Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Competência linguística: um dos fatores de inclusão/exclusão no contexto do trabalho industrial.  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
LEITE, Relindes Ianke
Relatam-se resultados de pesquisa realizada junto a trabalhadores que buscavam, por meio de uma Agência Recrutadora, serem contratados por uma empresa montadora automobilística. Procurou-se identificar nas fontes escritas e na voz dos candidatos e contratantes, em que medida o uso da linguagem interfere nas práticas de inclusão/exclusão no trabalho industrial. Percebeu-se que, no contexto atual, além do clássico ‘saber fazer’ associado à destreza manual, o sujeito pode ser incluído/excluído nos processos com base nos aspectos do ‘saber ser’ associado às novas exigências do trabalho flexível, tornando-se relevante a habilidade com as diferentes linguagens, a capacidade cognitiva e cultural. A pesquisa se apoiou em autores que discutem a relação Educação e Trabalho e em Bakhtin, Foucault e Certeau, cujas idéias contribuíram para o entendimento das práticas discursivas, bem como a atribuição dada à linguagem no processo de seleção estudado, sendo possível identificar as ‘estratégias’ do empresariado e as ‘táticas’ dos trabalhadores para ocuparem o ‘lugar’.
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3362 0 bytes Anais 2004, V ANPED SUL, p. 190, 2004. http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Compreensão de leitura em diferentes suportes: estudo comparativo entre o suporte impresso e digital  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
NOVAES, Tatiani Daiana de
Este artigo é resultado de uma pesquisa de dissertação de mestrado em Ciências da Linguagem da UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Neste estudo de caso, procurou-se verificar, por meio de oito questões de interpretação de texto da bateria CL-4 de Tapia e López (2000), se a compreensão de um mesmo texto é maior no suporte impresso ou no suporte digital. As questões visavam avaliar: a idéia principal, as intenções do autor, a estratégia de identificação da idéia principal em função da estrutura textual, a compreensão da temporalidade, o estabelecimento da referência textual, a compreensão das partículas conectivas, a identificação do tipo de documento de procedência e o conhecimento do significado dos recursos estilísticos. Os resultados foram analisados com base nos pressupostos de Tapia e López (2000). A pesquisa revelou que a leitura no suporte eletrônico influenciou de maneira positiva o resultado da compreensão.
Palavras-chave: Compreensão. Leitura. Suporte.
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3012 0 bytes UNISUL-SC http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Concepções de linguagem e fazer docente: um olhar sobre as práticas pedagógicas do ensino da leitura  |
Versão: PDF Atualização: 6/1/2016 |
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da
Durante décadas, o processo de escolarização brasileiro foi norteado por paradigmas tradicionais. Com isso, a prática docente do ensino da leitura concedeu primazia à Decodificação de Sinais Gráficos. O foco do ensino da leitura era, então, questões de cunho visual. De acordo com Koch & Elias (2006), nos dias atuais, pode ser percebida uma nova concepção de leitura como atribuição/produção de sentido, diretamente relacionada a perspectivas cognitivas, dialógicas, interativas, linguísticas e sociais, acompanhada de novos enfoques e estratégias de ensino. Essas diferentes práticas não emergem de forma neutra. Segundo Koch (2002), o tratamento dado à leitura, na Didática da Escolarização do leitor, tem como base de respaldo as Concepções de Linguagem. Recorrendo, teoricamente, ao trabalhos de Albuquerque (2006), Barbosa & Souza (2006), Bezerra (2010), Geraldi (1984), Kleiman (2008), Koch (2002), Koch & Elias (2006), Perfeito (2007), Santos (2002a), Silva (2012a), Soares (1998), este trabalho tem por objetivo abordar os reflexos das Concepções de Linguagem nas práticas docentes do ensino da leitura no processo de escolarização brasileiro. Decorrente disso, pretende-se traçar um breve resgate histórico do ensino da leitura dos anos 50 aos dias atuais, como também dos fundamentos teóricos, ideológicos, políticos e sociais, que nortearam tais práticas.
Palavras-chave: Educação. Modelos educativos. Procedimentos didáticos.
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5017 0 bytes Revista Urutaguá http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/view/19487 |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Corpora comparáveis e variação lexical nas variedades africanas do português Maria Fernanda Bacelar  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
NASCIMENTO, Maria Fernanda Bacelar do
Neste artigo são apresentados resultados de um projecto de constituição de corpora orais e escritos das cinco variedades africanas do português (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e de extracção dos respectivos léxicos. Os cinco corpora, que no total perfazem 3.200.124 palavras, são comparáveis em dimensão, constituição interna e cronologia. Com a realização deste trabalho, pretendeu-se dar uma contribuição para colmatar uma grave lacuna no que respeita aos Recursos Linguísticos (corpora e léxicos) existentes para o português. Existiam já, em elevado número e grandes dimensões, corpora e léxicos das variedades europeia e brasileira do português, mas eram quase inexistentes (se excluirmos Moçambique) Recursos Linguísticos semelhantes para as variedades africanas que permitissem análises objectivas de cada uma delas e que, pela sua comparabilidade permitissem estudos contrastivos entre essas variedades ou entre elas e o português europeu ou do Brasil. O projecto, intitulado Recursos Linguísticos para o Estudo das Variedades Africanas do Português, foi executado pelo grupo Linguística de Corpus do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa – CLUL e por uma equipa do Centro de Física Teórica e Computacional da mesma universidade, tendo sido acompanhado pela consultora do projecto, Perpétua Gonçalves, da Universidade moçambicana Eduardo Mondlane.
Palavras-chave: Corpus África. Léxico. Variação. Português.
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411 0 bytes Alfa: Revista de Linguística http://www.alfa.unesp.br |
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