Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Crônicas de viagens e a representação da cidade de Natal na obra "O Turista Aprendiz", Mário de An Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Cristiano Mello de

O presente ensaio busca acrescentar novas interpretações, bem como refletir acerca da representação da cidade de Natal, descrita pelo escritor Mário de Andrade. Ao abordar, por meio de recortes textuais, reflexões sobre a imagem da cidade, surgem duas questões cruciais que limitarão este trabalho: uma de fundamento teórico e outra de fundamento histórico. Durante tal empreitada, também objetiva-se articular as formas de interação do escritor com a própria cidade. Para tanto, analisou-se trechos considerados de maior significância.

Palavras chave: Representação. Cidade. Viagens. Mário de Andrade. Cidade de Natal.

Downloads 730  730  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FURB BLUMENAU  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Dalton Trevisan: – Ah, é? Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MARCHI, Diana Maria

A obra de Dalton Trevisan, considerado um dos melhores contistas brasileiros da atualidade, é revisitada por um leitor curioso. A intenção da ministória, a estrutura fragmentária e o permanente reconto são vistos, especificamente em "Ah, é?", como uma espécie de realização da mutabilidade do gênero.

Palavras-chave: Dalton Trevisan. Contos brasileiros. Leitor.

Downloads 8132  8132  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma www4.fapa.com.br  Site http://www4.fapa.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Crase - A melhoria do Ensino Médio: partilhando experiências Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
PAULI, Alice Atsuko Matsuda

O presente artigo apresenta uma experiência de leitura com o intuito de formar leitores críticos, tendo como base os pressupostos teóricos da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss, e do Método Recepcional, organizado por Bordini e Aguiar.

Downloads 2103  2103  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas na Linguística Aplicada: um panorama histórico dos  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVA, Kleber Aparecido da

Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o conceito crenças no ensino e na aprendizagem de línguas, dentro da Linguística Aplicada. Para isso, a partir de um histórico, teço considerações sobre como esse conceito tem sido pesquisado no exterior e, especialmente, no contexto brasileiro.

Palavras-chave: Crenças sobre ensino/aprendizagem de línguas. Ensino de línguas. Aprendizado de línguas. Linguística Aplicada.

Downloads 1340  1340  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem e Ensino  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Corpora comparáveis e variação lexical nas variedades africanas do português Maria Fernanda Bacelar  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Maria Fernanda Bacelar do

Neste artigo são apresentados resultados de um projecto de constituição de corpora orais e escritos das cinco variedades africanas do português (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e de extracção dos respectivos léxicos. Os cinco corpora, que no total perfazem 3.200.124 palavras, são comparáveis em dimensão, constituição interna e cronologia. Com a realização deste trabalho, pretendeu-se dar uma contribuição para colmatar uma grave lacuna no que respeita aos Recursos Linguísticos (corpora e léxicos) existentes para o português. Existiam já, em elevado número e grandes dimensões, corpora e léxicos das variedades europeia e brasileira do português, mas eram quase inexistentes (se excluirmos Moçambique) Recursos Linguísticos semelhantes para as variedades africanas que permitissem análises objectivas de cada uma delas e que, pela sua comparabilidade permitissem estudos contrastivos entre essas variedades ou entre elas e o português europeu ou do Brasil. O projecto, intitulado Recursos Linguísticos para o Estudo das Variedades Africanas do Português, foi executado pelo grupo Linguística de Corpus do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa – CLUL e por uma equipa do Centro de Física Teórica e Computacional da mesma universidade, tendo sido acompanhado pela consultora do projecto, Perpétua Gonçalves, da Universidade moçambicana Eduardo Mondlane.

Palavras-chave: Corpus África. Léxico. Variação. Português.

Downloads 510  510  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alfa: Revista de Linguística  Site http://www.alfa.unesp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Contribuições da Teoria da Relevância para a prática de interpretação de textos:uma ilustração por m Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
GOLDNADEL,Marcos ; OLIVEIRA, Rita de Cássia

A Teoria da Relevância constitui, atualmente, um dos importantes paradigmas em Pragmática. O propósito deste artigo é apresentar possíveis contribuições dessa teoria à prática de interpretação de textos em sala de aula a partir da análise de textos de humor.
São apresentados alguns conceitos fundamentais da teoria, com base nos quais é realizada uma análise de textos humorísticos. Em seguida, realiza-se uma reflexão sobre a prática escolar da atividade de interpretação de textos à luz dos conceitos da Teoria da Relevância,
propondo-se atividades de leitura voltadas à conscientização do caráter inferencial do processo de interpretação de enunciados.

