Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Temas político-sociais no ensino da Matemática Popular Versão: 
Atualização:  10/4/2008
Descrição:
UENO, Renata; MORAES, Mara Sueli Simão

Este trabalho teve como objetivo propiciar condições para a aprendizagem de conceitos matemáticos e verificar se o conteúdo Estatística, abordado por meio da análise de tabelas e gráficos, trabalhado em grupos cooperativos, por intermédio da resolução de Problemas Ampliados por Temas Transversais/Político-Sociais, pode contribuir para a transformação do ensino e aprendizagem desse conteúdo e para a formação de seres humanos comprometidos com os aspectos políticos, culturais, sociais e ambientais da sociedade em que vivem.

Palavras-chave: Temas transversais. Político-sociais. Grupos co-operativos. Problemas ampliados.

Downloads 2623  2623  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciênc. educ. (Bauru), maio/ago. 2007, v.13, n.2  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Ensino de matemática, história da matemática e aprendizagem significativa: uma combinação possível Popular Versão: pdf
Atualização:  5/12/2011
Descrição:
RORATTO, Cauê; NOGUEIRA , Clélia Maria Ignatius; KATO , Lílian Akemi

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa de mestrado que fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel e, utilizando mapas conceituais produzidos pelos alunos, apontou a possibilidade de se atingir a Aprendizagem Significativa do conceito de Funções, com este sendo ensinado mediante a aplicação de uma sequência didática considerando-se a História da Matemática, em uma perspectiva evolucionista linear.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. História da Matemática. Aprendizagem Significativa. Funções. Mapas Conceituais.

Downloads 620  620  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Para Além da Informação: a Avaliação na Formação Docente em Matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JANUARIO, Gilberto

Este trabalho tem o propósito de evidenciar parte de uma pesquisa em desenvolvimento no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, objetivando investigar qual o tratamento dado pelos formadores à avaliação escolar para os futuros professores. Isso porque a avaliação tem ganhado, cada vez mais, destaque no cenário de estudos voltados à educação básica, quando se enfatiza o processo de ensino-aprendizagem. Alguns autores que estudam essa temática (Hoffmann, 1994; Luckesi, 2008; Hadji, 2001) argumentam sobre os modelos avaliativos praticados pelos professores e suas consequências na vida escolar do aluno. Chaves (2001) revela que a postura do professor ao propor instrumentos avaliativos, reflete práticas com as quais teve contato em sua licenciatura. Nessa perspectiva, emergem algumas questões: em que momento a avaliação é trabalhada em uma licenciatura e qual o tratamento que a contempla? Dá-se mais ênfase à teoria ou à prática? Por ser elemento fundamental no processo ensino-aprendizagem, acreditamos ser a formação do professor de Matemática o ponto de partida para que sejam construídas as concepções que propiciem as práticas pedagógicas frente ao processo avaliativo.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Formação de professores. Avaliação no ensino superior.

Downloads 2533  2533  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUCSP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Uso de Novas Tecnologias como Ferramenta Pedagógica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemáti Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
Artigo publicado no 15º Congresso de Leitura do Brasil

COSTA, Carlos Henrique de Jesus e LINS, Abigail Fregni

Este trabalho objetivará um aporte à aprendizagem colaborativa assistida por computador. Nosso projeto de pesquisa tem o desafio de verificar especificamente o desenvolvimento cognitivo do aluno através do uso de Novas Tecnologias, sendo o professor mediador do processo de ensino e aprendizagem. O grande diferencial será introduzir um novo ambiente computacional evidenciado pela participação ativa do aluno e a capacidade de manipulação do conteúdo. Para isso será utilizada uma experiência envolvendo um novo ambiente computacional de simulação chamado WebQuest, o qual tem como principal contexto a Internet, possibilitando ao próprio professor, sem muito conhecimento de informática, construir sua aula e trabalhá-la com seus alunos.

Downloads 879  879  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cole  Site http://www.alb.com.br/anais15/Sem04/CostaCarlosHenriquedeJesus.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O que constitui realidade em uma atividade de Modelagem Matemática? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
Publicado em: I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia – 2009 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia – PPGECT

VELEDA, Gabriele Granada e ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de

De maneira geral, as atividades de Modelagem Matemática partem de um problema da situação real. Com a compreensão do que é realidade e de como Negrelli (2008) a caracterizou em atividades de Modelagem Matemática, apresentamos uma atividade de Modelagem com a finalidade de identificar a situação real, realidade inicial, realidade intermediária e modelo. Identificados estes elementos, analisamos a proximidade da situação real a vivência do aluno, o acesso à realidade inicial, as limitações do modelo para resolver o problema da realidade inicial e as ações que os alunos podem realizar nesta realidade baseados nos resultados obtidos. Na análise podemos perceber a importância que os recortes da realidade inicial têm para o desenvolvimento do conteúdo matemática que se pretende explorar e que a realidade inicial já apresenta algumas simplificações.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Modelagem Matemática. Realidade.

Downloads 3549  3549  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!História Oral e Educação Matemática: de um inventário a uma regulação. Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti.

