Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Resolução de problemas Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto

Este texto pretende provocar reflexões, principalmente para aqueles que lecionam Matemática em qualquer dos níveis escolares. No início questiona-se o que vem a ser um problema, em seguida são apresentadas algumas considerações sobre o uso da história da matemática associada à resolução de problemas. Ao longo do texto o conteúdo matemático varia desde considerações sobre o sinal de igualdade e uma das operações elementares até relações de equivalência ou a álgebra usualmente estudada nas sétimas séries. Talvez provoque algum incômodo o fato de que não é dada uma “solução definitiva” a nenhuma das questões... mas é isso o que se deseja: que as questões se tornem problemas para os professores.

Downloads 2152  2152  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Relação com o saber: alunos de um curso de Matemática e a Matemática básica Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
PIRES, Magna Natalia Marin; VIANNA, Carlos Roberto.

Este trabalho é parte de uma pesquisa realizada no Programa de Mestrado em Educação da UFPR e apresenta perspectivas um tanto diferentes no que diz respeito à análise dos problemas dos alunos na escola. O objetivo é verificar, com base na abordagem Relação com o Saber do francês Bernard Charlot, algumas das relações que os alunos de um curso de Licenciatura em Matemática mantêm com o saber matemático, situando-os em sua relação com a instituição e o curso que frequentam. Essa abordagem considera a história do aluno, especialmente sua singularidade, contribuindo para uma melhor compreensão das relações do aluno com os saberes. Os participantes deste estudo são alunos do 3º ano do Curso de Licenciatura em Matemática de 2002, da Universidade Estadual de Londrina. Os elementos colhidos para a realização da análise das relações desses alunos com os saberes são provenientes da produção dos alunos em uma prova de matemática e de entrevista realizada com os mesmos. A prova contém questões consideradas de Matemática Básica e a entrevista compôs-se de duas etapas, uma na qual os alunos justificaram sua produção nas questões da prova e outra em que eles relataram sua trajetória no curso que frequentam. Para esta apresentação selecionou-se a resolução e justificativa de um aluno numa das questões da prova.

Palavras-chave: Relação com o saber. Alunos do curso de Matemática. Educação Matemática.

Downloads 5061  5061  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Registros de representação semiótica, tarefas e análise de dados: articulações em torno do currículo Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. 90 V4.8, p.90-113, UFSC: 2009

COLOMBO, Janecler Aparecida Amorin; BUEHRING, Roberta Schnorr e MORETTI, Méricles Thadeu

Neste artigo procuramos investigar a possibilidade de que os registros de representação semiótica dos objetos matemáticos, em particular, aqueles relacionados à Análise de Dados possam ser explicitados nos currículos de Matemática. Com esse propósito buscamos desenvolver um ensaio de uma proposta curricular para o ensino básico que articule os objetos matemáticos às diferentes representações semióticas em diferentes tarefas escolares. Para a realização desta pesquisa tomamos por base os registros de representações semiótica de Duval, a ideia do currículo em rede de Pires e o estudo sobre a diversidade e natureza das tarefas escolares em Ponte.

Palavras-chave: Registros de representação semiótica. Análise de Dados. Tarefas Escolares. Currículo de Matemática.

Downloads 2024  2024  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Razões trigonométricas no triângulo retângulo: uma experiência diferente Popular Versão: PDF
Atualização:  26/12/2013
Descrição:
CUNHA, Márcia Loureiro da

Este trabalho consiste no relato de uma experiência sobre o ensino e a aplicação prática das razões trigonométricas no triângulo retângulo realizado com os alunos de uma turma de sétima série, do Ensino Fundamental, de uma escola da rede estadual de ensino, no município de Canoas, Rio Grande do Sul. Propôs-se aos alunos a tarefa de calcular a medida da altura de alguns elementos presentes no terreno da escola, de acordo com seus interesses, a partir das medidas de ângulos e distâncias por eles obtidas, durante uma pesquisa de campo.Nessa proposta de trabalho, além dos instrumentos de medição de ângulos e distâncias, teodolito e trena (ou metro), utilizados na etapa de pesquisa e coleta de dados, foi adotado como recurso didático digital o software GeoGebra, programa de geometria dinâmica, para implementação e modelagem das situações abordadas.Ao final dessa experiência, pode-se observar pela reação dos alunos, a importância de um tratamento diferenciado dado aos conteúdos matemáticas, dentro e fora da sala de aula e o quanto esse tipo de metodologia pode contribuir para o processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Educação Matemática. Experimentação. Sala de aula. Software no ensino.

Downloads 3136  3136  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma X ENEM  Site http://www.lematec.net/CDS/ENEM10/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Raciocínio heurístico e a resolução de problemas Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
GONÇALVES, José Lafayette de Oliveira

Não existe uma única maneira correta de ensinar a resolver problemas e seria presunção de minha parte recomendar pelo menos uma. Existem tantas maneiras de ensinar com sucesso o aluno a pensar matematicamente, como existem professores de talento. Os métodos empregados em sala de aula são uma questão de estilo pessoal. O que funciona com um professor, pode ser que com outro tenha que ser modificado. As ideias e sugestões que apresento neste artigo sempre funcionaram razoavelmente, na minha caminhada como educador matemático. Estudando-as com atenção e rigor, pode ser que seja possível ao leitor adaptá-las ao seu trabalho docente.

Palavras-chave: Raciocínio. Heurística, problemas rotineiros e não rotineiros e investigação.

Downloads 16704  16704  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Reuni – Revista Unijales / Edição 1 / Nº 1 / ano I  Site http://www.reuni.pro.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Quadrados mágicos: uma proposta de aprendizagem com enfoque etnomatemático Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
JANUARIO, Gilberto

O presente trabalho é parte de um projeto de intervenção pedagógica com enfoque etnomatemático que se encontra em andamento. Propomos o tema Quadrados Mágicos por possibilitar um estudo da história, da cultura e dos mitos das primeiras civilizações que utilizaram este artefato e, assim, propiciar ao aluno uma visão de que a Matemática não é uma ciência fechada e pronta. Do nosso ponto de vista, o conhecimento é concebido em todos os momentos, dentro e fora da escola; porém, "ao chegar à escola, normalmente existe um processo de aprimoramento, transformação e substituição dessas raízes". (D´AMBROSIO, 1995, p. 17). Acreditamos que trabalhar a Matemática a partir das vivências do aluno ou de um determinado grupo seja um recurso facilitador da aprendizagem, mesmo porque a "etnomatemática [...] restabelece a matemática como natural e espontânea"(RIBEIRO e NAZARETH, 2004). Nesse sentido, esperamos que a partir dessa proposta o aluno passe de receptor para tornar-se protagonista do processo de aprendizagem matemática.

Palavras-chave: Quadrados mágicos. Etnomatemática. Aprendizagem. História. Cultura.

Downloads 13251  13251  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pluridoc.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Problemas de estrutura aditiva: análise da resolução de alunos de 3ª série do ensino fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.1, p.5-17, UFSC: 2009.

GUIMARÃES, Sheila Denize

O presente estudo teve como objetivo geral analisar a resolução de problemas de estrutura aditiva de alunos de 3ª séries do ensino fundamental, visando identificar que tipos de problemas apresentam dificuldades para os alunos. Os sujeitos dessa pesquisa foram alunos de duas escolas particulares e uma escola pública de Campo Grande/M.S. Verificou-se que o grau de dificuldade passou a ser maior quando os problemas: 1) apresentavam incongruência entre a operação a ser realizada e os verbos ou expressões portadoras de informação; 2) não buscavam os estados (inicial, intermediário ou final), mas sim as relações ou transformações; 3) exigiam inversão da sequência temporal. Acredita-se que o professor tem um papel fundamental na superação de tais dificuldades, quando entende que os problemas visam à construção dos conceitos e que a operacionalidade desses deve ser provada diante de situações variadas.

Palavras-chave: Resolução de problemas. Estrutura aditiva. Ensino Fundamental de Matemática.

Downloads 913  913  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Práticas da Matemática Moderna no curso de licenciatura: uma perspectiva histórico-cultural. Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
PINTO, Neusa Bertoni e SOARES, Elenir Terezinha Paluch.

O presente estudo, parte da pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação –Mestrado em Educação – da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, tem como objetivo compreender as finalidades das práticas de Matemática Moderna efetivadas no curso de Licenciatura em Matemática em uma instituição de ensino superior no interior paranaense, turma-1970-1973, período em que o Movimento da Matemática Moderna encontrava-se em plena expansão nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. O estudo, de abordagem histórica, utiliza conceitos da história cultural, referenciados em Chervel ( 1990), Certeau ( 1989) e Julia ( 2001). As práticas pedagógicas de Matemática Moderna, vivenciadas no curso investigado, foram caracterizadas a partir dos dados obtidos nos arquivos da instituição, em documento escolar fornecido por licenciando, ex-aluno do curso investigado, contendo anotações de aulas, conteúdos e exercícios desenvolvidos em sala de aula na disciplina Fundamentos da Matemática Elementar, além de depoimentos de ex-alunos da referida turma. Nas análises são contemplados os conteúdos de Matemática Moderna priorizados pelo professor formador, a bibliográfica recomendada aos licenciandos, o material didático utilizado nas aulas e os procedimentos didático-metodológicos. As análises preliminares apontam que a Matemática Moderna foi introduzida no curso de Licenciatura pela disciplina Fundamentos da Matemática Elementar, orientada por uma concepção formalista de ensino de Matemática, com a finalidade de repassar e ampliar a compreensão dos modernos conteúdos matemáticos trazidos pelo movimento, contribuindo para o melhor desempenho docente dos formandos, professores que na época já se encontravam em exercício nas escolas de primeiro e segundo graus do estado do Paraná.

Palavra chave : Licenciaturas. Práticas pedagógicas. Matemática moderna.

Downloads 1056  1056  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUCPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Prática de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.6, p.67-77, UFSC: 2009

GAERTNER, Rosinete e OECHSLER, Vanessa

O artigo apresenta a trajetória histórica da prática de ensino e estágio supervisionado na legislação da educação brasileira. Busca ainda compreender as mudanças ocorridas no currículo e no papel da prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores de Matemática nos últimos quarenta anos, tendo por base a análise das atividades de estágio no curso de Matemática da Universidade Regional de Blumenau, criado em 1968. Para isso, destaca fatos históricos e aspectos legais relativos à prática de ensino e a realização de estágio, apresenta e interpreta os dados da investigação de campo, concluindo ser fundamental a conexão entre teoria e prática, ação e reflexão na formação inicial do educador.

Palavras-chave: Prática de Ensino. Estágio. Legislação. Formação de Professores. Matemática.

Downloads 1450  1450  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Potenciar a utilização de recursos no ensino e aprendizagem da Matemática a partir da reflexão sobre Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.1, p.39-52, UFSC: 2009.

VIEIRA. Celina Tenreiro

Assumindo que na formação de professores de Matemática, os recursos em contexto das práticas, devem ser um foco de atenção, no presente artigo foca-se o trabalho desenvolvido com professores envolvidos no Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Português. Neste contexto, a ênfase na dimensão dos recursos orientou-se, sobretudo, para a problematização e reflexão sobre recursos usados pelos professores na aula de Matemática. Decorrente desse processo de reflexão partilhada, perspectivaram-se outros modos de exploração de tais recursos, no contexto do ensino e aprendizagem da Matemática, para promover a sua eficácia didáctica.

Palavras-chave: Formação de professores. Recursos no ensino e aprendizagem da matemática. Ensino Básico.

Downloads 629  629  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 (4) 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »