Categoria: Matemática Artigos |
Razões trigonométricas no triângulo retângulo: uma experiência diferente |
Versão: PDF Atualização: 26/12/2013 |
Descrição:
CUNHA, Márcia Loureiro da
Este trabalho consiste no relato de uma experiência sobre o ensino e a aplicação prática das razões trigonométricas no triângulo retângulo realizado com os alunos de uma turma de sétima série, do Ensino Fundamental, de uma escola da rede estadual de ensino, no município de Canoas, Rio Grande do Sul. Propôs-se aos alunos a tarefa de calcular a medida da altura de alguns elementos presentes no terreno da escola, de acordo com seus interesses, a partir das medidas de ângulos e distâncias por eles obtidas, durante uma pesquisa de campo.Nessa proposta de trabalho, além dos instrumentos de medição de ângulos e distâncias, teodolito e trena (ou metro), utilizados na etapa de pesquisa e coleta de dados, foi adotado como recurso didático digital o software GeoGebra, programa de geometria dinâmica, para implementação e modelagem das situações abordadas.Ao final dessa experiência, pode-se observar pela reação dos alunos, a importância de um tratamento diferenciado dado aos conteúdos matemáticas, dentro e fora da sala de aula e o quanto esse tipo de metodologia pode contribuir para o processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Educação Matemática. Experimentação. Sala de aula. Software no ensino.
|
3136 0 bytes X ENEM http://www.lematec.net/CDS/ENEM10/ |
Categoria: Matemática Artigos |
Quadrados mágicos: uma proposta de aprendizagem com enfoque etnomatemático |
Versão: Atualização: 9/5/2012 |
Descrição:
JANUARIO, Gilberto
O presente trabalho é parte de um projeto de intervenção pedagógica com enfoque etnomatemático que se encontra em andamento. Propomos o tema Quadrados Mágicos por possibilitar um estudo da história, da cultura e dos mitos das primeiras civilizações que utilizaram este artefato e, assim, propiciar ao aluno uma visão de que a Matemática não é uma ciência fechada e pronta. Do nosso ponto de vista, o conhecimento é concebido em todos os momentos, dentro e fora da escola; porém, "ao chegar à escola, normalmente existe um processo de aprimoramento, transformação e substituição dessas raízes". (D´AMBROSIO, 1995, p. 17). Acreditamos que trabalhar a Matemática a partir das vivências do aluno ou de um determinado grupo seja um recurso facilitador da aprendizagem, mesmo porque a "etnomatemática [...] restabelece a matemática como natural e espontânea"(RIBEIRO e NAZARETH, 2004). Nesse sentido, esperamos que a partir dessa proposta o aluno passe de receptor para tornar-se protagonista do processo de aprendizagem matemática.
Palavras-chave: Quadrados mágicos. Etnomatemática. Aprendizagem. História. Cultura.
|
13251 0 bytes Pluridoc. http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Práticas da Matemática Moderna no curso de licenciatura: uma perspectiva histórico-cultural. |
Versão: Atualização: 9/5/2012 |
Descrição:
PINTO, Neusa Bertoni e SOARES, Elenir Terezinha Paluch.
O presente estudo, parte da pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação –Mestrado em Educação – da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, tem como objetivo compreender as finalidades das práticas de Matemática Moderna efetivadas no curso de Licenciatura em Matemática em uma instituição de ensino superior no interior paranaense, turma-1970-1973, período em que o Movimento da Matemática Moderna encontrava-se em plena expansão nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. O estudo, de abordagem histórica, utiliza conceitos da história cultural, referenciados em Chervel ( 1990), Certeau ( 1989) e Julia ( 2001). As práticas pedagógicas de Matemática Moderna, vivenciadas no curso investigado, foram caracterizadas a partir dos dados obtidos nos arquivos da instituição, em documento escolar fornecido por licenciando, ex-aluno do curso investigado, contendo anotações de aulas, conteúdos e exercícios desenvolvidos em sala de aula na disciplina Fundamentos da Matemática Elementar, além de depoimentos de ex-alunos da referida turma. Nas análises são contemplados os conteúdos de Matemática Moderna priorizados pelo professor formador, a bibliográfica recomendada aos licenciandos, o material didático utilizado nas aulas e os procedimentos didático-metodológicos. As análises preliminares apontam que a Matemática Moderna foi introduzida no curso de Licenciatura pela disciplina Fundamentos da Matemática Elementar, orientada por uma concepção formalista de ensino de Matemática, com a finalidade de repassar e ampliar a compreensão dos modernos conteúdos matemáticos trazidos pelo movimento, contribuindo para o melhor desempenho docente dos formandos, professores que na época já se encontravam em exercício nas escolas de primeiro e segundo graus do estado do Paraná.
Palavra chave : Licenciaturas. Práticas pedagógicas. Matemática moderna.
|
1056 0 bytes PUCPR http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Prática de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática |
Versão: pdf Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.6, p.67-77, UFSC: 2009
GAERTNER, Rosinete e OECHSLER, Vanessa
O artigo apresenta a trajetória histórica da prática de ensino e estágio supervisionado na legislação da educação brasileira. Busca ainda compreender as mudanças ocorridas no currículo e no papel da prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores de Matemática nos últimos quarenta anos, tendo por base a análise das atividades de estágio no curso de Matemática da Universidade Regional de Blumenau, criado em 1968. Para isso, destaca fatos históricos e aspectos legais relativos à prática de ensino e a realização de estágio, apresenta e interpreta os dados da investigação de campo, concluindo ser fundamental a conexão entre teoria e prática, ação e reflexão na formação inicial do educador.
Palavras-chave: Prática de Ensino. Estágio. Legislação. Formação de Professores. Matemática.
|
1450 0 bytes Revemat http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Potenciar a utilização de recursos no ensino e aprendizagem da Matemática a partir da reflexão sobre |
Versão: pdf Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.1, p.39-52, UFSC: 2009.
VIEIRA. Celina Tenreiro
Assumindo que na formação de professores de Matemática, os recursos em contexto das práticas, devem ser um foco de atenção, no presente artigo foca-se o trabalho desenvolvido com professores envolvidos no Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Português. Neste contexto, a ênfase na dimensão dos recursos orientou-se, sobretudo, para a problematização e reflexão sobre recursos usados pelos professores na aula de Matemática. Decorrente desse processo de reflexão partilhada, perspectivaram-se outros modos de exploração de tais recursos, no contexto do ensino e aprendizagem da Matemática, para promover a sua eficácia didáctica.
Palavras-chave: Formação de professores. Recursos no ensino e aprendizagem da matemática. Ensino Básico.
|
629 0 bytes Revemat http:// |
|