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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
KILPATRICK, Jeremy.

O campo da Educação Matemática tem aspectos profissionais e acadêmicos. Do lado acadêmico, a questão do que é considerado pesquisa está ainda sendo debatida. Um exame de dois conjuntos de critérios propostos para avaliar a qualidade da pesquisa em Educação Matemática revela que, apropriadamente interpretados, os critérios emprestados das ciências naturais e sociais são relevantes para um campo que está tentando ser científico. Do lado profissional, a Educação Matemática deve inevitavelmente preocupar-­se com a aplicação do conhecimento especializado para auxiliar os estudantes e os professores que são seus clientes. A formação de professores continua sendo a função maior da Educação Matemática, paralelamente à busca do conhecimento sólido para ser aplicado. Os educadores matemáticos universitários precisam trabalhar junto com matemáticos e com professores em sala de aula no desenvolvimento da teoria e da prática. A Educação Matemática tem se desenvolvido bem em países nos quais as estruturas institucionais a apóiam como um campo acadêmico identificável.

Palavras­-chave: Pesquisa em Educação Matemática. Avaliação de pesquisas. História da Pesquisa.Tendências em Educação Matemática.

Downloads 1888  1888  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O contrato didático e a resolução de problemas matemáticos em sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
MEDEIROS, Kátia Maria de

Os problemas matemáticos são fundamentais no desenvolvimento da matemática, mas, em sala de aula, são trabalhados como exercícios repetitivos, resolvidos por meio de procedimentos padronizados, previsíveis por aluno e professor. Por exemplo, o aluno procura palavras no enunciado que indiquem a operação utilizada na resolução. Nessa pesquisa, esses problemas foram denominados fechados. Tais previsões podem ser consideradas regras de contrato didático. Esse contrato se refere às expectativas entre professor, aluno e o conhecimento específico trabalhado. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a estrutura e o funcionamento do contrato didático em duas situações distintas: uma de resolução de problemas fechados e outra de resolução de problemas abertos. Esses problemas são elaborados evitando as características dos problemas fechados, para não serem resolvidos pelo uso de procedimentos padronizados. A pesquisa foi realizada numa escola da rede pública estadual. Os resultados apontam para mudanças no contrato didático durante a atividade com problemas abertos.

Palavras-chave: Contrato didático. Problemas matemáticos. Sala de aula. Discurso do professor de Matemática.

Downloads 1832  1832  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPE  Site http://www.edumat.com.br/
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas e os processos cognitivos Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
ZUFFI, Edna Maura, ONUCHIC, Lourdes de la Rosa

Neste trabalho apresentamos uma experiência de prática contínua da metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas, em uma escola pública do Ensino Médio, no Brasil. Apresentamos dados coletados em observações filmadas em sala de aula e através de entrevistas com a professora parceira. Concluímos pela viabilidade de tal metodologia para a realidade cultural das salas de aula de nossas escolas públicas, com melhorias no que diz respeito à aprendizagem dos alunos e o favorecimento de aspectos metacognitivos, ligados a processos mentais superiores.

Downloads 1736  1736  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Unión - Sept. 2007, n. 11, p.  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!(Re)traçando trajetórias, (re)coletando influências e perspectivas: uma proposta em História Oral Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti

Em 1999, o texto que elaborei para o livro Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas afirmava sobre a possibilidade de se desenvolver uma Filosofia da Educação Matemática segundo um enfoque indutivo-descritivo da prática. Essa afirmação partia do pressuposto de que muitas contribuições significativas para configurar uma Filosofia da Educação Matemática poderiam estar dispersas nos escritos e práticas de vários pesquisadores, embora tais escritos e práticas nem sempre assumissem, de modo explícito, suas epistemologia, ontologia e axiologia fundantes. No mesmo texto ressaltei a importância das metodologias qualitativas de pesquisa nessa trajetória de configuração indutivo-descritiva e, propositalmente, vinculei visceralmente Educação Matemática e Filosofia da Educação Matemática, na tentativa de ressignificar o conceito de pesquisa e, em específico, o conceito de pesquisa em Educação Matemática.

Downloads 1700  1700  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A construção de uma flor Popular Versão: PDF
Atualização:  7/11/2013
Descrição:
AMPLATZ, Lisiane Cristina; MANOSSO, Marcia Viviane Barbetta

Este trabalho surgiu de uma prática de sala de aula apresentada aos professores das escolas estaduais do Paraná. Ao registrar todos os passos para a construção de uma flor, foi possível rever vários conceitos geométricos. A partir desse contexto surgem duas situações problema que buscam estabelecer relações entre conteúdos matemáticos. Na primeira situação é desenvolvido um modelo matemático que permite medir a área total da figura plana definida pela flor a partir do raio inicial e, também, apresentar a sua relação com funções. No momento da construção em cartolina era visível o desperdício de papel e surge a questão da otimização dos espaços para a construção da flor, o que gera a abordagem dos conteúdos de Tratamento da Informação, Grandezas e Medidas.

Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Geometrias.

