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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Considerações sobre o ensino da literatura nas séries iniciais da Educação Básica Popular Versão: 
Atualização:  17/4/2018
Descrição:
SOUZA, Mariane Ramos de; BAYS, Monica Aparecida

Artigo sobre o trabalho pedagógico com literatura infantil produzido pelas estudantes do 2º período de Pedagogia da PUCPR, na disciplina Literatura na Educação Básica, sob orientação da Prof. Angela Mari Gusso.

Palavras-chave: Letramento literário. Leitura. Literatura infantil.

Downloads 225  225  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Práticas de leitura a partir da notícia no hipertexto: um olhar sobre o Portal G1 Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Este trabalho tem como objetivo abordar os subsídios do gênero notícia na web, para a promoção de novas práticas cognitivas de leitura. Decorrente disso, pretendemos verificar quais são os principais elementos textual-discursivos materializados pela noticia hipertextual. Para tal, fizemos uso do levantamento bibliográfico e da análise de notícias como passos metodológicos. Os resultados apontam que, dos elementos constituintes da notícia na web, os textos publicados pelo Portal G1 trazem consigo: a Hipertextualidade, a Multimidialidade, a Customização e a Atualização Contínua, deixando de lado a Interatividade e Memória.

Palavras-chave: Hipertexto. Notícia. Web. Leitura.

Downloads 261  261  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão  Site http://encontro.anais.faculdadesenacpe.edu.br/volumes/anais/volume%208/028-2014.pdf
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O ensino da compreensão textual na contemporaneidade: um olhar sobre a multimodalidade discursiva Popular Versão: 
Atualização:  25/8/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da; SOUZA, Francisco Ernandes Braga de; CIPRIANO,
Luís Carlos; LUCENA, Josete Marinho de

Consoante Moraes e Dionísio (2009), a propalação dos artefatos da informática e da tecnologia deflagrou um amplo contingente de alterações na construção informacional. A composição textual dar-se não só através de signos alfabéticos, como também de um vasto contingente de elementos textual-discursivos provenientes do plano visual. Com isso, o conceito de texto modificou-se consideravelmente e não se refere somente ao código verbal escrito. Hoje, o texto é algo multimodal, o que abrange múltiplas semioses. Para Dionísio (2007), o documento multimodal consiste numa prática de construção textual viabilizada pela mobilização de diferenciadas formas de representação. Isso tem viabilizado a efetivação de novos formatos de leitura. Ancorados em Antunes (2009), Barbosa e Souza (2006), Costa Val (2004), Dionísio (2007), Kleiman (1989), Koch e Elias (2006), entre outros, este trabalho objetiva refletir acerca da compreensão textual pautada em textos multimodais. Ou seja, como o caráter multimodal carrea subsídios para a efervescência de novos formatos de leitura.

Palavras-chave: Multimodalidade. Ensino. Compreensão leitora. Modificações

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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Construções identitárias: ser leitor e alfabetizador de jovens e adultos. Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
VÓVIO, Cláudia Lemos

Este artigo focaliza as relações entre linguagem e construção de identidades leitoras por alfabetizadores de jovens e adultos. Apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado que teve como foco o letramento desses agentes. Ao interpelar os discursos desses agentes sobre si mesmos e acender aos sentidos atribuídos à leitura, pretende-se contribuir para o delineamento de processos de formação. A análise, numa perspectiva linguístico-enunciativo-discursiva, revelou um aspecto distintivo frente aos resultados de pesquisas prévias com profissionais docentes: a forma assertiva e positivada com que produziram imagens de si, como leitores e, consequentemente, como alfabetizadores. Nessa construção, observa-se ainda um movimento de autolegitimação por meio de operações discursivas que têm como foco a exaltação de propriedades pessoais, a referência a objetos culturais tomados como legítimos e o trânsito por novas práticas culturais.

Palavras-chave: Identidade. Letramento. Prática de leitura. Formação de professores. Alfabetização de jovens e adultos.

Downloads 315  315  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Os mediadores das práticas de letramento de professores em formação inicial. Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
GUEDES-PINTO, Ana Lúcia.

Tomando como base a geração de dados proporcionada pela pesquisa “Formação do professor: processos de retextualização e práticas de letramento”, focalizo o processo de apropriação da prática de leitura vivenciada pelos professores em formação inicial. Nas narrativas de memórias sobre suas experiências pessoais da infância, da juventude e da contemporaneidade do curso de Pedagogia, identificamos indícios de como esses sujeitos se inseriram nas práticas de letramento das quais se apropriaram ao longo de seus percursos. Nesse processo de inserção no mundo da escrita, conforme narrado pelos professores, emergem diversos mediadores de suas práticas leitoras. Tendo como referência teórico-metodológica do trabalho de campo a História Oral, os princípios da etnografia, e assumindo a abordagem dos estudos do letramento e da História Cultural, procuro identificar esses diferentes mediadores e discutir seu papel no percurso de formação do profissional do ensino. Considerando, portanto, a memória de leituras narradas e o que elas nos trazem de conhecimento acerca dos variados personagens que co-protagonizaram suas histórias, busco apontar possibilidades de trabalho com relação à formação de professores.

Palavras-chave: Letramento. Leitura. Formação de professores. Memória. Narrativa.

Downloads 321  321  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A notícia no jornal O Diário de Pernambuco (1825 - 1925): uma abordagem histórica Popular Versão: 
Atualização:  25/8/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

De acordo com Gomes & Iapechino (2011), as discussões atinentes aos gêneros jornalísticos ampliaram-se consideravelmente, abrangendo uma gama de perspectivas. Entre estas, estão as Tradições Discursivas, que, segundo as autoras, elegem como objeto de estudo as formas tradicionais de texto, focando nos elementos textual-discursivos da constituição linguística dos gêneros textuais, como também nas marcas de continuidade e de mudança desses gêneros disseminados socialmente. Dentre esses gêneros, está a notícia. A notícia, segundo Benassi (2007), consiste em um gênero textual, que volta seu olhar para acontecimentos de diversos expedientes ocorridos recentemente. Recorrendo, teoricamente, às contribuições de Andrade et al. (2011), Gomes (2008), Gomes & Iapechino (2011), Oliveira (2009), Patriota (2013), entre outros, este trabalho tem por objetivo abordar o tratamento dado ao gênero notícia no Jornal Diário de Pernambuco, em uma perspectiva diacrônica, analisando as notícias publicadas por esse jornal dentre um intervalo de 100 anos [1825 - 1925].

Palavras-chave: Jornal. Gênero Notícia. Mudança.

Downloads 324  324  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O discurso político na charge  Popular Versão: 
Atualização:  26/10/2012
Descrição:
SILVA, Rosilene Alves da

O trabalho tem como objetivos: (1) desenvolver uma reflexão sobre o discurso político na charge; (2) definir a charge sob o ponto de vista da Análise do Discurso (AD); (3) apresentar a carnavalização como estratégia discursiva; (4) verificar como ou até que ponto a charge pode veicular informações e comentários. Nesse sentido, propõe-se como metodologia a articulação entre a teoria semiolinguística (Charaudeau) e o “agir comunicativo” (Habermas), uma vez que este seja parte da fonte teórica daquela, uma nova leitura de Habermas pode vir a formular novos conceitos e a desenvolver estudos de recepção para a Análise do Discurso.


Downloads 326  326  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG/FALE/POSLIN   Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Corpora comparáveis e variação lexical nas variedades africanas do português Maria Fernanda Bacelar  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Maria Fernanda Bacelar do