Palavras-chave: Teoria da Relevância; implicatura; inferência; interpretação textual; ensino.

Downloads 1006  1006  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Linguagem e Ensino - Universidade Católica  Site http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Compreensão de leitura em diferentes suportes: estudo comparativo entre o suporte impresso e digital Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
NOVAES, Tatiani Daiana de

Este artigo é resultado de uma pesquisa de dissertação de mestrado em Ciências da Linguagem da UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Neste estudo de caso, procurou-se verificar, por meio de oito questões de interpretação de texto da bateria CL-4 de Tapia e López (2000), se a compreensão de um mesmo texto é maior no suporte impresso ou no suporte digital. As questões visavam avaliar: a idéia principal, as intenções do autor, a estratégia de identificação da idéia principal em função da estrutura textual, a compreensão da temporalidade, o estabelecimento da referência textual, a compreensão das partículas conectivas, a identificação do tipo de documento de procedência e o conhecimento do significado dos recursos estilísticos. Os resultados foram analisados com base nos pressupostos de Tapia e López (2000). A pesquisa revelou que a leitura no suporte eletrônico influenciou de maneira positiva o resultado da compreensão.

Palavras-chave: Compreensão. Leitura. Suporte.

Downloads 3114  3114  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL-SC  Site http://
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Coesão textual em contraste: alunos da escola pública e privada Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RABAIOLLI, Maristela

Estudo comparativo entre o trabalho dos alunos das redes pública e privada.

Palavras-chave: Coesão textual. Trabalho de alunos. Rede pública. Rede privada.

Downloads 6178  6178  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Competência linguística: um dos fatores de inclusão/exclusão no contexto do trabalho industrial. Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
LEITE, Relindes Ianke

Relatam-se resultados de pesquisa realizada junto a trabalhadores que buscavam, por meio de uma Agência Recrutadora, serem contratados por uma empresa montadora automobilística. Procurou-se identificar nas fontes escritas e na voz dos candidatos e contratantes, em que medida o uso da linguagem interfere nas práticas de inclusão/exclusão no trabalho industrial. Percebeu-se que, no contexto atual, além do clássico ‘saber fazer’ associado à destreza manual, o sujeito pode ser incluído/excluído nos processos com base nos aspectos do ‘saber ser’ associado às novas exigências do trabalho flexível, tornando-se relevante a habilidade com as diferentes linguagens, a capacidade cognitiva e cultural. A pesquisa se apoiou em autores que discutem a relação Educação e Trabalho e em Bakhtin, Foucault e Certeau, cujas idéias contribuíram para o entendimento das práticas discursivas, bem como a atribuição dada à linguagem no processo de seleção estudado, sendo possível identificar as ‘estratégias’ do empresariado e as ‘táticas’ dos trabalhadores para ocuparem o ‘lugar’.

Downloads 3542  3542  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais 2004, V ANPED SUL, p. 190, 2004.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Carlos Drummond de Andrade- Um olhar sobre a poesia social Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
VASCONCELO, Clair Lima

Carlos Drummond de Andrade teve uma criação poética , da qual destaca-se a poesia social como elemento reflexivo de seu espírito revoltado e combativo. Não deixou de lado a arte da palavra escrita, chegando até a afirmar em entrevista que a essência da poesia é produzir emoção. Se o momento era de tristeza pela perda de vidas de forma cruel este uniu sua arte combativa através do drama de ser público e revolucionário e permanecer fiel às exigências de sua criação artística. Sartre dizia que o poeta e o filósofo são os mais bem-equipados para entenderem o sentido das coisas.Eles podem entender o sentido da pólis de seu tempo de uma maneira re(velante). E esse discurso só se torna possível através do verbo poético. O escritor Artur da Távola fala que a importância de um poeta no mundo vai além da construção de objetos materiais porque usa a palavra para chegar ao outro, mesmo que esteja no centro, ele a usa não para se exaltar , mas para se interrogar sobre o mundo, as coisas...O poeta faz os versos e vê o re(verso) e esse chega até os leitores. Por isso é um insubordinado mental. Assim ele detém o amor do povo e sua criação não se deteriora.

Palavras-chave: Drummond. Poesia Social. Discurso político. Engajamento.

Downloads 5648  5648  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIOESTE e também-http://www.universia.com.br/mate  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 (8) 9 10 11 12 13 14 15 16 17 »