Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Elementos para formação de Professores de Matemática: o deslocamento no ambiente computacional Cabri Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
FARIAS, Luiz Márcio Santos

Apresentaremos, através deste artigo, uma análise do processo de gênese instrumental do deslocamento no software Cabri­Géomètre II Plus, um estudo desenvolvido em duas classes de dois colégios diferentes através de oito sessões. Interessando­-se à Geometria Dinâmica do ambiente computacional Cabri­Géomètre II Plus, verificamos que a utilização do deslocamento como um instrumento pode promover mudanças significativas no ensino e aprendizagem da geometria. Nesse contexto, buscaremos as possíveis contribuições ou mudanças que o deslocamento pode trazer quando utilizado como um instrumento no processo de ensino e de aprendizagem da geometria plana, em particular na construção de situações de aprendizagem utilizando o deslocamento do ambiente computacional cabri­géomètre em torno de propriedades primitivas de objetos geométricos clássicos (quadriláteros, triângulos, círculos, etc.) e as relações entre elas. O trabalho relativo à esse artigo foi desenvolvido em colaboração com as escolas do ensinos de base da educação francesa, particularmente na transição entre [école­primaire] e [collège], o que corresponde respectivamente ao ensino de [1ª à 4ª] e [5ª à 8ª] no Brasil.

Palavras­-chave: Situação didática. Ensino e aprendizagem de geometria. Cabri­Géomètre.

Downloads 7051  7051  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Uesc  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.6, p.62-77, UFSC: 2008.

ALMOULOUD, Saddo Ag e COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva

O artigo tece algumas reflexões sobre pesquisas fundamentadas nos princípios da Engenharia Didática. Num primeiro momento, discutem-se os fundamentos e as características desta metodologia de pesquisa, e, à luz desses fundamentos, é proposta uma reflexão sobre os trabalhos apresentados no GT-19 (Educação Matemática) da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) de 1999 a 2005 que se utilizam da Engenharia Didática ou de seus pressupostos.

Palavras-Chave: Engenharia Didática. Educação Matemática. Metodologia de Pesquisa.

Downloads 658  658  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Ensinando área no Ensino Fundamental Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
LAMAS, Rita de Cássia Pavani; CAÇERES, Alexandra Ribeiro; COSTA, Fabiana Mara da; PEREIRA, Inaiá Marina Constantino; MAURI, Juliana.

No ensino fundamental é evidente a dificuldade dos alunos em entender o conceito de área de uma figura plana. Em geral, os professores trabalham meramente aplicações de fórmulas e o aluno não sabe o que realmente significa quando diz: a área desta folha é 10 cm2. Tal conceito deve ser introduzido, a princípio, na quinta série do Ensino Fundamental, de forma clara e precisa, sendo necessário retomá-lo nas demais séries, caso os alunos não tenham claro tal conceito. Com o objetivo de um melhor entendimento e interesse dos alunos sobre este conceito tão importante dentro da Geometria, este artigo apresenta uma maneira de trabalhar “área” no ensino fundamental, o qual pode ser adaptado para todas as séries. Neste sentido, são propostas atividades experimentais envolvendo materiais concretos, a serem desenvolvidas com o aluno em sala de aula. Tais atividades têm o objetivo de fazer com que o aluno descubra propriedades matemáticas que devem ser formalizadas após as atividades. Ainda, são propostas atividades que possibilitam ao aluno aplicar o conceito adquirido, no seu cotidiano, permitindo que este aluno melhore o seu nível de numeramento.

Palavras-chave: Material concreto. Área. Atividades experimentais. Numeramento.

Downloads 1334  1334  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Ensino e aprendizagem de Matemática na Engenharia e o uso de tecnologia Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
CABRAL, Tânia Cristina Baptista.

Neste trabalho trazemos para o debate concepções e questões sobre a função e o uso de computadores no ensino e na aprendizagem das matemáticas em um curso de engenharia, em modo presencial. Apresentamos: (1) concepções sobre a relação entre tecnologia, educação matemática e educação em engenharia; (2) concepções para o ensino e a aprendizagem em um curso de engenharia específico e (3) uma proposta de ambiente.

Palavras-chave: Educação Matemática e Engenharia. Ambiente interativo e multidisciplinar. Ensino e aprendizagem de Cálculo.

Downloads 875  875  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Estudo de um caso de implantação da metodologia de resolução de problemas no Ensino Médio Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
REIS, Melise Maria Vallim e ZUFFI, Edna Maura

Este artigo é baseado em atividades desenvolvidas dentro de um projeto mais amplo - modalidade Fapesp “Ensino Público” – intitulado “Desenvolvimento e Avaliação de uma Pedagogia Universitária Participativa no Ensino Médio: Atividades com ênfase em Matemática, Ciências e Comunicação”. Nele foram utilizados métodos de pesquisa qualitativa para o estudo da implantação da metodologia de ensino de Matemática através da Resolução de Problemas, junto a alguns alunos de uma escola pública, no interior do Estado de São Paulo. A análise dos dados mostrou que a experiência teve êxito, tanto para a geração de significados aos alunos, aproximando-os de uma proposta investigativa, quanto para a melhoria de sua participação em sala de aula. Trouxe indícios de que metodologias diferenciadas podem ser eficazes no ensino público, apesar das contingências do mesmo e das dificuldades geradas pelas mudanças.

