Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Atitudes e representações de alunas de Pedagogia em relação a Matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
Publicado em 29ª. RA da ANPEd, 2006, Caxambu. Anais da 29ª. RA da ANPEd. Caxambu : ANPEd, 2006. p. 1-22.

UTSUMI, Miriam Cardoso. ; LIMA, Rita de Cássia Pereira

A fim de investigar as atitudes em relação à Matemática, solicitou-se que 23 alunas de Pedagogia respondessem a uma escala de atitudes e escrevessem uma redação sobre a sua trajetória escolar. A média obtida na escala foi de 43,5 (dp= 13,95, sendo 20,0 e 69,0 os valores mínimo e máximo obtidos respectivamente) o que evidenciou que esse grupo possuía atitudes negativas em relação à Matemática. A análise lexical e de conteúdo das redações, realizada com apoio do software ALCESTE, identificou três classes que permitiram compreender o contexto em que essas atitudes se desenvolveram. Se os educadores desta fase do ensino forem sensíveis às representações dos alunos, poderão contribuir para a elaboração de formas de avaliar e modificar esses constructos ainda na graduação. A aproximação de alunos de Pedagogia com a Matemática poderia favorecê-los a lidar com a disciplina de maneira menos traumática e prazerosa consigo mesmos e com seus alunos.

Palavras-chave: Educação Matemática. Atitudes. Representações.

Downloads 511  511  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPEd  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A utilização de mapas conceituais na identificação da aprendizagem significativa crítica em uma ati Popular Versão: pdf
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
Experiências em Ensino de Ciências – V3(2), pp. 57-68, 2008

VENÂNCIO, Silas e KATO, Lilian Akemi

Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação quanto à contribuição da Modelagem Matemática no favorecimento da Aprendizagem Significativa Crítica. O tema de estudo escolhido foi a propagação da dengue. Escolhemos a dengue por ser um assunto de domínio popular amplamente divulgado pelos meios de comunicação. A metodologia de avaliação utilizada para investigar indícios da ocorrência da Aprendizagem Significativa Crítica foi a construção, pelos estudantes, de mapas conceituais em cada etapa da atividade proposta, o que nos possibilitou algumas análises acerca da organização dos conhecimentos, relacionados ao tema de estudo, na estrutura cognitiva dos alunos. A perspectiva sócio-crítica da Modelagem Matemática foi utilizada como metodologia de ensino neste trabalho, proporcionando um ambiente de aprendizagem gerador de discussões que contribuíram tanto para a ocorrência da aprendizagem significativa dos conceitos envolvidos quanto para uma aproximação entre o conteúdo escolar e a realidade vivenciada pelos estudantes.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Modelagem Matemática, Mapas Conceituais.

Downloads 720  720  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A Tomada de Consciência Analisada a partir do Conceito de Divisão: Um Estudo de Caso Popular Versão: pdf
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
Publicado em: Psicologia: Reflexão e Crítica, 2003, 16(3), pp. 547-554

FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde e LAUTERT, Síntria Labres

Objetivou-se ilustrar a tomada de consciência através do conceito de divisão. Uma criança do sexo masculino, com 6 anos e 4 meses, cursando alfabetização em escola particular de Recife, foi entrevistada e solicitada a representar um problema. Realizou-se uma análise qualitativa, observando-se 5 momentos de tomada de consciência: 1) ausência de consciência da totalidade dos elementos; 2) consideração da totalidade dos elementos, sem tomada de consciência do resto; 3) surgimento de conflito cognitivo como possibilitador da tomada de consciência das relações entre os termos; 4) resolução do conflito a partir de um esquema cognitivo já existente .ausência de tomada de consciência do resto; 5) representação do termo resto, sem tomada de consciência da relação deste com os demais. Os resultados mostraram a construção de graus diferenciados de tomada de consciência da divisão, propiciados pelas intervenções do examinador e pela presença de referentes no enunciado, sem o alcance da conceituação.

Palavras-chave: Criança. Tomada de consciência. Divisão.

Downloads 794  794  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Psicologia: Reflexão e Crítica  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!(Re)traçando trajetórias, (re)coletando influências e perspectivas: uma proposta em História Oral Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti

Em 1999, o texto que elaborei para o livro Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas afirmava sobre a possibilidade de se desenvolver uma Filosofia da Educação Matemática segundo um enfoque indutivo-descritivo da prática. Essa afirmação partia do pressuposto de que muitas contribuições significativas para configurar uma Filosofia da Educação Matemática poderiam estar dispersas nos escritos e práticas de vários pesquisadores, embora tais escritos e práticas nem sempre assumissem, de modo explícito, suas epistemologia, ontologia e axiologia fundantes. No mesmo texto ressaltei a importância das metodologias qualitativas de pesquisa nessa trajetória de configuração indutivo-descritiva e, propositalmente, vinculei visceralmente Educação Matemática e Filosofia da Educação Matemática, na tentativa de ressignificar o conceito de pesquisa e, em específico, o conceito de pesquisa em Educação Matemática.

Downloads 1702  1702  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A compreensão intuitiva da criança acerca da divisão partitiva de quantidades contínuas Popular Versão: pdf
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
Publicado em: Estudos de Psicologia, 2000,5(1)- 11(31).

CORREA, Jane; MEIRELES, Elisabet de Sousa e CURVELO, Cristina Soraia de Souza

Investiga-se o entendimento intuitivo que crianças entre 5 a 7 anos de idade têm da divisão partitiva envolvendo quantidades contínuas em tarefas em que tenham que estimar o valor relativo dos quocientes em vez de calcular o seu valor absoluto. Foi observado progressivo desenvolvimento com a idade das habilidades das crianças em lidar com a relação de ordem inversa entre divisor e quociente. Importantes mudanças acontecem, também, em relação aos tipos de justificativas de resolução da tarefa. Há um aumento com a idade da porcentagem de justificativas que fazem menção a fatores que são matematicamente relevantes à solução do problema, decrescendo a frequência de respostas sem justificativas ou acompanhadas por justificativa arbitrária. Os resultados indicam que a experiência em estabelecer comparações entre partilhas idênticas precede e parece constituir experiência fundamental à criança para a compreensão das relações entre os termos envolvidos na operação de divisão, principalmente no julgamento das relações de covariação inversa.

Palavras-chave: Divisão partitiva. Quantidades contínuas. Aritmética.

Downloads 572  572  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Estudos de Psicologia  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A tessitura da trama: memória, História, oralidade, pesquisa qualitativa e Educação Matemática Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti

A intenção dessa proposta radica-se em um histórico de pesquisa que sistematicamente vem investigando a formação do professor de Matemática em suas várias faces. Em Educação Matemática, como sabemos, são plurais as possibilidades de temas e enfoques. Nessa pluralidade optamos por tematizar a formação do educador matemático (cf. Garnica, 1997) e, dentro deste tema, procuramos iniciar vários focos de investigação. Assim, analisamos a possibilidade de tratamento aos textos didáticos de Matemática usados em cursos de Licenciatura propondo formas de viabilizar esse tratamento em salas de aula reais (cf. Garnica, 1992, 1993 e 1994). A questão da linguagem matemática em sua vinculação com a língua materna aparece, já nesse trabalho, como elemento essencial para compreensões sobre o ensino e a aprendizagem, exigindo aprofundamento. Dessa maneira, em trabalho posterior (cf. Garnica, 1995, 1996, 1996) focamos a formalização da linguagem matemática e sua importância para a formação do professor. As provas rigorosas ou demonstrações formais nos deram, então, o eixo da ação. Entendendo, porém, que as manifestações discursivas na sala de aula de Matemática não se reduzem às instâncias formais de argumentação, optamos, em consequência disso, por focar também as argumentações naturais e semi - formais – ou etno-argumentações, como as chamamos – de futuros professores quando em contato com os objetos matemáticos (cf. GARNICA, 2000a e 2000b).

Downloads 1499  1499  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Álgebra e educação algébrica: concepções de alunos e professores de matemática Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
CURY, Helena Noronha; LANNES, Wagner; BROLEZZI, Antônio Carlos; VIANNA, Carlos Roberto.

Este artigo apresenta considerações sobre Álgebra e Educação Algébrica, desencadeadas por respostas de alunos de cursos de Licenciatura em Matemática a alguns questionamentos sobre o tema. A partir dessas respostas, os autores discorrem sobre concepções de Álgebra e Educação Algébrica, bem como sobre estilos de aprendizagem, concluindo ser necessário debater mais profundamente tais temas em cursos de formação de professores do ensino fundamental e médio.

Downloads 2622  2622  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlos Popular Versão: pdf
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
FANTINATO, Maria Cecilia de Castello Branco

Síntese dos resultados de um estudo sobre Educação Matemática de jovens e adultos realizado no Morro de São Carlos, Rio de Janeiro.

Publicado na Revista Brasileira de Educação, N° 27, Set/Out/Nov/Dez 2004. p. 109 - 124.

Palavras-chave: Educação Matemática. Educação de Jovens e Adultos. Etnomatemática.

Downloads 940  940  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação  Site http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a07.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Ângulos: uma “História” escolar Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.

Este artigo apresenta uma abordagem de um tema de matemática sob uma perspectiva histórica. Consideramos que a definição de um conceito, o de ângulo, está condicionada pelos interesses daquele que fornece a definição. Uma das possibilidades para que os professores percebam isso e tratem disso com seus alunos, consiste em recorrer a um certo aspecto da história, tal como o fizemos neste texto.

Palavras-chave: Ângulo. Definições. Educação Matemática. História.

Downloads 1445  1445  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Classificação e Poder: fomentando discussões em sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.

O artigo pretende provocar uma reflexão sobre o papel das classificações, principalmente para professores de Matemática e para aqueles que assumem que a Matemática é uma ciência exata cujas verdades não dependem do mundo natural.

Palavras-chave: Classificação. Conhecimento. Matemática. Educação Matemática. Preconceito.

Downloads 1072  1072  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3) 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »