Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas na Linguística Aplicada: um panorama histórico dos  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVA, Kleber Aparecido da

Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o conceito crenças no ensino e na aprendizagem de línguas, dentro da Linguística Aplicada. Para isso, a partir de um histórico, teço considerações sobre como esse conceito tem sido pesquisado no exterior e, especialmente, no contexto brasileiro.

Palavras-chave: Crenças sobre ensino/aprendizagem de línguas. Ensino de línguas. Aprendizado de línguas. Linguística Aplicada.

Downloads 1038  1038  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem e Ensino  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Crônicas de viagens e a representação da cidade de Natal na obra "O Turista Aprendiz", Mário de An Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Cristiano Mello de

O presente ensaio busca acrescentar novas interpretações, bem como refletir acerca da representação da cidade de Natal, descrita pelo escritor Mário de Andrade. Ao abordar, por meio de recortes textuais, reflexões sobre a imagem da cidade, surgem duas questões cruciais que limitarão este trabalho: uma de fundamento teórico e outra de fundamento histórico. Durante tal empreitada, também objetiva-se articular as formas de interação do escritor com a própria cidade. Para tanto, analisou-se trechos considerados de maior significância.

Palavras chave: Representação. Cidade. Viagens. Mário de Andrade. Cidade de Natal.

Downloads 389  389  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FURB BLUMENAU  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Da decodificação à construção de sentido: concepções de leitura subjacentes aos livros didáticos...  Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da; SIMOES E LUNA, Tatiana

Durante décadas, o ensino da leitura teve como foco práticas mecânicas de Decodificação. O ensino dessa competência linguística, com base nesse norte, concedia primazia à reprodução mecânica de conteúdos e informações. Essa posição esteve presente nos livros didáticos. Nos anos 80, aparece uma vasta quantidade mudanças nas práticas pedagógicas do ensino de Língua Portuguesa. Rompe-se, assim, com tendências mecanicistas e tecnicistas. Com isso, surge uma nova concepção de leitura como construção de sentido, acompanhada de novos enfoques e estratégias de ensino. Esses novos paradigmas têm sido adotados pelos mais recentes Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Este trabalho tem como objetivo verificar quais são as concepções de leitura subjacentes aos Livros Didáticos de Língua Portuguesa adotados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (1979-2012). Decorrente disso, pretende-se: a) verificar quais as concepções de linguagem subjacentes a esses manuais didáticos; b) verificar o tratamento dado à leitura e à diversidade textual.

Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa. Leitura. Livro didático.

Downloads 364  364  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Olhares  Site http://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/67/37
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Dalton Trevisan: – Ah, é? Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MARCHI, Diana Maria

A obra de Dalton Trevisan, considerado um dos melhores contistas brasileiros da atualidade, é revisitada por um leitor curioso. A intenção da ministória, a estrutura fragmentária e o permanente reconto são vistos, especificamente em "Ah, é?", como uma espécie de realização da mutabilidade do gênero.

Palavras-chave: Dalton Trevisan. Contos brasileiros. Leitor.

Downloads 6629  6629  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma www4.fapa.com.br  Site http://www4.fapa.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Discurso Literário: Linguagem intrinsecamente diferenciada ou texto institucionalmente determinado? Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
PALMA, Moacir Dalla

Este trabalho tem por objetivo analisar questões acerca do discurso literário, dando-se especial ênfase às teorias que vêem o texto literário como linguagem intrinsecamente diferenciada e na teoria de Carlos Reis, que vê o discurso literário como texto institucionalmente determinado. Através da análise dessas duas vertentes de conceituação do discurso literário, comparando com a idéia de que a literatura constrói-se histórica e culturalmente, chega-se à conclusão de que ambas trazem uma colaboração válida para se entender o que é a literatura, percebe-se, entretanto, que apenas uma visão mais ampla pode levar ao entendimento do discurso literário.

Palavras-chave: Discurso literário. Literariedade. Instituição literária.

Downloads 1617  1617  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Terra roxa e outras terras – Revista de Estudos Li  Site http://www.uel.br/cch/pos/letras/terraroxa
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Discurso Pedagógico: tecendo interação e conhecimento Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
FREITAS, Luzinete Cesário de Araújo
SAMPAIO, Maria Lúcia Pessoa

O discurso pedagógico é um meio de produzir conhecimentos, dar vozes e valorizar as especificidades da linguagem na tônica do ensino, promovendo a construção do saber, do desenvolvimento moral e intelectual, considerando as infinitas possibilidades discursivas, advinda dos diferentes usoe e contextos nos quais a língua se manifesta.

Palavras-Chave:Discurso Pedagógico. Dialogismo. Ensino. Conhecimento.

Downloads 2798  2798  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Domingos Pellegrini JR. - Entre as trilhas da terra vermelha e a redewww.sitioterravermelha.com.br Popular Versão: 
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
LIMA, Clair Vasconcelos

As presenças da memória, literatura e história são enfoques de discursos analisados nesta releitura da obra "Terra Vermelha", de Domingos Pellegrini Júnior. A importância desse romance dá-se no resgate das raízes da identidade e de fatos históricos que marcaram a colonização de Londrina. José Pellerini e Vó Tiana são os fios condutores da narrativa.

Palavras-chave: Memória. História. Literatura. Domingos Pellegrini. Identidade paranaense.


Downloads 4433  4433  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICENTRO  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Dramaturgia Contemporânea: Do Palco ao Livro Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
GOMES, André Luís

O presente artigo analisa dados quantitativos sobre a publicação de peças teatrais a partir de 1958 e procura mostrar como o mercado editorial pode e/ou tem contribuído para a formação da História do Teatro Brasileiro.

Palavras-chave: Dramaturgia Brasileira. Editorial e História do Teatro Brasileiro. Contemporânea. Mercado.

Downloads 1735  1735  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília (UnB)  Site http://www.dramaturgiacontemporanea.com.br/artigos.php?art=3&letra=E
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Educação Popular: relatos de uma experiência na reflexão de mundo a partir da palavra. Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
LUKASAK,Graciele Cardoso; SILVA, Cristiane Rocha

Pretende-se neste relato apresentar a experiência vivenciada com a educação popular, compartilhando a trajetória do grupo e as repercussões entre os participantes A partir desse contexto, tecemos algumas considerações, tais como: a educação como ato de conhecimento e de transformação social, a politicidade da educação, a preocupação com a liberdade, com o diálogo e o dialógico; a importância do respeito à identidade cultural.

Palavras-Chave: Educação Popular-Leitura da palavra-Autonomia-Prática reflexiva.

Downloads 2910  2910  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Puc - Rs  Site http://
Avaliação: 7.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Em busca de prática interacionista para a promoção da leitura literária  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Maria Helena Silvestre

Este trabalho aborda uma problemática presente nas escolas em relação ao desinteresse dos alunos pela leitura literária, presente principalmente nas últimas séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os procedimentos adotados na realização do trabalho foram: a revisão bibliográfica, diagnóstico de leitura e intervenção pedagógica (aplicação do material didático FOLHAS, nas 2ª e 3ª séries do Ensino Médio) e práticas leitoras desenvolvidas pelo CELER (Centro de Leitura), envolvendo todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Estadual Adonis Morski - EFMP do município de Boa Ventura de São Roque. O estudo busca incentivar e aumentar o hábito da leitura espontânea, por meio de um trabalho sistematizado, com base em uma metodologia de ensino (Método Recepcional) que valoriza a experiência estética do leitor e a leitura como prática social no sentido do letramento. Os resultados demonstraram que é possível incentivar, nos educandos, o hábito da leitura espontânea, por meio do Método acima citado e de práticas leitoras desenvolvidas pelo CELER.

Palavras-chaves: Formação do leitor. Ensino de literatura. Leitura e criatividade.

Downloads 3552  3552  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICENTRO  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 (7) 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 »