Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Trigonometria, cálculo, ensino e aprendizagem Popular Versão: PDF
Atualização:  26/12/2013
Descrição:
MIRANDA, Steffani Maiara Colaço; PADILHA, Susana Lazzaretti; CIANI, Andréia Büttner

Neste pôster abordamos as nossas dificuldades no curso de Licenciatura em Matemática advindas da disciplina Cálculo I. Percebemos que grande parte delas é oriunda dos conhecimentos superficiais em Trigonometria apreendidos durante a vida escolar. Nossas experiências como alunas de Ensino Médio geraram dificuldades na Graduação. O estudo e reflexão de nossas dificuldades, experiências no curso e a participação no PIBID vieram a fazer com que nos debruçássemos a estudar Trigonometria, e a refletir sobre as formas de ensiná-la. A História da Matemática pode ser vista como uma fonte motivadora para a aprendizagem, e geradora de situações problemas para o ensino. Primeiramente concluímos que uma abordagem mais completa sobre tópicos da Trigonometria se faz necessária antes da vida acadêmica em Ciências, Matemática, Engenharia ou Física. Na tentativa de sintetizar a relação mais íntima entre o Cálculo e a Trigonometria esbarramos nos significados de tangente, coeficiente angular, inclinação e ângulo.

Palavras-chave: Ensino de Trigonometria. História da Trigonometria. Tangente. Ensino de Cálculo. Coeficiente Angular.

Downloads 3126  3126  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  XI ENEM   Site http://enem2013.pucpr.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Educação Matemática em escolas rurais do Oeste Paulista Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; MARTINS, Maria Ednéia.

Esse artigo é resultado de investigação em que se buscou estudar a formação e atuação de professores e alunos de escola rural no oeste paulista nas décadas de 1950 a 1970, reconstituindo parte do cenário educacional, a partir do qual torna-se possível apontar questões referentes à Educação Matemática, nossa área específica de pesquisa. Julgamos a constituição desse cenário como tendo fundamental importância para a compreensão da educação no meio rural, uma vez que poucos são os estudos realizados nessa área.

Downloads 2944  2944  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Narrativas Educativas e Percursos ee Formação e (Auto)Formação de Professores que Ensinam Matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.; TINTI, D. S. e JANUARIO, G. Narrativas Educativas e percursos de formação e (auto)formação de professores que ensinam Matemática. In: Encontro Paulista de Educação Matemática, 10. Anais... X EPEM: Os (des)caminhos da Educação Continuada de Professores que ensinam Matemática no Estado de São Paulo. São Carlos: SBEM/SBEM-SP, 2010, p. 1-13. (ISBN 978- 85-98092-12-6)

Este trabalho visa evidenciar tendências, desafios e perspectivas em Educação Matemática a partir da análise de narrativas que descrevem percursos de formação e (auto)formação de três docentes que atuam em diferentes níveis e modalidades de ensino. Considerando as narrativas enquanto forma de leitura e produção do conhecimento da/e sobre a prática docente, buscamos discutir aspectos teóricos e práticos relacionados à constituição pessoal e profissional de professores que ensinam Matemática. A partir das narrativas da memória escolar e suas relações com a aprendizagem da prática docente, foi possível discutir conceitos referentes à constituição profissional, formação, autoformação e saberes da docência e, assim, apreender de que forma nos tornamos professores que ensinam Matemática; quais as relações que se estabelecem entre a vivência pessoal – conhecimento de si – no processo de formação e suas implicações com o trabalho docente. Os resultados da pesquisa estruturam-se, portanto, no entendimento de que a singularidade e a subjetividade das narrativas possibilitam ao sujeito em formação, a partir de um trabalho sobre sua memória, lembrar e, de forma visceral, relacionar diferentes dimensões e saberes da aprendizagem e da prática profissional. Enquanto desdobramento dos resultados obtidos a partir do entrecruzamento e análise das narrativas evidenciou-se que as tendências em Educação Matemática, desenvolvidas no âmbito da pesquisa no Ensino Superior, influenciam as práticas educativas nos diferentes níveis e modalidades de formação.

