Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Pilhas alcalinas: um dispositivo útil para o ensino de Química  Popular Versão: 
Atualização:  10/4/2008
Descrição:
MATSUBARA, Elaine Y.; NERI, Cláudio R.; ROSOLEN, J. Maurício

A maioria dos programas dos cursos de graduação em Química contém pouca informação sobre a conversão de energia química em elétrica e sobre a importância das propriedades físico-químicas dos materiais que compõem estes dispositivos. Nos vários textos didáticos, as baterias e pilhas são utilizadas principalmente para a discussão de reações redox e dos aspectos cinéticos e termodinâmicos associados à passagem de corrente elétrica em circuitos externos.

Palavras-chave: Bateria alcalina, MnO2. Grafite.

Downloads 3198  3198  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Ago. 2007, v.30, n.4, p.1020-1025.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Filmes compostos de gelatina, triacetina, ácido esteárico ou capróico: efeito do pH e da adição de s Popular Versão: 
Atualização:  10/4/2008
Descrição:
DAVANÇO, Taciana; TANADA-PALMU, Patrícia; GROSSO, Carlos

O desenvolvimento de biofilmes tem crescido devido à possibilidade de substituição parcial de materiais plásticos não biodegradáveis. Proteínas e polissacarídeos têm sido utilizados para a produção de filmes com boas propriedades mecânicas.

Palavras-chave: Biofilmes. Gelatina. Ácido capróico. Acido esteárico. SDS (lauril sulfato de sódio). Tween 80.

Downloads 3197  3197  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciênc. Tecnol. Aliment. v.27 n.2, Campinas abr./ju  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Química na educação da Princesa Isabel Popular Versão: 
Atualização:  1/6/2010
Descrição:
FILGUEIRAS, Carlos A. L.

Em 15 de outubro de 1827 o Imperador D. Pedro I sancionou uma lei que mandava, em seu artigo primeiro, criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império. A mesma lei, no artigo 11, dizia que haverão (sic) escolas de meninas nas cidades e vilas mais populosas, em que os Presidentes em Conselho julgarem necessário este estabelecimento. O parágrafo seguinte delimitava cuidadosamente os limites da educação a ser dada às meninas que a ela tivessem acesso, com exclusão das noções de geometria e limitando a instrução de aritmética só às quatro operações; ensinarão também as prendas que servem à economia doméstica. A educação pública ministrada aos jovens brasileiros, apesar de exígua, ainda era mais limitada quando se tratava das poucas meninas a conseguir acesso aos bancos escolares. Ainda assim, frequentemente os pais tiravam as filhas da escola mal elas aprendiam a costurar, evitando que aprendessem a ler, escrever e contar.

Downloads 3055  3055  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Abr. 2004, vol.27, n.2, p.349-355.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Aplicação de pigmentos de flores no ensino de Química Popular Versão: 
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
COUTO, Andréa Boldarini; RAMOS, Luíz Antonio; CAVALHEIRO, Éder Tadeu Gomes

As espécies vegetais, uma vez que não podem se locomover, utilizam-se de artifícios para atrair animais para efetuarem funções tais como a polinização. As flores são utilizadas com esta finalidade, nos vegetais superiores. Por definição botânica as flores são elementos de reprodução de plantas fanerógamas; conjunto de cálice e corola, mais ou menos vistoso, com forma, organização, coloração e demais caracteres extremamente variáveis. A forma, o aroma, o sabor e a coloração de substâncias presentes nas flores são utilizadas para chamar a atenção de mamíferos, insetos e aves.

Downloads 2954  2954  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Abr. 1998, v.21, n.2, p.221-227  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Formação de Professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente Popular Versão: 2006
Atualização:  25/7/2013
Descrição:
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. et al.

Partindo de reflexões sobre o papel da cultura, discutem-se no presente artigo pressupostos metodológicos da pesquisa em formação de professores. Na integração ensino-pesquisa-extensão, defende-se um modelo de pesquisa no qual os problemas identificados pelos professores sejam os enfocados em ações de formação continuada. Dessa forma, defende-se a formação continuada em processo que privilegie a reflexão sobre a prática docente.

Palavras-chaves: Formação de professores. Cultura e pesquisa em formação de professores. Reflexão sobre prática pedagógica.

Downloads 2940  2940  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências V.08, N. 1  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O ensino de química quântica e o computador na perspectiva de projetos Popular Versão: 
Atualização:  17/11/2010
Descrição:
ARROIO, Agnaldo et al.

A concepção de utilização do computador que norteia este trabalho é de que este recurso cria condições de aprendizagem por meio do desenvolvimento de atividades orientadas pelo professor, que assume um papel de mediador entre o aluno e todo o potencial que pode ser extraído dos computadores. Outro aspecto deste trabalho é a utilização de projetos como facilitadores da aprendizagem. Esta abordagem tem sido amplamente explorada desde a década de 20, com Dewey e recentemente com Hernández, inserida em diferentes métodos tradicionais na educação. "Os projetos de trabalho contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes".

Downloads 2856  2856  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Mar. 2005, v.28, n.2, p.360-363.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Aspectos técnicos e legais do gerenciamento de resíduos químico-farmacêuticos Popular Versão: 
Atualização:  10/4/2008
Descrição:
GIL, Eric de Souza et al.

O risco ambiental decorrentes da geração de resíduos tem aumentado com o progresso tecnológico, bem como com o aumento populacional. Destacam-se, neste contexto, os riscos potenciais decorrentes da rotina de indústrias químico-farmacêuticas, bem como de laboratórios de ensino e pesquisa associados. Por esta razão, vários projetos visando à otimização do tratamento de resíduos industriais e/ou laboratoriais vêm sendo propostos.

Palavras-chave: Resíduos químicos.Insumos farmacêuticos. Meio ambiente. Intoxicação ocupacional.

Downloads 2827  2827  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Cienc. Farm., Mar. 2007, v.43, n.1  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Letramento em Química, educação planetária e inclusão social  Popular Versão: 
Atualização:  7/4/2008
Descrição:
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos

Discutindo diferentes concepções sobre letramento, apresentamos no presente artigo reflexões sobre o papel das sociedades científicas, dos profissionais da Química e, sobretudo, dos professores de escolas de educação básica, em relação ao compromisso de educação química em uma perspectiva planetária inclusiva, que assegure as conquistas da Química na melhora da qualidade de vida do Planeta Terra.

Downloads 2806  2806  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Jun. 2006, v.29, n.3, p.611-620.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Gerenciamentos de resíduos químicos em instituições de ensino e pesquisa Popular Versão: 
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
GERBASE, Annelise E.; COELHO, Fernando S.; MACHADO, Patrícia F. L.

A Química é uma das ciências básicas que mais benefícios trouxe à humanidade ao longo dos últimos tempos. Com os seus vários segmentos, ela permeia a vida de todas as pessoas que vivem em uma sociedade moderna e de alto grau tecnológico (p. ex., fármacos, materiais especiais, defensivos agrícolas, insumos para vários segmentos industriais, materiais de limpeza, higiene pessoal, beleza, etc.). Infelizmente, esse quadro, como uma moeda, não tem um lado só. O mau uso dessa Ciência tem causado graves problemas à humanidade e vem sendo responsável pela percepção negativa da Química.

Downloads 2742  2742  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Fev., 2005, v.28, n.1, p.3-3.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Articulações entre o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Tatiana Galieta; LINSINGEN, Irlan von

En este artículo se presentan unas relaciones teóricas entre el enfoque CTS y la filosofía educacional de Paulo Freire. Se explotan tres puntos de convergencia que por supuesto no agotan las posibilidades de articulación entre estas frentes pedagógicas y que no se quedan cerradas en sí mismas sino que dialogan entre sí. Son ellos: (i) el abordaje temática y la selección de los contenidos y materiales didácticos; (ii) la perspectiva interdisciplinar del trabajo pedagógico y el papel de la formación del profesorado; (iii) el papel del educador en el proceso de la enseñanza y aprendizaje, y en la formación para el ejercicio de la ciudadanía. Tenemos en cuenta que la articulacción de estas proposiciones educacionales es una ganancia para los dos: para el enfoque CTS por conferirle una base educacional sólida y coherente (no siempre explícita en el enfoque CTS) y, a la vez, para la pedagogía y método Paulo Freire (y sus desdoblamientos en la enseñanza de las ciencias) por hacer oportuno el abordaje de temas actuales de dimensión social, política y económica, en particular en el ámbito de la enseñanza de la ciencia y la tecnología.

Palabras clave: CTS. Educación progresista de Paulo Freire. Enseñanza de las ciencias. Educación científico-tecnológica. Ciudadanía.

Downloads 2731  2731  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Convergencia, septiembre-diciembre, año/vol. 13, n  Site http://redalyc.uaemex.mx
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 »