Categoria: Matemática Artigos |
Alguns aspectos de articulação entre as teorias da didática francesa e suas contribuições para forma |
Versão: pdf Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.5, p.53-66, UFSC: 2009.
SANTOS, Cíntia Ap. Bento dos e CURI, Edda
O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns aspectos teóricos de nossa investigação referente à dissertação de mestrado defendida em 2008 na UNICSUL. Aqui apresentaremos com base em nosso estudo teórico uma possível articulação, de forma sucinta, entre teorias didáticas como as de Doaudy (1992), Duval (1993) e a abordagem teórica de Robert (1997), sobre os níveis de conhecimento esperados dos educandos. A articulação destas abordagens teóricas leva em consideração os diferentes apelos cognitivos realizados pelos educandos na resolução de diferentes tarefas. Considerando que o estudo destes autores são voltados para um trabalho delineado por uma perspectiva que leva em consideração a estrutura cognitiva, apresentamos aspectos da teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, pois consideramos que a internalização de conteúdos de forma que possam ser mobilizados em situações futuras quando a noção em jogo não é explícita só se faz possível se os métodos de ensino se estruturam em uma aprendizagem significativa. Dessa forma, faremos uma breve exposição das teorias destacadas na tentativa de mostrar como este estudo pode auxiliar professores no momento de suas escolhas, assim como podem compreender melhor as dificuldades e os diferentes níveis que se encontram os alunos, o que pode lhes permitir construir sequências didáticas mais adequadas e levar ainda em consideração a importância não somente do domínio matemático do conteúdo, mas também a relevância do domínio didático das noções a serem tratadas em sala de aula. Ao final destas reflexões podemos compreender melhor o papel até mesmo da formação inicial e continuada de professores, perspectiva esta que abordaremos segundo Shulman (2005).
Palavras-chave: Níveis de conhecimento. Teorias didáticas. Registros de representação semiótica. Mudanças de quadro e formação de professores.
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Categoria: Matemática Artigos |
Análise de soluções de um problema representado por um sistema de equações |
Versão: Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
CURY, Helena Noronha Cury e BISOGNIN, Eleni Bisognin
Os projetos brasileiros de avaliação de larga escala do desempenho dos estudantes apresentam descritores para indicar habilidades que os alunos devem desenvolver para modelar problemas da vida real e uma dessas habilidades está relacionada à resolução de sistemas de equações. Nesse artigo, é relatada parte de um projeto de pesquisa desenvolvido com calouros de disciplinas matemáticas em universidades privadas do sul do Brasil; uma questão do teste foi escolhida para aprofundar a análise das resoluções escritas de um sistema de equações lineares. Depois de classificar as produções dos alunos, foram utilizadas ideias sobre o sentido do símbolo e sentido da estrutura, para discutir as dificuldades apresentadas. Considera-se que esse tipo de análise permite esclarecer aspectos que devem ser focalizados em outras pesquisas, para ajudar estudantes e professores a compreender alguns problemas apresentados nas avaliações de larga escala.
Palavras-chave: Educação matemática. Sistema de equações. Análise de soluções. Sentido da estrutura. Avaliação.
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1317 0 bytes Bolema, Rio Claro(SP),Ano 22,no 33,2009, p.1 a 22 http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento na obra de Jean Piaget: uma análise do processo de ensi |
Versão: pdf Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
Publicado em: R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 80, n. 194, p. 5-18, jan./abr. 1999.
FERRACIOLI, Laércio
Apresenta uma visão geral das ideias de Jean Piaget, seguida da abordagem de alguns aspectos de sua obra relacionados com a construção do conhecimento através de estádios e dos fatores que os influenciam. Na sequência, são apresentadas a definição e a diferenciação dos conceitos piagetianos de aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento, concluindo com a apresentação e a análise de alguns resultados de pesquisa em ensino de ciências e a abordagem da questão da evolução conceitual em ciências.
Palavras-chave: Epistemologia genética. Ensino de ciências. Formação de conceitos.
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700 0 bytes R. bras. Est. pedag. http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
As estratégias de resolução de problemas das estruturas aditivas nas quatro primeiras séries do ensi |
Versão: Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
MAGINA, Sandra M. P., SANTANA, Eurivalda R. dos S., CAZOLA, Irene M. e CAMPOS, Tânia M. M.
Este artigo analisa as estratégias de 1021 estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental, de 26 escolas públicas do Sul da Bahia, na resolução de problemas das estruturas aditivas. A Teoria dos Campos Conceituais foi utilizada como referencial teórico. Os estudantes responderam, coletivamente, um teste contendo 12 problemas de adição e subtração, doravante chamados como problemas de estruturas aditivas. Os resultados apontam uma queda significativa no percentual de acerto em problemas que envolviam extensões mais complexas dessa estrutura; também naqueles que apresentavam incongruência semântica entre as palavras-chave e a operação a ser realizada. Observou-se um crescente sucesso na resolução dos problemas considerados protótipos, segundo o nível de instrução. Já nos problemas mais complexos não observou-se ganhos significativos com a instrução. Considerando a intrínseca relação entre o saber do professor e de seus alunos, o estudo enfatiza a necessidade de se repensar a formação matemática, inicial e continuada, do professor das séries inicias e o papel da pesquisa em sua formação.
Palavras-chave: Educação matemática, Resolução de problemas.
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3643 0 bytes Zetetiké–Cempem–FE–Unicamp–v.18 n.34– jul/dez 2010 http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
As figuras geométricas enquanto suporte para a aprendizagem em geometria: um estudo sobre a heurísti |
Versão: pdf Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V 5 1.1, p. 5 -13, UFSC: 2006.
FLORES, Cláudia Regina e MORETTI, Méricles Thadeu
Este texto trata da questão heurística das figuras geométricas para a resolução de problemas em Matemática no ensino fundamental. Refere-se, portanto, a uma operação de tratamento figural, ou seja, a reconfiguração, por possibilitar a produtividade heurística de figuras geométricas. Apresenta-se uma breve discussão teórica e histórica sobre esta operação. Por fim, mostram-se alguns exemplos, realizados em pesquisas por alunos, sobre o uso da operação de reconfiguração como possibilidade heurística. Conclui-se que a tomada de figuras com sua produtividade heurística para a resolução de problemas matemáticos permite não só o desenvolvimento da capacidade visual, como também, da aprendizagem matemática.
Palavras-chave: Heurística. Visualização. Reconfiguração geométrica. Aprendizagem matemática.
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891 0 bytes Revemat http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Aspectos cognitivos, metacognitivos e afetivos envolvidos na resolução de problemas matemáticos |
Versão: Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
ALVES, Hamilton Oliveira e LUZ, Araci Asinelli da
A partir de uma experiência desenvolvida com estudantes do ensino médio envolvendo a Resolução de Problemas Matemáticos em sala de aula utilizando-se procedimentos heurísticos, tem-se por objetivo a discussão, sob o ponto de vista teórico, acerca dos aspectos cognitivos, metacognitivos e afetivos subjacentes à resolução de problemas de Matemática. Sem descaracterizar o modelo tradicional de Resolução de Problemas Matemáticos, discutir e propor possibilidades para a prática pedagógica do(a) professor(a) de Matemática que envolva o(a) estudante diretamente no processo, contribui para o ensino e aprendizagem significativo na resolução de problemas e estimula a formação reflexiva dos(as) sujeitos, com ênfase no diálogo.
Palavras-chave: Cognição e aprendizagem, Metacognição, Resolução de problemas matemáticos.
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2230 0 bytes Revista Contemporânea de Educação - UFRJ http://www.revistacontemporanea.fe.ufrj.br/ |
Categoria: Matemática Artigos |
Características dos problemas que os alunos constróem a partir do enunciado de uma questão aberta de |
Versão: PDF Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
SANTOS, João Ricardo Viola dos e BURIASCO, Regina Luzia Corio de
O presente artigo apresenta características dos problemas que alunos da 4ª e 8ª série do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio construíram a partir do enunciado de uma questão discursiva, inferidas da sua produção escrita na questão comum da AVA- 2002. Esses problemas se caracterizaram, parte por terem uma estrutura de resolução linear constituída a partir de interpretações das informações contidas no enunciado uma a uma sem relacioná-las, e, parte por uma estrutura de resolução não-linear constituída a partir de inter-relações entre as informações contidas no enunciado. A análise da produção escrita se mostra como uma alternativa para os professores conhecerem a atividade matemática dos alunos, bem como seus modos particulares de interpretação de enunciados.
Palavras-chave: Educação matemática. Análise da produção escrita. Avaliação em matemática.
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681 0 bytes Bolema,Rio Claro (SP),Ano 22,n.32, 2009, p. 147 http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Como ensinar Matemática hoje? |
Versão: Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
D'AMBRÓSIO, Beatriz
A comunidade de Educação Matemática internacionalmente vem clamando por renovações na atual concepção do que é a matemática escolar e de como essa matemática pode ser abordada (ver Cockcroft, 1982; NCTM, 1989). Questiona-se também a atual concepção de como se aprende matemática. Sabe-se que a típica aula de matemática em nível de primeiro, segundo ou terceiro graus ainda é uma aula expositiva, em que o professor passa para o quadro negro aquilo que ele julga importante. O aluno, por sua vez, copia da lousa para o seu caderno e, em seguida, procura fazer exercícios de aplicação, que nada mais são do que uma repetição na aplicação de um modelo de solução apresentado pelo professor. Essa prática revela a concepção de que é possível aprender matemática através de um processo de transmissão de conhecimento. Mais ainda, de que a resolução de problemas reduz-se a procedimentos determinados pelo professor. Algumas consequências dessa prática educacional têm sido observadas e estudadas pelos educadores matemáticos (ver Schoenfeld. 1985). Faremos em seguida um breve levantamento de alguns aspectos que nortearão a discussão no desenrolar do texto.
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