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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O que resulta quando se compara a metade maior com a menor? Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.

Para dar uma ideia do tom da revista anarquista El Motim, o cineasta Luis Buñel conta como ela descrevia uma manifestação ocorrida em Madri, durante a qual operários atacaram violentamente padres, ferindo transeuntes e quebrando vitrines: Ontem à tarde, um grupo de operários subia tranquilamente a rua de la Montera, quando viram dois padres descendo a mesma rua do lado oposto. Diante dessa provocação... Assim, decidi escrever este texto ao me sentir provocado pelo artigo Comparação de duas estratégias no ensino de ‘Complementos de Matemática’, de José Mário Martínez e Lucio Tunes dos Santos, publicado no número 9 da Zetetiké. Entretanto, espero não quebrar vidraças nem ferir transeuntes inocentes ao fazer algumas observações críticas. Não farei uma análise do discurso e nem buscarei desvelar a estrutura profunda do texto; não há necessidade de recorrer a tanto. Apenas extraio as minhas observações diretamente das contradições internas da pesquisa em questão. Os autores resolvem intervir em um assunto polêmico: qual será o melhor método de ensino? Eles caracterizam e comparam duas alternativas: de um lado temos o ensino ‘expositivo’ e do outro uma estratégia ‘alternativa’. O modo de estabelecer a comparação é o cerne do artigo: dois professores revezaram-se em duas turmas, aplicando uma estratégia de ensino em cada uma e comparando os resultados obtidos através de recursos estatísticos. A conclusão é que não houve (nem haverá) diferença significativa que resulte da utilização dessas estratégias. Os autores salientam que essa pesquisa e seu resultados são ‘objetivos’. Tenho duas considerações a fazer: 1.É possível considerar que nada foi pesquisado e, portanto, qualquer conclusão poderia ser obtida e seu grau de validade seria o mesmo: nenhum. 2. Mesmo aceitando as premissas de que parte a pesquisa, o seu resultado seria inteiramente questionável, uma vez que é possível mostrar o comprometimento do critério intrínseco de ‘objetividade’. Abordarei cada aspecto separadamente, deixando para o final alguns comentários gerais.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O Teorema de Pitágoras e as relações métricas no triângulo retângulo com material emborrachado Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
LAMAS, Rita de Cássia Pavani; MAURI, Juliana.

Modelos concretos no ensino fundamental, em particular, no ensino da geometria, pode ser considerado um recurso didático para o professor, capaz de desenvolver nos alunos a capacidade de visualização e compreensão das propriedades fundamentais dessa área da matemática, que em geral, os alunos apresentam muita dificuldade. Este artigo apresenta um modelo concreto com material emborrachado (EVA), para mostrar experimentalmente o Teorema de Pitágoras e modelos análogos a este que mostram as relações métricas no triângulo retângulo.

Palavras-chave: Relações métricas. Teorema de Pitágoras. Modelo concreto.


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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O Teorema de Pitágoras segundo a dialética ferramenta-objeto Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.7, p.78-83, UFSC: 2008.

JAHN, Ana Paula e BONGIOVANNI, Vincenzo

Neste artigo, descrevem-se sinteticamente as fases de organização para a construção de conceitos matemáticos segundo a dialética ferramenta-objeto introduzida por R. Douady. Esse tipo de organização enfatiza a importância de se alternar, no ensino, os aspectos ferramenta e objeto de uma dada noção matemática, fornecendo ainda princípios metodológicos interessantes para o professor. Um exemplo de tal organização é apresentado no campo da Geometria, e mais precisamente, relativo ao Teorema de Pitágoras.

Palavras-chave: Didática da Matemática. Dialética ferramenta-objeto. Teorema de Pitágoras.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O Teorema de Tales: uma ligação entre o geométrico e o numérico Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Mate 94 mática. V2.5, p.94-106, UFSC: 2007.

BONGIOVANNI, Vincenzo

O texto trata de um estudo do teorema de Tales: quando surgiu o nome teorema de Tales no ensino, como esse teorema é enunciado em diversos países, como Euclides o demonstra evitando a árdua análise do caso de segmentos incomensuráveis e como os alunos se comportam diante de sua apresentação.

Palavras-chave: Geometria euclidiana. Teorema de Tales. Prova.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Formação Inicial do Educador Matemático Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
JANUÁRIO, Gilberto; PAULA, Michele Lima de Oliveira

No decorrer de um curso de licenciatura, o graduando entra em contato com diversas teorias de aprendizagem e metodologias de ensino que solicitam o pesquisar, possivelmente, para a “construção da autonomia e liberdade no trato de questões docentes e discentes” (FAGUNDES, 2007). Segundo D’Ambrósio (2000, p. 94), a pesquisa está ligada à ideia “de mergulhar na busca de explicações, dos porquês e dos cosmos, com foco em uma prática”. Com essa concepção, a investigação, na formação inicial, contribui para que o futuro professor assuma uma postura de educador, buscando meios para tornar o ensino e a aprendizagem da Matemática uma ação significante para a comunidade escolar e para o seu desenvolvimento profissional.

