Categoria: Matemática Artigos |
Discutindo resolução de problemas e exploração-investigação matemática: reflexões para o ensino de m |
Versão: Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
LAMONATO, Maiza e PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion
A resolução de problemas é tema central quando o assunto é ensinar Matemática nos diversos níveis de escolaridade. Por sua vez, a exploração-investigação matemática, no contexto brasileiro, tem despertado crescente interesse em pesquisadores e professores que ensinam Matemática. Contudo, tanto uma como outra são apresentadas sob diversos entendimentos e possibilidades, permitindo novas discussões e reflexões. Este artigo analisa aproximações e distanciamentos entre resolução de problemas e exploração-investigação matemática, apontando contribuições de ambas para a Matemática escolar. Tomando como objeto de discussão a literatura de educação matemática, tais aproximações ou distanciamentos são delineados à medida que são discutidos os diversos entendimentos para as duas abordagens. As contribuições para o ensino de Matemática dependem das possibilidades geradas na sala de aula, e tanto a resolução de problemas quanto a exploração-investigação matemática podem ser promissoras para a construção de conhecimentos, mas não para sua apropriação como algo pronto e acabado.
Palavras-chave: Resolução de problemas. Exploração-investigação matemática. Ensino de matemática.
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3213 0 bytes zetetiké – FE/Unicamp – v. 19, n. 36–jul/dez 2011 http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Discutindo a modelagem matemática no processo formativo inicial de professores de matemática |
Versão: pdf Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
III Encontro Paraense de Modelagem Matemática (III EPAM). Modelagem Matemática: formação docente e perspectivas educacionais. Marabá, 2010.
SOARES, Narciso das Neves e MEDEIROS, Claudete Marques de
Este trabalho tem o propósito de discutir temas que acreditamos serem relacionais importantes para o trabalho com Modelagem Matemática na formação inicial de professores de Matemática. O mesmo foi escrito com base nas experiências docentes dos autores como formadores de professores de matemática e com base em referenciais teóricos, como: Bassanezi, Borba, Franchi, Johnson, entre outros. São tratados neste artigo, discussões iniciais de Emergência, Experiência e o uso de Softwares Livres na formação de professores de Matemática e suas possíveis relações com a aplicabilidade da Modelagem Matemática.
Palavras-chave: Modelagem matemática. Emergência. Formação de professores.
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1409 0 bytes http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Depoimentos de estudantes sobre a Matemática e a Modelagem Matemática: aspectos epistemológicos evid |
Versão: pdf Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.2, p.16-29, UFSC: 2008
KLÜBER, Tiago Emanuel e BURAK, Dionísio
Este artigo apresenta interpretações de depoimentos escritos por alunos participantes de um projeto de pesquisa desenvolvido com Modelagem Matemática, conforme a perspectiva proposta por Burak (1998). A partir desses depoimentos, tanto os do início como os do final do trabalho, busca-se dialogar com outros pesquisadores da Educação, da Educação Matemática e de outras áreas, no intuito de responder à questão principal: Qual o significado da Matemática e de seu ensino para os alunos? Os resultados evidenciam uma forte tendência à supervalorização da Matemática na perspectiva platônica, implicando na desvalorização do ser aprendiz. Evidenciam, ainda, a possibilidade de um trabalho diferenciado a partir da Modelagem Matemática.
Palavras-chave: Epistemologia. Ensino e Aprendizagem. Educação Matemática. Modelagem Matemática.
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632 0 bytes Revemat http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Controvérsias sobre educação Matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo |
Versão: Atualização: 9/5/2012 |
Descrição:
VALENTE, Wagner Rodrigues
Este texto tem por objetivo analisar historicamente debate entre dois professores brasileiros de matemática no início dos anos de 1930. Nessa época, foi criada a primeira lei nacional de ensino – Reforma Francisco Campos – com um currículo nacional que caracterizava, pela primeira vez no país, a disciplina denominada “Matemática”, resultado da integração dos ramos independentes aritmética, álgebra e geometria. Os protagonistas da discussão foram os professores Júlio César de Mello e Souza (1895–1974) e Jacomo Stávale (1881–1956). Com a análise da controvérsia, busca-se compreender como o cotidiano escolar brasileiro apropriou-se da primeira proposta de internacionalização do ensino de Matemática, surgida há mais de vinte anos antes da polêmica.
