Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Filosofia da Educação Matemática: algumas ressignificações e uma proposta de pesquisa Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti.

Definir Filosofia não é, aqui, a intenção. Talvez dessacralizar as concepções mais usuais, aquelas frequentemente empregadas no cotidiano e ditadas por um questionável bom senso, o seja. E essa dessacralização implica um exercício contínuo e audacioso – pretensioso, diriam alguns – de reconceituações em cadeia. Falar de Filosofia da Educação Matemática, nesse exercício, nos obriga estabelecer, descritiva ou prescritivamente, os modos de ser da Educação Matemática. O “descritivo” parece ser o que mais se adapta à proposta deste texto, como tentaremos elaborar.

Downloads 2266  2266  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!História Oral e Educação Matemática: proposta metodológica, exercício de pesquisa Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti.

O ensaio no qual se inscreveu primeiramente este texto(1) foi propositalmente pensado e desenvolvido de forma a ressaltar, caoticamente, a organicidade e estabilidade no – também defendido como caótico – movimento de pesquisa. Assim, os procedimentos metodológicos que lhe dão sustentação, radicados na História Oral, não são totalmente casuais ou empregados de modo inédito. Para coletar os depoimentos e configurá-los numa forma julgada adequada ao trabalho de pesquisa, seguimos as indicações bibliográficas que nos foram surgindo e, mais importante do que esse arsenal bibliográfico básico, foi nossa proximidade com os projetos (finalizados ou em andamento) dos integrantes do Grupo de Pesquisa “História Oral e Educação Matemática”. Assim, a terceira pessoa do plural que usamos no decorrer de todo esse estudo não é uma humildade disfarçada (o nós descentralizando o eu) nem um exercício de diluição de responsabilidades. Trata-se de ressaltar que as elaborações aqui registradas são apropriações de esforços vários, de um coletivo de pesquisadores que com seus trabalhos têm contribuído para inscrever a História Oral como método de pesquisa adequado, importante e produtivo para a Educação Matemática.

Downloads 1541  1541  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!História da Matemática na Educação Matemática Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.

O título dessa intervenção pressupõe que haja um sentido para a História da Matemática como uma tendência dentro da Educação Matemática. Como o objetivo da intervenção é provocar uma discussão tanto entre os componentes da mesa, como entre estes e a platéia, eu acho interessante questionar, de início, se essa pressuposição é sustentável: há um lugar para a história da matemática dentro da educação matemática?

Downloads 2284  2284  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!História da Matemática e Educação Matemática Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.

Recentemente estive em uma mesa redonda onde os temas seriam as Tendências da Educação Matemática. Uma destas tendências era a História da Matemática e sobre ela competia a mim discorrer. Na apresentação das pessoas que comporiam a mesa foi dito que eu era um doutor em História da Matemática. Minha intervenção já estava escrita e impressa, e nela eu começava por questionar se, de fato, a História da Matemática tinha condições de ser entendida como uma “tendência” dentro da educação matemática... e também tive que explicar que eu não era doutor em História da Matemática, e sim em Educação, embora meus trabalhos de mestrado e de doutorado tenham muitos vínculos com a História (sem ser “da” matemática!). Então, cá estou de novo, escrevendo uma intervenção que será discutida em um Seminário de caráter nacional, e o tema dessa mesa põe em relação a História da Matemática e a Educação Matemática. Ante a insistência dos organizadores dos congressos, nacionais e internacionais, devo admitir que deva haver uma relação entre elas.

Downloads 3903  3903  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Multiplicação e divisão: conceitos em construção …  Popular Versão: pdf
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
Publicado em: Educação e Matemática nº 75 • Novembro/Dezembro de 2003

CARVALHO, Alice e GONÇALVES, Henriqueta

Este texto faz parte de um grupo de discussão apresentado no VI Encontro Nacional de Professores do 1º Ciclo — A Matemática no 1º Ciclo, que decorreu em Faro, nos dias 23 e 24 de Abril de 2003.

Downloads 1481  1481  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Educação e Matemática  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Modelagem Matemática e os professores: a questão da formação Popular Versão: pdf
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
Publicado em: Bolema, Rio Claro, n.15, p. 5-23, 2001.

BARBOSA, Jonei Cerqueira

Este artigo discute os processos de formação dos professores em relação à Modelagem. Utilizamos o conceito de concepções e de contexto escolar para analisar estudos que focalizam o pensamento e o comportamento dos professores em contato com Modelagem. A partir daí, levantamos implicações teórico-práticas e estratégias para orientar ações de formação com professores, advogando que estas devem se apoiar reflexivamente nas experiências com Modelagem no contexto da sala de aula.

