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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Leitura e Aprendizagem Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVA, Antonio Diones Santos da


A leitura é uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento. Está intimamente ligada ao sucesso do ser que aprende. Permite ao homem situar-se com os outros. Possibilita a aquisição de diferentes pontos de vista e alargamento de experiências. É também um recurso para combater a massificação executada, principalmente pela televisão. Para ele, o livro é ainda um importante veículo para a criação, transmissão e transformação da cultura.

Palavras-chave: Leitura. Aprendizagem. Conhecimento.

Downloads 6267  6267  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  UEMA  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Coesão textual em contraste: alunos da escola pública e privada Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RABAIOLLI, Maristela

Estudo comparativo entre o trabalho dos alunos das redes pública e privada.

Palavras-chave: Coesão textual. Trabalho de alunos. Rede pública. Rede privada.

Downloads 6221  6221  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Fotografia:Um olhar semiótico sobre uma linguagem não -verbal Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVA,Jane Cristina Baptista
NETTO, Rosália Maria
Pretende-se, neste trabalho, sob o ponto de vista da Semiótica, fazer uma
reflexão teórica sobre a linguagem não-verbal contida na fotografia em anexo. Para
tanto, utilizaremos os conceitos de A.J.Greimas e Cidmar Teodoro Pais, como
instrumento de análise de discurso. Escolhemos a fotografia veiculada na Revista
Veja, de 28 de maio de 2008, no21, numa tentativa de demonstrar como o não-verbal
torna-se tão verbal, chegando ao ponto de ‘gritar’ aos nossos ouvidos pedidos de
socorro.
PALAVRAS-CHAVE: Linguagem não-verbal; Semiótica; Significação

Downloads 5903  5903  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Lín  Site http://http://www.letramagna.com/
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Domingos Pellegrini JR. - Entre as trilhas da terra vermelha e a redewww.sitioterravermelha.com.br Popular Versão: 
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
LIMA, Clair Vasconcelos

As presenças da memória, literatura e história são enfoques de discursos analisados nesta releitura da obra "Terra Vermelha", de Domingos Pellegrini Júnior. A importância desse romance dá-se no resgate das raízes da identidade e de fatos históricos que marcaram a colonização de Londrina. José Pellerini e Vó Tiana são os fios condutores da narrativa.

Palavras-chave: Memória. História. Literatura. Domingos Pellegrini. Identidade paranaense.


Downloads 5886  5886  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICENTRO  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Carlos Drummond de Andrade- Um olhar sobre a poesia social Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
VASCONCELO, Clair Lima

Carlos Drummond de Andrade teve uma criação poética , da qual destaca-se a poesia social como elemento reflexivo de seu espírito revoltado e combativo. Não deixou de lado a arte da palavra escrita, chegando até a afirmar em entrevista que a essência da poesia é produzir emoção. Se o momento era de tristeza pela perda de vidas de forma cruel este uniu sua arte combativa através do drama de ser público e revolucionário e permanecer fiel às exigências de sua criação artística. Sartre dizia que o poeta e o filósofo são os mais bem-equipados para entenderem o sentido das coisas.Eles podem entender o sentido da pólis de seu tempo de uma maneira re(velante). E esse discurso só se torna possível através do verbo poético. O escritor Artur da Távola fala que a importância de um poeta no mundo vai além da construção de objetos materiais porque usa a palavra para chegar ao outro, mesmo que esteja no centro, ele a usa não para se exaltar , mas para se interrogar sobre o mundo, as coisas...O poeta faz os versos e vê o re(verso) e esse chega até os leitores. Por isso é um insubordinado mental. Assim ele detém o amor do povo e sua criação não se deteriora.

Palavras-chave: Drummond. Poesia Social. Discurso político. Engajamento.

Downloads 5711  5711  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIOESTE e também-http://www.universia.com.br/mate  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Empréstimo e estrangeirismo, uma questão linguística e/ou de soberania? Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
NEVES, Luiz Euclides da Silva

O presente trabalho tem por objetivo discutir a questão do estrangeirismo e do empréstimo linguístico como fatos recorrentes na língua e a relação que têm com o domínio cultural exercido por países de línguas exportadoras.

Downloads 5619  5619  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/100.pdf
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!"Sábado", de Ugo Giorgetti: uma leitura bakhtiniana  Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
GOMES, Cláudia Espíndola

Constitui o núcleo dessa análise uma compreensão do filme “Sábado”, de Ugo Giorgetti, tendo como abordagem a descoberta do carnavalesco anulando barreiras entre o espetáculo e o espectador.

Palavras-chave: Carnaval Riso. Paródia. Cômico-trágico.

Downloads 5523  5523  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Linguagem e Discurso - UNISUL  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Adaptação:O Projeto de Leitura em Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato, Redesenhando para a Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
GUOLLO, Fernanda Maccari

Para o incentivo da prática da leitura literária que é fundamental ao desenvolvimento intelectual das crianças, estão presentes na contemporaneidade variados gêneros textuais desde a prosa às HQs (história em quadrinhos). Nesta perspectiva, corrobora a literatura voltada ao público infanto-juvenil escrita nas primeiras décadas do século XX, em especial, o título Dom Quixote das Crianças (1936), de Monteiro Lobato, às tendências literárias atuais para disseminar no leitor-criança o gosto pela leitura. Pensando por esse viés, foi analisada a adaptação de um clássico da literatura universal escrita por Miguel de Cervantes Saavedra, Dom Quixote de La Mancha (1605-1615), por representar para o mercado editorial da época um projeto de leitura com direito a uma tradução de caráter adaptativo. Tendo como feedbacks alguns trechos da narrativa original que ao serem lidos por Dona Benta nota-se a dificuldade das crianças do Sítio em entender a linguagem empregada por sua feitura rebuscada.
Lobato reestrutura partes relevantes do enredo e publica uma das suas primeiras adaptações. Na primeira década do século XXI, André Simas, pensando na ação midiática das imagens, adapta esse título de Lobato para os quadrinhos. Assim, este artigo busca analisar a adaptação realizada por Lobato e aquela realizada por Simas com o intuito de averiguar como está composta a adaptação da prosa às histórias em quadrinhos (HQs) desse clássico literário, bem como suas particularidades desde
a composição estética, seus protocolos e a relação intertextual (e interdiscursiva).

Palavras-chave: Literatura infantil. Adaptação. Monteiro Lobato. Dom Quixote das Crianças. Histórias em quadrinhos (HQs).

Downloads 5273  5273  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://periodicos.unesc.net/index.php/SELM/article/view/453
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Instituição Escolar, Letramento e Alfabetização  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
GUSSO, Angela Mari

Serão abordados aqui: a introdução, na década passada, do conceito de letramento no campo da educação e a definição de se tomar o texto como verdadeiro objeto de estudo da língua falada e escrita.

Downloads 5216  5216  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revita Chão da Escola  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Concepções de linguagem e fazer docente: um olhar sobre as práticas pedagógicas do ensino da leitura Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Durante décadas, o processo de escolarização brasileiro foi norteado por paradigmas tradicionais. Com isso, a prática docente do ensino da leitura concedeu primazia à Decodificação de Sinais Gráficos. O foco do ensino da leitura era, então, questões de cunho visual. De acordo com Koch & Elias (2006), nos dias atuais, pode ser percebida uma nova concepção de leitura como atribuição/produção de sentido, diretamente relacionada a perspectivas cognitivas, dialógicas, interativas, linguísticas e sociais, acompanhada de novos enfoques e estratégias de ensino. Essas diferentes práticas não emergem de forma neutra. Segundo Koch (2002), o tratamento dado à leitura, na Didática da Escolarização do leitor, tem como base de respaldo as Concepções de Linguagem. Recorrendo, teoricamente, ao trabalhos de Albuquerque (2006), Barbosa & Souza (2006), Bezerra (2010), Geraldi (1984), Kleiman (2008), Koch (2002), Koch & Elias (2006), Perfeito (2007), Santos (2002a), Silva (2012a), Soares (1998), este trabalho tem por objetivo abordar os reflexos das Concepções de Linguagem nas práticas docentes do ensino da leitura no processo de escolarização brasileiro. Decorrente disso, pretende-se traçar um breve resgate histórico do ensino da leitura dos anos 50 aos dias atuais, como também dos fundamentos teóricos, ideológicos, políticos e sociais, que nortearam tais práticas.

Palavras-chave: Educação. Modelos educativos. Procedimentos didáticos.

Downloads 5208  5208  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Urutaguá  Site http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/view/19487
Avaliação: 8.00 (1 voto)
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