Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A construção poética em Helena Kolody  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
CRUZ, Antonio Donizeti da
Este artigo apresenta o processo de criação poética de Helena Kolody (1912-2004), poeta brasileira, filha de emigrantes ucranianos, nascida em Cruz Machado (PR), Brasil. Os temas recorrentes na lírica de Kolody são: o tempo, a contemplação, a permanência, a solidão, a memória, a transitoriedade, entre outros. Com doze livros publicados, várias antologias e obras completas, Kolody realiza um fazer poético como busca da síntese, projetada nas formas escolhidas e no enxugamento dos textos. Os poemas sintéticos, tais como os dísticos, tercetos, quadras, epigramas, tankas e haicais (poesia de origem japonesa), são formas poéticas escolhidas pela poeta.
Palavras-chave: Lírica. Fazer poético. Síntese. Helena Kolody.
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3300 0 bytes http:// www4.fapa.com.br/cienciaseletras/pdf/revista39/art17.pdf |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Competência linguística: um dos fatores de inclusão/exclusão no contexto do trabalho industrial.  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
LEITE, Relindes Ianke
Relatam-se resultados de pesquisa realizada junto a trabalhadores que buscavam, por meio de uma Agência Recrutadora, serem contratados por uma empresa montadora automobilística. Procurou-se identificar nas fontes escritas e na voz dos candidatos e contratantes, em que medida o uso da linguagem interfere nas práticas de inclusão/exclusão no trabalho industrial. Percebeu-se que, no contexto atual, além do clássico ‘saber fazer’ associado à destreza manual, o sujeito pode ser incluído/excluído nos processos com base nos aspectos do ‘saber ser’ associado às novas exigências do trabalho flexível, tornando-se relevante a habilidade com as diferentes linguagens, a capacidade cognitiva e cultural. A pesquisa se apoiou em autores que discutem a relação Educação e Trabalho e em Bakhtin, Foucault e Certeau, cujas idéias contribuíram para o entendimento das práticas discursivas, bem como a atribuição dada à linguagem no processo de seleção estudado, sendo possível identificar as ‘estratégias’ do empresariado e as ‘táticas’ dos trabalhadores para ocuparem o ‘lugar’.
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3213 0 bytes Anais 2004, V ANPED SUL, p. 190, 2004. http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A notícia na Web: um olhar sobre seus elementos textual-discursivos  |
Versão: PDF Atualização: 6/1/2016 |
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da
De acordo com Mielniczuk (2003), as Tecnologias da Comunicação e da Informação têm carreado modificações consideráveis nas práticas cotidianas da sociedade contemporânea. Entre essas mudanças, podemos citar o surgimento de uma ampla quantidade de novos gêneros textuais, pautados em novos suportes. Nesse campo, estão os gêneros jornalísticos, mais especificamente, a Notícia na Web. Em virtude do formato do hipertexto, a notícia adquire novos elementos textuais e discursivos. Neste trabalho, buscamos conhecer os elementos textual-discursivos que compõem o Gênero Notícia na Web. Buscamos, ainda, compreender como a natureza hipertextual traz subsídios, para novas práticas de leitura.
Palavras-chave: Notícia na web. Elementos textual-discursivos. Novas práticas de leitura.
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3084 0 bytes Revista Temática http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/viewFile/21207/11704 |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Compreensão de leitura em diferentes suportes: estudo comparativo entre o suporte impresso e digital  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
NOVAES, Tatiani Daiana de
Este artigo é resultado de uma pesquisa de dissertação de mestrado em Ciências da Linguagem da UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Neste estudo de caso, procurou-se verificar, por meio de oito questões de interpretação de texto da bateria CL-4 de Tapia e López (2000), se a compreensão de um mesmo texto é maior no suporte impresso ou no suporte digital. As questões visavam avaliar: a idéia principal, as intenções do autor, a estratégia de identificação da idéia principal em função da estrutura textual, a compreensão da temporalidade, o estabelecimento da referência textual, a compreensão das partículas conectivas, a identificação do tipo de documento de procedência e o conhecimento do significado dos recursos estilísticos. Os resultados foram analisados com base nos pressupostos de Tapia e López (2000). A pesquisa revelou que a leitura no suporte eletrônico influenciou de maneira positiva o resultado da compreensão.
Palavras-chave: Compreensão. Leitura. Suporte.
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2956 0 bytes UNISUL-SC http:// |
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