Categoria: Matemática Artigos |
Um olhar para as pesquisas em Educação Matemática relacionadas à Educação de Jovens |
Versão: Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
SANTANA , Katia Cristina Lima; FREITAS , Adriano Vargas; JANUARIO, Gilberto; TRALDI JÚNIOR, Armando.
Este trabalho evidencia parte do projeto de pesquisa intitulado “O Currículo de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: dos intervenientes curriculares à prática em sala de aula”, que visa a investigar o currículo de Matemática relacionado à EJA, a partir de um estudo dos diferentes intervenientes curriculares (Sacristán, 2000) e do currículo que é desenvolvido na prática dessa modalidade de ensino. Neste artigo, é apresentada a primeira etapa da pesquisa que buscou fazer um panorama dos estudos realizados sobre a EJA, em Educação Matemática, na perspectiva de um “estado de conhecimento” ou “estado da arte” conforme definido por Romberg (1992). Os resultados encontrados nos mostraram um número crescente de pesquisas na área da educação de pessoas jovens e adultas, principalmente nas temáticas didática e resolução de problemas, e um número reduzido de estudos sobre desenvolvimento curricular.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação Matemática. Pesquisas em EJA.
|
2018 0 bytes CIAEN http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Xadrez chinês |
Versão: Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
SILVA, Aparecida Francisco da; KODAMA, Hélia MaticoYano
As autoras buscam mostrar como o uso do jogo xadrez chinês pode tornar-se um recurso enriquecedor especialmente no sentido de propor algumas atividades motivadoras para o estudo de tópicos de geometria, combinatória ou progressões aritméticas. No entanto, destacamos que o uso de jogos em sala de aula deve resultar da reflexão do professor sobre qual jogo usar, como usar, qual o melhor momento de inseri-lo em sala de aula e como explorá-lo educacionalmente, ou seja, com que objetivo. Vale destacar que não pretendemos esgotar todas as possibilidades, apenas apresentar um conjunto de atividades recreativas que organizamos no desenvolvimento do projeto “Jogos no Ensino da Matemática”, junto ao Núcleo de Ensino da Unesp, Campus de São José do Rio Preto.
Palavras-chave: Jogo no ensino. Xadrez chinês.
|
3256 0 bytes Unesp http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
O ensino de geometria não euclidiana na educação básica |
Versão: PDF Atualização: 20/6/2013 |
Descrição:
CARVALHO, Maria Aparecida da Silva de; TUCCI, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho
O presente trabalho apresenta considerações sobre a aprendizagem das Geometrias não – Euclidianas, em particular da Geometria Esférica, obtidas a partir de uma pesquisa aplicada a alunos do Ensino Fundamental e Médio de um Colégio Estadual Público da cidade de Londrina, cujo objetivo foi investigar a possibilidade de inserir no currículo de Matemática, a partir da 5ª série do Ensino Fundamental, tópicos relacionados a outras Geometrias, além da Euclidiana, conforme proposta das Diretrizes da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná (SEED, 2009).
Palavras chave: Educação Matemática. Ensino de geometria. Geometria não euclidiana. Educação básica.
|
2309 0 bytes CIAEM http://www.cimm.ucr.ac.cr/ocs/index.php/xiii_ciaem/index |
Categoria: Matemática Artigos |
Gibi Digital: uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook |
Versão: PDF Atualização: 20/6/2013 |
Descrição:
BONA, Aline Silva De Bona; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo; FAGUNDES, Léa da Cruz
O artigo é o relato de uma atividade de matemática proposta no espaço de aprendizagem digital escolhido pelos estudantes, do IFRS - Campus Osório, como o Facebook, em 2012. A atividade tem a finalidade de mobilizar os estudantes a demonstrar o que aprenderam sobre os conceitos de geometria espacial. A metodologia de trabalho docente com os estudantes é dialogada de Freire, e o método de análise dos gibis é à luz da Teoria de Piaget, onde esta atividade é parte de uma pesquisa-ação de doutoramento. O objetivo do artigo é apontar atividades interessantes aos estudantes, sendo estas extraclasse e alicerçadas na tecnologias digitais, online e/ou não, onde ocorrem a aprendizagem cooperativa dos conceitos de matemática tão usualmente citados em avaliações externas. Dentre os resultados desta atividade cita-se a escrita dos conceitos de geometria espacial de acordo com suas palavras e o destaque dados pelosestudantes aos gibis como recursos para estudar.
Palavras-chaves: Tecnologias Digitais. Atividade de Matemática. Espaço de Aprendizagem Digital. Aprendizagem Cooperativa.
|
662 0 bytes CINTED-UFRGS http://www.cinted.ufrgs.br/ |
|