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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Discurso Pedagógico: tecendo interação e conhecimento Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
FREITAS, Luzinete Cesário de Araújo
SAMPAIO, Maria Lúcia Pessoa

O discurso pedagógico é um meio de produzir conhecimentos, dar vozes e valorizar as especificidades da linguagem na tônica do ensino, promovendo a construção do saber, do desenvolvimento moral e intelectual, considerando as infinitas possibilidades discursivas, advinda dos diferentes usoe e contextos nos quais a língua se manifesta.

Palavras-Chave:Discurso Pedagógico. Dialogismo. Ensino. Conhecimento.

Downloads 4345  4345  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  Site 
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Leitura E Ensino Da Literatura: Reflexões Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ZAFALON, Míriam

Este trabalho aborda o ensino da literatura no ensino médio. Pretende-se mostrar como a escola e os professores têm agido em relação à leitura dos textos literários no ambiente escolar, enfatizando técnicas que venham a contribuir com a melhoria das aulas de literatura no ensino médio. Observa-se que muitos docentes têm estado alienados, apáticos, acomodados em relação ao ato de ler e ao trabalho com as obras literárias. Objetiva-se, aqui, demonstrar que, para formar leitores, é necessário que os professores também se transformem em indivíduos mais assíduos no ato de leitura. A emancipação dos leitores ocorrerá na medida em que o processo de leitura literária na escola seja permeado por uma concepção de leitura que colabore dinamicamente com o processo de produção de sentidos e com a interação entre leitor e obra literária. O método recepcional, divulgado pelas autoras brasileiras Aguiar e Bordini, embasado na estética da recepção, constitui-se num dos caminhos teórico-metodológicos para uma reconstrução das formas de ler na escola.

Palavras-Chave: Leitura. Literatura. Método Recepcional.

Downloads 4194  4194  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site 
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Pedagogia da Leitura: Quais as Teorias Subjacentes? Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Neste estudo, colocamos em discussão as teorias subjacentes às práticas pedagógicas do ensino da leitura. O propósito, aqui, é refletir acerca das especificidades e particularidades dos modelos teóricos - Perspectiva do Texto, Perspectiva do Leitor e Perspectiva Interacionista, bem como do Modelo Ascendente e/ou Bottom-up, Modelo Descendente e/ou Top-down e o Modelo Interativo – que fundamentam o ensino dessa ferramenta linguística. Mais precisamente, nosso propósito, aqui, é demonstrar como tais modelos teóricos, mesmo possuindo alguns fatores que são objeto de crítica, constituem em teorias que carregam consigo aspectos relevantes a serem aplicados à prática pedagógica do ensino da leitura.

Palavras-chave: Modelos teóricos. Prática pedagógica. Decodificação. Especificidades. Sentido.

Downloads 3886  3886  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Travessias  Site http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10888
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A construção poética em Helena Kolody Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CRUZ, Antonio Donizeti da

Este artigo apresenta o processo de criação poética de Helena Kolody (1912-2004), poeta brasileira, filha de emigrantes ucranianos, nascida em Cruz Machado (PR), Brasil. Os temas recorrentes na lírica de Kolody são: o tempo, a contemplação, a permanência, a solidão, a memória, a transitoriedade, entre outros. Com doze livros publicados, várias antologias e obras completas, Kolody realiza um fazer poético como busca da síntese, projetada nas formas escolhidas e no enxugamento dos textos. Os poemas sintéticos, tais como os dísticos, tercetos, quadras, epigramas, tankas e haicais (poesia de origem japonesa), são formas poéticas escolhidas pela poeta.

Palavras-chave: Lírica. Fazer poético. Síntese. Helena Kolody.

Downloads 3710  3710  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http:// www4.fapa.com.br/cienciaseletras/pdf/revista39/art17.pdf
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A notícia na Web: um olhar sobre seus elementos textual-discursivos Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

De acordo com Mielniczuk (2003), as Tecnologias da Comunicação e da Informação têm carreado modificações consideráveis nas práticas cotidianas da sociedade contemporânea. Entre essas mudanças, podemos citar o surgimento de uma ampla quantidade de novos gêneros textuais, pautados em novos suportes. Nesse campo, estão os gêneros jornalísticos, mais especificamente, a Notícia na Web. Em virtude do formato do hipertexto, a notícia adquire novos elementos textuais e discursivos. Neste trabalho, buscamos conhecer os elementos textual-discursivos que compõem o Gênero Notícia na Web. Buscamos, ainda, compreender como a natureza hipertextual traz subsídios, para novas práticas de leitura.

Palavras-chave: Notícia na web. Elementos textual-discursivos. Novas práticas de leitura.

Downloads 3630  3630  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Temática  Site http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/viewFile/21207/11704
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A Tradução Portuguesa do Texto Latino com o Auxílio de uma Semântica Imagética: Experimentações  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
PIMENTEL, Antonio Marcos Gonçalves

Este artigo trata das relações semióticas presentes no processo de tradução de um texto latino para sua versão em língua portuguesa. Questiona-se, também, a validade pedagógica ou não de uma interferência imagética relativa ao texto latino original neste processo, caracterizando-se uma tríade de espaços lógicos que se relacionarão sintática, morfossintática e semanticamente para que se chegue a uma significação comum que, ao mesmo tempo, seja capaz de respeitar a semântica latina, possibilite uma abertura de significação em língua portuguesa e esteja dentro das possibilidades semânticas da iconografia de interferência.

Palavras-Chave: Literatura Latina. Virgílio. Iconografia. Semiótica. Didática.

Downloads 3615  3615  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA LITTERIS No 2 ISSN: 1982-7429  Site http://www.revistaliteris.com.br/arquivo_16.html
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Competência linguística: um dos fatores de inclusão/exclusão no contexto do trabalho industrial. Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
LEITE, Relindes Ianke

Relatam-se resultados de pesquisa realizada junto a trabalhadores que buscavam, por meio de uma Agência Recrutadora, serem contratados por uma empresa montadora automobilística. Procurou-se identificar nas fontes escritas e na voz dos candidatos e contratantes, em que medida o uso da linguagem interfere nas práticas de inclusão/exclusão no trabalho industrial. Percebeu-se que, no contexto atual, além do clássico ‘saber fazer’ associado à destreza manual, o sujeito pode ser incluído/excluído nos processos com base nos aspectos do ‘saber ser’ associado às novas exigências do trabalho flexível, tornando-se relevante a habilidade com as diferentes linguagens, a capacidade cognitiva e cultural. A pesquisa se apoiou em autores que discutem a relação Educação e Trabalho e em Bakhtin, Foucault e Certeau, cujas idéias contribuíram para o entendimento das práticas discursivas, bem como a atribuição dada à linguagem no processo de seleção estudado, sendo possível identificar as ‘estratégias’ do empresariado e as ‘táticas’ dos trabalhadores para ocuparem o ‘lugar’.

Downloads 3446  3446  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais 2004, V ANPED SUL, p. 190, 2004.  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O Programa Nacional Biblioteca da Escola e o desenvolvimento da competência leitora do aluno na ling Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
LIMA, Francisca das Chagas Nobre de

Este artigo propõe-se a discutir a importância de existir o convívio contínuo com a leitura da linguagem quadrinística para que o aluno possa ampliar a sua competência leitora, uma vez que essa linguagem foi incluída nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) no Ensino Médio, com a finalidade de assegurar o acesso de alunos e professores à cultura, à formação e aos conhecimentos socialmente produzidos ao longo da história da humanidade, como também para incentivar a prática da leitura nas escolas públicas brasileiras pelo Ministério da Educação. Nesse sentido, é preciso pensar uma política de formação de leitores proficientes para além do ambiente escolar, fundamentada numa concepção de leitura, como processo de interação.

Palvaras-chave: PNBE. Linguagem quadrinística.Competência leitora. Política. Formação.

Downloads 3443  3443  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)  Site 
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!As relações dialógicas no gênero notícia Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVA, José Coelho da

Esta pesquisa elabora uma breve análise do funcionamento e constituição do gênero discursivo notícia, da esfera jornalística, através das relações dialógicas com discursos já-ditos e pré-figurados. A fundamentação teórico-metodológica adotada segue a Análise Dialógica de Discurso do Círculo de Bakhtin, utilizando-se das concepções de linguagem, enunciado e gênero discursivo. Foi anexada a notícia
analisada, publicada no jornal Diário Catarinense (de circulação estadual) em 09 de
agosto de 2007, na editoria de Gerais. A metodologia de análise buscou seguir a ordem proposta por Bakhtin para o estudo da língua: as formas e os tipos de interação verbal em ligação com as condições de produção (contexto), as formas dos enunciados em relação ao gênero do discurso e o exame das formas da língua. Este artigo limitou-se em descrever apenas uma dimensão do gênero discursivo: a verbal. Foram enumeradas algumas regularidades enunciativas/discursivas encontradas que tipificam a interação mediada por esse gênero na mídia, com foco na composição (relações dialógicas com outros enunciados).

Palavras-chaves: Gênero do discurso. Relações dialógicas. Dimensão verbal.

Downloads 3357  3357  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Lí  Site http://www.letramagna.com
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A ocorrência do Verbo Coisar no falar de Guajará-Mirim/ RO Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
OCAMPO, Fabiola Ferreira

O presente estudo foi realizado com a comunidade do município de Guajará-Mirim, estado de Rondônia, com o intuito de verificar se o verbo “coisar” já está se estabelecendo de forma sistêmica, ou seja, se já foi – ou está sendo – incorporado como parte paradigmática da língua local, bem como se possui regras básicas de uso que possam ser sistematizadas. Nele, verificarei se ocorre a derivação do substantivo “coisa” na forma do verbo “coisar” e seu respectivo paradigma.

Palavras-Chave: Morfologia Lexical; Verbo coisar; Polissemia; Falar de Guajará-Mirim

Downloads 3281  3281  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Rondônia - Campus de Guaja  Site http://
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