividades desenvolvidas, contribuindo para o avanço nas discussões de questões sociais aliadas aos conteúdos químicos.

Palavras-chave: Ensino de química. Fotonovelas. Temas sociocientíficos.

Downloads 588  588  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N. 1, fev. 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Pesquisa em Ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas Popular Versão: 2004
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
DELIZOICOV, Demétrio

Através de aspectos relacionados à área de ensino de ciências, tais como existência de cursos e programas de pós-graduação, de periódicos especializados na publicação de resultados de pesquisas e de eventos científicos específicos, constata-se que esta constitui um campo social de produção de conhecimento. A partir de dados contidos em trabalhos que têm como objeto de análise dissertações e teses em ensino de ciências defendidas no Brasil, desde 1972, argumenta-se que o campo se organiza em coletivos de pensamento afinados com os das ciências humanas que investigam problemas relativos à disseminação sistematizada de conhecimentos científicos, que é caracterizada como um processo complexo de interação entre três grandes círculos sócioculturais. Problematizam-se pontos desta dinâmica de pesquisa que estabelece comunicações intracoletivos e intercoletivos, sendo estas últimas constituídas por amplo espectro, cuja variação vai desde uma sintonia bastante ajustada, até praticamente uma ausência de ressonância. Considerando-se essa produção plural, propostas são apresentadas com a finalidade de se efetivar uma maior aproximação dos problemas investigados pelo campo com aqueles enfrentados pelo ensino de ciências nas escolas brasileiras.

Palavras-chave: Teses e dissertações em ensino de ciências. Coletivos de pensamento. Impacto da pesquisa em ensino de ciências.

Downloads 585  585  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21: p. 145-175, ago. 2004  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Lavoisier que não está presente nos livros didáticos Popular Versão: 2007
Atualização:  6/8/2013
Descrição:
VIDAL, Paulo Henrique Oliveira; CHELONI, Flavia Oliveira; PORTO, Paulo Alves

O artigo apresenta algumas contribuições de Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) para a construção da Química Moderna que podem ser utilizadas didaticamente. As informações encontradas em uma fonte primária (Tratado Elementar de Química, de Lavoisier) são confrontadas com os relatos encontrados em livros didáticos de Química e algumas discrepâncias são apontadas. Observa-se que alguns conceitos desenvolvidos por Lavoisier são relevantes para o Ensino de Química atual, e sua discussão pode despertar reflexões úteis para os discentes e docentes do Ensino Médio.

Palavras-chave: Lavoisier. Livros didáticos. Conservação da massa.

Downloads 582  582  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, n. 26, nov., 2007  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo

O artigo, resultado de pesquisa qualitativa de dissertações e relatos de mestres que utilizaram a análise textual discursiva como ferramenta analítica, descreve a análise textual discursiva como procedimento de pesquisa que permite quatro reconstruções concomitantes: 1. do entendimento de ciência e de seus caminhos de produção; 2. do objeto da pesquisa e de sua compreensão; 3. da competência de produção escrita; 4. do sujeito pesquisador. Argumenta-se que a análise textual discursiva cria espaços de reconstrução, envolvendo-se nisto diversificados elementos, especialmente a compreensão da produção de significados sobre os fenômenos investigados e a transformação do pesquisador.

Palavras-chave: Análise textual discursiva. Paradigma emergente. Autoria.

Downloads 581  581  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Problematizando a imagem do cientista em sala de aula: um relato de experiência didática no Ens Médi Popular Versão: 2011
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. Problematizando a imagem do cientista em sala de aula: um relato de experiência didática no Ensino Médio. Ciência em Tela, Vol. 4, N° 1, 2011.

Este trabalho apresenta um relato de estratégia didática desenvolvida com alunos do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Rio Grande do mapeamento da noção que aquele grupo de alunos possuía sobre a imagem do cientista e a problematização dessas concepções. Pode-se observar que o júri simulado é uma ferramenta didática interessante no trabalho das concepções de ciências dos alunos.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Natureza da Ciência. Cientista.

Downloads 579  579  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência em Tela, Vol. 4, N° 1, 2011.  Site 
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 (11) 12 13 14 15 16 17 18 19 »