Palavras-chave: Narrativas Educativas. Formação Docente. Ensino de Matemática. Prática Reflexiva.

Downloads 2934  2934  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma X Epem  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Pesquisas sobre Educação de Jovens e Adultos no âmbito da Educação Matemática: um olhar para o que  Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
SANTANA , Katia Cristina Lima; FREITAS , Adriano Vargas; Gilberto Januario; BUENO, Simone; TRALDI JÚNIOR, Armando

Neste artigo, apresentamos parte de um estudo desenvolvido no projeto de pesquisa “O Currículo de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: dos intervenientes curriculares à prática em sala de aula”. Para este estudo, fizemos um mapeamento de pesquisas realizadas com a temática EJA, em Educação Matemática, em programas de pós-graduação, periódicos e anais de eventos da área. O olhar para as produções foi direcionado por duas categorias de análise: uma (i) em relação ao objeto de pesquisa, estratégias e métodos utilizados, e ao olhar do pesquisador em analisar e interpretar as informações coletadas, e a outra (ii) em relação à fundamentação teórica e as considerações dos pesquisadores-autores. A análise dos dados coletados nos mostrou o desenvolvimento crescente de pesquisas na área da educação de pessoas jovens e adultas, principalmente nas temáticas didática e resolução de problemas, e um número reduzido de estudos a respeito do desenvolvimento curricular de Matemática para esse alunado.

Palavras-chave: Pesquisas em EJA. Desenvolvimento Curricular. Educação Matemática.

Downloads 2921  2921  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma .  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O Trabalho Docente com Geometria Dinâmica em uma Perspectiva Investigativa Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Silva, Guilherme Henrique Gomes da

Na sociedade atual, a tecnologia invade nossas vidas das mais diferentes formas e nos mais diferentes lugares, estando inserida em praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Mas como anda o currículo das escolas? O ensino e aprendizagem estão acompanhando esta evolução? O professor está preparado para enfrentar as mudanças provocadas pela Tecnologia da Informação e Comunicação? Consideramos que a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) deve estar presente no cotidiano das salas de aula em todos os níveis de educação. No entanto, sabemos que isso não é algo simples de ocorrer. É preciso mais pesquisas que revelem os aspectos envolvidos numa implementação dessa natureza. É sobre isso que trata o projeto de pesquisa de mestrado aqui apresentado. A problemática da pesquisa está relacionada ao uso de TIC em Educação Matemática. Mais especificamente, seu foco é analisar as potencialidades do uso de um software de Geometria Dinâmica como uma das possíveis ferramentas para o ensino e aprendizagem de Geometria. Trata-se do software Geogebra. Para isso, a questão que direciona a pesquisa é a seguinte: “Que elementos do trabalho docente podem potencializar o trabalho da Geometria Dinâmica, através do software Geogebra, numa perspectiva investigativa?" Pretendemos verificar como um grupo de estudo, formado por professores ou futuros professores, se apropria do software Geogebra, de forma a inseri-lo em sua prática docente. Interessa-nos saber quais as potencialidades que o grupo atribuirá a esse software no estudo da Geometria no Ensino Fundamental e Médio. Também faz parte de nossos objetivos, conhecer a natureza das dificuldades que surgirão durante o estudo do software, preparação de atividades e aplicação em sala de aula. Traremos mais adiante alguns detalhes do software Geogebra, sobre o que entendemos por uma perspectiva investigativa e dos procedimentos metodológicos que utilizaremos na seguinte pesquisa.

Downloads 2913  2913  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Dois estudos em História Oral e Educação Matemática: contribuições para pensar a formação de Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
SILVA, Heloísa da; ROLKOUSKI, Emerson; GARNICA, Antonio Vicente Marafioti.

