Categoria: Matemática Artigos |
O origami como ação facilitadora para o ensino e a aprendizagem da geometria na Educação Básica |
Versão: PDF Atualização: 20/6/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Vital Araújo Barbosa de; SANTOS, Washington Pena dos; RAMOS, Syana Monteiro de Alencar
Este trabalho é voltado para aplicação de dobraduras de papel no ensino da geometria, onde o mesmo está sendo desenvolvido na E. E. E. F. M. Napoleão Ábdon da Nóbrega, para os alunos de duas turmas do ensino Fundamental (9º ano/8ª Série), uma na modalidade normal e outra na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA. O desafio proposto é promover o desenvolvimento das noções da geometria plana sem o uso da régua e do compasso, utilizando o recurso Origami, fundamentado na teoria do pensamento geométrico de Van Hiele, bem como a construção de polígonos e na demonstração de fórmulas e relações matemáticas. O objetivo maior desse projeto é trabalhar o potencial da geometria, através do estágio cognitivo em que o aluno se encontra.Assim, esperamos que esta Pesquisa contribuía no que diz respeito ao ensino aprendizagem dos conceitos geométricos.
Palavras-chave: Material concreto. Dobradura de papel. Geometria.
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9717 0 bytes 2º SIPEMAT http://www.ded.ufrpe.br/sipemat/ |
Categoria: Matemática Artigos |
O fenômeno do mal-estar docente: o caso do professor de matemática |
Versão: pdf Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.7, p.78-89, UFSC: 2009
PIRES, Célia Maria Carolino e BERANGER, Maurício
O presente artigo tem como objetivo identificar e compreender comportamentos, atitudes e valores que constituem a especificidade de ser professor de Matemática e como se revela sua identidade profissional, composta e moldada por componentes de natureza cultural, religiosa, ética, entre outras e resultante de mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas. Analisa como um grupo de professores de Matemática de escolas públicas de São Paulo se percebe na sociedade atual e em suas comunidades de atuação, como interagem com orientações curriculares oficiais, como analisam resultados das avaliações e como se posicionam em relação a políticas públicas como o sistema de cotas e progressão continuada. Referencia-se em pesquisas de Sacristán (1995), Esteve (1995), Ferreira (1995) e Apple (2000), buscando entender o fenômeno do mal-estar docente, descrito por Esteve e suas implicações como o desânimo no exercício da profissão e o desprestígio social que tem como consequência a baixa procura, pelas novas gerações, de cursos de formação de professores de Matemática.
Palavras-chave: Mal estar docente. Professor de Matemática. Identidade profissional.
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589 0 bytes Revemat http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
O estudo de caso na investigação em educação matemática |
Versão: Atualização: 9/5/2012 |
Descrição:
PONTE, João Pedro da
Os estudos de caso têm conhecido uma assinalável popularidade na investigação em Educação Matemática em Portugal. Têm grandes potencialidades mas também os seus problemas. Este artigo discute como é que esta abordagem se distingue de outras formas de conduzir a investigação; qual é a natureza do conhecimento assim produzido, principalmente quando inserido numa perspectiva interpretativa; e quais os critérios de qualidade a usar para apreciar o seu valor. Um estudo de caso é caracterizado como incidindo numa entidade bem definida como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa ou uma unidade social. Visa conhecer em profundidade o seu “como” e os seus “porquês”, fazendo justiça à sua unidade e identidade próprias. Assume-se como uma investigação particularística, procurando descobrir o que nela há de mais essencial e característico. Um estudo de caso pode com vantagem apoiar-se numa orientação teórica bem definida; além disso, pode seguir uma perspectiva interpretativa, que procura compreender como é o mundo do ponto de vista dos participantes ou uma perspectiva pragmática, procurando simplesmente proporcionar um perspectiva global, completa e coerente do objecto de estudo. Entre os estudos de caso encontram-se naturalmente trabalhos com características muito desiguais. É importante discutir porque definir critérios de qualidade e como aplicá-los. Assim, o artigo conclui com o enunciado de diversos critérios e com algumas considerações sobre os trabalhos recentemente realizados no nosso país.
Palavras-chave: Estudo de caso. Metodologia de investigação. Investigação interpretativa.
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1023 0 bytes Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
O estágio supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor |
Versão: Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
JANUÁRIO, Gilberto.
O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. Por meio da observação, da participação e da regência, o licenciando poderá refletir sobre e vislumbrar futuras ações pedagógicas. Assim, sua formação tornar-se-á mais significativa quando essas experiências forem socializadas em sua sala de aula com seus colegas, produzindo discussão, possibilitando uma reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando, dessa forma, “um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem [e] a função do educador” (PASSERINI, 2007, p. 32). Esta Comunicação Oral visa apresentar as contribuições do Estágio Supervisionado à prática pedagógica do professor de Matemática e, para isso, volto meu olhar para a experiência que tive na UnG.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Formação de Professor. Prática Pedagógica. Narrativa.
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120450 0 bytes UnG- Universidade de Guarulhos http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
O ensino de geometria não euclidiana na educação básica |
Versão: PDF Atualização: 20/6/2013 |
Descrição:
CARVALHO, Maria Aparecida da Silva de; TUCCI, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho
O presente trabalho apresenta considerações sobre a aprendizagem das Geometrias não – Euclidianas, em particular da Geometria Esférica, obtidas a partir de uma pesquisa aplicada a alunos do Ensino Fundamental e Médio de um Colégio Estadual Público da cidade de Londrina, cujo objetivo foi investigar a possibilidade de inserir no currículo de Matemática, a partir da 5ª série do Ensino Fundamental, tópicos relacionados a outras Geometrias, além da Euclidiana, conforme proposta das Diretrizes da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná (SEED, 2009).
Palavras chave: Educação Matemática. Ensino de geometria. Geometria não euclidiana. Educação básica.
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2307 0 bytes CIAEM http://www.cimm.ucr.ac.cr/ocs/index.php/xiii_ciaem/index |
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