Categoria: Matemática Artigos |
Elementos para formação de Professores de Matemática: o deslocamento no ambiente computacional Cabri |
Versão: Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
FARIAS, Luiz Márcio Santos
Apresentaremos, através deste artigo, uma análise do processo de gênese instrumental do deslocamento no software CabriGéomètre II Plus, um estudo desenvolvido em duas classes de dois colégios diferentes através de oito sessões. Interessando-se à Geometria Dinâmica do ambiente computacional CabriGéomètre II Plus, verificamos que a utilização do deslocamento como um instrumento pode promover mudanças significativas no ensino e aprendizagem da geometria. Nesse contexto, buscaremos as possíveis contribuições ou mudanças que o deslocamento pode trazer quando utilizado como um instrumento no processo de ensino e de aprendizagem da geometria plana, em particular na construção de situações de aprendizagem utilizando o deslocamento do ambiente computacional cabrigéomètre em torno de propriedades primitivas de objetos geométricos clássicos (quadriláteros, triângulos, círculos, etc.) e as relações entre elas. O trabalho relativo à esse artigo foi desenvolvido em colaboração com as escolas do ensinos de base da educação francesa, particularmente na transição entre [écoleprimaire] e [collège], o que corresponde respectivamente ao ensino de [1ª à 4ª] e [5ª à 8ª] no Brasil.
Palavras-chave: Situação didática. Ensino e aprendizagem de geometria. CabriGéomètre.
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Categoria: Matemática Artigos |
Ensinando área no Ensino Fundamental |
Versão: Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
LAMAS, Rita de Cássia Pavani; CAÇERES, Alexandra Ribeiro; COSTA, Fabiana Mara da; PEREIRA, Inaiá Marina Constantino; MAURI, Juliana.
No ensino fundamental é evidente a dificuldade dos alunos em entender o conceito de área de uma figura plana. Em geral, os professores trabalham meramente aplicações de fórmulas e o aluno não sabe o que realmente significa quando diz: a área desta folha é 10 cm2. Tal conceito deve ser introduzido, a princípio, na quinta série do Ensino Fundamental, de forma clara e precisa, sendo necessário retomá-lo nas demais séries, caso os alunos não tenham claro tal conceito. Com o objetivo de um melhor entendimento e interesse dos alunos sobre este conceito tão importante dentro da Geometria, este artigo apresenta uma maneira de trabalhar “área” no ensino fundamental, o qual pode ser adaptado para todas as séries. Neste sentido, são propostas atividades experimentais envolvendo materiais concretos, a serem desenvolvidas com o aluno em sala de aula. Tais atividades têm o objetivo de fazer com que o aluno descubra propriedades matemáticas que devem ser formalizadas após as atividades. Ainda, são propostas atividades que possibilitam ao aluno aplicar o conceito adquirido, no seu cotidiano, permitindo que este aluno melhore o seu nível de numeramento.
Palavras-chave: Material concreto. Área. Atividades experimentais. Numeramento.
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Categoria: Matemática Artigos |
Estudo de um caso de implantação da metodologia de resolução de problemas no Ensino Médio |
Versão: Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
REIS, Melise Maria Vallim e ZUFFI, Edna Maura
Este artigo é baseado em atividades desenvolvidas dentro de um projeto mais amplo - modalidade Fapesp “Ensino Público” – intitulado “Desenvolvimento e Avaliação de uma Pedagogia Universitária Participativa no Ensino Médio: Atividades com ênfase em Matemática, Ciências e Comunicação”. Nele foram utilizados métodos de pesquisa qualitativa para o estudo da implantação da metodologia de ensino de Matemática através da Resolução de Problemas, junto a alguns alunos de uma escola pública, no interior do Estado de São Paulo. A análise dos dados mostrou que a experiência teve êxito, tanto para a geração de significados aos alunos, aproximando-os de uma proposta investigativa, quanto para a melhoria de sua participação em sala de aula. Trouxe indícios de que metodologias diferenciadas podem ser eficazes no ensino público, apesar das contingências do mesmo e das dificuldades geradas pelas mudanças.
Palavras-chave: Educação Matemática. Resolução de problemas. Ensino Médio. Sistemas lineares e funções.
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785 0 bytes Bolema,Rio Claro(SP),Ano 20,n.28, 2007,pp.113 a 13 http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Grupo de estudos curriculares em Educação Matemática |
Versão: Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; KAIBER, Carmen Teresa et al.
A educação deve provocar aprendizagem como atividade permanente, levando o sujeito a sua autonomia moral e o currículo escolar deve deixar transparecer através de seus objetivos, metodologias e procedimentos a importância da educação para a prática em uma sociedade cada vez mais exigente. Com a preocupação de investigar, refletir, analisar e levantar indicadores para uma educação matemática com um currículo que atenda às necessidades dos alunos da educação básica, formou-se o grupo de estudos curriculares em Educação Matemática, que congrega pesquisadores de três países latino americanos, Brasil, Bolívia e Venezuela. O grupo entende que é de grande importância a divulgação do trabalho que está desenvolvendo, bem como, as investigações que estão sendo realizadas para que seja possível aprofundar e ampliar as discussões em torno do tema, visando a implementação de um grupo de discussão maior sobre a formação de professores de Matemática na América Latina e como esta formação influencia o trabalho pedagógico de sala de aula, objetivando atuar nesse campo de pesquisa com alternativas viáveis, que atendam as necessidades dos países latinos e que venham a qualificar a Educação Matemática com resultados significativos para a população.
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Categoria: Matemática Artigos |
História da Educação Matemática: interrogações metodológicas |
Versão: pdf Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V2.2, p.28-49, UFSC: 2007
VALENTE, Wagner Rodrigues
Este texto discute aspectos teórico-metodológicos envolvidos em pesquisas da história da educação matemática. A argumentação desenvolvida alinha as investigações de caráter histórico, no âmbito da educação matemática, à história, à história da educação. Assim, o trabalho defende a ideia da necessidade dos historiadores da educação matemática ficarem de posse do instrumental utilizado por historiadores, em seu ofício de produzir história. Afastando-se do viés didático de pensar a história com instrumento de ensino, o texto intenta discutir a pesquisa, em história da educação matemática, como o alargamento da compreensão do processo de escolarização dos saberes, em particular, da matemática.
Palavras-chave: História da educação matemática. Metodologia. Livro didático de matemática.
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