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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A Modelagem Matemática nas Séries Iniciais: o germém da criticidade Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.135-157, jul. 2009

LUNA, Ana Virginia de Almeida; SOUZA, Elizabeth Gomes; SANTIAGO, Ana Rita Cerqueira Melo

O presente artigo visa compreender como os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental podem analisar de forma crítica o papel dos modelos matemáticos em debates sociais, por meio da Modelagem Matemática. Os participantes da investigação foram uma professora e 17 (dezessete) alunos, entre 9 (nove) e 11 (onze) anos de idade, que cursavam o quinto ano do Ensino Fundamental em uma instituição de ensino em Feira de Santana, no interior da Bahia. Uma atividade de Modelagem sobre a construção de cisternas no semiárido baiano foi observada e analisada com enfoque qualitativo. Os diálogos entre as crianças e a professora foram transcritos e, quando analisados, indicaram que a inserção da Modelagem nas séries iniciais possibilita que as crianças percebam a presença dos modelos matemáticos na sociedade e suas implicações sociais, políticas e econômicas em diversos segmentos da Sociedade.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Séries Iniciais. Educação Matemática. Modelos Matemáticos. Criticidade.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A modelagem matemática como metodologia para o ensino-aprendizagem de física Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; SANTO, Adilson Oliveira do Espírito.

Neste artigo procuraremos mostrar uma proposta de ensino de Física utilizando a modelagem matemática como metodologia de ensino-aprendizagem. Para que isso seja possível é necessário que o professor de Física conheça as principais características dessa metodologia, pois é durante a dinâmica da modelagem matemática que os conceitos físicos vão sendo introduzidos na bagagem cognitiva do aluno. Essa proposta de ensino de Física, além de torná-lo significativo, possui um caráter interdisciplinar e contextualizado. Concluímos que a modelagem matemática aplicada ao ensino de Física pode dar mais motivação aos alunos, além de se conseguir um ponto de convergência entre essas duas disciplinas.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Ensino de Física. Interdisciplinaridade. Contextualização.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A Matemática, os Matemáticos, as Crianças e Alguns Sonhos Educacionais Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 217-225, 2002

RUIZ, Adriano Rodrigues

Este trabalho teve origem em nossa preocupação diante da fragilidade que o analfabetismo matemático impõe à sociedade adulta. Tendo por referência pesquisas piagetianas, identificamos as crianças como aprendizes ativos e competentes. Falamos, também, de possibilidades que se abrem com a presença do computador para novas culturas de matematização. Neste quadro, apontamos a visão restrita da matemática como a "ciência das quantidades" como obstáculo para os não-matemáticos terem acesso a possibilidades ainda pouco exploradas.

Palavras-chave: Matemática. Analfabetismo Matemático. Aprendizes Competentes. Epistemologia de Jean Piaget.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A interferência do professor universitário frente à formação de futuros docentes de Matemática Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
MORAES, Cesar Augusto do Prado

A formação inicial de docentes em Matemática tem sido tema de várias discussões. Isso acontece por ser uma formação centrada nas Universidades, com uma predominância teórica e normalmente focalizado a partir das práticas pedagógicas do professor universitário. Há propostas de inovações que levam a formação destes futuros docentes, mais próximos de seu lugar de trabalho – a escola – como um lugar fundamental para um espaço de reflexão e formação, mantendo uma relação entre teoria e prática através da realidade escolar.

Palavras-­chave: Formação Inicial. Relação Teoria e Prática. Inovações. Formação e Aprendizagem. Aprendizagem Significativa.

Downloads 1541  1541  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Metodista de São Paulo  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A intensidade dos algorítmos nas sérires iniciais: uma imposição socio-histórico-estrutural Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
MENDONÇA, Maria do Carmo Domite.