Palavras-chave: Pesquisa. Formação inicial. Prática. Educador matemático.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O Trabalho Docente com Geometria Dinâmica em uma Perspectiva Investigativa Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Silva, Guilherme Henrique Gomes da

Na sociedade atual, a tecnologia invade nossas vidas das mais diferentes formas e nos mais diferentes lugares, estando inserida em praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Mas como anda o currículo das escolas? O ensino e aprendizagem estão acompanhando esta evolução? O professor está preparado para enfrentar as mudanças provocadas pela Tecnologia da Informação e Comunicação? Consideramos que a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) deve estar presente no cotidiano das salas de aula em todos os níveis de educação. No entanto, sabemos que isso não é algo simples de ocorrer. É preciso mais pesquisas que revelem os aspectos envolvidos numa implementação dessa natureza. É sobre isso que trata o projeto de pesquisa de mestrado aqui apresentado. A problemática da pesquisa está relacionada ao uso de TIC em Educação Matemática. Mais especificamente, seu foco é analisar as potencialidades do uso de um software de Geometria Dinâmica como uma das possíveis ferramentas para o ensino e aprendizagem de Geometria. Trata-se do software Geogebra. Para isso, a questão que direciona a pesquisa é a seguinte: “Que elementos do trabalho docente podem potencializar o trabalho da Geometria Dinâmica, através do software Geogebra, numa perspectiva investigativa?" Pretendemos verificar como um grupo de estudo, formado por professores ou futuros professores, se apropria do software Geogebra, de forma a inseri-lo em sua prática docente. Interessa-nos saber quais as potencialidades que o grupo atribuirá a esse software no estudo da Geometria no Ensino Fundamental e Médio. Também faz parte de nossos objetivos, conhecer a natureza das dificuldades que surgirão durante o estudo do software, preparação de atividades e aplicação em sala de aula. Traremos mais adiante alguns detalhes do software Geogebra, sobre o que entendemos por uma perspectiva investigativa e dos procedimentos metodológicos que utilizaremos na seguinte pesquisa.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O uso didático do vídeo na matemática Popular Versão: PDF
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
SILVA, Ana M.

O vídeo tem sido objeto de uso no âmbito doméstico há muito tempo, no entanto na escola de forma geral ainda não o incorporou como política pedagógica, e as que integraram, o seu manuseio é parcial e deficiente. O Minicurso “O uso didático do Vídeo na matemática”, será realizado abordando-se a teoria e prática, na parte teórica discutiremos as ideias de Ferrés sobre o uso didático do vídeo e na parte prática, faremos uso de um dos vídeos didáticos de Matemática da TV Escola seguindo uma das orientações sugeridas por Ferrés. Ressalta-se que a ênfase não deve ser colocada na tecnologia, mas na forma de expressão da tecnologia em uso.

Palavras-chave: Educação matemática. Vídeo didático. Ensino. Tecnologia educativa.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O vídeo da TV Escola como material didático no ensino de matemática Popular Versão: PDF
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
SILVA, Ana Maria e CIVARDI, Jaqueline Civardi

O foco da investigação aqui apresentado refere-­se ao projeto de pesquisa de mestrado que está em fase inicial junto ao Programa de Pós-­graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás. O estudo nos possibilitará responder à inquietação: “Como o professor de matemática da primeira série do ensino médio tem utilizado o vídeo didático digital da TV Escola, em sua prática pedagógica?” Esperamos encontrar indícios que nos conduzam às respostas da pergunta. O objetivo principal é contrapor as orientações previstas nos cursos de formação continuada a respeito do uso dos vídeos didáticos da TV Escola com a prática pedagógica dos professores de matemática em sala de aula. Esta pesquisa caracteriza-­se como um estudo de caso de cunho etnográfico com uma abordagem qualitativa, tendo como sujeitos os professores de matemática da 1ª série do Ensino Médio das escolas da rede pública estadual do município de Balsas­/MA. Escolhemos como contexto desta investigação a Unidade Regional de Educação de Balsas. A metodologia que será utilizada para a coleta de dados constará: de um questionário que será aplicado a todos os professores de matemática da primeira série do ensino médio, que é o critério para a seleção dos sujeitos; observação, análise documental, entrevista semiestruturada. Faremos nossa fundamentação teórica baseada em autores que tratam das TIC aplicadas na Educação: informática e Educação Matemática (BORBA e PENTEADO, 2007), Vídeo e educação (FERRÉS, 1996), Educação e Comunicação (KENSKI, 2008), o Vídeo na Sala de Aula (MORAN, 1995, 2002), entre outros.

Palavras­chave: TIC. Educação matemática. Vídeo didático. TV Escola.

Downloads 1940  1940  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XXV Conade  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Os Parâmetros Curriculares Nacionais na Formação Inicial dos Professores das Ciências da Natureza e  Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Publicado em: Investigações em Ensino de Ciências – V12(3), pp.339-355, 2007

RICARDO, Elio Carlos e ZYLBERSZTAJN, Arden

São apresentados e discutidos os resultados de uma pesquisa, na qual foram entrevistados dezessete professores das disciplinas de Metodologia de Ensino e/ou Prática de Ensino dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química de três universidades públicas, localizadas em três diferentes regiões do país. O principal objetivo foi investigar como estão sendo tratados os Parâmetros Curriculares Nacionais na formação inicial dos futuros professores de ensino médio das disciplinas da área das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, bem como verificar a opinião dos seus formadores acerca desses documentos e sua compreensão a respeito dos principais conceitos neles contidos, a saber, competências, interdisciplinaridade e contextualização. Discute-se ainda alguns aspectos teóricos em relação a essas noções presentes na literatura recente.

Palavras-chave: Formação inicial. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino de ciências.

Downloads 571  571  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Os símbolos matemáticos enquanto signos e seus diferentes significados Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.5, p.55-61, UFSC: 2008.

LIAO, Tarliz

Neste artigo é feito um recorte sobre a questão dos signos (símbolos matemáticos) e de seus significados em dois conjuntos numéricos, naturais e racionais fracionários, com reflexos no segundo. Embora não seja feita uma análise e/ou apresentação do signo e significado segundo a óptica vigotskyana em sua totalidade, buscaram-se nesses elementos recortados os norteadores das questões relativas ao não entendimento da formação do conceito de frações.

Palavras-chave: Símbolos matemáticos. Signos. Vigotsky.

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