Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
O efeito da imaginação técnica na literatura |
Versão: Atualização: 29/10/2012 |
Descrição:
MACIEL, Ulysses
Objetos técnicos aparecem nas obras literárias como objetos situados no limite entre a arte e a técnica, entre a magia e a razão, entre o real e a representação. Nessa zona fronteiriça onde se desenvolve o discurso literário, o objeto técnico é o desencadeador da ambiguidade e da ilusão. Lima Barreto, no conto "Um e outro", mira um automóvel mas acerta a hesitação de Lola, personagem dividida entre a imaginação do objeto e a paixão pelo chauffeur. Cortázar, no conto "Las babas del diablo", e Antonioni, no filme "Blow up", desconstroem a fotografia como imitação do real. As narrativas desses autores ultrapassam a mera utilidade dos objetos técnicos e apontam para um imaginário que liberta o ser humano de uma relação direta com a técnica. O que este trabalho busca é localizar esses textos literários na zona fronteiriça entre o simbólico e o técnico.
Palavras-chave: Literatura. Representação. Fotografia. Imagem.
|
804 0 bytes UNISUL http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A influência dos hipertextos digitais para o ensino e aprendizagem de ortografia: inov@ç@o ou “erro” |
Versão: Atualização: 29/10/2012 |
Descrição:
SILVA, Suelen Érica Costa da
Neste artigo apresento o resultado de um estudo de caso realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, campus Araxá. A pesquisa teve como objetivo investigar se os problemas ortográficos presentes em produções escolares de um grupo de alunos da referida instituição estão atrelados à linguagem dos hipertextos digitais ou a fatores de outra natureza. Em termos metodológicos, fez-se a opção pela pesquisa de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados a partir de redações escolares, formulários sociolinguísticos e, posteriormente, analisados à luz dos seguintes teóricos: Fiorin (2008), Toneli (1998), Xavier (2005), dentre outros. Constatou-se que os problemas ortográficos levantados estão atrelados a três dos cinco fatores, que, segundo Toneli (1998), colaboram para a alteração da grafia correta das palavras da língua portuguesa.
Palavras-chave: Hipertexto. Ortografia. Ensino.
|
1659 0 bytes Anais Hipertexto 2009 http://http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais.html |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Os mediadores das práticas de letramento de professores em formação inicial. |
Versão: Atualização: 29/10/2012 |
Descrição:
GUEDES-PINTO, Ana Lúcia.
Tomando como base a geração de dados proporcionada pela pesquisa “Formação do professor: processos de retextualização e práticas de letramento”, focalizo o processo de apropriação da prática de leitura vivenciada pelos professores em formação inicial. Nas narrativas de memórias sobre suas experiências pessoais da infância, da juventude e da contemporaneidade do curso de Pedagogia, identificamos indícios de como esses sujeitos se inseriram nas práticas de letramento das quais se apropriaram ao longo de seus percursos. Nesse processo de inserção no mundo da escrita, conforme narrado pelos professores, emergem diversos mediadores de suas práticas leitoras. Tendo como referência teórico-metodológica do trabalho de campo a História Oral, os princípios da etnografia, e assumindo a abordagem dos estudos do letramento e da História Cultural, procuro identificar esses diferentes mediadores e discutir seu papel no percurso de formação do profissional do ensino. Considerando, portanto, a memória de leituras narradas e o que elas nos trazem de conhecimento acerca dos variados personagens que co-protagonizaram suas histórias, busco apontar possibilidades de trabalho com relação à formação de professores.
Palavras-chave: Letramento. Leitura. Formação de professores. Memória. Narrativa.
|
566 0 bytes http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Leitura e escrita no Orkut: o que os professores veem e o que não veem |
Versão: Atualização: 26/10/2012 |
Descrição:
BEZERRA, Benedito Gomes
A despeito do caráter multimidiático e multimodal que o caracteriza como ambiente baseado na Web, o site de relacionamentos Orkut ainda seria impensável a não ser como espaço de leitura e escrita. Apesar de isso, em princípio, apontar para uma potencial conexão com os interesses escolares, o que se verifica é o forte estigma que pesa, na escola, sobre os alunos que utilizam o site. À luz de concepções de leitura e escrita ancorados principalmente na Linguística Textual, buscamos, neste estudo, refletir sobre as possibilidades pedagógicas de uso do Orkut, segundo a percepção de professores do ensino fundamental e médio do interior de Pernambuco. O universo da pesquisa consiste de 36 professores, todos cursando Especialização em Ensino de Língua Portuguesa. Os resultados mostram que muitos professores têm pouca intimidade com as tecnologias digitais, além de alimentarem uma expressiva rejeição ao uso de sites "não-educativos" como o Orkut.
Palavras-chave: Leitura. Escrita. Orkut.
|
722 0 bytes Anais Hipertexto 2009 http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais.html |
|