Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Metodologia da Resolução de Problemas Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SOARES, Maria Teresa Carneiro e PINTO, Neuza Bertoni.

Um dos aspectos fundamentais que rege as mudanças educacionais e estimula as diferentes pesquisas em educação são o fato de se buscar desenvolver nos alunos a capacidade de aprender a aprender. Em nenhum momento se secundaria o conhecimento vigente, que é sempre o ponto de partida para o conhecimento novo, como bem mostra a hermenêutica. Apenas é equívoco pretender que na escola se faça apenas repasse, ou que nela apenas se ensina e apenas se aprende...

Palavras-chave: Educação matemática. Resolução de problemas.

Downloads 6048  6048  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anped - GT19  Site http://www.ufrrj.br/emanped/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Mídias e Tecnologias no Ensino de Matemática Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SIMOKA, Marcos Alexandre

A utilização de mídias e tecnologias dentro do ensino demanda mais espaço dentro das discussões atuais, em relação ao ensino e aprendizagem da Matemática. Devido a velocidade do avanço e da necessidade de uma nova visão por parte dos professores, em relação a utilização das mesmas, que ocupam cada vez mais espaço dentro do cotidiano de um educador. O foco deste artigo é retratar o uso destas tecnologias no âmbito educacional de Matemática, considerando a diversidade de métodos para compartilhar conhecimento, facilitando e aprimorando o trabalho do docente dentro de sala de aula.

Palavras-chave: Tecnologias. Ensino de Matemática e Recursos computacionais.

Downloads 5449  5449  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unipar - Universidade Paranaense  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Modelagem Matemática e Pedagogia de Projetos: aspectos comuns Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.87-116, jul. 2009 ISSN 1982-5153

RIPARDO, Ronaldo Barros; OLIVEIRA, Marcelo de Sousa; SILVA, Francisco Hermes da

É emergente na educação escolar brasileira a necessidade da adoção de novos comportamentos no que diz respeito à prática docente, pois, do modo como está sendo conduzida, muito pouco se conquistará do imenso leque de objetivos que a ela são atribuídos. O ensino da matemática urge pelo incremento de novas práticas pedagógicas com o intuito de tirar do professor a ideia de que exclusivamente por sua ação verbal se conseguirá promover um aprendizado significativo. A modelagem matemática e os projetos de trabalho aliam em si a vantagem de partirem de uma situação-problema que envolve diretamente o aluno para fazê-los chegarem a uma resposta, a um modelo matemático a partir do diálogo e da interação entre os pares. Rompem com o antigo sistema que se utiliza de constructos matemáticos prontos e acabados para almejar-se uma posterior contextualização. Como nova tendência que surge no campo da Educação Matemática, a modelagem precisa ser discutida e debatida em consonância com outras possibilidades de práticas educacionais, como a Pedagogia de Projetos, para que suas confluências possam ser percebidas e, aos poucos, irem sendo acrescidas nas atividades de ensino nas escolas brasileiras, principalmente nas aulas de matemática.

Palavras-chave: Educação matemática. Pedagogia de projetos. Projetos de trabalho. Modelagem matemática.

Downloads 6266  6266  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alexandria  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Modelagem Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: um Estudo de Caso no 1º Ciclo Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Publicado em: Conferencia Interamericana de Educacion Matematica, 12, Santiago de Querétaro. Anais... Santiago de Querétaro: Comitê Interamericano de Educación Matemática, 2007. 1 CDROM.

LUNA, Ana Virginia de Almeida

A presente pesquisa está dirigida à compreensão de aspectos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de conhecimentos matemáticos através do ambiente de Modelagem Matemática. O objetivo da investigação foi contribuir para uma melhor compreensão sobre o papel das discussões matemáticas em situações de modelagem nas séries iniciais, com temas inicialmente propostos pela pesquisadora e, posteriormente, ampliados pelos sujeitos da pesquisa. A população investigada foi um grupo de segunda série do Ensino Fundamental com uma professora e vinte e dois sujeitos, entre oito e nove anos de idade, em uma instituição particular de ensino em Feira de Santana, no interior da Bahia, no Brasil. Para isso, a trajetória teórico-metodológica proposta partiu de uma abordagem qualitativa através do desenvolvimento de um estudo de caso, sendo os dados coletados a partir de registros orais transcritos de filmagens e de registros escritos realizados no decorrer do trabalho em sala de aula. A análise dos dados aponta que a Modelagem Matemática é um ambiente de aprendizagem que favorece o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da Matemática, propiciando o desenvolvimento de um pensamento mais crítico e reflexivo pelas
crianças.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Ensino-aprendizagem. Séries iniciais.

Downloads 5445  5445  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CIEM  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma investigação imperativa Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SILVA, Vantielen da Silva e KLÜBER, Tiago Emanuel

As pesquisas sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática têm se ampliado no cenário educacional e apresentado contribuições relevantes para o ensino da matemática nas diferentes etapas da Educação. A partir disso, com o intuito de nos aproximarmos dessas pesquisas, pelo menos em parte, desenvolvemos esse artigo buscando responder ao questionamento: em que níveis de ensino estão focadas as pesquisas brasileiras sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática e o que isso revela? Para responder a esse questionamento direcionamos nossa pesquisa aos resumos dos trabalhos stricto sensu disponíveis no Banco de Teses da Capes, Brasil. Nesse momento inicial, pudemos compreender que a Modelagem Matemática no âmbito da Educação Matemática apresenta-se como uma tendência que contribui com o desenvolvimento da aprendizagem significativa e com a melhoria da qualidade de Ensino em Matemática. Porém, a maior parte das investigações aponta a sua presença e contribuições para os Anos Finais e Ensino Médio, sendo incipientes as produções ou reflexões sobre a possibilidade de seu uso nos Anos Iniciais, ou seja, entre o 1º e 5º Ano do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Matemática. Anos Iniciais. Educação Matemática. Modelagem.

Downloads 497  497  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Reveduc  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Modelagem Matemática: as Interações Discursivas de Crianças da 4ª série a partir de um Estudo sobre  Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Publicado na V Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática – V CNMEM

LUNA, Ana Virginia de Almeida e ALVES, Josélia

Este estudo pretendeu compreender as interações discursivas entre professor-aluno e aluno-aluno nas séries iniciais a partir do ambiente de Modelagem Matemática. Os participantes da investigação foram uma professora e vinte e duas crianças, entre nove e onze anos de idade, que cursavam a quarta série do Ensino Fundamental em uma instituição particular de ensino em Feira de Santana, no interior da Bahia. A trajetória teórico-metodológica proposta partiu de uma abordagem qualitativa, sendo os dados coletados a partir de registros orais transcritos de filmagens, bem como de escritos realizados durante as observações. A análise dos dados apontou que a Modelagem Matemática é um ambiente de aprendizagem que favorece o desenvolvimento de interações discursivas, contribuindo para o desenvolvimento de um pensamento mais crítico e reflexivo pelas crianças e ampliação do repertório dos alunos em relação aos conhecimentos técnicos e matemáticos.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Interações discursivas. Séries iniciais.

Downloads 1690  1690  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CNMEM  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Modelagem matemática: uma visão holística da realidade Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de

Esta pesquisa procura mostrar que a modelagem matemática pode ser considerada um fazer matemático holístico que entra em harmonia com as ideias de Fritjof Capra. Ao modelar uma dada realidade, é preciso estudá-la em porções menores, neste sentido a modelagem assemelha-se ao método dedutivo-reducionista de René Descartes. Porém, se o modelo encontrado consegue representar tal realidade em seus mais minuciosos detalhes e, ao mesmo tempo, a descreve considerando o todo integrado; então podemos dizer que a modelagem matemática deve possuir um caráter sistêmico ou holístico.

Palavras-chave: Modelagem matemática. Modelo matemático. Holismo.

Downloads 1581  1581  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VI Epaem  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
BARBOSA, Jonei Cerqueira.