Palavras-chave: Educação Matemática. Resolução de problemas. Ensino Médio. Sistemas lineares e funções.

Downloads 785  785  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Bolema,Rio Claro(SP),Ano 20,n.28, 2007,pp.113 a 13  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Filosofia da Educação Matemática Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.

Ao ser convidado para participar do GT de Filosofia da Educação Matemática em um Encontro Nacional de Educação Matemática, devo confessar que senti algo mais que um frio na barriga, fui acometido de verdadeiro terror! Em poucos dias vi que participariam deste mesmo GT pessoas as quais admiro e respeito e então, após aceitar o convite, passei a ser perseguido por pesadelos. Eu deveria escrever um texto para trazer a esse encontro, então achei que seria natural compartilhar com a platéia e com meus companheiros parte das preocupações que vieram a tona durante meu sono perturbado.

Downloads 7847  7847  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
KILPATRICK, Jeremy.

O campo da Educação Matemática tem aspectos profissionais e acadêmicos. Do lado acadêmico, a questão do que é considerado pesquisa está ainda sendo debatida. Um exame de dois conjuntos de critérios propostos para avaliar a qualidade da pesquisa em Educação Matemática revela que, apropriadamente interpretados, os critérios emprestados das ciências naturais e sociais são relevantes para um campo que está tentando ser científico. Do lado profissional, a Educação Matemática deve inevitavelmente preocupar-­se com a aplicação do conhecimento especializado para auxiliar os estudantes e os professores que são seus clientes. A formação de professores continua sendo a função maior da Educação Matemática, paralelamente à busca do conhecimento sólido para ser aplicado. Os educadores matemáticos universitários precisam trabalhar junto com matemáticos e com professores em sala de aula no desenvolvimento da teoria e da prática. A Educação Matemática tem se desenvolvido bem em países nos quais as estruturas institucionais a apóiam como um campo acadêmico identificável.

Palavras­-chave: Pesquisa em Educação Matemática. Avaliação de pesquisas. História da Pesquisa.Tendências em Educação Matemática.

Downloads 1891  1891  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Formação de Professores de Matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; SOUZA, Luzia Aparecida de.

O presente texto tem como objetivo discutir a influência da formação pedagógica prévia em um curso específico de Licenciatura em Matemática. Como instância prévia de formação, este artigo considera o CEFAM, e o curso de Licenciatura em foco é o da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. O enfoque metodológico é nitidamente qualitativo, tendo sido os procedimentos analíticos pautados no estudo de convergências e divergências detectadas nos discursos dos estudantes-depoentes.

Palavras-chave: Cefam. Licenciatura. Educação Matemática. Projeto Pedagógico.

Downloads 2462  2462  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Grupo de estudos curriculares em Educação Matemática Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; KAIBER, Carmen Teresa et al.

A educação deve provocar aprendizagem como atividade permanente, levando o sujeito a sua autonomia moral e o currículo escolar deve deixar transparecer através de seus objetivos, metodologias e procedimentos a importância da educação para a prática em uma sociedade cada vez mais exigente. Com a preocupação de investigar, refletir, analisar e levantar indicadores para uma educação matemática com um currículo que atenda às necessidades dos alunos da educação básica, formou-se o grupo de estudos curriculares em Educação Matemática, que congrega pesquisadores de três países latino americanos, Brasil, Bolívia e Venezuela. O grupo entende que é de grande importância a divulgação do trabalho que está desenvolvendo, bem como, as investigações que estão sendo realizadas para que seja possível aprofundar e ampliar as discussões em torno do tema, visando a implementação de um grupo de discussão maior sobre a formação de professores de Matemática na América Latina e como esta formação influencia o trabalho pedagógico de sala de aula, objetivando atuar nesse campo de pesquisa com alternativas viáveis, que atendam as necessidades dos países latinos e que venham a qualificar a Educação Matemática com resultados significativos para a população.

Downloads 3398  3398  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ulbra  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!História da Educação Matemática: interrogações metodológicas Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V2.2, p.28-49, UFSC: 2007

VALENTE, Wagner Rodrigues

Este texto discute aspectos teórico-metodológicos envolvidos em pesquisas da história da educação matemática. A argumentação desenvolvida alinha as investigações de caráter histórico, no âmbito da educação matemática, à história, à história da educação. Assim, o trabalho defende a ideia da necessidade dos historiadores da educação matemática ficarem de posse do instrumental utilizado por historiadores, em seu ofício de produzir história. Afastando-se do viés didático de pensar a história com instrumento de ensino, o texto intenta discutir a pesquisa, em história da educação matemática, como o alargamento da compreensão do processo de escolarização dos saberes, em particular, da matemática.

Palavras-chave: História da educação matemática. Metodologia. Livro didático de matemática.

Downloads 679  679  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 (10) 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »