Categoria: Matemática Artigos |
A prática docente do professor de Matemática: marcas das concepções do livro didático |
Versão: Atualização: 16/5/2013 |
Descrição:
DAMAZIO, Ademir Esse artigo traduz alguns aspectos que marcam o papel do livro didático na formação das concepções educativas dos professores de Matemática do ensino. Para tal, a referência foi aqueles adotados no ensino fundamental - 5ª e 8ª série – em escolas da cidade de Criciúma, localizada no Sul do Estado de Santa Catarina, no período de 1964 a 1996. O enfoque é a revelação das concepções no momento da mudança depois de um certo período de adoção de um determinado livro. Nesse sentido, são consideradas as características da apresentação dos conteúdos e das atividades propostas aos alunos, à luz de três categorias: conhecimento reprodutivo, conhecimento criativo-reprodutor, conhecimento emancipador, tendo como referência o conceito de potenciação e equação do 2º grau. A troca de livro didático pelo professor, no período em estudo, é impulsionada apenas pela oportunidade que proporciona os órgãos governamentais em detrimento de uma necessidade advinda da reflexão/ação sobre a prática docente. Por isso, um novo livro didático tem de apresentar características mais próximas daquele adotado anteriormente. Isso significa que a proposta educativa relacionada à Matemática que permeou e se faz presente nos meios escolares em questão é eminentemente reprodutora.
Palavras-chave: Livro didático. Professor. Matemática.
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3659 0 bytes Revemat, V1.2, p. 14-25, UFSC http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Reflexões Sobre o uso de um Método Diferenciado na Aprendizagem da Operação Divisão |
Versão: pdf Atualização: 16/5/2013 |
Descrição:
Publicado em: VI Simposio de Educación Matemática/2005.
ABDALLA MARTINS, Maria Sara
O presente estudo teve como objetivo verificar se a utilização de um método diferenciado para ensinar divisão influenciava o desempenho dos alunos na solução de problemas matemáticos. Foram sujeitos desta pesquisa 47 alunos pertencentes a duas terceiras séries do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior do estado de São Paulo, Brasil. Uma das classes foi denominada grupo experimental e submetida ao método diferenciado de ensino que tinha por base princípios construtivistas. A outra classe, denominada grupo controle, foi submetida à forma convencional de ensino. Inicialmente, aplicou-se um questionário para sondagem de aspectos pessoais, culturais e pedagógicos ligados à Matemática, visando conhecer as peculiaridades do universo dos sujeitos que fariam parte do estudo. Aplicou-se um pré-teste com cinco problemas matemáticos que envolviam a operação divisão, os sujeitos demonstraram, como esperado, que quase nada sabiam sobre esse assunto (Grupo Experimental: M=1,30 e dp =2,05 e Grupo de Controle: M=1,08 e dp=1,95). Após um período correspondente a dez aulas duplas sobre divisão, aplicou-se um pós-teste contendo os mesmos problemas do pré-teste. Os resultados evidenciaram uma diferença estatística não significativa na comparação entre as médias das notas do pré-teste e do pós-teste para os dois grupos, revelando um baixo nível de aprendizado (Grupo Experimental: M =1,95 e dp =1,69 e Grupo de Controle: M=1,95 e dp=2,59). Analisando fatores que poderiam ter ocasionado este resultado negativo, levantou-se a hipótese de que os sujeitos tivessem encontrado dificuldades para interpretar o enunciado das situações-problema. Para verificar a validade desta hipótese optou-se por aplicar um teste matemático que exigisse apenas o domínio do algoritmo da divisão. Os resultados demonstraram que houve uma melhoria nos dois grupos, entretanto, a média das notas do grupo experimental se situou em torno do dobro da média das notas do grupo controle, revelando uma diferença estatística significativa (p =0,013). Acredita-se que a diferença de rendimento apresentada pelo grupo experimental deva ser atribuída à metodologia diferenciada que eles tiveram oportunidade de vivenciar. Acredita-se, também, que a dificuldade de interpretação e compreensão do enunciado do problema tenha ocasionado o resultado inesperado apresentado pelos alunos dos dois grupos pesquisados. Dessa forma, sugere-se que a escola enfatize o trabalho com problemas destacando a tradução da linguagem natural para a linguagem matemática e realize também um trabalho contínuo de leitura, compreensão e interpretação de textos diversos.
Palavras-chave: Solução de problemas. Matemática. Metodologias educativas. Operação divisão.
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3630 0 bytes VI Simposio de Educación Matemática http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Grupo de estudos curriculares em Educação Matemática |
Versão: Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; KAIBER, Carmen Teresa et al.
A educação deve provocar aprendizagem como atividade permanente, levando o sujeito a sua autonomia moral e o currículo escolar deve deixar transparecer através de seus objetivos, metodologias e procedimentos a importância da educação para a prática em uma sociedade cada vez mais exigente. Com a preocupação de investigar, refletir, analisar e levantar indicadores para uma educação matemática com um currículo que atenda às necessidades dos alunos da educação básica, formou-se o grupo de estudos curriculares em Educação Matemática, que congrega pesquisadores de três países latino americanos, Brasil, Bolívia e Venezuela. O grupo entende que é de grande importância a divulgação do trabalho que está desenvolvendo, bem como, as investigações que estão sendo realizadas para que seja possível aprofundar e ampliar as discussões em torno do tema, visando a implementação de um grupo de discussão maior sobre a formação de professores de Matemática na América Latina e como esta formação influencia o trabalho pedagógico de sala de aula, objetivando atuar nesse campo de pesquisa com alternativas viáveis, que atendam as necessidades dos países latinos e que venham a qualificar a Educação Matemática com resultados significativos para a população.
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3426 0 bytes Ulbra http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Xadrez chinês |
Versão: Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
SILVA, Aparecida Francisco da; KODAMA, Hélia MaticoYano
As autoras buscam mostrar como o uso do jogo xadrez chinês pode tornar-se um recurso enriquecedor especialmente no sentido de propor algumas atividades motivadoras para o estudo de tópicos de geometria, combinatória ou progressões aritméticas. No entanto, destacamos que o uso de jogos em sala de aula deve resultar da reflexão do professor sobre qual jogo usar, como usar, qual o melhor momento de inseri-lo em sala de aula e como explorá-lo educacionalmente, ou seja, com que objetivo. Vale destacar que não pretendemos esgotar todas as possibilidades, apenas apresentar um conjunto de atividades recreativas que organizamos no desenvolvimento do projeto “Jogos no Ensino da Matemática”, junto ao Núcleo de Ensino da Unesp, Campus de São José do Rio Preto.
Palavras-chave: Jogo no ensino. Xadrez chinês.
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3307 0 bytes Unesp http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Discutindo resolução de problemas e exploração-investigação matemática: reflexões para o ensino de m |
Versão: Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
LAMONATO, Maiza e PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion
A resolução de problemas é tema central quando o assunto é ensinar Matemática nos diversos níveis de escolaridade. Por sua vez, a exploração-investigação matemática, no contexto brasileiro, tem despertado crescente interesse em pesquisadores e professores que ensinam Matemática. Contudo, tanto uma como outra são apresentadas sob diversos entendimentos e possibilidades, permitindo novas discussões e reflexões. Este artigo analisa aproximações e distanciamentos entre resolução de problemas e exploração-investigação matemática, apontando contribuições de ambas para a Matemática escolar. Tomando como objeto de discussão a literatura de educação matemática, tais aproximações ou distanciamentos são delineados à medida que são discutidos os diversos entendimentos para as duas abordagens. As contribuições para o ensino de Matemática dependem das possibilidades geradas na sala de aula, e tanto a resolução de problemas quanto a exploração-investigação matemática podem ser promissoras para a construção de conhecimentos, mas não para sua apropriação como algo pronto e acabado.
Palavras-chave: Resolução de problemas. Exploração-investigação matemática. Ensino de matemática.
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3282 0 bytes zetetiké – FE/Unicamp – v. 19, n. 36–jul/dez 2011 http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Razões trigonométricas no triângulo retângulo: uma experiência diferente |
Versão: PDF Atualização: 26/12/2013 |
Descrição:
CUNHA, Márcia Loureiro da
Este trabalho consiste no relato de uma experiência sobre o ensino e a aplicação prática das razões trigonométricas no triângulo retângulo realizado com os alunos de uma turma de sétima série, do Ensino Fundamental, de uma escola da rede estadual de ensino, no município de Canoas, Rio Grande do Sul. Propôs-se aos alunos a tarefa de calcular a medida da altura de alguns elementos presentes no terreno da escola, de acordo com seus interesses, a partir das medidas de ângulos e distâncias por eles obtidas, durante uma pesquisa de campo.Nessa proposta de trabalho, além dos instrumentos de medição de ângulos e distâncias, teodolito e trena (ou metro), utilizados na etapa de pesquisa e coleta de dados, foi adotado como recurso didático digital o software GeoGebra, programa de geometria dinâmica, para implementação e modelagem das situações abordadas.Ao final dessa experiência, pode-se observar pela reação dos alunos, a importância de um tratamento diferenciado dado aos conteúdos matemáticas, dentro e fora da sala de aula e o quanto esse tipo de metodologia pode contribuir para o processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Educação Matemática. Experimentação. Sala de aula. Software no ensino.
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3176 0 bytes X ENEM http://www.lematec.net/CDS/ENEM10/ |
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