Palavras-chave: Matemática. Reforma do ensino. Ensino de Matemática. Currículo.
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1371 0 bytes Cad. Pesqui., Nov 2003, n.120, p.151-167. ISSN 01 http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Contribuição crítica à discussão acerca da participação da história e da epistemologia da matemática |
Versão: pdf Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
Publicado em: Horizontes, Bragança Paulista, v. 22, n. 1, p. 71-107, jan./jun. 2004
MIGUEL, Antonio
O propósito deste artigo é discutir e problematizar algumas formas de participação da epistemologia e da história da matemática na atividade de investigação contemporânea em educação matemática, centradas em duas perspectivas teóricas bastante difundidas: a perspectiva estrutural-construtivista operatória, desenvolvida por Jean Piaget e Rolando García, e a perspectiva evolutiva descontínua, desenvolvida por Gaston Bachelard. Para isso, examina-se criticamente a noção piagetiana de “mecanismos de passagem” e a noção bachelardiana de “obstáculos epistemológicos”, presentes nos trabalhos de vários pesquisadores em educação matemática da atualidade, os quais enfatizam a importância do que costumam chamar de análise epistemológica da história da matemática para a investigação em educação matemática.
Palavras-chave: Educação matemática. Epistemologia e pesquisa em educação matemática. História e pesquisa em educação matemática. Obstáculos epistemológicos. Mecanismos de passagem.
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841 0 bytes Horizontes http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Construção de atividades para o ensino de geometria hiperbólica |
Versão: PDF Atualização: 20/6/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Vital Araújo Barbosa de; SANTOS, Washington Pena dos; RAMOS, Syana Monteiro de Alencar
Este trabalho é voltado para aplicação de dobraduras de papel no ensino da geometria, onde o mesmo está sendo desenvolvido na E. E. E. F. M. Napoleão Ábdon da Nóbrega, para os alunos de duas turmas do ensino Fundamental (9º ano/8ª Série), uma na modalidade normal e outra na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA. O desafio proposto é promover o desenvolvimento das noções da geometria plana sem o uso da régua e do compasso, utilizando o recurso Origami, fundamentado na teoria do pensamento geométrico de Van Hiele, bem como a construção de polígonos e na demonstração de fórmulas e relações matemáticas. O objetivo maior desse projeto é trabalhar o potencial da geometria, através do estágio cognitivo em que o aluno se encontra.Assim, esperamos que esta Pesquisa contribuía no que diz respeito ao ensino aprendizagem dos conceitos geométricos.
Palavras-chave: Material concreto. Dobradura de papel. Geometria.
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3679 0 bytes 2º SIPEMAT http://www.ded.ufrpe.br/sipemat/ |
Categoria: Matemática Artigos |
Conhecimentos de estudantes do ensino médio sobre razões trigonométricas no triângulo retângulo |
Versão: PDF Atualização: 27/12/2013 |
Descrição:
SILVA, Dilvana Maria Melo da; THOMAZ NETO, Mario Oliveira
Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com 37 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública no Pará, tendo como objetivo verificar quais os conhecimentos destes quanto às definições, às relações e aos problemas envolvendo as razões trigonométricas no triângulo retângulo. Os dados foram coletados por meio de um teste escrito. Os resultados, dentre outros, apontam que os alunos não conseguem identificar corretamente, os elementos (lados e ângulos) do triângulo retângulo e, por conseqüência, as definições das razões trigonométricas. Quanto às relações trigonométricas, os alunos não estabeleceram corretamente as relações entre os elementos, pois escreveram as razões trocando termos ou utilizando termos desconhecidos.
Palavras-chave: Ensino de Trigonometria. RazõesTrigonométricas. Resolução de Problemas.
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567 0 bytes SIPEMAT http://www.lematec.net/CDS/SIPEMAT06/ |
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