Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Fotografia:Um olhar semiótico sobre uma linguagem não -verbal |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SILVA,Jane Cristina Baptista NETTO, Rosália Maria Pretende-se, neste trabalho, sob o ponto de vista da Semiótica, fazer uma reflexão teórica sobre a linguagem não-verbal contida na fotografia em anexo. Para tanto, utilizaremos os conceitos de A.J.Greimas e Cidmar Teodoro Pais, como instrumento de análise de discurso. Escolhemos a fotografia veiculada na Revista Veja, de 28 de maio de 2008, no21, numa tentativa de demonstrar como o não-verbal torna-se tão verbal, chegando ao ponto de ‘gritar’ aos nossos ouvidos pedidos de socorro. PALAVRAS-CHAVE: Linguagem não-verbal; Semiótica; Significação
|
5845 0 bytes Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Lín http://http://www.letramagna.com/ |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Funções do mas em um texto oral-dialogado |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SELLA, Aparecida Feola Este artigo retrata pesquisa sobre o estudo da conjunção ‘mas’, considerando-se a proposta de Ducrot (1984) referente às orientações argumentativas operadas pelo mas. Empreende-se uma tentativa de conjugar a proposta desse autor às condições de produção de um texto oral-dialogado, nas quais os falantes empreendem esforços para garantirem a auto-imagem. Essa condição propicia usos dos ‘mas’ que extrapolam o universo da significação da frase, já que promove atos do tipo asserções, constatações, perguntas, dúvidas, os quais estão sob constante vigilância por parte dos interactantes. Sendo assim, tenta-se conciliar a possibilidade de se considerar tanto marcas inscritas na própria língua quanto traços de condução discursiva, no caso do texto oral-dialogado.
Palavras-chave: conversação; preservação da face; mas.
|
748 0 bytes Revista Linguagem e Ensino - Universidade Católica http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Em busca de prática interacionista para a promoção da leitura literária |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
FERREIRA, Maria Helena Silvestre
Este trabalho aborda uma problemática presente nas escolas em relação ao desinteresse dos alunos pela leitura literária, presente principalmente nas últimas séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os procedimentos adotados na realização do trabalho foram: a revisão bibliográfica, diagnóstico de leitura e intervenção pedagógica (aplicação do material didático FOLHAS, nas 2ª e 3ª séries do Ensino Médio) e práticas leitoras desenvolvidas pelo CELER (Centro de Leitura), envolvendo todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Estadual Adonis Morski - EFMP do município de Boa Ventura de São Roque. O estudo busca incentivar e aumentar o hábito da leitura espontânea, por meio de um trabalho sistematizado, com base em uma metodologia de ensino (Método Recepcional) que valoriza a experiência estética do leitor e a leitura como prática social no sentido do letramento. Os resultados demonstraram que é possível incentivar, nos educandos, o hábito da leitura espontânea, por meio do Método acima citado e de práticas leitoras desenvolvidas pelo CELER.
Palavras-chaves: Formação do leitor. Ensino de literatura. Leitura e criatividade.
|
4644 0 bytes UNICENTRO http:// |
|