Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Fotografia:Um olhar semiótico sobre uma linguagem não -verbal  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SILVA,Jane Cristina Baptista NETTO, Rosália Maria Pretende-se, neste trabalho, sob o ponto de vista da Semiótica, fazer uma reflexão teórica sobre a linguagem não-verbal contida na fotografia em anexo. Para tanto, utilizaremos os conceitos de A.J.Greimas e Cidmar Teodoro Pais, como instrumento de análise de discurso. Escolhemos a fotografia veiculada na Revista Veja, de 28 de maio de 2008, no21, numa tentativa de demonstrar como o não-verbal torna-se tão verbal, chegando ao ponto de ‘gritar’ aos nossos ouvidos pedidos de socorro. PALAVRAS-CHAVE: Linguagem não-verbal; Semiótica; Significação
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5903 0 bytes Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Lín http://http://www.letramagna.com/ |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Adaptação:O Projeto de Leitura em Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato, Redesenhando para a  |
Versão: Atualização: 26/4/2013 |
Descrição:
GUOLLO, Fernanda Maccari
Para o incentivo da prática da leitura literária que é fundamental ao desenvolvimento intelectual das crianças, estão presentes na contemporaneidade variados gêneros textuais desde a prosa às HQs (história em quadrinhos). Nesta perspectiva, corrobora a literatura voltada ao público infanto-juvenil escrita nas primeiras décadas do século XX, em especial, o título Dom Quixote das Crianças (1936), de Monteiro Lobato, às tendências literárias atuais para disseminar no leitor-criança o gosto pela leitura. Pensando por esse viés, foi analisada a adaptação de um clássico da literatura universal escrita por Miguel de Cervantes Saavedra, Dom Quixote de La Mancha (1605-1615), por representar para o mercado editorial da época um projeto de leitura com direito a uma tradução de caráter adaptativo. Tendo como feedbacks alguns trechos da narrativa original que ao serem lidos por Dona Benta nota-se a dificuldade das crianças do Sítio em entender a linguagem empregada por sua feitura rebuscada. Lobato reestrutura partes relevantes do enredo e publica uma das suas primeiras adaptações. Na primeira década do século XXI, André Simas, pensando na ação midiática das imagens, adapta esse título de Lobato para os quadrinhos. Assim, este artigo busca analisar a adaptação realizada por Lobato e aquela realizada por Simas com o intuito de averiguar como está composta a adaptação da prosa às histórias em quadrinhos (HQs) desse clássico literário, bem como suas particularidades desde a composição estética, seus protocolos e a relação intertextual (e interdiscursiva).
Palavras-chave: Literatura infantil. Adaptação. Monteiro Lobato. Dom Quixote das Crianças. Histórias em quadrinhos (HQs).
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5273 0 bytes http://periodicos.unesc.net/index.php/SELM/article/view/453 |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Concepções de linguagem e fazer docente: um olhar sobre as práticas pedagógicas do ensino da leitura  |
Versão: PDF Atualização: 6/1/2016 |
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da
Durante décadas, o processo de escolarização brasileiro foi norteado por paradigmas tradicionais. Com isso, a prática docente do ensino da leitura concedeu primazia à Decodificação de Sinais Gráficos. O foco do ensino da leitura era, então, questões de cunho visual. De acordo com Koch & Elias (2006), nos dias atuais, pode ser percebida uma nova concepção de leitura como atribuição/produção de sentido, diretamente relacionada a perspectivas cognitivas, dialógicas, interativas, linguísticas e sociais, acompanhada de novos enfoques e estratégias de ensino. Essas diferentes práticas não emergem de forma neutra. Segundo Koch (2002), o tratamento dado à leitura, na Didática da Escolarização do leitor, tem como base de respaldo as Concepções de Linguagem. Recorrendo, teoricamente, ao trabalhos de Albuquerque (2006), Barbosa & Souza (2006), Bezerra (2010), Geraldi (1984), Kleiman (2008), Koch (2002), Koch & Elias (2006), Perfeito (2007), Santos (2002a), Silva (2012a), Soares (1998), este trabalho tem por objetivo abordar os reflexos das Concepções de Linguagem nas práticas docentes do ensino da leitura no processo de escolarização brasileiro. Decorrente disso, pretende-se traçar um breve resgate histórico do ensino da leitura dos anos 50 aos dias atuais, como também dos fundamentos teóricos, ideológicos, políticos e sociais, que nortearam tais práticas.
Palavras-chave: Educação. Modelos educativos. Procedimentos didáticos.
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5208 0 bytes Revista Urutaguá http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/view/19487 |
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