Downloads 857  857  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Bolema  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Matemática, Matemática Escolar e o Nosso Cotidiano Popular Versão: pdf
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
Publicado em: Teoria e Prática da Educação, 4(8), pp. 125-138 (2001).

RUIZ, Adriano Rodrigues

Neste artigo apontamos a matemática e a matemática escolar como construções muito diferentes. Ao identificar as exigências matemáticas presentes em nosso cotidiano de não- matemáticos, percebemos que o espírito da matemática escolar é impróprio para a leitura das tramas que compõem o mundo em que vivemos. Enquanto isso, o acesso ao espírito contemporâneo da matemática surge como possibilidade intelectual para interrogarmos a realidade.

Palavras-chave: Leitura da realidade. Matemática. Matemática escolar.

Downloads 2295  2295  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Teoria e Prática da Educação  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Introdução ao Conceito de Função: uma Análise pela Perspectiva da Organização Praxeológica Popular Versão: PDF
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
SANTANA, K. C. L.; JANUARIO, G.; COSTA, F. A.; POSSANI, J. F. e AMARAL, N. Introdução ao conceito de função: uma análise pela perspectiva da organização praxeológica. In: Encontro Paulista de Educação Matemática, 10. Anais... X EPEM: Os (des)caminhos da Educação Continuada de Professores que ensinam Matemática no Estado de São Paulo. São Carlos: SBEM/SBEM-SP, 2010, p. 1-12. (ISBN 978-85-98092-12-6)

Este trabalho procura evidenciar parte de uma pesquisa na qual fizemos uma análise de conteúdo de livros didáticos de Matemática para o 9º do Ensino Fundamental, em que buscamos identificar de que forma os autores abordam a introdução ao conceito de função. Para tanto, foram escolhidos três livros didáticos a partir dos critérios (i) um dos livros apresente proposta inovadora; (ii) os outros dois livros apresente uma proposta mais “tradicional” e, ambos, tenham sido muito utilizados por professores de Matemática. O critério de análise foi a organização praxeológica presente na Teoria Antropológica do Didático de Chevallard (1999). Pela condução de nossas reflexões, entendemos que este trabalho contemplou as definições da pesquisa qualitativa, conforme nos orientam Bogdan e Biklen (1994). A pesquisa revelou que a organização praxeológica presente nas obras analisadas pouco contemplam situações-problema em uma perspectiva em que o aluno possa trabalhar de forma autônoma e, aos poucos, construir seu aprendizado por meio da investigação, tentativas e descobertas; também despertou em nós um olhar crítico frente à seleção de material didático e escolha de tarefas adequadas para uma situação adidática.

Palavras-chave: Organização Praxeológica. Função. Teoria Antropológica do Didático. Análise de Livro Didático.

Downloads 4997  4997  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma X EPEM  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Introdução à história da matemática para professores Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.

Nesta comunicação apresento a introdução de um trabalho maior destinado a desenvolver um curso de história da matemática para professores. Esse trabalho segue dentro da proposta sugerida em minha dissertação de mestrado de discutir simultaneamente aspectos teóricos tanto da prática do historiador quanto do matemático. Na primeira parte faço a apresentação de uma perspectiva pela qual se pode observar o conhecimento histórico; na segunda parte faço uma analogia entre o conhecimento histórico acumulado pela sociedade e as memórias pessoais de cada indivíduo. Em ambas as partes cuido de enredar um início de discussão sobre o conhecimento científico e sobre aspectos da educação. Na terceira parte apresento uma discussão sobre a variação das definições utilizadas pelos matemáticos com o passar do tempo e sugiro encaminhamentos para o uso desse conhecimento pelos professores em sala de aula.

Downloads 2194  2194  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Internet Avançada e Educação Matemática: novos desafios para o ensino e aprendizagem on-line Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
BORBA Marcelo de Carvalho; MALTEMPI, Marcus Vinicius; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos.

Neste artigo apresentamos o projeto Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada – Aprendizado eletrônico, que tem como objetivo o desenvolvimento de um ambiente formado por um conjunto de ferramentas integradas, independentes de plataforma operacional, e voltadas para a Educação a Distância on-line. Descrevemos como o GPIMEM (Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática) está atuando neste projeto e apresentamos as demandas identificadas pelo nosso grupo de pesquisa, diante de nossa experiência enquanto usuários de ambientes virtuais para a Educação a Distância na Educação Matemática, que podem também estar sendo utilizadas em outras áreas do conhecimento.

Palavras-chave: Educação a distância on-line. Internet avançada. Ambientes virtuais de aprendizagem. Interdisciplinaridade. Educação Matemática a distância.

Downloads 977  977  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 (20) 21 »