Em trabalho anterior (Cf. GARNICA, 2002) investigamos a radical mudança paradigmática da historiografia – a escola dos Annales – e acompanhamos, com as gerações que sucedem a de Marc Bloch e Lucien Febvre, a trajetória que culmina nos dias de hoje quando é questionado o corpo fragmentado da História contemporânea em suas múltiplas tendências, objetos, interfaces e metodologias, dentre as quais a História Oral. Acreditando ser a abordagem metodológica radicada na História Oral extremamente apropriada para a História da Educação Matemática, tratamos de analisar pesquisas em Educação Matemática já desenvolvidas sob os parâmetros da História Oral (Oliveira, 1997; Souza, 1999; Vianna, 2000; Teixeira, 2000; Lando, 2002 e Guérios 2002) visando à elaboração de um referencial teórico – ao que chamamos “uma regulação” metodológica. Tendo esses trabalhos em Educação Matemática como suportes primários, juntamos a eles outras referências vindas da História, da Sociologia, da Psicologia Social e da Antropologia e formulamos a regulação que cabe a esse artigo apresentar.

Downloads 2020  2020  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Internet Avançada e Educação Matemática: novos desafios para o ensino e aprendizagem on-line Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
BORBA Marcelo de Carvalho; MALTEMPI, Marcus Vinicius; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos.

Neste artigo apresentamos o projeto Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada – Aprendizado eletrônico, que tem como objetivo o desenvolvimento de um ambiente formado por um conjunto de ferramentas integradas, independentes de plataforma operacional, e voltadas para a Educação a Distância on-line. Descrevemos como o GPIMEM (Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática) está atuando neste projeto e apresentamos as demandas identificadas pelo nosso grupo de pesquisa, diante de nossa experiência enquanto usuários de ambientes virtuais para a Educação a Distância na Educação Matemática, que podem também estar sendo utilizadas em outras áreas do conhecimento.

Palavras-chave: Educação a distância on-line. Internet avançada. Ambientes virtuais de aprendizagem. Interdisciplinaridade. Educação Matemática a distância.

Downloads 977  977  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Introdução à história da matemática para professores Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.

Nesta comunicação apresento a introdução de um trabalho maior destinado a desenvolver um curso de história da matemática para professores. Esse trabalho segue dentro da proposta sugerida em minha dissertação de mestrado de discutir simultaneamente aspectos teóricos tanto da prática do historiador quanto do matemático. Na primeira parte faço a apresentação de uma perspectiva pela qual se pode observar o conhecimento histórico; na segunda parte faço uma analogia entre o conhecimento histórico acumulado pela sociedade e as memórias pessoais de cada indivíduo. Em ambas as partes cuido de enredar um início de discussão sobre o conhecimento científico e sobre aspectos da educação. Na terceira parte apresento uma discussão sobre a variação das definições utilizadas pelos matemáticos com o passar do tempo e sugiro encaminhamentos para o uso desse conhecimento pelos professores em sala de aula.

Downloads 2194  2194  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Introdução ao Conceito de Função: uma Análise pela Perspectiva da Organização Praxeológica Popular Versão: PDF
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
SANTANA, K. C. L.; JANUARIO, G.; COSTA, F. A.; POSSANI, J. F. e AMARAL, N. Introdução ao conceito de função: uma análise pela perspectiva da organização praxeológica. In: Encontro Paulista de Educação Matemática, 10. Anais... X EPEM: Os (des)caminhos da Educação Continuada de Professores que ensinam Matemática no Estado de São Paulo. São Carlos: SBEM/SBEM-SP, 2010, p. 1-12. (ISBN 978-85-98092-12-6)

Este trabalho procura evidenciar parte de uma pesquisa na qual fizemos uma análise de conteúdo de livros didáticos de Matemática para o 9º do Ensino Fundamental, em que buscamos identificar de que forma os autores abordam a introdução ao conceito de função. Para tanto, foram escolhidos três livros didáticos a partir dos critérios (i) um dos livros apresente proposta inovadora; (ii) os outros dois livros apresente uma proposta mais “tradicional” e, ambos, tenham sido muito utilizados por professores de Matemática. O critério de análise foi a organização praxeológica presente na Teoria Antropológica do Didático de Chevallard (1999). Pela condução de nossas reflexões, entendemos que este trabalho contemplou as definições da pesquisa qualitativa, conforme nos orientam Bogdan e Biklen (1994). A pesquisa revelou que a organização praxeológica presente nas obras analisadas pouco contemplam situações-problema em uma perspectiva em que o aluno possa trabalhar de forma autônoma e, aos poucos, construir seu aprendizado por meio da investigação, tentativas e descobertas; também despertou em nós um olhar crítico frente à seleção de material didático e escolha de tarefas adequadas para uma situação adidática.

Palavras-chave: Organização Praxeológica. Função. Teoria Antropológica do Didático. Análise de Livro Didático.

Downloads 4997  4997  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma X EPEM  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Matemática, Matemática Escolar e o Nosso Cotidiano Popular Versão: pdf
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
Publicado em: Teoria e Prática da Educação, 4(8), pp. 125-138 (2001).

RUIZ, Adriano Rodrigues

Neste artigo apontamos a matemática e a matemática escolar como construções muito diferentes. Ao identificar as exigências matemáticas presentes em nosso cotidiano de não- matemáticos, percebemos que o espírito da matemática escolar é impróprio para a leitura das tramas que compõem o mundo em que vivemos. Enquanto isso, o acesso ao espírito contemporâneo da matemática surge como possibilidade intelectual para interrogarmos a realidade.

Palavras-chave: Leitura da realidade. Matemática. Matemática escolar.

Downloads 2295  2295  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Teoria e Prática da Educação  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »