Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Fotografia:Um olhar semiótico sobre uma linguagem não -verbal  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SILVA,Jane Cristina Baptista NETTO, Rosália Maria Pretende-se, neste trabalho, sob o ponto de vista da Semiótica, fazer uma reflexão teórica sobre a linguagem não-verbal contida na fotografia em anexo. Para tanto, utilizaremos os conceitos de A.J.Greimas e Cidmar Teodoro Pais, como instrumento de análise de discurso. Escolhemos a fotografia veiculada na Revista Veja, de 28 de maio de 2008, no21, numa tentativa de demonstrar como o não-verbal torna-se tão verbal, chegando ao ponto de ‘gritar’ aos nossos ouvidos pedidos de socorro. PALAVRAS-CHAVE: Linguagem não-verbal; Semiótica; Significação
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5727 0 bytes Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Lín http://http://www.letramagna.com/ |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Funções do mas em um texto oral-dialogado  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SELLA, Aparecida Feola Este artigo retrata pesquisa sobre o estudo da conjunção ‘mas’, considerando-se a proposta de Ducrot (1984) referente às orientações argumentativas operadas pelo mas. Empreende-se uma tentativa de conjugar a proposta desse autor às condições de produção de um texto oral-dialogado, nas quais os falantes empreendem esforços para garantirem a auto-imagem. Essa condição propicia usos dos ‘mas’ que extrapolam o universo da significação da frase, já que promove atos do tipo asserções, constatações, perguntas, dúvidas, os quais estão sob constante vigilância por parte dos interactantes. Sendo assim, tenta-se conciliar a possibilidade de se considerar tanto marcas inscritas na própria língua quanto traços de condução discursiva, no caso do texto oral-dialogado.
Palavras-chave: conversação; preservação da face; mas.
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650 0 bytes Revista Linguagem e Ensino - Universidade Católica http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Gênero narrativo: uma dialogia entre a leitura e a escrita  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
CREPALDI, Nilza Pereira
Apresenta as concepções de Vygotsky e Bakhtin sobre o desenvolvimento da linguagem, situando o gênero discursivo narrativo (Contos de Fadas) como uma possibilidade do aluno internalizar abstrações e experiências, alargando os níveis mentais superiores, ajudando-o a reelaborar e reorganizar seus pensamentos e transformando-o psicologicamente. Essa abordagem reflete a importância do locutor e do interlocutor para a produção de um enunciado o qual é determinado pelo tema, composição e estilo, numa dada situação social. Mostra o ensino da leitura e da escrita como um processo externo, mediado pelo professor, provocando reflexões que possibilitam transformações internas e ações responsivas, levando o leitor-escritor a reelaborar sua fala interior, melhorando -a para um novo interlocutor, o que só se efetiva pela dialogia e pela interação social.
Palavras-chave: Discurso literário. Ensino. Sociointeracionismo. Leitura. Escrita.
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