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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Contextualização do ensino de Química pela problematização e alfabetização científica e tecnológica Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
AIRES, Joanez Aparecida; LAMBACH, Marcelo.

Este artigo tem por objetivo trazer os resultados de uma pesquisa realizada junto a um grupo de professores de Química da Rede Pública Estadual do Paraná, durante a realização de um curso de formação continuada, na modalidade de extensão universitária. O curso caracterizou-se pela reflexão sobre possibilidades de aproximação entre a formação continuada de professores de Química do ensino médio da Educação Básica e os princípios da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), bem como dos fundamentos pedagógico-epistemológicos de Paulo Freire. Nesse contexto, também buscou-se demonstrar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem se articular em relação à ACT e à Problematização Dialógica. Os resultados apontaram que os professores participantes da pesquisa têm uma compreensão limitada das temáticas apresentadas, bem como dificuldades em relacionar tais temáticas à sua prática docente.
Palavras-chave: Contextualização Alfabetização Científica e Tecnológica. Formação continuada de professores.

Downloads 722  722  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Pesq. Educ. Cienc. Vol. 10, N. 1, 2010.  Site http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revista/
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Alcoolismo e Educação Química Popular Versão: 2012
Atualização:  24/1/2013
Descrição:
LEAL, Murilo C.; ARAÚJO, Denilson A.; PINHEIRO Paulo César

O tema alcoolismo é abordado considerando aspectos históricos, socioculturais, científicos e filosóficos associados a consumo de bebidas alcoólicas e seus efeitos no organismo humano, perigos e benefícios do consumo de álcool, legislação, tratamento e sugestões de atividades para desenvolver o tema em sala de aula.

Palavras-chave: Etanol. Alcoolismo. Ensino de química

Downloads 765  765  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Vol. 34, N° 2, p. 58-66, MAIO 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Pilhas alcalinas: um dispositivo útil para o ensino de Química  Popular Versão: 
Atualização:  10/4/2008
Descrição:
MATSUBARA, Elaine Y.; NERI, Cláudio R.; ROSOLEN, J. Maurício

A maioria dos programas dos cursos de graduação em Química contém pouca informação sobre a conversão de energia química em elétrica e sobre a importância das propriedades físico-químicas dos materiais que compõem estes dispositivos. Nos vários textos didáticos, as baterias e pilhas são utilizadas principalmente para a discussão de reações redox e dos aspectos cinéticos e termodinâmicos associados à passagem de corrente elétrica em circuitos externos.

Palavras-chave: Bateria alcalina, MnO2. Grafite.

Downloads 3203  3203  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Ago. 2007, v.30, n.4, p.1020-1025.  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Filmes compostos de gelatina, triacetina, ácido esteárico ou capróico: efeito do pH e da adição de s Popular Versão: 
Atualização:  10/4/2008
Descrição:
DAVANÇO, Taciana; TANADA-PALMU, Patrícia; GROSSO, Carlos

O desenvolvimento de biofilmes tem crescido devido à possibilidade de substituição parcial de materiais plásticos não biodegradáveis. Proteínas e polissacarídeos têm sido utilizados para a produção de filmes com boas propriedades mecânicas.

Palavras-chave: Biofilmes. Gelatina. Ácido capróico. Acido esteárico. SDS (lauril sulfato de sódio). Tween 80.

Downloads 3202  3202  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciênc. Tecnol. Aliment. v.27 n.2, Campinas abr./ju  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Aspectos técnicos e legais do gerenciamento de resíduos químico-farmacêuticos Popular Versão: 
Atualização:  10/4/2008
Descrição:
GIL, Eric de Souza et al.

O risco ambiental decorrentes da geração de resíduos tem aumentado com o progresso tecnológico, bem como com o aumento populacional. Destacam-se, neste contexto, os riscos potenciais decorrentes da rotina de indústrias químico-farmacêuticas, bem como de laboratórios de ensino e pesquisa associados. Por esta razão, vários projetos visando à otimização do tratamento de resíduos industriais e/ou laboratoriais vêm sendo propostos.

Palavras-chave: Resíduos químicos.Insumos farmacêuticos. Meio ambiente. Intoxicação ocupacional.

Downloads 2833  2833  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Cienc. Farm., Mar. 2007, v.43, n.1  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Fundamentos e aplicações ambientais dos processos fenton e foto-fenton.  Popular Versão: 
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
NOGUEIRA, R. F. P. et al.

O desenvolvimento de novos produtos químicos tem melhorado significativamente a qualidade de vida da população. A importância de seu papel em muitos setores, como agricultura, indústria, transportes e saúde, é inquestionável. No entanto, tem contribuído drasticamente para a contaminação ambiental principalmente devido ao descarte inadequado de substâncias tóxicas como gases, metais pesados, compostos orgânicos entre outros.

Downloads 3454  3454  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Abr. 2007, v.30, n.2, p.400-408.  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!The Bioglass As Calcium Phosphate-Boron Carbide For Osseous Filling Popular Versão: 
Atualização:  12/8/2010
Descrição:
ZURITA DA SILVA, J.C.

Biocerâmicas, incluíndo vidros e vitro-cerâmicas são frequentemente usados como materiais em implantes usualmente em preenchimento ósseo.Foi preparado um vidro-espuma contendo o composto carbeto de boro, no qual foi investigado a biocompatibilidade do sistema in-vitro.

Palavras-chave: Vidro-espuma. Biocompatibilidade. Preenchimento ósseo. Carbeto de boro.

Downloads 1942  1942  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Proceedings Of The 7th World Biomateriais Congress  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Afinal, o que é Nanociência e Nanotecnologia? Popular Versão: 
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
SILVA, S. L. Abreu; VIANA, M. M.; MOHALLEM, N. D. S. Afinal, o que é Nanociência e Nanotecnologia? Uma Abordagem para o Ensino Médio. Qnesc, V. 31, n. 3, p. 172-178, ago. 2009.

A partir da história de Rita, mostramos as dúvidas mais frequentes de alunos e discutimos alguns conceitos básicos sobre nanociência e nanotecnologia. Ela tem visto e ouvido muita informação sobre nanociência, nanotecnologia
e nanopartículas. Essas palavras estão sendo amplamente divulgadas e, estão se tornando mais frequentes no seu dia a dia. Ela quer descobrir o significado e a origem desses termos, como a Ciência está tratando do mundo
nanométrico e se os nanomateriais são nocivos à saúde. Enfim, ela quer, diante de suas dúvidas, aprender sobre esses conceitos e, assim, se posicionar de uma forma consciente sobre o tema.

Palavras-chave: Nanopartículas. Nanociência e Nanotecnologia.

Downloads 1297  1297  Tamanho do arquivo 1.96 KB  Plataforma Qnesc  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Cartilha sobre Nanotecnologia Popular Versão: 2010
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Cartilha sobre Nanotecnologia. Brasília, 2010.
Em sua segunda edição, esta publicação reforça a importância da nanotecnologia para a competitividade da indústria brasileira e, oportunamente, homenageia o Ano Internacional da Química. Ainda com o objetivo de disseminar essa ciência, a ABDI disponibiliza o Estudo Prospectivo de Nanotecnologia, o Panorama de Nanotecnologia e o boletim mensal Nano em Foco, com informações atualizadas sobre os lançamentos de produtos e processos, além de notícias sobre normas técnicas e legislação para o setor.

Downloads 596  596  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Abdi  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula Popular Versão: 2012
Atualização:  19/2/2013
Descrição:
CUNHA, Márcia Borin

No ensino de química, os jogos têm ganhado espaço nos últimos anos, mas é necessário que a utilização desse recurso seja pensada e planejada dentro de uma proposta pedagógica mais consistente. É indispensável que professores e pesquisadores em Educação Química reconheçam o real significado da educação lúdica para que possam aplicar os jogos adequadamente em suas pesquisas e nas aulas de química. É nesse contexto que este artigo pretende contribuir, trazendo alguns referenciais teóricos e aspectos pedagógicos que devem ser levados em consideração quando se pretendem desenvolver atividades com jogos didáticos nas aulas de química.

Palavras-chave: Recursos didáticos. Jogos. Educação lúdica

Downloads 767  767  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNEes, Vol. 34, N° 2, p. 92-98, MAIO 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/
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