Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Nível de letramento do professor:. implicações para o trabalho com o gênero textual na sala de aula  |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
DELA JUSTINA, Eliege Wernke Niehues.
O presente trabalho objetiva apresentar o nível de letramento do professor de português da escola pública de Santa Catarina a partir da leitura e escrita de textos pertencentes aos gêneros da esfera social do trabalho docente. A questão norteadora refere-se à dificuldade da transposição didática pelo professor, da teoria à prática, pela leitura que faz do texto oficial da educação no estado (a Proposta Curricular de Santa Catarina). A pesquisa fundamenta-se em teorias do letramento de Soares (1998, 2001), Kleiman (1995), Rojo (1998, 2000, 2002), Leite (2001), entre outros, e na noção de gênero do discurso bakhtiniana, como foi discutida por Rodrigues (2000, 2001), Rojo (2002) e Schneuwly (mímeo). O corpus analisado resultou de aplicação de uma pergunta sobre gêneros e tipos textuais a quatro professores da Escola de Educação Básica Dom Joaquim, de Braço do Norte, Santa Catarina. Constatou-se, com a pesquisa, que o nível de letramento do professor de português não é suficiente para que ele compreenda e discuta o capítulo referente à Língua Portuguesa do documento em questão, pelo menos ao ponto de constituir práticas reflexivas no seu cotidiano profissional a partir do que lhe vem sendo proposto. Há ausência total de planejamento de aulas que contemplem os gêneros textuais nos Planos de Curso dos professores pesquisados. Tais professores, também não conseguiram, em sua totalidade, diferenciar gênero de tipo textual.
Palavras-chave: letramento; gêneros do discurso; tipo textual; leitura.
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1139 0 bytes UNISUL http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Jubiabá de Jorge Amado em HQ: A Linguagem Quadrinística em Prol do gosto pela Leitura Hoje  |
Versão: Atualização: 26/4/2013 |
Descrição:
MENDES, Josimara Evangelista
Esta pesquisa analisa a linguagem quadrinística, com enfoque na adaptação em Quadrinhos de Jubiabá organizada por Spacca (2009). Espera-se ampliar as discussões a cerca da percepção dos Quadrinhos como arte autônoma que flexibiliza a leitura e torna possível a releitura de obras clássicas, para o leitor contemporâneo. A análise da adaptação será feita considerando algumas características da linguagem dos Quadrinhos, entre essas, está o uso das cores e dos traços que constroem as cenas. Para tanto, este artigo baseia-se nas reflexões teóricas de Paulo Ramos (2009), Mc’Cloud (2005), Guimarães (2004), Pina (2012) e outros, com o intuito de também destacar a relevância da linguagem das HQ na percepção lúdica do ato de ler.
PALAVRAS-CHAVE: Linguagem. Leitor Contemporâneo. HQ
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1139 0 bytes VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporane |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
As Sentenças Relativas com núcleo Nominal: Aspectos Semânticos  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
VALER, Salete Objetiva-se, neste trabalho, inserido nos pressupostos teóricos Gerativistas, observar algumas características dos três tipos semânticos das sentenças relativas para que se possa compreender melhor as especificidades semânticas que envolvem essas construções. Para tanto, foram analisados os fundamentos teóricos de Grosu & Landman (1998), Grosu (2002), entre outros. De acordo com esses autores, a classificação das relativas em restritivas e apositivas é insuficiente para marcar a semântica dessas construções. Por essa razão, apresentam uma nova dicotomia, que toma por base se o núcleo nominal de um tipo de construção relativa é semanticamente construído “fora” ou “dentro” da estrutura do CP (elemento QU). Nessa dicotomia, tanto as restritivas como as apositivas pertencem à classe das relativas de tipo “externo” e, em conseqüência disso, justificam a existência de um terceiro tipo semântico para as relativas: as maximalizadas que seriam do tipo “interno”.
Palavras-chave: Sentenças relativas. Núcleo nominal. Semântica.
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1152 0 bytes http://www.letramagna.com/ |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A morte e a morte em Mia Couto e Jorge Amado  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Ana Cláudia da
Conquanto Mia Couto tenha declarado, em várias entrevistas, a influência de Jorge Amado em sua formação, assinando, mesmo, o prefácio da nova edição de Tocaia grande (AMADO, 2008), não é por esta via, a da relação de fonte e influência, que aproximamos, aqui, a obra dos dois autores. Nossa leitura tem como objeto primordial o texto, para, nele e através dele, ler alguns elementos das culturas africana e afro-brasileira que estão na base das criações de ambos os autores. Tratamos, especificamente, do tema da morte nas duas culturas, ou, melhor dizendo, de como a literatura transforma e recria a morte, superando-a artisticamente e estabelecendo um diálogo vivo entre diferentes culturas de raiz banta. Os estudos antropológicos de Carlos Serrano, Juana Elbein dos Santos e Henri Junod sobre as culturas africanas é que oferecem a base para a nossa leitura da morte nestas obras literárias.
Palavras-chave: Mia Couto. Jorge Amado. Literaturas africanas de língua portuguesa. Literatura brasileira. Morte.
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1224 0 bytes XI Congresso Internacional da ABRALIC http://www.abralic.org.br/anais/cong2008/AnaisOnline/simposios/008.htm |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Uma Mentira minha vale por dez verdades tuas: A montagem cinematográfica na Literatura de Valêncio X  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ARAUJO, Rodrigo Gomes de
Este trabalho discute a produção literária de Valêncio Xavier (1933-2008). Nascido em São Paulo e radicado em Curitiba, o artista atuou como cineasta, jornalista e escritor. Seus livros apresentam desafios aos padrões narrativos e questionam os limites da escrita literária e historiográfica. Busco problematizar duas de suas obras, O mez da grippe (1981) e Maciste no inferno (1983), pois recorrem a recursos de montagem cinematográfica para representar um tipo bastante peculiar de verossimilhança. Nas obras de Valêncio, são utilizados recursos de colagem de obras pré-existentes, como jornais impressos e cenas de filme, se apropriando de fatos verídicos para criar ficção literária. Os livros em questão apresentam diálogos com a teoria de montagem do cineasta Sergei Eisenstein, segundo o qual através da junção de fragmentos dotados de sentido próprio é possível obter diferentes sentidos que são organizados pelo autor. Observando as obras de Valêncio, é possível perceber que sua narrativa apresenta um tipo de verossimilhança almejada pela historiografia, além disso, inquietam e chegam a confundir o leitor, sendo difícil caracterizá-las como ficção. O recurso de colagem utilizado pelo artista funciona como um equivalente das fontes utilizadas no trabalho historiográfico, entretanto em seus livros o efeito de verossimilhança surge de forma mais eficaz do que na historiografia, criando um efeito de realidade.
Palavras-Chave: narrativa; historiografia; verossimilhança; O mez da grippe; Maciste no inferno.
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1295 0 bytes UFPR - UNICENTRO http://www.eventosanpuhpr.com/ocs/index.php?conference=irati&schedConf=anpuh2010&page=paper&op=view& |
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