Categoria: Matemática Artigos |
Sobre linguagens, conceitos matemáticos e o discurso científico |
Versão: pdf Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.1, p.26-38, UFSC: 2009.
CARVALHO, Tadeu Fernandes de
Os conceitos matemáticos, fundamentais em todo processo de interação da Matemática com outras ciências, como a Física, a Filosofia, a Lógica e as Ciências Econômicas, guardam as chaves para a compreensão de suas estruturas e teorias, bem como para a compreensão do discurso matemático e, de modo mais amplo, para a compreensão do discurso científico. Neste trabalho refletimos sobre aspectos teóricos e aspectos práticos de seu ensino, à luz de diferentes experiências e propostas. Não obstante nosso interesse em tratá-los genericamente, no contexto da linguagem matemática, julgamos oportuna a abordagem de aspectos particulares de certos conceitos que podemos considerar centrais para os cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática- caso específico de conceitos vinculados ao Cálculo Diferencial e Integral, de grande significado histórico e, por sua elevada aplicabilidade, de grande interesse, também, para a Física e para as Engenharias.
Palavras-chave: Conceito. Matemática. Educação. Linguagem. Cálculo diferencial e integral.
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2314 0 bytes Revemat http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Tecnologia na Educação Matemática: Trilhando o Caminho do Fazer ao Compreender |
Versão: Atualização: 20/6/2013 |
Descrição:
NOTARE, Márcia Rodrigues; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo
Este artigo discute o potencial do software GeoGebra no processo de construção de conceitos matemáticos, à luz da teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Para isso, o artigo traz a análise de um projeto de modelagem geométrica, da trajetória de uma bola de basquete, desenvolvido por um aluno do mestrado em Ensino de Matemática, na qual é possível evidenciar um caminho trilhado do fazer ao compreender, na medida em que o trabalho vai sendo desenvolvido. Conceitos matemáticos como função quadrática, função afim, função seno, função valor absoluto, movimentos de gráficos e continuidade de funções foram definitivos na construção do modelo assim como conceitos geométricos como retas paralelas e perpendiculares, ponto médio, mediatriz e reflexão em torno de uma reta, que foram utilizados na construção da cesta. Dessa forma, a atividade proposta com o uso do GeoGebra permitiu a compreensão de uma série de conceitos a partir da ação do sujeito e da conceituação, trilhando um caminho do fazer ao compreender.
Palavras-Chave: Educação Matemática e tecnologia. Construção do conhecimento. Modelagem geométrica. Fazer e compreender.
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517 0 bytes CINTED-UFRGS http://www.cinted.ufrgs.br/ |
Categoria: Matemática Artigos |
Tecnologias digitais no ensino de geometria analítica |
Versão: PDF Atualização: 20/6/2013 |
Descrição:
SANTOS, Ricardo de Souza
A Geometria é parte importante dos currículos de Matemática da Educação Básica, pois pode desenvolver no estudante capacidades como compreensão, espírito de investigação, representação e resolução de problemas – habilidades contempladas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Esta matéria se desdobra em vários ramos, mas, para efeito deste estudo, trataremos da Geometria Analítica, que tem como função tratar algebricamente as propriedades e os elementos geométricos. Neste âmbito, o estudante pode perceber outros modelos que explicam o espaço de forma mais elaborada com linguagens e raciocínios diferentes dos utilizados na geometria euclidiana. Este Mini-Curso propõe uma integração do ensino de geometria analítica com a utilização de tecnologias digitais, apresentando um guia de estudos (em html – páginas para internet) com atividades para se trabalhar no software Grafequation.
Palavras-chave: Geometria analítica. Grafequation.
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1425 0 bytes X EGEM http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/ |
Categoria: Matemática Artigos |
Temas político-sociais no ensino da Matemática |
Versão: Atualização: 10/4/2008 |
Descrição:
UENO, Renata; MORAES, Mara Sueli Simão
Este trabalho teve como objetivo propiciar condições para a aprendizagem de conceitos matemáticos e verificar se o conteúdo Estatística, abordado por meio da análise de tabelas e gráficos, trabalhado em grupos cooperativos, por intermédio da resolução de Problemas Ampliados por Temas Transversais/Político-Sociais, pode contribuir para a transformação do ensino e aprendizagem desse conteúdo e para a formação de seres humanos comprometidos com os aspectos políticos, culturais, sociais e ambientais da sociedade em que vivem.
Palavras-chave: Temas transversais. Político-sociais. Grupos co-operativos. Problemas ampliados.
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2623 0 bytes Ciênc. educ. (Bauru), maio/ago. 2007, v.13, n.2 http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Tendências didático-pedagógicas para o ensino de geometria |
Versão: PDF Atualização: 20/6/2013 |
Descrição:
ANDRADE, José Antonio Araújo; NACARATO, Adair Mendes
A presente pesquisa, de abordagem histórico-bibliográfica, teve como objeto de estudo os Anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEMs). Seu objetivo foi identificar e analisar as atuais tendências didático-pedagógicas para o Ensino de Geometria no Brasil, no período de 1987 a 2001, em que se realizaram os sete primeiros encontros: 1987 (PUC/SP) , 1988 (Maringá/PR), 1990 (UFRN), 1992 (Blumenau/SC), 1995 (UFS/SE), 1998 (Unisinos/RS) e 2001 (UFRJ). Buscou-se também identificar pesquisadores e/ou grupos de pesquisas atuando nessa área, bem como os pressupostos teóricos e epistemológicos que vêm subsidiando essas discussões. A questão orientadora desta investigação foi: Que tendências didático-pedagógicas se fazem presentes no Ensino de Geometria tomando como referência os Anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática?
Palavras-chave: Ensino. Geometria. Didática.
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712 0 bytes ANPED http://www.anped.org.br/ |
Categoria: Matemática Artigos |
Teoria e representação geométrica na obra de Albrecht Dürer: um ensino de Matemática para pintores e |
Versão: Atualização: 18/5/2012 |
Descrição:
FLORES, Cláudia
Albrecht Dürer nasceu em 1471 em Nurembergue, na Alemanha, onde passou a maior parte de sua vida, até sua morte em 1528. Filho de um ourives, ele dedicou-se, aos quinze anos de idade, à aprendizagem da pintura artística, realizando várias viagens de formação que o levaram a outros lugares do mundo.
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915 0 bytes Revista Unión-Sept. de 2007, n.11, p.179-188 http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Torre de Hanói |
Versão: Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
MANOEL, Luiz Ricardo da Silva
A torre de Hanói, também conhecida por torre de bramanismo ou quebra-cabeças do fim do mundo, foi inventada e vendida como brinquedo, no ano de 1883, pelo matemático francês Edouard Lucas. Segundo ele, o jogo que era popular na China e no Japão veio do Vietnã. O matemático foi inspirado por uma lenda Hindu, a qual falava de um templo em Benares, cidade Santa da Índia, onde existia uma torre sagrada do bramanismo, cuja função era melhorar a disciplina mental dos jovens monges. De acordo com a lenda, no grande templo de Benares, debaixo da cúpula que marca o centro do mundo, há uma placa de bronze sobre a qual estão fixadas três hastes de diamante. Em uma dessas hastes, o deus Brama, no momento da criação do mundo, colocou 64 discos de ouro puro, de forma que o disco maior ficasse sobre a placa de bronze e os outros decrescendo até chegar ao topo. A atribuição que os monges receberam foi de transferir a torre formada pelos discos, de uma haste para outra, usando a terceira como auxiliar com as restrições de movimentar um disco por vez e de nunca colocar um disco maior sobre um menor. Os monges deveriam trabalhar com eficiência noite e dia e, quando terminassem o trabalho, o templo seria transformado em pó e o mundo acabaria. O desaparecimento do mundo pode ser discutido, mas não há dúvida quanto ao desmoronamento do templo, maiores detalhes veja o final do texto.
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2184 0 bytes Unesp http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Tratamento e Análise da Informação com o Auxílio de Softwares |
Versão: pdf Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
TINTI, Douglas da Silva; NAKAYAMA, Bárbara Cristina; SICARDI, Moreira e JANUÁRIO, Gilberto.
Atualmente o Ensino de Estatística vem ganhando destaque nas pesquisas em Educação Matemática. Tais estudos ressaltam a importância da Estatística para a formação de cidadãos críticos e para o desenvolvimento científico de uma nação. Enquanto professores, o que temos observado nas práticas atuais é a utilização das ferramentas estatísticas de forma mecânica e descontextualizada, inviabilizando a percepção da aplicabilidade em diversas situações do cotidiano. Ressaltamos, ainda, a necessidade de criar espaços de formação em que a utilização das novas tecnologias seja considerada, aprendida e (com) partilhada, evidenciando a potencialidade da articulação tecnologiaensino. Neste cenário, encontramos os elementos motivadores para pensarmos em uma oficina que proporcione uma reflexão sobre o Ensino de Estatística, nos diferentes níveis de aprendizagem, visando à valorização da análise da informação, da aplicabilidade e da compreensão das ferramentas da Estatística Descritiva com o auxílio de softwares.
Palavras-chave: Tratamento da informação. Estatística descritiva. Raciocínio estatístico.
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1167 0 bytes PUCSP http:// |
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