Downloads 1692  1692  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma SEED  Site 
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Modelagem Matemática: as Interações Discursivas de Crianças da 4ª série a partir de um Estudo sobre  Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Publicado na V Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática – V CNMEM

LUNA, Ana Virginia de Almeida e ALVES, Josélia

Este estudo pretendeu compreender as interações discursivas entre professor-aluno e aluno-aluno nas séries iniciais a partir do ambiente de Modelagem Matemática. Os participantes da investigação foram uma professora e vinte e duas crianças, entre nove e onze anos de idade, que cursavam a quarta série do Ensino Fundamental em uma instituição particular de ensino em Feira de Santana, no interior da Bahia. A trajetória teórico-metodológica proposta partiu de uma abordagem qualitativa, sendo os dados coletados a partir de registros orais transcritos de filmagens, bem como de escritos realizados durante as observações. A análise dos dados apontou que a Modelagem Matemática é um ambiente de aprendizagem que favorece o desenvolvimento de interações discursivas, contribuindo para o desenvolvimento de um pensamento mais crítico e reflexivo pelas crianças e ampliação do repertório dos alunos em relação aos conhecimentos técnicos e matemáticos.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Interações discursivas. Séries iniciais.

Downloads 1687  1687  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CNMEM  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A intensidade dos algorítmos nas sérires iniciais: uma imposição socio-histórico-estrutural Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
MENDONÇA, Maria do Carmo Domite.

Como nós professores podemos reconhecer/valorizar ou não o quadro que aí está em educação matemática? Como nós professores-­pesquisadores podemos compreender a ansiedade existente em treinar os algoritmos convencionais quando o assunto é o cálculo das operações aritméticas básicas? Um caminho para a mudança seria focalizar/discutir o que, naturalmente, tem bloqueado atitudes de maior autonomia frente a esse fato matemático, imoblizando para qualquer inovação. Então, usando argumentos que serão descritos neste artigo, eu ressaltei o modelo dos "fatores de pressão", direta ou indiretamente, ligados aos procedimentos frente aos algoritmos ­ o estrutural, o histórico e o social ­ que limitam e seguram os professores a refletir, discutir e pesquisar o potencial em educação matemática do desenvolvimento de outras formas para realizar o cálculo das operações aritméticas básicas.

Palavras-­chave: Cáculo Escrito Convencional. Cálculo mental. Algoritmo. Pressão Interna/Externa. Significado. Influência. Mudança. Autonomia.

Downloads 1665  1665  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Jogos no Ensino da Matemática Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SILVA, Aparecida Francisco da; KODAMA, Helia Matiko Yano.

Quando uma criança brinca, demonstra prazer em aprender e tem oportunidade de lidar com suas pulsões em busca da satisfação de seus desejos. Ao vencer as frustrações aprende a agir estrategicamente diante das forças que operam no ambiente e reafirma sua capacidade de enfrentar os desafios com segurança e confiança. A curiosidade que a move para participar da brincadeira é, em certo sentido, a mesma que move os cientistas em suas pesquisas. Assim, seria desejável conseguir conciliar a alegria da brincadeira com a aprendizagem escolar. Das situações acadêmicas, provavelmente a mais produtiva é a que envolve o jogo, quer na aprendizagem de noções, quer como meios de favorecer os processos que intervêm no ato de aprender e não se ignora o aspecto afetivo que, por sua vez, se encontra implícito no próprio ato de jogar, uma vez que o elemento mais importante é o envolvimento do indivíduo que brinca. A atividade lúdica é, essencialmente, um grande laboratório em que ocorrem experiências inteligentes e reflexivas e essas experiências produzem conhecimento.

Downloads 1653  1653  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Um olhar para a sala de aula a partir da resolução de problemas e modelação matemática Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
HUAMÁN HUANCA, Roger Ruben

Resolver problemas faz parte da natureza humana desde os primórdios de nossa história. Os problemas serviram de motor para impulsionar o desenvolvimento e a evolução da espécie nos mais variados campos, os primeiros homens tiveram que desenvolver métodos para resolver problemas da vida como, por exemplo, localizar-se no tempo e no espaço e, também, tentar descrever e explicar o mundo físico. Eles criaram maneiras de comparar, classificar e ordenar, de medir, quantificar e inferir elementos fundamentais que a tradição da cultura nomeou de Matemática...

Palavras-chave: Resolução de problemas. Educação matemática.

Downloads 1632  1632  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma I Seminário em Resolução de Problemas – I SERP – U  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Informática e jogos no ensino da Matemática Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
FANTI, Ermínia de Lourdes Campello; SILVA, Aparecida Francisco da

O computador pode ser usado como elemento de apoio para o ensino (banco de dados, elementos visuais), mas também como fonte de aprendizagem e como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades. O trabalho com computador pode ensinar o aluno a aprender com seus erros e a aprender junto com seus colegas, trocando suas produções e comparando-as. Um outro recurso que pode ser usado nesse mesmo sentido é o de jogos, que permite a formulação de problemas a partir de situações desafiadoras.Tanto usando a informática como os jogos, a participação dos alunos sobre o seu saber é valorizada por pelo menos dois motivos. Um deles deve-se ao fato de oferecer uma oportunidade para o aluno estabelecer uma relação positiva com a aquisição do conhecimento, pois conhecer passa a ser percebido como real possibilidade. Outro motivo que justifica valorizar a participação do sujeito na construção do seu próprio saber é a possibilidade de desenvolver seu raciocínio.

Downloads 1620  1620  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://
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