A epígrafe deste trabalho não é um mero recurso de estilo, um elemento gratuito. Ele resume, de forma simples, objetiva e direta, a intenção primeira deste trabalho: apresentar duas pesquisas específicas que têm, como solo comum, a formação de professores de Matemática e que, em sua elaboração, dialogaram com bibliografia, fontes e recursos metodológicos pouco usuais em Educação Matemática. Ambos os trabalhos, pautados nos parâmetros metodológicos da História Oral, promovem interlocuções com áreas distintas e elaboram suas compreensões sobre essa complexa trama que é a formação de professores a partir de depoimentos coletados com professores de Matemática. O que diz respeito à formação desse professor de Matemática, aprenda desse professor de Matemática que se forma em cursos de graduação, em atividades de formação continuada, em suas práticas cotidianas e, nessas instâncias de formação, vai se constituindo no professor de matemática que é, segundo suas perspectivas, dificuldades, lacunas de formação, sucessos e fracassos, casos e descasos.

Downloads 2893  2893  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!História, sensos matemáticos e constructos reflexivos matremáticos: questões sobre Eduação Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SOUZA, Antonio Carlos Carrera de

Este artigo busca na História da Matemática, Psicologia e Antropologia os fundamentos para estabelecer um paradigma epistemológico para a Educação Matemática. Propõe que, através dos Sensos Matemáticos e dos Constructos Reflexivos Matemáticos, recupera­-se historicamente a abordagem externalista em contraposição à abordagem internalista da Matemática. Para tanto, indica que a ciência é entendida como a sensata experiência acompanhada da matematização necessária.

Downloads 2886  2886  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Do mito da Geometria Euclidiana ao ensino das Geometrias Não Euclidianas Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
BARRETO, Mylane dos Santos; TAVARES, salvador

Das tentativas frustradas de provar que o quinto postulado de Euclides era um teorema, surgiram as Geometrias Não Euclidianas. Com os quatro primeiros postulados de Euclides e a negação do quinto, surgiram outras Geometrias cujos postulados são possíveis em modelos planos que são tão consistentes quanto o da Geometria Euclidiana. Neste artigo são apresentados os modelos, postulados e conceitos da Geometria Elíptica e Geometria Hiperbólica. Além disso, é discutido o ensino dessas Geometrias.

Palavras-chave: Geometria Euclidiana. Quinto postulado de Euclides. Ensino e aprendizagem de Geometrias Não Euclidianas.

Downloads 2806  2806  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VÉRTICES  Site http://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora! Modelagem Matemática: Experiências Vividas Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: Analecta Guarapuava, Paraná v. 6 n. 2 p. 33-48 jul/dez. 2005

BURAK, Dionísio

Este trabalho retrata o percurso que contribuiu para a constituição da concepção de Modelagem Matemática, atualmente difundida, proveniente das experiências vividas ao longo de 18 anos, trabalhando com professores da Educação Básica, das redes estadual, municipal e particular de ensino. Descreve os primeiros passos, as primeiras ideias de encaminhamentos da Modelagem Matemática como alternativa para o ensino de Matemática e apresenta como questão norteadora: quais os efeitos da aplicação da Modelagem Matemática, que tem como princípio partir do interesse do aluno, na postura do professor e para a aprendizagem dos conteúdos matemáticos pelos alunos? Com base nos depoimentos de professores e alunos envolvidos nas experiências com essa forma de conceber o ensino de Matemática, nos últimos 18 anos no trabalho com a Modelagem Matemática, faz as discussões e apresenta alguns resultados.

Palavras-chave: Educação. Ensino. Matemática. Modelagem matemática. Metodologia.

Downloads 2704  2704  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Analecta  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Temas político-sociais no ensino da Matemática Popular Versão: 
Atualização:  10/4/2008
Descrição:
UENO, Renata; MORAES, Mara Sueli Simão

Este trabalho teve como objetivo propiciar condições para a aprendizagem de conceitos matemáticos e verificar se o conteúdo Estatística, abordado por meio da análise de tabelas e gráficos, trabalhado em grupos cooperativos, por intermédio da resolução de Problemas Ampliados por Temas Transversais/Político-Sociais, pode contribuir para a transformação do ensino e aprendizagem desse conteúdo e para a formação de seres humanos comprometidos com os aspectos políticos, culturais, sociais e ambientais da sociedade em que vivem.

Palavras-chave: Temas transversais. Político-sociais. Grupos co-operativos. Problemas ampliados.

Downloads 2623  2623  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciênc. educ. (Bauru), maio/ago. 2007, v.13, n.2  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »