Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Graus de explicitação: marcas da intervenção oral docente em reescrita de produção textual  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
RAUEN, Fábio José; SOUZA, Jamille Militão de Neste estudo de caso, com base na teoria da relevância de Sperber e Wilson (1995), analisam-se os efeitos da intervenção oral docente nos graus de explicitação da reescrita de uma produção textual por um aluno da 3a série do ensino médio de Imbituba, Santa Catarina. A pesquisa foi organizada em três etapas: na primeira, o aluno produziu um texto, cujos graus de explicitação foram avaliados pelo docente; na segunda, houve uma intervenção oral; e, na terceira etapa, solicitou-se a reescrita desse texto. Os resultados corroboram: a) a hipótese de que a reescrita contém marcas da intervenção docente, dos ambientes cognitivos ativados nas fases anteriores e das informações inéditas advindas da elaboração do segundo texto; e b) a hipótese do aumento do grau de explicitação na reescrita. Neste artigo, aplicando-se a metodologia de Rauen (2005), esses resultados são apresentados na análise da primeira produção textual, da intervenção oral e da reescrita do aluno.
Palavras-chave: cognição; teoria da relevância; reescrita.
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576 0 bytes Revista Linguagem e Ensino http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Guimarães Rosa e uma visão sobre a oralidade  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
VERRI, Valda Suely da Silva
O artigo faz uma leitura do conto “Desenredo”, de João Guimarães Rosa, onde se verifica que, embora se trate de um texto escrito, há a presença de um narrador oral. Ou seja, o texto se mostra rico em marcas de oralidade, dispersas no discurso do narrador, constituindo-se, dessa forma, em uma espécie de texto para ser ouvido em vez de lido. Procuramos mostrar que esse texto contrapõe duas culturas, a oral e a cultura do mundo letrado. Entretanto, o homem pertencente ao universo iletrado não é visto de forma exotizada como fizeram grande parte dos escritores que se dedicaram à literatura regionalista. Ao contrário, Guimarães Rosa busca valorizar o homem com seus sentimentos, dúvidas, desejos, não importando a que universo ele possa pertencer.
Palavras-Chave: Oralidade. Guimarães Rosa. Desenredo.
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2791 0 bytes Revista Boitatá - UEL http://www.uel.br/revistas/boitata/?content=volume_2_2006.htm |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Jubiabá de Jorge Amado em HQ: A Linguagem Quadrinística em Prol do gosto pela Leitura Hoje  |
Versão: Atualização: 26/4/2013 |
Descrição:
MENDES, Josimara Evangelista
Esta pesquisa analisa a linguagem quadrinística, com enfoque na adaptação em Quadrinhos de Jubiabá organizada por Spacca (2009). Espera-se ampliar as discussões a cerca da percepção dos Quadrinhos como arte autônoma que flexibiliza a leitura e torna possível a releitura de obras clássicas, para o leitor contemporâneo. A análise da adaptação será feita considerando algumas características da linguagem dos Quadrinhos, entre essas, está o uso das cores e dos traços que constroem as cenas. Para tanto, este artigo baseia-se nas reflexões teóricas de Paulo Ramos (2009), Mc’Cloud (2005), Guimarães (2004), Pina (2012) e outros, com o intuito de também destacar a relevância da linguagem das HQ na percepção lúdica do ato de ler.
PALAVRAS-CHAVE: Linguagem. Leitor Contemporâneo. HQ
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934 0 bytes VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporane |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Leitura E Ensino Da Literatura: Reflexões  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ZAFALON, Míriam
Este trabalho aborda o ensino da literatura no ensino médio. Pretende-se mostrar como a escola e os professores têm agido em relação à leitura dos textos literários no ambiente escolar, enfatizando técnicas que venham a contribuir com a melhoria das aulas de literatura no ensino médio. Observa-se que muitos docentes têm estado alienados, apáticos, acomodados em relação ao ato de ler e ao trabalho com as obras literárias. Objetiva-se, aqui, demonstrar que, para formar leitores, é necessário que os professores também se transformem em indivíduos mais assíduos no ato de leitura. A emancipação dos leitores ocorrerá na medida em que o processo de leitura literária na escola seja permeado por uma concepção de leitura que colabore dinamicamente com o processo de produção de sentidos e com a interação entre leitor e obra literária. O método recepcional, divulgado pelas autoras brasileiras Aguiar e Bordini, embasado na estética da recepção, constitui-se num dos caminhos teórico-metodológicos para uma reconstrução das formas de ler na escola.
Palavras-Chave: Leitura. Literatura. Método Recepcional.
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4020 0 bytes Universidade Estadual de Maringá |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Leitura e escrita no Orkut: o que os professores veem e o que não veem  |
Versão: Atualização: 26/10/2012 |
Descrição:
BEZERRA, Benedito Gomes
A despeito do caráter multimidiático e multimodal que o caracteriza como ambiente baseado na Web, o site de relacionamentos Orkut ainda seria impensável a não ser como espaço de leitura e escrita. Apesar de isso, em princípio, apontar para uma potencial conexão com os interesses escolares, o que se verifica é o forte estigma que pesa, na escola, sobre os alunos que utilizam o site. À luz de concepções de leitura e escrita ancorados principalmente na Linguística Textual, buscamos, neste estudo, refletir sobre as possibilidades pedagógicas de uso do Orkut, segundo a percepção de professores do ensino fundamental e médio do interior de Pernambuco. O universo da pesquisa consiste de 36 professores, todos cursando Especialização em Ensino de Língua Portuguesa. Os resultados mostram que muitos professores têm pouca intimidade com as tecnologias digitais, além de alimentarem uma expressiva rejeição ao uso de sites "não-educativos" como o Orkut.
Palavras-chave: Leitura. Escrita. Orkut.
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601 0 bytes Anais Hipertexto 2009 http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais.html |
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