Categoria: Matemática Artigos |
Potenciar a utilização de recursos no ensino e aprendizagem da Matemática a partir da reflexão sobre |
Versão: pdf Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.1, p.39-52, UFSC: 2009.
VIEIRA. Celina Tenreiro
Assumindo que na formação de professores de Matemática, os recursos em contexto das práticas, devem ser um foco de atenção, no presente artigo foca-se o trabalho desenvolvido com professores envolvidos no Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Português. Neste contexto, a ênfase na dimensão dos recursos orientou-se, sobretudo, para a problematização e reflexão sobre recursos usados pelos professores na aula de Matemática. Decorrente desse processo de reflexão partilhada, perspectivaram-se outros modos de exploração de tais recursos, no contexto do ensino e aprendizagem da Matemática, para promover a sua eficácia didáctica.
Palavras-chave: Formação de professores. Recursos no ensino e aprendizagem da matemática. Ensino Básico.
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Categoria: Matemática Artigos |
História da Educação Matemática: interrogações metodológicas |
Versão: pdf Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V2.2, p.28-49, UFSC: 2007
VALENTE, Wagner Rodrigues
Este texto discute aspectos teórico-metodológicos envolvidos em pesquisas da história da educação matemática. A argumentação desenvolvida alinha as investigações de caráter histórico, no âmbito da educação matemática, à história, à história da educação. Assim, o trabalho defende a ideia da necessidade dos historiadores da educação matemática ficarem de posse do instrumental utilizado por historiadores, em seu ofício de produzir história. Afastando-se do viés didático de pensar a história com instrumento de ensino, o texto intenta discutir a pesquisa, em história da educação matemática, como o alargamento da compreensão do processo de escolarização dos saberes, em particular, da matemática.
Palavras-chave: História da educação matemática. Metodologia. Livro didático de matemática.
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Categoria: Matemática Artigos |
Discutindo a modelagem matemática no processo formativo inicial de professores de matemática |
Versão: pdf Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
III Encontro Paraense de Modelagem Matemática (III EPAM). Modelagem Matemática: formação docente e perspectivas educacionais. Marabá, 2010.
SOARES, Narciso das Neves e MEDEIROS, Claudete Marques de
Este trabalho tem o propósito de discutir temas que acreditamos serem relacionais importantes para o trabalho com Modelagem Matemática na formação inicial de professores de Matemática. O mesmo foi escrito com base nas experiências docentes dos autores como formadores de professores de matemática e com base em referenciais teóricos, como: Bassanezi, Borba, Franchi, Johnson, entre outros. São tratados neste artigo, discussões iniciais de Emergência, Experiência e o uso de Softwares Livres na formação de professores de Matemática e suas possíveis relações com a aplicabilidade da Modelagem Matemática.
Palavras-chave: Modelagem matemática. Emergência. Formação de professores.
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Categoria: Matemática Artigos |
Modelagem Matemática e Pedagogia de Projetos: aspectos comuns |
Versão: PDF Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.87-116, jul. 2009 ISSN 1982-5153
RIPARDO, Ronaldo Barros; OLIVEIRA, Marcelo de Sousa; SILVA, Francisco Hermes da
É emergente na educação escolar brasileira a necessidade da adoção de novos comportamentos no que diz respeito à prática docente, pois, do modo como está sendo conduzida, muito pouco se conquistará do imenso leque de objetivos que a ela são atribuídos. O ensino da matemática urge pelo incremento de novas práticas pedagógicas com o intuito de tirar do professor a ideia de que exclusivamente por sua ação verbal se conseguirá promover um aprendizado significativo. A modelagem matemática e os projetos de trabalho aliam em si a vantagem de partirem de uma situação-problema que envolve diretamente o aluno para fazê-los chegarem a uma resposta, a um modelo matemático a partir do diálogo e da interação entre os pares. Rompem com o antigo sistema que se utiliza de constructos matemáticos prontos e acabados para almejar-se uma posterior contextualização. Como nova tendência que surge no campo da Educação Matemática, a modelagem precisa ser discutida e debatida em consonância com outras possibilidades de práticas educacionais, como a Pedagogia de Projetos, para que suas confluências possam ser percebidas e, aos poucos, irem sendo acrescidas nas atividades de ensino nas escolas brasileiras, principalmente nas aulas de matemática.
Palavras-chave: Educação matemática. Pedagogia de projetos. Projetos de trabalho. Modelagem matemática.
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Categoria: Matemática Artigos |
O ensino da matemática para portadores de deficiência visual |
Versão: pdf Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
FERREIRA, Arielma da Luz; CORRÊA, Eliana Maria Mello Margarido; BORON, Franciele Camargo da Silva; SILVA, Maria Eugênia de Carvalho e
Este trabalho trata da inclusão de alunos portadores de deficiência visual, no ensino da Matemática. Entende-se por inclusão a adaptação e transformação da sociedade para que portadores de necessidades especiais tenham suas necessidades e diferenças respeitadas, proporcionando, a todos, oportunidades iguais. Educandos portadores de necessidades especiais estão bem amparados por leis, faltando, muitas vezes, colocá-las em prática. A maior parte dos professores não recebe nenhuma preparação para receber esses alunos. Cabe a cada um buscar recursos e metodologias adequadas a cada caso. Neste trabalho, procura-se reunir informações e orientações úteis ao professor de Matemática, que possam ajudá-lo no ensino de alunos portadores de cegueira ou baixa visão. O ensino da Matemática a portadores de deficiência visual fica disperso e inconsistente se não se adotar meios de “visualização” de gráficos, equações e figuras geométricas, pois se precisa muito do apoio visual, para melhor ensinar e ser compreendido pelos alunos. Além disso, são apresentados vários recursos e materiais manipuláveis para o ensino da Matemática, que podem tornar as aulas mais agradáveis e interessantes, tanto para educandos portadores de deficiência visual como para os demais. Inclui-se, também, uma experiência em sala de aula, com a sugestão de construção de um material simples e de fácil confecção, com escrita em braile e formas geométricas de fácil compreensão para o aluno. Na experiência relatada, o resultado obtido foi extremamente satisfatório, pois foi possível avaliar o aprendizado do aluno com deficiência visual, tornar a aula de matemática descontraída e interessante para toda a turma e principalmente mostrar que, apesar das limitações, todos são capazes de aprender, precisando apenas usar de criatividade, dedicação e amor ao ofício de ensinar.
Palavras-chave: Inclusão. Deficiência visual. Ensino de matemática.
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