Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Textos Multimodais: um novo formato de leitura Popular Versão: PDF
Atualização:  1/2/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da; SOUZA, Francisco Ernandes Braga de; CIPRIANO, Luis Carlos

No dizer de Moraes e Dionísio (2009), a propagação tecnológica tem suscitado novos formatos de construção da informação. A construção do fluxo informacional - antes realizada somente por letras, palavras e estruturas frasais - passa a contar agora com novos elementos provenientes do campo visual. Referimo-nos, aqui, à imagem. A composição textual deixa de primar somente da linguagem escrita, englobando, desse modo, múltiplas e diversificadas semioses. O texto, agora, é algo multimodal. O presente trabalho tem como objetivo colocar em discussão o conceito de textos multimodais, buscando refletir como esses textos deflagram um novo formato de leitura alicerçado em elementos que transcendem os signos alfabéticos. Decorrente disso, analisamos textos publicados pela Comunidade Humor Inteligente (Facebook), em repúdio às agressões aos professores da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. O propósito, aqui, é verificar quais marcas e traços multimodais fazem-se presentes em tais textos.

Palavras-chave: Multimodalidade. Leitura. Construção de Sentido.

Downloads 420  420  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem em Revista  Site http://www.filologia.org.br/linguagememrevista/19/08.pdf
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A notícia na Web: um olhar sobre seus elementos textual-discursivos Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

De acordo com Mielniczuk (2003), as Tecnologias da Comunicação e da Informação têm carreado modificações consideráveis nas práticas cotidianas da sociedade contemporânea. Entre essas mudanças, podemos citar o surgimento de uma ampla quantidade de novos gêneros textuais, pautados em novos suportes. Nesse campo, estão os gêneros jornalísticos, mais especificamente, a Notícia na Web. Em virtude do formato do hipertexto, a notícia adquire novos elementos textuais e discursivos. Neste trabalho, buscamos conhecer os elementos textual-discursivos que compõem o Gênero Notícia na Web. Buscamos, ainda, compreender como a natureza hipertextual traz subsídios, para novas práticas de leitura.

Palavras-chave: Notícia na web. Elementos textual-discursivos. Novas práticas de leitura.

Downloads 2784  2784  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Temática  Site http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/viewFile/21207/11704
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Revisão e reescrita: um novo olhar sobre a correção de textos Popular Versão: 
Atualização:  17/4/2018
Descrição:
BRANCO, Lara Giovanna ; HAUTH, Raquel Elionara Rodrigues

Artigo sobre reescrita produzido por estudantes do 3º período de Letras da PUCPR, como tarefa da disciplina Revisão de textos escolares, sob orientação da Prof. Angela Mari Gusso.

Palavras-chave: Tipos de revisão. Reescrita. Produções textuais.

Downloads 4090  4090  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Considerações sobre o ensino da literatura nas séries iniciais da Educação Básica Popular Versão: 
Atualização:  17/4/2018
Descrição:
SOUZA, Mariane Ramos de; BAYS, Monica Aparecida

Artigo sobre o trabalho pedagógico com literatura infantil produzido pelas estudantes do 2º período de Pedagogia da PUCPR, na disciplina Literatura na Educação Básica, sob orientação da Prof. Angela Mari Gusso.

Palavras-chave: Letramento literário. Leitura. Literatura infantil.

Downloads 230  230  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Considerações sobre o trabalho com literatura infantil nos anos iniciais da escolarização Popular Versão: 
Atualização:  17/4/2018
Descrição:
CRUZ, Isabelle Franco da; PADILHA, Laueni Ramos

Artigo sobre o trabalho pedagógico com literatura infantil produzido pelas estudantes do 2º período de Pedagogia da PUCPR, na disciplina Literatura na Educação Básica, sob orientação da Prof. Angela Mari Gusso.

Palavras-chave: Literatura. Leitura. Literatura infantil.