Como nós professores podemos reconhecer/valorizar ou não o quadro que aí está em educação matemática? Como nós professores-­pesquisadores podemos compreender a ansiedade existente em treinar os algoritmos convencionais quando o assunto é o cálculo das operações aritméticas básicas? Um caminho para a mudança seria focalizar/discutir o que, naturalmente, tem bloqueado atitudes de maior autonomia frente a esse fato matemático, imoblizando para qualquer inovação. Então, usando argumentos que serão descritos neste artigo, eu ressaltei o modelo dos "fatores de pressão", direta ou indiretamente, ligados aos procedimentos frente aos algoritmos ­ o estrutural, o histórico e o social ­ que limitam e seguram os professores a refletir, discutir e pesquisar o potencial em educação matemática do desenvolvimento de outras formas para realizar o cálculo das operações aritméticas básicas.

Palavras-­chave: Cáculo Escrito Convencional. Cálculo mental. Algoritmo. Pressão Interna/Externa. Significado. Influência. Mudança. Autonomia.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A integração da tecnologia na prática do professor que ensina Matemática na educação básica: uma pro Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Revemat- Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.8, p.84-94, UFSC: 2008

BITTAR, Marilena; GUIMARÃES, Sheila Denize e VASCONCELLOS, Mônica

Nesse artigo apresentamos resultados parciais de uma pesquisa-ação em andamento, cujo objetivo é investigar a integração da tecnologia na prática pedagógica de professores que ensinam Matemática na Educação Básica. Para tanto, esse trabalho tem sido desenvolvido em algumas fases: 1ª) constituição e consolidação do grupo; 2ª) estudo coletivo do tema Softwares Educacionais e suas possibilidades para a aprendizagem Matemática; 3ª) estudo e análise de um software que pode contribuir com a aprendizagem da Matemática; 4ª) leitura e discussão de textos que abordem questões ligadas a essa temática; 5ª) elaboração de seqüências didáticas. Os resultados indicam que: 1) o sentimento de fazer parte de um grupo começou a ser construído logo nos primeiros encontros, quando os professores expuseram os problemas que vivenciavam nas escolas; 2) ao longo dos encontros percebemos alguns momentos de colaboração, em especial naqueles destinados à exploração do LOGO.

Palavras-chave: Formação de Professores. Integração da Tecnologia no Ensino da Matemática. Pesquisa-ação

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A ideia de unidade na construção do conceito do número racional Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V2.4, p.68-93, UFSC: 2007.

CAMPOS, Tânia Maria Mendonça e RODRIGUES, Wilson Roberto

Este trabalho procura apresentar um aspecto significativo da construção do conceito de número racional, que permanece não apropriado por alunos até estágios de escolarização posteriores ao seu ensino formal: a ideia de unidade. O trabalho fundamenta-se na gênese do número racional, nas concepções de Vygotsky e Vergnaud e em pesquisas específicas sobre o conceito de fração. Aplicado a um universo que envolve alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Superior, o estudo identifica dificuldades referentes à definição do referencial em situações que envolvem o conceito de fração, procura apontar possíveis causas dessas dificuldades e associá-las às práticas pedagógicas mais comumente empregadas no ensino desse objeto matemático.

Palavras-chave: Frações. Problemas. Concepções. Educação Matemática.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A História da Matemática na Formação Inicial de Professores de Matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
BALESTRI , Rodrigo Dias e CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade

Neste artigo relatamos resultados de uma investigação que teve como objetivo identificar e analisar a participação da história da matemática na formação inicial de professores de Matemática, na óptica de professores e pesquisadores que atuam ou já atuaram com História da Matemática. Foram entrevistados oito professores e investigadores de renome em campos de pesquisa como a História da Matemática, História da Educação Matemática, História na Educação Matemática, e Educação Matemática. Os depoentes revelaram diferentes perspectivas e contribuições da história da Matemática nessa etapa de formação, bem como obstáculos e desafios a serem enfrentados por cursos de Licenciatura em Matemática. Apesar da falta de consenso entre os entrevistados, os resultados sugerem que conhecimento sobre a história da matemática pode fomentar a qualidade da formação de futuros professores de Matemática. Destacamos a necessidade de que a história da Matemática seja abordada a partir das preocupações de um educador matemático.

