Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Um método híbrido para a construção de etiquetadores morfológicos, aplicado à língua portuguesa, bas Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MENEZES, Carlos Eduardo Dantas de
Este trabalho tem por objetivo propor um método de construção de um analisador morfológico de textos em linguagem natural que apresente uma arquitetura híbrida:o etiquetador conterá um conjunto de regras escritas à mão, que cuidam de um grande número de casos, e permitirá que outras regras sejam aprendidas, sendo assim, treinável a partir de exemplos (textos manualmente anotados ou corpora etiquetados). Trata-se de um sistema de aprendizado automático, que infere informações lingüísticas, relativas a aspectos lexicais e contextuais de todo um corpus de treinamento. Estas informações são armazenadas, codificadas com base em autômatos adaptativos, e posteriormente utilizadas para a tarefa de
classificação ou etiquetação morfológica.
Palavras-chave: processamento de linguagens naturais,processamento automático da língua portuguesa, etiquetador morfológico, autômatos adaptativos, aprendizado automático

Downloads 368  368  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.google.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A produção de slides na Língua Inglesa na 7a. série do Ensino Fundamental Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ISTSCHUK, Efigênia Teresinha

Este trabalho apresenta os resultados do projeto de pesquisa da formação continuada do professor da rede pública do estado do Paraná PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional): "O uso do computador no ensino da Língua Inglesa", na 7a. série do Ensino Fundamental. Com o uso do computador e outras tecnologias na sala de aula priorizadas nesta intervenção nas 7a. C e D do Colégio Estadual General Carneiro de Roncador, em 2008, objetiva-se
observar como estes apoiam e incentivam a aprendizagem do aluno e o trabalho do professor. Para o seu desenvolvimento com a utilização do laboratório de informática da escola, foi elaborada uma sequência didática atendendo a uma abordagem do discurso sociointeracionista mesclada de textos virtuais e não-virtuais com o tema família. Os resultados revelaram uma melhor predisposição do aluno e do professor para o processo ensino–aprendizagem.

Palavras- chave: Computador. Família. Língua inglesa. Gênero textual.

Downloads 6686  6686  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O efeito da imaginação técnica na literatura Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
MACIEL, Ulysses

Objetos técnicos aparecem nas obras literárias como objetos situados no limite entre a arte e a técnica, entre a magia e a razão, entre o real e a representação. Nessa zona fronteiriça onde se desenvolve o discurso literário, o objeto técnico é o desencadeador da ambiguidade e da ilusão. Lima Barreto, no conto "Um e outro", mira um automóvel mas acerta a hesitação de Lola, personagem dividida entre a imaginação do objeto e a paixão pelo chauffeur. Cortázar, no conto "Las babas del diablo", e Antonioni, no filme "Blow up", desconstroem a fotografia como imitação do real. As narrativas desses autores ultrapassam a mera utilidade dos objetos técnicos e apontam para um imaginário que liberta o ser humano de uma relação direta com a técnica. O que este trabalho busca é localizar esses textos literários na zona fronteiriça entre o simbólico e o técnico.

Palavras-chave: Literatura. Representação. Fotografia. Imagem.

Downloads 305  305  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Literatura e Cinema na sala de aula: uma análise da tradução cinematográfica de “O Cortiço”  Popular Versão: 
Atualização:  22/10/2012
Descrição:
SILVA, Marciano Lopes e Silva

Sem resumo disponível.

Downloads 2765  2765  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista JIOP no1 – Departamento de Letras Editora   Site http://www.dle.uem.br/revista_jiop_1/sumario.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Literatura e adaptação cinematográfica: diferentes linguagens, diferentes leituras  Popular Versão: 
Atualização:  22/10/2012
Descrição:
RODRIGUES, Flavio Luis Freire; ZANINELLI, Renata

Este trabalho propõe estabelecer semelhanças e diferenças entre o texto literário e sua adaptação para o cinema. Enquanto o texto literário tem dificuldade de encontrar leitores na escola, o texto fílmico aparece como texto rico e plural, capaz de conjugar várias linguagens, atraindo grande parte dos alunos. Normalmente as adaptações são vistas como traduções literais entre tipos textuais, mas é necessário cuidado ao se tratar do assunto. A partir da análise e comparação entre a tragédia grega "A Ilíada", de Homero, e "Tróia", adaptação da obra de Homero para o cinema, busca-se fazer a distinção entre os dois processos distintos e elucidar algumas das diferenças estabelecidas nessa tradução entre sistemas de significação distintos.

Palavras-chave: Texto literário. Adaptação cinematográfica. Leituras.

Downloads 1036  1036  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, Vo  Site http://publicacoes.unigranrio.com.br/index.php/reihm/article/view/580
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O diálogo entre o cinema e a literatura: reflexões sobre as adaptações na história do cinema. Popular Versão: 
Atualização:  24/10/2012
Descrição:
SCHLÖGL, Larissa

Este artigo aborda aspectos relevantes no estudo das adaptações de obras literárias para o cinema, com o objetivo de analisar como tais práticas intermidiáticas são vistas no meio acadêmico. Com aporte em teóricos de períodos distintos, como André Bazin e Robert Stam, entre outros estudiosos do assunto, serão também problematizadas questões como a "influência" e a fidelidade inseridas na discussão das transposições fílmicas.

Palavras-chave: Cinema. Literatura. Adaptação.

Downloads 9411  9411  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Associação Brasileira de Pesquisadores de História  Site http://paginas.ufrgs.br/alcar
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Um olhar interminável sobre a Literatura e o Cinema Popular Versão: 
Atualização:  22/10/2012
Descrição:
FILETTI, Elisandra

Este artigo pretende estabelecer uma relação entre a leitura literária e a leitura cinematográfica de obras adaptadas para o cinema, e tem por objetivo investigar como o estudante compreende, dialoga e interpreta o entrecruzamento dos discursos literário e cinematográfico ao relacioná-los a temas universais e à sua condição de leitor e cidadão.

Palavras-chave: Literatura. Cinema. Diálogo. Leitura, Adaptação.

Downloads 1322  1322  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.cepae.ufg.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O papel do livro didático no ensino da escrita Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BRITO, Gizele Mancuzo de

Este trabalho se constitui a partir da verificação das condições favoráveis para atividades dialógicas, no espaço de sala de aula, e também nas orientações adequadas ao exercício de elaboração da escrita.

Downloads 1160  1160  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM-PR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Literatura em Quadrinhos: Uma questão de adaptação Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
LIMA, Marcelo Soares de

Nosso trabalho analisa o processo de adaptação de um texto literário para as histórias em quadrinhos, buscando compreender o que se ganha e o que se perde nessa transição de meios; se é possível um livro ser transportado e a história se manter fiel, e ainda atrativa, dentro das características das histórias em quadrinhos; e se o que encontramos é um processo de adaptação ou uma tradução/decodificação da essência do livro para o quadrinho. Para tanto, analisamos quatro adaptações literárias da obra O Alienista de Machado de Assis, embasando nossas observações nas discussões promovidas por Sobral (2008), Silva (2009), Rama/Vergueiro (2004) e Ramos (2009).

Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos. Adaptação Literária. Quadrinhos e
Literatura.

Downloads 783  783  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Nível de letramento do professor:. implicações para o trabalho com o gênero textual na sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
DELA JUSTINA, Eliege Wernke Niehues.

O presente trabalho objetiva apresentar o nível de letramento do professor de português da escola pública de Santa Catarina a partir da leitura e escrita de textos pertencentes aos gêneros da esfera social do trabalho docente. A questão norteadora refere-se à dificuldade da transposição didática pelo professor, da teoria à prática, pela leitura que faz do texto oficial da educação no estado (a Proposta Curricular de Santa Catarina). A pesquisa fundamenta-se em teorias do letramento de Soares (1998, 2001), Kleiman (1995), Rojo (1998, 2000, 2002), Leite (2001), entre outros, e na noção de gênero do discurso bakhtiniana, como foi discutida por Rodrigues (2000, 2001), Rojo (2002) e Schneuwly (mímeo). O corpus analisado resultou de
aplicação de uma pergunta sobre gêneros e tipos textuais a quatro professores da Escola de Educação Básica Dom Joaquim, de Braço do Norte, Santa Catarina. Constatou-se, com a pesquisa, que o nível de letramento do professor de português não é suficiente para que ele compreenda e discuta o capítulo referente à Língua Portuguesa do documento em questão, pelo menos ao ponto de constituir práticas reflexivas no seu cotidiano profissional a partir do que lhe vem sendo proposto. Há ausência total de planejamento de aulas que contemplem os gêneros textuais nos Planos de Curso dos professores pesquisados. Tais professores, também não conseguiram, em sua totalidade, diferenciar gênero de tipo textual.

Palavras-chave: letramento; gêneros do discurso; tipo textual; leitura.

Downloads 740  740  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 »