Downloads 1881  1881  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 10.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Gênero textual: preciso entender para escrever? Popular Versão: 
Atualização:  17/4/2018
Descrição:
ALMEIDA, Fernanda Batista de; SOUZA, Letícia Bezerra de

Artigo sobre reescrita produzido por estudantes do 3º período de Letras da PUCPR, como tarefa da disciplina Revisão de textos escolares, sob orientação da Prof. Angela Mari Gusso.

Palavras-chave: Gênero textual. Correção de texto. Reescrita.

Downloads 2038  2038  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Web 2.0 e as práticas de línguagem: novos gêneros?  Popular Versão: 
Atualização:  26/10/2012
Descrição:
ARAÚJO, Júlio César

As práticas de linguagem na web 2.0 demandam gêneros discursivos próprios que precisam ser sistematizados para melhor compreensão e uso. Em função dessa compreensão, o presente trabalho relata uma análise preliminar de dados oriundos de um projeto PIBIC intitulado "Práticas de linguagens na web: links entre gêneros, letramentos, hipermodalidade e convergências de mídias (Etapa I)". Nesse projeto, o objetivo foi estudar as práticas discursivas digitais para compreender os gêneros e os eventos de letramentos que emergem dessas práticas. Metodologicamente, recorreremos à produção desenvolvida por pesquisadores vinculados ao grupo de pesquisa Hiperged, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, pois o nosso projeto faz um mapeamento das pesquisas feitas no referido grupo. Tais pesquisas correspondem à análise do fenômeno da intergenericidade no scrap do Orkut e da incorporação de características da hipertextualidade em transições de gêneros audiovisuais entre a web e a TV. A análise nos permite chegar à premissa de que a web e seu regime semiótico hipermodal influenciam sobremaneira as práticas de linguagem que ali se instauram. Tais resultados nos ajudam a colaborar com os estudos da linguagem na medida em que podem servir de base para o conhecimento e a compreensão dos fenômenos relativos às práticas de linguagens na web 2.0.

Palavras-chave: Web 2.0. Práticas de linguagem. Pesquisa.

Downloads 480  480  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Portal de Periódicos da Fale - Universidade Federa  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Ricardo Reis e a negação do Cristianismo Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CHERPINSKI, Adriane

O presente estudo é resultado do projeto de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, que aborda alguns aspectos da poesia do heterônimo pessoano Ricardo Reis. Restringe-se a pesquisa à análise da negação do Cristianismo em algumas odes, uma vez que a gênese de sua poesia está ligada ao paganismo, epicurismo e estoicismo.

Palavras-chave: Cristianismo. Paganismo. Crença. Negação. Exaltação.
Ricardo Reis.

Downloads 8563  8563  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 9.00 (5 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Gênero narrativo: uma dialogia entre a leitura e a escrita Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CREPALDI, Nilza Pereira

Apresenta as concepções de Vygotsky e Bakhtin sobre o desenvolvimento da linguagem, situando o gênero discursivo narrativo (Contos de Fadas) como uma possibilidade do aluno internalizar abstrações e experiências, alargando os níveis mentais superiores, ajudando-o a reelaborar e reorganizar seus pensamentos e transformando-o psicologicamente. Essa abordagem reflete a importância do locutor e do interlocutor para a produção de um enunciado o qual é determinado pelo tema, composição e estilo, numa dada situação social. Mostra o ensino da leitura e da escrita como um processo externo, mediado pelo professor, provocando reflexões que possibilitam transformações internas e ações responsivas, levando o leitor-escritor a reelaborar sua fala interior, melhorando -a para um novo interlocutor, o que só se efetiva pela dialogia e pela interação social.

Palavras-chave: Discurso literário. Ensino. Sociointeracionismo. Leitura. Escrita.

Downloads 7954  7954  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PDE  Site http://
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Tradição e Modernidade: confluências e contradições em manifestações orais narrativas de alunos Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Alessandro Eleutério

O trabalho de investigação que ora se apresenta surgiu a partir de constatações decorrentes de nossa participação em dois projetos distintos de extensão universitária da Faculdade de Ciências e Letras (UNESP) na cidade paulista de Araraquara.

Downloads 1631  1631  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNESP  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3) 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 »