Palavras-chave: História da Matemática. Formação Inicial de Professores de Matemática. Educação Matemática.

Downloads 2091  2091  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Fundação Araucária/CNPq  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A Fração na Perspectiva do Professor e do Aluno das Séries Iniciais da Escolarização Brasileira Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
MAGINA, Sandra e CAMPOS, Tânia

O presente estudo visa discutir o ensino e a aprendizagem de fração nas séries iniciais do Ensino Fundamental a partir de uma pesquisa diagnóstica aplicada conjunto e paralelamente em 70 professores polivalentes (não especialistas em Matemática) e em 131 alunos que cursavam as 3ª (65 alunos) e 4ª séries (66 alunos). A hipótese inicial foi a de que esses professores teriam competência para resolver problemas de fração em diferentes situações, mas que apresentariam estratégias limitadas de ensino para auxiliar seus alunos a superarem falsas concepções sobre fração. Consequentemente, os alunos das referidas séries não apresentariam bom desempenho na resolução dos problemas nem tampouco haveria um crescimento significativo no percentual de sucesso dos alunos da 3ª série para os da 4ª série. A análise dos resultados oferece indícios de que os professores têm, em geral, um prognóstico do desempenho dos alunos longe do real, havendo uma tendência de superestimar o nível de acertos dos alunos, principalmente no que tange aos alunos da 4ª série. O estudo concluiu que esses professores apresentaram conceitos adequados de fração em algumas situações, mas a maioria mostrou algumas confusões entre a representação de fração e de razão. Como esperado, as estratégias de ensino resumiram-se ao uso de material concreto ou de desenho para facilitar comparações perceptuais. Nas situações de razão, eles resolviam os problemas por meio de razão, mas não faziam conexão entre a fração e a razão.

Palavras-chave: Conceito de Fração. Ensino Fundamental. Professores Polivalentes. Prognóstico. Tarefas Investigativas. Estratégias de Ensino.

Downloads 8120  8120  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC/SP  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas  Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653)

CURI, Edda

No contexto educacional do terceiro milênio, em que a democratização do ensino permite o acesso de um novo público à escola e que as tecnologias de informação e de comunicação invadem o espaço escolar, as modalidades de ensino e, consequentemente, de formação de professores precisam adequar-se apropriadamente a essa nova realidade. A formação de docentes está inserida no contexto educativo nacional regulamentada pela LDBEN 9394/96 e por resoluções do Conselho Nacional de Educação – CNE – sobre o assunto. Essa legislação estabelece a necessidade de se efetuar estudos específicos para a formação profissional em nível superior e as DCN – diretrizes para organização dos cursos. Segundo Pires (2001), é preciso considerar especificidades próprias dos professores polivalentes e outras dos especialistas, em função do segmento em que atuam, do domínio de conteúdos a ensinar e quanto ao papel da docência em cada etapa da escolaridade. Nesse sentido, é necessário repensar os cursos de magistério para professores polivalentes1, no que se refere à formação para ensinar Matemática aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. As especificidades próprias do ensino/aprendizagem de Matemática pelas crianças e as características dos professores polivalentes devem ser consideradas nos projetos de formação. O atendimento a essas especificidades demanda nova organização dos cursos e indica a necessidade de subsídios para essas mudanças. Diante desses fatos, passo a refletir sobre as modificações necessárias aos cursos de magistério que formam professores polivalentes para ensinar Matemática. Tomei como base os estudos sobre a legislação atual, investigando aspectos da Lei 9394/96 que permitam compreender melhor as modificações desejadas, em pesquisas e dados estatísticos sobre a situação atual da formação de docentes no país.

Downloads 725  725  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Iberoamericana de Educación  Site http://
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