Diversos autores têm argumentado pela plausibilidade de usar Modelagem Matemática no ensino de matemática como alternativa ao chamado “método tradicional” (Bassenezi, 1990, 1994; Biembengut, 1990, 1999; Blum & Niss, 1991; Borba, Meneghetti & Hermini, 1997, 1999). O movimento de Modelagem Matemática internacional e nacional tomou contorno nos últimos trinta anos, contando com a contribuição decisiva de matemáticos aplicados que migraram para a área da Educação Matemática (Blum & Niss, 1991; Fiorentini, 1996). A partir daqui, deixaremos de usar o adjetivo “Matemática” para o termo “Modelagem” – ficando implícito – como um recurso para evitar repetições.

Downloads 1274  1274  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Narrativas Educativas e Percursos ee Formação e (Auto)Formação de Professores que Ensinam Matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.; TINTI, D. S. e JANUARIO, G. Narrativas Educativas e percursos de formação e (auto)formação de professores que ensinam Matemática. In: Encontro Paulista de Educação Matemática, 10. Anais... X EPEM: Os (des)caminhos da Educação Continuada de Professores que ensinam Matemática no Estado de São Paulo. São Carlos: SBEM/SBEM-SP, 2010, p. 1-13. (ISBN 978- 85-98092-12-6)

Este trabalho visa evidenciar tendências, desafios e perspectivas em Educação Matemática a partir da análise de narrativas que descrevem percursos de formação e (auto)formação de três docentes que atuam em diferentes níveis e modalidades de ensino. Considerando as narrativas enquanto forma de leitura e produção do conhecimento da/e sobre a prática docente, buscamos discutir aspectos teóricos e práticos relacionados à constituição pessoal e profissional de professores que ensinam Matemática. A partir das narrativas da memória escolar e suas relações com a aprendizagem da prática docente, foi possível discutir conceitos referentes à constituição profissional, formação, autoformação e saberes da docência e, assim, apreender de que forma nos tornamos professores que ensinam Matemática; quais as relações que se estabelecem entre a vivência pessoal – conhecimento de si – no processo de formação e suas implicações com o trabalho docente. Os resultados da pesquisa estruturam-se, portanto, no entendimento de que a singularidade e a subjetividade das narrativas possibilitam ao sujeito em formação, a partir de um trabalho sobre sua memória, lembrar e, de forma visceral, relacionar diferentes dimensões e saberes da aprendizagem e da prática profissional. Enquanto desdobramento dos resultados obtidos a partir do entrecruzamento e análise das narrativas evidenciou-se que as tendências em Educação Matemática, desenvolvidas no âmbito da pesquisa no Ensino Superior, influenciam as práticas educativas nos diferentes níveis e modalidades de formação.

Palavras-chave: Narrativas Educativas. Formação Docente. Ensino de Matemática. Prática Reflexiva.

Downloads 2937  2937  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma X Epem  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O "mundo-real" e o dia a dia na produção de significados matemáticos Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
BALDINO, Roberto Ribeiro

As recentes tentativas de pensar a educação matemática a partir da produção de significado, portanto, da linguagem é o fruto mais novo e mais consistente da vertente marxista anti-humanista à qual se filia a maioria dos pensadores situados em relação à problemática estruturalista, como Derrida, Bourdieu, Foucault e Althusser. No campo da psicanálise, essa vertente deságua em Lacan, cuja obra foi herdada por seu genro, Jacques Alain Miller, ex-aluno de Althusser. atualmente na Universidade de Paris VIII, fundada em consequência do Movimento de Maio de 68. Dessa vertente essencialmente francesa, corre um regato para a Educação Matemática, paradoxalmente nascendo na Inglaterra, representado pela vasta e importante pesquisa de Valerie Walkerdine. Alguns autores brasileiros, com recentes doutorados nesse país, aderiram ao primado da produção de significados para pensar os temas da Educação Matemática.

Downloads 802  802  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Bolema  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 (12) 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »