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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Relação com o saber: alunos de um curso de Matemática e a Matemática básica Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
PIRES, Magna Natalia Marin; VIANNA, Carlos Roberto.

Este trabalho é parte de uma pesquisa realizada no Programa de Mestrado em Educação da UFPR e apresenta perspectivas um tanto diferentes no que diz respeito à análise dos problemas dos alunos na escola. O objetivo é verificar, com base na abordagem Relação com o Saber do francês Bernard Charlot, algumas das relações que os alunos de um curso de Licenciatura em Matemática mantêm com o saber matemático, situando-os em sua relação com a instituição e o curso que frequentam. Essa abordagem considera a história do aluno, especialmente sua singularidade, contribuindo para uma melhor compreensão das relações do aluno com os saberes. Os participantes deste estudo são alunos do 3º ano do Curso de Licenciatura em Matemática de 2002, da Universidade Estadual de Londrina. Os elementos colhidos para a realização da análise das relações desses alunos com os saberes são provenientes da produção dos alunos em uma prova de matemática e de entrevista realizada com os mesmos. A prova contém questões consideradas de Matemática Básica e a entrevista compôs-se de duas etapas, uma na qual os alunos justificaram sua produção nas questões da prova e outra em que eles relataram sua trajetória no curso que frequentam. Para esta apresentação selecionou-se a resolução e justificativa de um aluno numa das questões da prova.

Palavras-chave: Relação com o saber. Alunos do curso de Matemática. Educação Matemática.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Resolução de problemas Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto

Este texto pretende provocar reflexões, principalmente para aqueles que lecionam Matemática em qualquer dos níveis escolares. No início questiona-se o que vem a ser um problema, em seguida são apresentadas algumas considerações sobre o uso da história da matemática associada à resolução de problemas. Ao longo do texto o conteúdo matemático varia desde considerações sobre o sinal de igualdade e uma das operações elementares até relações de equivalência ou a álgebra usualmente estudada nas sétimas séries. Talvez provoque algum incômodo o fato de que não é dada uma “solução definitiva” a nenhuma das questões... mas é isso o que se deseja: que as questões se tornem problemas para os professores.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Resolução de problemas matemáticos de alunos da Educação de Jovens e Adultos Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
ARAÚJO, Nelma Sgarbosa Roman de, PAVANELLO, Regina Maria e ANDRADE, Doherty.

Resultados do INAF (2004) indicam que apenas 23% da população jovem e adulta brasileira é capaz de adotar e controlar uma estratégia de resolução de um problema que envolva a execução de uma série de operações. Este trabalho tem por objetivo investigar as causas das dificuldades que a maioria dos adultos – que frequentam a escola no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública do Estado do Paraná - enfrenta no momento da utilização dos conhecimentos matemáticos para a resolução de problemas. Verifica-se a possível relação dessas dificuldades ao desconhecimento dos conceitos e algoritmos matemáticos ou se, antes disso, elas têm sua origem na incompreensão da própria língua materna empregada nas situações problemas. Pôde-se constatar, até o momento, que as possíveis causas são: essa modalidade de ensino nunca recebeu a atenção e os cuidados merecidos pelas autoridades competentes. O sistema de avaliação e promoção, assim como as baixas idades permitidas pela LDB 9394/96 para acesso ao programa, têm sinalizado para a identificação cada vez maior entre o ensino supletivo e os mecanismos de aceleração do ensino regular e de comprovação de escolaridade e não há preocupação com a apropriação/ construção de conhecimento.

Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Dificuldades na aprendizagem. Matemática. linguagem.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Resolução de problemas nas aulas de matemática  Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
ROMANATTO, Mauro Carlos

Este texto procura mostrar que a metodologia através da resolução de problemas pode ser trabalhada sem grandes rupturas no trabalho docente dos professores que ensinam Matemática. Entretanto, para que isso aconteça, os professores devem, em um primeiro momento, analisar e discutir suas concepções e seus conhecimentos sobre educação, conhecimento matemático, ensino, aprendizagem, avaliação, entre outros elementos presentes no trabalho docente para verificar se são consistentes diante dessa perspectiva de ensinar e de aprender Matemática. Assim, com concepções e conhecimentos coerentes com a metodologia da resolução de problemas, os professores podem enfrentar com sucesso as situações inesperadas e não pensadas que, muitas vezes, ocorrem quando utilizam a resolução de problemas não só como uma metodologia, mas também como uma filosofia de ensino. A experiência do professor como resolvedor de problemas e a reflexão, com especialistas, sobre os resultados de uma aula de Matemática focada na resolução de problemas são condições essenciais para potencializar esse caminho metodológico bastante promissor para a educação matemática. Um problema explorando uma propriedade das frações exemplifica um possível trabalho docente com essa metodologia na busca de tornar o aprendizado matemático significativo para os estudantes.

Palavras-chave: Educação matemática. Resolução de problemas. Trabalho docente.

Downloads 770  770  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, mai. 2  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Resolução de problemas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise dos Parâmetros Curricula Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
MARANHÃO, Tatiane Maranhão e PAIS, Luiz Carlos Pais

O presente artigo apresenta o resultado de uma análise que tem como objetivo abordar como o ensino de resolução de problemas é sugerido para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como os desafios relativos à formação inicial dos docentes que deverão ensinar tal conteúdo. Os dados primários foram retirados dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e o referencial teórico que fundamentou a pesquisa foi a abordagem antropológica, proposta por Yves Chevallard. Por meio de uma análise fenomenológica do tipo hermenêutica, foi possível destacar que os resultados obtidos indicam que a fonte de informação pesquisada apresenta inúmeros argumentos relacionados às situações problema.

Palavras-chave: Praxeologia. Educação matemática. Resolução de problema. Didática da matemática.

Downloads 7149  7149  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMS  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Significado do símbolo “=” no contexto das funções e as concepções dos alunos do 3° ano do Ensino M Popular Versão: PDF
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
CAVALCANTI, José Dilson Beserra e SANTOS, Marcelo Câmara dos

O presente artigo é um recorte de alguns dos resultados obtidos em nossa dissertação de mestrado e é fundamentado em duas ideias. A primeira é que o significado do símbolo “=” não se restringe a denotar igualdade, podendo apresentar diferentes significados a depender do contexto no qual está inserido. A segunda ideia é a de que nem sempre as concepções dos alunos são compatíveis com o significado do símbolo “=”. Nosso objetivo neste trabalho é discutir as concepções dos alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre o significado do símbolo “=”, particularmente, no contexto das funções. Conforme nossos resultados, os alunos demonstraram diferentes concepções sobre o significado do símbolo “=”, contudo, nenhuma foi compatível com os atributos deste símbolo no contexto das funções.

Palavras-chave: Concepções. Sinal de igualdade. Significado.

Downloads 22297  22297  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Sipemat  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Sobre linguagens, conceitos matemáticos e o discurso científico Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.1, p.26-38, UFSC: 2009.

CARVALHO, Tadeu Fernandes de

Os conceitos matemáticos, fundamentais em todo processo de interação da Matemática com outras ciências, como a Física, a Filosofia, a Lógica e as Ciências Econômicas, guardam as chaves para a compreensão de suas estruturas e teorias, bem como para a compreensão do discurso matemático e, de modo mais amplo, para a compreensão do discurso científico. Neste trabalho refletimos sobre aspectos teóricos e aspectos práticos de seu ensino, à luz de diferentes experiências e propostas. Não obstante nosso interesse em tratá-los genericamente, no contexto da linguagem matemática, julgamos oportuna a abordagem de aspectos particulares de certos conceitos que podemos considerar centrais para os cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática- caso específico de conceitos vinculados ao Cálculo Diferencial e Integral, de grande significado histórico e, por sua elevada aplicabilidade, de grande interesse, também, para a Física e para as Engenharias.

Palavras-chave: Conceito. Matemática. Educação. Linguagem. Cálculo diferencial e integral.

Downloads 2320  2320  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Torre de Hanói Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
MANOEL, Luiz Ricardo da Silva

A torre de Hanói, também conhecida por torre de bramanismo ou quebra-cabeças do fim do mundo, foi inventada e vendida como brinquedo, no ano de 1883, pelo matemático francês Edouard Lucas. Segundo ele, o jogo que era popular na China e no Japão veio do Vietnã. O matemático foi inspirado por uma lenda Hindu, a qual falava de um templo em Benares, cidade Santa da Índia, onde existia uma torre sagrada do bramanismo, cuja função era melhorar a disciplina mental dos jovens monges. De acordo com a lenda, no grande templo de Benares, debaixo da cúpula que marca o centro do mundo, há uma placa de bronze sobre a qual estão fixadas três hastes de diamante. Em uma dessas hastes, o deus Brama, no momento da criação do mundo, colocou 64 discos de ouro puro, de forma que o disco maior ficasse sobre a placa de bronze e os outros decrescendo até chegar ao topo. A atribuição que os monges receberam foi de transferir a torre formada pelos discos, de uma haste para outra, usando a terceira como auxiliar com as restrições de movimentar um disco por vez e de nunca colocar um disco maior sobre um menor. Os monges deveriam trabalhar com eficiência noite e dia e, quando terminassem o trabalho, o templo seria transformado em pó e o mundo acabaria. O desaparecimento do mundo pode ser discutido, mas não há dúvida quanto ao desmoronamento do templo, maiores detalhes veja o final do texto.

Downloads 2217  2217  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Tratamento e Análise da Informação com o Auxílio de Softwares Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
TINTI, Douglas da Silva; NAKAYAMA, Bárbara Cristina; SICARDI, Moreira e JANUÁRIO, Gilberto.

Atualmente o Ensino de Estatística vem ganhando destaque nas pesquisas em Educação Matemática. Tais estudos ressaltam a importância da Estatística para a formação de cidadãos críticos e para o desenvolvimento científico de uma nação. Enquanto professores, o que temos observado nas práticas atuais é a utilização das ferramentas estatísticas de forma mecânica e descontextualizada, inviabilizando a percepção da aplicabilidade em diversas situações do cotidiano. Ressaltamos, ainda, a necessidade de criar espaços de formação em que a utilização das novas tecnologias seja considerada, aprendida e (com) partilhada, evidenciando a potencialidade da articulação tecnologiaensino. Neste cenário, encontramos os elementos motivadores para pensarmos em uma oficina que proporcione uma reflexão sobre o Ensino de Estatística, nos diferentes níveis de aprendizagem, visando à valorização da análise da informação, da aplicabilidade e da compreensão das ferramentas da Estatística Descritiva com o auxílio de softwares.

Palavras-chave: Tratamento da informação. Estatística descritiva. Raciocínio estatístico.

Downloads 1175  1175  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUCSP  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Um olhar para a sala de aula a partir da resolução de problemas e modelação matemática Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
HUAMÁN HUANCA, Roger Ruben

Resolver problemas faz parte da natureza humana desde os primórdios de nossa história. Os problemas serviram de motor para impulsionar o desenvolvimento e a evolução da espécie nos mais variados campos, os primeiros homens tiveram que desenvolver métodos para resolver problemas da vida como, por exemplo, localizar-se no tempo e no espaço e, também, tentar descrever e explicar o mundo físico. Eles criaram maneiras de comparar, classificar e ordenar, de medir, quantificar e inferir elementos fundamentais que a tradição da cultura nomeou de Matemática...

Palavras-chave: Resolução de problemas. Educação matemática.

Downloads 1634  1634  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma I Seminário em Resolução de Problemas – I SERP – U  Site http://
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