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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Adaptação:O Projeto de Leitura em Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato, Redesenhando para a Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
GUOLLO, Fernanda Maccari

Para o incentivo da prática da leitura literária que é fundamental ao desenvolvimento intelectual das crianças, estão presentes na contemporaneidade variados gêneros textuais desde a prosa às HQs (história em quadrinhos). Nesta perspectiva, corrobora a literatura voltada ao público infanto-juvenil escrita nas primeiras décadas do século XX, em especial, o título Dom Quixote das Crianças (1936), de Monteiro Lobato, às tendências literárias atuais para disseminar no leitor-criança o gosto pela leitura. Pensando por esse viés, foi analisada a adaptação de um clássico da literatura universal escrita por Miguel de Cervantes Saavedra, Dom Quixote de La Mancha (1605-1615), por representar para o mercado editorial da época um projeto de leitura com direito a uma tradução de caráter adaptativo. Tendo como feedbacks alguns trechos da narrativa original que ao serem lidos por Dona Benta nota-se a dificuldade das crianças do Sítio em entender a linguagem empregada por sua feitura rebuscada.
Lobato reestrutura partes relevantes do enredo e publica uma das suas primeiras adaptações. Na primeira década do século XXI, André Simas, pensando na ação midiática das imagens, adapta esse título de Lobato para os quadrinhos. Assim, este artigo busca analisar a adaptação realizada por Lobato e aquela realizada por Simas com o intuito de averiguar como está composta a adaptação da prosa às histórias em quadrinhos (HQs) desse clássico literário, bem como suas particularidades desde
a composição estética, seus protocolos e a relação intertextual (e interdiscursiva).

Palavras-chave: Literatura infantil. Adaptação. Monteiro Lobato. Dom Quixote das Crianças. Histórias em quadrinhos (HQs).

Downloads 3550  3550  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://periodicos.unesc.net/index.php/SELM/article/view/453
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!As relações dialógicas no gênero notícia Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVA, José Coelho da

Esta pesquisa elabora uma breve análise do funcionamento e constituição do gênero discursivo notícia, da esfera jornalística, através das relações dialógicas com discursos já-ditos e pré-figurados. A fundamentação teórico-metodológica adotada segue a Análise Dialógica de Discurso do Círculo de Bakhtin, utilizando-se das concepções de linguagem, enunciado e gênero discursivo. Foi anexada a notícia
analisada, publicada no jornal Diário Catarinense (de circulação estadual) em 09 de
agosto de 2007, na editoria de Gerais. A metodologia de análise buscou seguir a ordem proposta por Bakhtin para o estudo da língua: as formas e os tipos de interação verbal em ligação com as condições de produção (contexto), as formas dos enunciados em relação ao gênero do discurso e o exame das formas da língua. Este artigo limitou-se em descrever apenas uma dimensão do gênero discursivo: a verbal. Foram enumeradas algumas regularidades enunciativas/discursivas encontradas que tipificam a interação mediada por esse gênero na mídia, com foco na composição (relações dialógicas com outros enunciados).

Palavras-chaves: Gênero do discurso. Relações dialógicas. Dimensão verbal.

Downloads 3219  3219  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Lí  Site http://www.letramagna.com
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Competência linguística: um dos fatores de inclusão/exclusão no contexto do trabalho industrial. Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
LEITE, Relindes Ianke

Relatam-se resultados de pesquisa realizada junto a trabalhadores que buscavam, por meio de uma Agência Recrutadora, serem contratados por uma empresa montadora automobilística. Procurou-se identificar nas fontes escritas e na voz dos candidatos e contratantes, em que medida o uso da linguagem interfere nas práticas de inclusão/exclusão no trabalho industrial. Percebeu-se que, no contexto atual, além do clássico ‘saber fazer’ associado à destreza manual, o sujeito pode ser incluído/excluído nos processos com base nos aspectos do ‘saber ser’ associado às novas exigências do trabalho flexível, tornando-se relevante a habilidade com as diferentes linguagens, a capacidade cognitiva e cultural. A pesquisa se apoiou em autores que discutem a relação Educação e Trabalho e em Bakhtin, Foucault e Certeau, cujas idéias contribuíram para o entendimento das práticas discursivas, bem como a atribuição dada à linguagem no processo de seleção estudado, sendo possível identificar as ‘estratégias’ do empresariado e as ‘táticas’ dos trabalhadores para ocuparem o ‘lugar’.

Downloads 3156  3156  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais 2004, V ANPED SUL, p. 190, 2004.  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A construção poética em Helena Kolody Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CRUZ, Antonio Donizeti da

Este artigo apresenta o processo de criação poética de Helena Kolody (1912-2004), poeta brasileira, filha de emigrantes ucranianos, nascida em Cruz Machado (PR), Brasil. Os temas recorrentes na lírica de Kolody são: o tempo, a contemplação, a permanência, a solidão, a memória, a transitoriedade, entre outros. Com doze livros publicados, várias antologias e obras completas, Kolody realiza um fazer poético como busca da síntese, projetada nas formas escolhidas e no enxugamento dos textos. Os poemas sintéticos, tais como os dísticos, tercetos, quadras, epigramas, tankas e haicais (poesia de origem japonesa), são formas poéticas escolhidas pela poeta.

Palavras-chave: Lírica. Fazer poético. Síntese. Helena Kolody.

Downloads 3105  3105  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http:// www4.fapa.com.br/cienciaseletras/pdf/revista39/art17.pdf
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A Tradução Portuguesa do Texto Latino com o Auxílio de uma Semântica Imagética: Experimentações  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
PIMENTEL, Antonio Marcos Gonçalves

Este artigo trata das relações semióticas presentes no processo de tradução de um texto latino para sua versão em língua portuguesa. Questiona-se, também, a validade pedagógica ou não de uma interferência imagética relativa ao texto latino original neste processo, caracterizando-se uma tríade de espaços lógicos que se relacionarão sintática, morfossintática e semanticamente para que se chegue a uma significação comum que, ao mesmo tempo, seja capaz de respeitar a semântica latina, possibilite uma abertura de significação em língua portuguesa e esteja dentro das possibilidades semânticas da iconografia de interferência.

Palavras-Chave: Literatura Latina. Virgílio. Iconografia. Semiótica. Didática.

Downloads 3005  3005  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA LITTERIS No 2 ISSN: 1982-7429  Site http://www.revistaliteris.com.br/arquivo_16.html
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O Programa Nacional Biblioteca da Escola e o desenvolvimento da competência leitora do aluno na ling Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
LIMA, Francisca das Chagas Nobre de

Este artigo propõe-se a discutir a importância de existir o convívio contínuo com a leitura da linguagem quadrinística para que o aluno possa ampliar a sua competência leitora, uma vez que essa linguagem foi incluída nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) no Ensino Médio, com a finalidade de assegurar o acesso de alunos e professores à cultura, à formação e aos conhecimentos socialmente produzidos ao longo da história da humanidade, como também para incentivar a prática da leitura nas escolas públicas brasileiras pelo Ministério da Educação. Nesse sentido, é preciso pensar uma política de formação de leitores proficientes para além do ambiente escolar, fundamentada numa concepção de leitura, como processo de interação.

Palvaras-chave: PNBE. Linguagem quadrinística.Competência leitora. Política. Formação.

Downloads 3003  3003  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)  Site 
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Compreensão de leitura em diferentes suportes: estudo comparativo entre o suporte impresso e digital Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
NOVAES, Tatiani Daiana de

Este artigo é resultado de uma pesquisa de dissertação de mestrado em Ciências da Linguagem da UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Neste estudo de caso, procurou-se verificar, por meio de oito questões de interpretação de texto da bateria CL-4 de Tapia e López (2000), se a compreensão de um mesmo texto é maior no suporte impresso ou no suporte digital. As questões visavam avaliar: a idéia principal, as intenções do autor, a estratégia de identificação da idéia principal em função da estrutura textual, a compreensão da temporalidade, o estabelecimento da referência textual, a compreensão das partículas conectivas, a identificação do tipo de documento de procedência e o conhecimento do significado dos recursos estilísticos. Os resultados foram analisados com base nos pressupostos de Tapia e López (2000). A pesquisa revelou que a leitura no suporte eletrônico influenciou de maneira positiva o resultado da compreensão.

Palavras-chave: Compreensão. Leitura. Suporte.

Downloads 2932  2932  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL-SC  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Discurso Pedagógico: tecendo interação e conhecimento Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
FREITAS, Luzinete Cesário de Araújo
SAMPAIO, Maria Lúcia Pessoa

O discurso pedagógico é um meio de produzir conhecimentos, dar vozes e valorizar as especificidades da linguagem na tônica do ensino, promovendo a construção do saber, do desenvolvimento moral e intelectual, considerando as infinitas possibilidades discursivas, advinda dos diferentes usoe e contextos nos quais a língua se manifesta.

Palavras-Chave:Discurso Pedagógico. Dialogismo. Ensino. Conhecimento.

Downloads 2880  2880  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  Site 
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Formação de leitores: um estudo sobre as histórias em quadrinhos Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
SANTOS, Mariana Oliveira dos

O estudo tem como foco as histórias em quadrinhos e sua contribuição para a formação de leitores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, com caráter exploratório. Na qual se apresenta a trajetória histórica dos quadrinhos no Brasil, as características de linguagem e de estímulo à leitura, assim como a participação do bibliotecário e do professor como sujeitos mediadores entre os quadrinhos e as crianças. Como resultados finais pode-se perceber que as histórias em quadrinhos são um recurso muito eficiente para incentivar a leitura, são muito informativas e diversificadas, além de contribuírem na formação de leitores mais competentes.

Palavras-chave: Histórias em quadrinhos; Formação de leitores; Gibitecas;
Incentivo à leitura.

Downloads 2878  2878  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/765
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A notícia na Web: um olhar sobre seus elementos textual-discursivos Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

De acordo com Mielniczuk (2003), as Tecnologias da Comunicação e da Informação têm carreado modificações consideráveis nas práticas cotidianas da sociedade contemporânea. Entre essas mudanças, podemos citar o surgimento de uma ampla quantidade de novos gêneros textuais, pautados em novos suportes. Nesse campo, estão os gêneros jornalísticos, mais especificamente, a Notícia na Web. Em virtude do formato do hipertexto, a notícia adquire novos elementos textuais e discursivos. Neste trabalho, buscamos conhecer os elementos textual-discursivos que compõem o Gênero Notícia na Web. Buscamos, ainda, compreender como a natureza hipertextual traz subsídios, para novas práticas de leitura.

Palavras-chave: Notícia na web. Elementos textual-discursivos. Novas práticas de leitura.

Downloads 2856  2856  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Temática  Site http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/viewFile/21207/11704
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