Neste artigo são apresentados resultados de um projecto de constituição de corpora orais e escritos das cinco variedades africanas do português (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e de extracção dos respectivos léxicos. Os cinco corpora, que no total perfazem 3.200.124 palavras, são comparáveis em dimensão, constituição interna e cronologia. Com a realização deste trabalho, pretendeu-se dar uma contribuição para colmatar uma grave lacuna no que respeita aos Recursos Linguísticos (corpora e léxicos) existentes para o português. Existiam já, em elevado número e grandes dimensões, corpora e léxicos das variedades europeia e brasileira do português, mas eram quase inexistentes (se excluirmos Moçambique) Recursos Linguísticos semelhantes para as variedades africanas que permitissem análises objectivas de cada uma delas e que, pela sua comparabilidade permitissem estudos contrastivos entre essas variedades ou entre elas e o português europeu ou do Brasil. O projecto, intitulado Recursos Linguísticos para o Estudo das Variedades Africanas do Português, foi executado pelo grupo Linguística de Corpus do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa – CLUL e por uma equipa do Centro de Física Teórica e Computacional da mesma universidade, tendo sido acompanhado pela consultora do projecto, Perpétua Gonçalves, da Universidade moçambicana Eduardo Mondlane.

Palavras-chave: Corpus África. Léxico. Variação. Português.

Downloads 326  326  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alfa: Revista de Linguística  Site http://www.alfa.unesp.br
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Livros didáticos de Língua Portuguesa: como eram antes? Como são agora? Popular Versão: 
Atualização:  25/8/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da; SOUZA, Francisco Ernandes Braga de; CIPRIANO,
Luís Carlos; LUCENA, Josete Marinho de.

Este trabalho objetiva verificar quais são as alterações na organização interna dos Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Decorrente disso, pretendemos verificar como se dá: (I) a abordagem das atividades de compreensão textual; (II) a abordagem das atividades de produção textual; (III) a abordagem gramatical; (IV) a abordagem do vocabulário. Para tanto, pautamo-nos na revisão de literatura, ancorando-se em Bezerra (2001; 2010), Cardoso (2003), Mendonça (2007), Doretto e Beloti (2011) e
Santos et al. (2007). Para isso, efetuamos a análise de dois livros didáticos de Língua Portuguesa: Português Dinâmico (Siqueira e Bertolin, 1978) e Linguagens (Cereja e Cochar, 2012), ambos utilizados em escolas estaduais no Estado de Pernambuco, no 7º ano. Os resultados apontam que o primeiro livro concede proeminência à descrição da morfossintaxe, materializando atividades estruturais calcadas na reprodução de modelos, bem como atividades de compreensão e produção textual calcadas na decodificação e na primazia à norma gramatical, respectivamente. O segundo dá protuberância à reflexão e ao uso, trazendo atividades calcadas na contextualização e na multiplicidade de significações da linguagem. Neste sentido, a organização interna desses manuais está calcada em concepções de língua opostas. O primeiro materializa uma concepção de língua como código e estrutura. O segundo, uma concepção de língua como interação social, o que demonstra o respaldo em abordagens teóricas distintas (Linguística Estrutural e Linguística da Enunciação).

Palavras-chave: Pedagogia da língua. Livros didáticos. Organização interna. Modificações.

Downloads 348  348  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A intertextualidade na leitura da alfabetizadora Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
SANTOS, Cosme Batista dos

Este artigo apresenta um estudo dos mecanismos linguísticos e cognitivos envolvidos na construção da definição da ‘intertextualidade’ por uma professora alfabetizadora em formação. O pressuposto adotado é o de que a retextualização de textos escritos da ciência e da divulgação científica nos eventos de formação implica em reformulação, apropriação e representação social dos objetos teóricos em função das particularidades do contexto enunciativo. Nessa perspectiva, portanto, a análise de um evento de letramento específico da formação do professor, que visa ao ensino-aprendizagem de conceitos ou de definições teóricas, pode ser orientada pela seguinte questão: quais os mecanismos linguísticos empregados pelo professor em formação para tornar mais familiares as noções teóricas na Universidade? Desse modo, essa análise pode ser desenvolvida com o intuito de ampliar descobertas anteriores sobre a representação social de termos teóricos realizada pelo professor. Trata-se de uma discussão sobre a participação da oralidade e da experiência na aprendizagem da definição especializada.

Palavras-chave: Letramento. Retextualização. Representação social. Enunciação. Intertextualidade.

Downloads 349  349  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
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