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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Empréstimo e estrangeirismo, uma questão linguística e/ou de soberania? Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
NEVES, Luiz Euclides da Silva

O presente trabalho tem por objetivo discutir a questão do estrangeirismo e do empréstimo linguístico como fatos recorrentes na língua e a relação que têm com o domínio cultural exercido por países de línguas exportadoras.

Downloads 2887  2887  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/100.pdf
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Compreensão de leitura em diferentes suportes: estudo comparativo entre o suporte impresso e digital Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
NOVAES, Tatiani Daiana de

Este artigo é resultado de uma pesquisa de dissertação de mestrado em Ciências da Linguagem da UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Neste estudo de caso, procurou-se verificar, por meio de oito questões de interpretação de texto da bateria CL-4 de Tapia e López (2000), se a compreensão de um mesmo texto é maior no suporte impresso ou no suporte digital. As questões visavam avaliar: a idéia principal, as intenções do autor, a estratégia de identificação da idéia principal em função da estrutura textual, a compreensão da temporalidade, o estabelecimento da referência textual, a compreensão das partículas conectivas, a identificação do tipo de documento de procedência e o conhecimento do significado dos recursos estilísticos. Os resultados foram analisados com base nos pressupostos de Tapia e López (2000). A pesquisa revelou que a leitura no suporte eletrônico influenciou de maneira positiva o resultado da compreensão.

Palavras-chave: Compreensão. Leitura. Suporte.

Downloads 2853  2853  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL-SC  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Discurso Pedagógico: tecendo interação e conhecimento Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
FREITAS, Luzinete Cesário de Araújo
SAMPAIO, Maria Lúcia Pessoa

O discurso pedagógico é um meio de produzir conhecimentos, dar vozes e valorizar as especificidades da linguagem na tônica do ensino, promovendo a construção do saber, do desenvolvimento moral e intelectual, considerando as infinitas possibilidades discursivas, advinda dos diferentes usoe e contextos nos quais a língua se manifesta.

Palavras-Chave:Discurso Pedagógico. Dialogismo. Ensino. Conhecimento.

Downloads 2808  2808  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  Site 
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A Tradução Portuguesa do Texto Latino com o Auxílio de uma Semântica Imagética: Experimentações  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
PIMENTEL, Antonio Marcos Gonçalves

Este artigo trata das relações semióticas presentes no processo de tradução de um texto latino para sua versão em língua portuguesa. Questiona-se, também, a validade pedagógica ou não de uma interferência imagética relativa ao texto latino original neste processo, caracterizando-se uma tríade de espaços lógicos que se relacionarão sintática, morfossintática e semanticamente para que se chegue a uma significação comum que, ao mesmo tempo, seja capaz de respeitar a semântica latina, possibilite uma abertura de significação em língua portuguesa e esteja dentro das possibilidades semânticas da iconografia de interferência.

Palavras-Chave: Literatura Latina. Virgílio. Iconografia. Semiótica. Didática.

Downloads 2743  2743  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA LITTERIS No 2 ISSN: 1982-7429  Site http://www.revistaliteris.com.br/arquivo_16.html
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O Programa Nacional Biblioteca da Escola e o desenvolvimento da competência leitora do aluno na ling Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
LIMA, Francisca das Chagas Nobre de

Este artigo propõe-se a discutir a importância de existir o convívio contínuo com a leitura da linguagem quadrinística para que o aluno possa ampliar a sua competência leitora, uma vez que essa linguagem foi incluída nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) no Ensino Médio, com a finalidade de assegurar o acesso de alunos e professores à cultura, à formação e aos conhecimentos socialmente produzidos ao longo da história da humanidade, como também para incentivar a prática da leitura nas escolas públicas brasileiras pelo Ministério da Educação. Nesse sentido, é preciso pensar uma política de formação de leitores proficientes para além do ambiente escolar, fundamentada numa concepção de leitura, como processo de interação.

Palvaras-chave: PNBE. Linguagem quadrinística.Competência leitora. Política. Formação.

Downloads 2673  2673  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)  Site 
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Concepções de linguagem e fazer docente: um olhar sobre as práticas pedagógicas do ensino da leitura Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Durante décadas, o processo de escolarização brasileiro foi norteado por paradigmas tradicionais. Com isso, a prática docente do ensino da leitura concedeu primazia à Decodificação de Sinais Gráficos. O foco do ensino da leitura era, então, questões de cunho visual. De acordo com Koch & Elias (2006), nos dias atuais, pode ser percebida uma nova concepção de leitura como atribuição/produção de sentido, diretamente relacionada a perspectivas cognitivas, dialógicas, interativas, linguísticas e sociais, acompanhada de novos enfoques e estratégias de ensino. Essas diferentes práticas não emergem de forma neutra. Segundo Koch (2002), o tratamento dado à leitura, na Didática da Escolarização do leitor, tem como base de respaldo as Concepções de Linguagem. Recorrendo, teoricamente, ao trabalhos de Albuquerque (2006), Barbosa & Souza (2006), Bezerra (2010), Geraldi (1984), Kleiman (2008), Koch (2002), Koch & Elias (2006), Perfeito (2007), Santos (2002a), Silva (2012a), Soares (1998), este trabalho tem por objetivo abordar os reflexos das Concepções de Linguagem nas práticas docentes do ensino da leitura no processo de escolarização brasileiro. Decorrente disso, pretende-se traçar um breve resgate histórico do ensino da leitura dos anos 50 aos dias atuais, como também dos fundamentos teóricos, ideológicos, políticos e sociais, que nortearam tais práticas.

Palavras-chave: Educação. Modelos educativos. Procedimentos didáticos.

Downloads 2593  2593  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Urutaguá  Site http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/view/19487
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A criação literária em Domingos Pellegrini Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
O presente trabalho busca analisar como se dá o processo de criação literária em cinco livros de contos do escritor paranaense Domingos Pellegrini. Os livros escolhidos são Homem Vermelho (1977), Os meninos (1977), Paixões (1984), Tempo de menino (1997), e Meninos e meninas (1998). O objetivo é averiguar quais fatores interferiram na criação dessas obras e por qual razão isso ocorreu. Para tanto servem de parâmetro os estudos de teóricos como Antônio Cândido e Raul Castagnino. Entre os resultados observados neste trabalho destaca-se a forte influência autobiográfica, particularmente a infância e adolescência em Londrina, nos contos de Pellegrini.

Palavras-chave: Literatura Brasileira. Contos. Domingos Pellegrini. Criação.


Downloads 2478  2478  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós  Site http://www.abralic.org.br
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Formação de leitores: um estudo sobre as histórias em quadrinhos Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
SANTOS, Mariana Oliveira dos

O estudo tem como foco as histórias em quadrinhos e sua contribuição para a formação de leitores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, com caráter exploratório. Na qual se apresenta a trajetória histórica dos quadrinhos no Brasil, as características de linguagem e de estímulo à leitura, assim como a participação do bibliotecário e do professor como sujeitos mediadores entre os quadrinhos e as crianças. Como resultados finais pode-se perceber que as histórias em quadrinhos são um recurso muito eficiente para incentivar a leitura, são muito informativas e diversificadas, além de contribuírem na formação de leitores mais competentes.

Palavras-chave: Histórias em quadrinhos; Formação de leitores; Gibitecas;
Incentivo à leitura.

Downloads 2442  2442  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/765
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A ocorrência do Verbo Coisar no falar de Guajará-Mirim/ RO Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
OCAMPO, Fabiola Ferreira

O presente estudo foi realizado com a comunidade do município de Guajará-Mirim, estado de Rondônia, com o intuito de verificar se o verbo “coisar” já está se estabelecendo de forma sistêmica, ou seja, se já foi – ou está sendo – incorporado como parte paradigmática da língua local, bem como se possui regras básicas de uso que possam ser sistematizadas. Nele, verificarei se ocorre a derivação do substantivo “coisa” na forma do verbo “coisar” e seu respectivo paradigma.

Palavras-Chave: Morfologia Lexical; Verbo coisar; Polissemia; Falar de Guajará-Mirim

Downloads 2367  2367  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Rondônia - Campus de Guaja  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Adaptação:O Projeto de Leitura em Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato, Redesenhando para a Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
GUOLLO, Fernanda Maccari

Para o incentivo da prática da leitura literária que é fundamental ao desenvolvimento intelectual das crianças, estão presentes na contemporaneidade variados gêneros textuais desde a prosa às HQs (história em quadrinhos). Nesta perspectiva, corrobora a literatura voltada ao público infanto-juvenil escrita nas primeiras décadas do século XX, em especial, o título Dom Quixote das Crianças (1936), de Monteiro Lobato, às tendências literárias atuais para disseminar no leitor-criança o gosto pela leitura. Pensando por esse viés, foi analisada a adaptação de um clássico da literatura universal escrita por Miguel de Cervantes Saavedra, Dom Quixote de La Mancha (1605-1615), por representar para o mercado editorial da época um projeto de leitura com direito a uma tradução de caráter adaptativo. Tendo como feedbacks alguns trechos da narrativa original que ao serem lidos por Dona Benta nota-se a dificuldade das crianças do Sítio em entender a linguagem empregada por sua feitura rebuscada.
Lobato reestrutura partes relevantes do enredo e publica uma das suas primeiras adaptações. Na primeira década do século XXI, André Simas, pensando na ação midiática das imagens, adapta esse título de Lobato para os quadrinhos. Assim, este artigo busca analisar a adaptação realizada por Lobato e aquela realizada por Simas com o intuito de averiguar como está composta a adaptação da prosa às histórias em quadrinhos (HQs) desse clássico literário, bem como suas particularidades desde
a composição estética, seus protocolos e a relação intertextual (e interdiscursiva).

Palavras-chave: Literatura infantil. Adaptação. Monteiro Lobato. Dom Quixote das Crianças. Histórias em quadrinhos (HQs).

Downloads 2337  2337  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://periodicos.unesc.net/index.php/SELM/article/view/453
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