Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Guimarães Rosa e uma visão sobre a oralidade Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
VERRI, Valda Suely da Silva

O artigo faz uma leitura do conto “Desenredo”, de João Guimarães Rosa, onde se verifica que, embora se trate de um texto escrito, há a presença de um narrador oral. Ou seja, o texto se mostra rico em marcas de oralidade, dispersas no discurso do narrador,
constituindo-se, dessa forma, em uma espécie de texto para ser ouvido em vez de lido. Procuramos mostrar que esse texto contrapõe duas culturas, a oral e a cultura do mundo letrado. Entretanto, o homem pertencente ao universo iletrado não é visto de forma exotizada como fizeram grande parte dos escritores que se dedicaram à literatura regionalista. Ao contrário, Guimarães Rosa busca valorizar o homem com seus sentimentos, dúvidas, desejos, não importando a que universo ele possa pertencer.

Palavras-Chave: Oralidade. Guimarães Rosa. Desenredo.

Downloads 1972  1972  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Boitatá - UEL  Site http://www.uel.br/revistas/boitata/?content=volume_2_2006.htm
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Considerações sobre o trabalho com literatura infantil nos anos iniciais da escolarização Popular Versão: 
Atualização:  17/4/2018
Descrição:
CRUZ, Isabelle Franco da; PADILHA, Laueni Ramos

Artigo sobre o trabalho pedagógico com literatura infantil produzido pelas estudantes do 2º período de Pedagogia da PUCPR, na disciplina Literatura na Educação Básica, sob orientação da Prof. Angela Mari Gusso.

Palavras-chave: Literatura. Leitura. Literatura infantil.

Downloads 1915  1915  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 10.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Crase - A melhoria do Ensino Médio: partilhando experiências Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
PAULI, Alice Atsuko Matsuda

O presente artigo apresenta uma experiência de leitura com o intuito de formar leitores críticos, tendo como base os pressupostos teóricos da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss, e do Método Recepcional, organizado por Bordini e Aguiar.

Downloads 1893  1893  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A Cultura de Massas na Ficção Brasileira Contemporânea Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
LOPES, Irinelson

A cultura de massas ou a Indústria Cultural, como a ela se refere Adorno (1986), é um fenômeno do mundo contemporâneo e tem sido, devido à maneira como vem influenciando o meio cultural, uma constante preocupação entre os teóricos das diversas áreas do conhecimento, entre elas a literatura. Detectar de que forma os elementos da cultura de massas irão influenciar a produção artística tem sido o trabalho de teóricos e pensadores como Theodor Adorno, Walter Benjamin, Umberto Eco, Fredrick Jameson, Ítalo Calvino, Irlemar Chiampi, entre outros, que variam de posição quanto aos benefícios e prejuízos dessa manifestação, considerada por muitos desses mesmos pensadores, anticultural. O objetivo do presente trabalho é, baseando-se nessas diversas opiniões, verificar de que forma os escritores contemporâneos têm utilizado em seus romances os elementos da cultura de massas, fazendo, destes, instrumentos eficazes de expressão artística e cultural. Essa verificação se fará através da análise do romance "Rastros do Verão", de João Gilberto Noll, publicado em 1986, e que se constitui em exemplo satisfatório para o que se deseja comprovar.

Downloads 1887  1887  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site http://recantodasletras.uol.com.br/trabalhosacademicos/1550058
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A (des) Construção do tema em narrativas de vestibular Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
WIDERSKI, Ana Paula

A elaboração deste artigo se deve ao fato de poder divulgar o trabalho de pesquisa em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Materna que realizamos. Trata-se de uma dissertação de mestrado que elaboramos na Universidade Estadual de Maringá, sob a orientação da professora Dr.a. Marilurdes Zanini. A pesquisa analisa trinta redações, produzidas na tipologia narrativa, desclassificadas por fuga total ao tema, no Concurso Vestibular de Verão 1999, da Universidade Estadual de Maringá – UEM. O objetivo é, por meio dos elementos e da coerência da narrativa e dos modelos cognitivos de contexto, investigar a (des) construção do tema nesta tipologia textual. Nessa contribuição, tornar mais claros os caminhos a serem percorridos pelo professor-avaliador de textos, no momento de classificar ou desclassificar um texto narrativo por fuga ao tema num contexto muito específico como é o vestibular, quando a redação pode determinar o acesso ou não do aluno ao mundo acadêmico. Os passos seguidos na análise começam pelo levantamento das possibilidades temáticas que a prova oferece e passam pelo mesmo procedimento as redações do corpus. A partir daí, centra-se a atenção nos elementos que caracterizam as
informações fornecidas e nos modelos cognitivos acionados por seu autor, nessas redações. Neles, procura-se traçar o percurso da estruturação dessas informações. Os resultados obtidos e a sua discussão permitem concluir que, de acordo com as similaridades dos procedimentos, há quatro formas de (des) construir o tema em textos narrativos: a) às avessas; b) tema curinga; c) tema ilusório; d) tema abandono, em relação àquele da Prova.

Palavras-chave: Narrativa. Ensino-aprendizagem. Língua materna. , Avaliação. Tema.

Downloads 1855  1855  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Dramaturgia Contemporânea: Do Palco ao Livro Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
GOMES, André Luís

O presente artigo analisa dados quantitativos sobre a publicação de peças teatrais a partir de 1958 e procura mostrar como o mercado editorial pode e/ou tem contribuído para a formação da História do Teatro Brasileiro.

Palavras-chave: Dramaturgia Brasileira. Editorial e História do Teatro Brasileiro. Contemporânea. Mercado.

Downloads 1848  1848  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília (UnB)  Site http://www.dramaturgiacontemporanea.com.br/artigos.php?art=3&letra=E
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Pedagogia da Leitura: Quais as Teorias Subjacentes? Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Neste estudo, colocamos em discussão as teorias subjacentes às práticas pedagógicas do ensino da leitura. O propósito, aqui, é refletir acerca das especificidades e particularidades dos modelos teóricos - Perspectiva do Texto, Perspectiva do Leitor e Perspectiva Interacionista, bem como do Modelo Ascendente e/ou Bottom-up, Modelo Descendente e/ou Top-down e o Modelo Interativo – que fundamentam o ensino dessa ferramenta linguística. Mais precisamente, nosso propósito, aqui, é demonstrar como tais modelos teóricos, mesmo possuindo alguns fatores que são objeto de crítica, constituem em teorias que carregam consigo aspectos relevantes a serem aplicados à prática pedagógica do ensino da leitura.

Palavras-chave: Modelos teóricos. Prática pedagógica. Decodificação. Especificidades. Sentido.

Downloads 1770  1770  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Travessias  Site http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10888
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A violência da imagem: estética, feminino e contemporaneidade Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
VILHENA, Junia de

O presente trabalho tem como objetivo investigar qual a função psíquica da estética na constituição das subjetividades femininas. Tomando o culto ao corpo e a beleza como paradigmas da contemporaneidade, os autores discutem as implicações psicológicas da histórica associação entre mulher e beleza e os mecanismos de regulação social. A cultura exibe a mulher, permanentemente, como forma de reforçar seus arquétipos. A imagem de mulher se justapõe com a de beleza e, como segundo corolário, à de saúde e juventude. As imagens refletem corpos super trabalhados, sexuados, respondendo sempre ao desejo do outro ou corpos medicalizados, lutando contra o cansaço, contra o envelhecimento ou mesmo contra a constipação. Implícita está a dinâmica perfeição/imperfeição, buscando atender aos mais antigos desejos do ser humano. Segundo os autores, é precisamente em busca de construir uma forma que o sujeito se manifesta. Diante do vazio, este o recobre com uma estética. Desta forma, chegam à estética como uma função, na realidade uma função dupla: apaziguar a angústia quando recobre o vazio e produzir prazer quando circunscreve o desejo. Os autores concluem que a relação do sujeito feminino com a estética de seu corpo e com olhar do Outro, é da ordem de uma adição. Ser vista é condição sine-qua-non da relação entre o sujeito feminino e o outro, não só para seduzi-lo e dele obter seu amor, mas antes, para através dele, conservar o amor do superego e preservar os ideais do Eu.

Palavras-chave: Mulher. Beleza. Estética. Angústia. Desejo. Regulação. Social. Feiúra.

Downloads 1769  1769  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA MAL-ESTAR E SUBJETIVIDADE / FORTALEZA   Site http://www.midiaedu.com.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Uma proposta pedagógica de Ciberleitura Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
NOVAES, Tatiani Daiana de

Artigo sobre a importância de trabalhar com a tecnologia na sala de aula. O estudo faz uma modesta discussão sobre os teóricos L. S. Vygotsky, Jean Piaget, Frank Smith e Umberto Eco, que são a base da proposta pedagógica. Sendo muito difícil, nos dias de hoje, se distanciar da tecnologia, propõe-se uma atividade para ajudar o aluno a desenvolver a ciberleitura e a usar a tecnologia de maneira útil e consciente, porque se acredita que o educando precisa usar a tecnologia segundo suas necessidades e não ficar à disposição das necessidades tecnológicas. A atividade consiste na criação de uma homepage; por meio dela o aluno trabalhará a leitura, a produção e a interpretação de texto.

Palavras-chave: Leitor. Hipertexto. Escola.

Downloads 1743  1743  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna - ISSN 1807-5193  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Discurso Literário: Linguagem intrinsecamente diferenciada ou texto institucionalmente determinado? Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
PALMA, Moacir Dalla

Este trabalho tem por objetivo analisar questões acerca do discurso literário, dando-se especial ênfase às teorias que vêem o texto literário como linguagem intrinsecamente diferenciada e na teoria de Carlos Reis, que vê o discurso literário como texto institucionalmente determinado. Através da análise dessas duas vertentes de conceituação do discurso literário, comparando com a idéia de que a literatura constrói-se histórica e culturalmente, chega-se à conclusão de que ambas trazem uma colaboração válida para se entender o que é a literatura, percebe-se, entretanto, que apenas uma visão mais ampla pode levar ao entendimento do discurso literário.

Palavras-chave: Discurso literário. Literariedade. Instituição literária.

Downloads 1696  1696  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Terra roxa e outras terras – Revista de Estudos Li  Site http://www.uel.br/cch/pos/letras/terraroxa
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 (8) 9 10 11 12 13 14 15 16 17 »