Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O Programa Nacional Biblioteca da Escola e o desenvolvimento da competência leitora do aluno na ling Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
LIMA, Francisca das Chagas Nobre de

Este artigo propõe-se a discutir a importância de existir o convívio contínuo com a leitura da linguagem quadrinística para que o aluno possa ampliar a sua competência leitora, uma vez que essa linguagem foi incluída nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) no Ensino Médio, com a finalidade de assegurar o acesso de alunos e professores à cultura, à formação e aos conhecimentos socialmente produzidos ao longo da história da humanidade, como também para incentivar a prática da leitura nas escolas públicas brasileiras pelo Ministério da Educação. Nesse sentido, é preciso pensar uma política de formação de leitores proficientes para além do ambiente escolar, fundamentada numa concepção de leitura, como processo de interação.

Palvaras-chave: PNBE. Linguagem quadrinística.Competência leitora. Política. Formação.

Downloads 3003  3003  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O discurso político na charge  Popular Versão: 
Atualização:  26/10/2012
Descrição:
SILVA, Rosilene Alves da

O trabalho tem como objetivos: (1) desenvolver uma reflexão sobre o discurso político na charge; (2) definir a charge sob o ponto de vista da Análise do Discurso (AD); (3) apresentar a carnavalização como estratégia discursiva; (4) verificar como ou até que ponto a charge pode veicular informações e comentários. Nesse sentido, propõe-se como metodologia a articulação entre a teoria semiolinguística (Charaudeau) e o “agir comunicativo” (Habermas), uma vez que este seja parte da fonte teórica daquela, uma nova leitura de Habermas pode vir a formular novos conceitos e a desenvolver estudos de recepção para a Análise do Discurso.


Downloads 335  335  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG/FALE/POSLIN   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O Quinze: da palavra à imagem Popular Versão: 
Atualização:  22/10/2012
Descrição:
TIMBÓ, Margarida Pontes

Este texto procura traçar, à luz da tradução intersemiótica, breves considerações acerca da transcriação de textos literários para o cinema. Diante disso, um dos propósitos deste artigo é perceber algumas das convergências das narrativas literárias com as narrativas fílmicas, especialmente a transformação do signo, da palavra à imagem, cuja finalidade é construir novos significados. O objeto de investigação é o filme "O quinze" (2007), de Jurandir Oliveira, baseado em obra homônima de Rachel de Queiroz. A metodologia utilizada neste estudo tem caráter teórico-bibliográfico, e aconteceu em dois momentos: primeiro, a leitura do livro; em seguida, a análise do filme enquanto objeto sígnico de um texto traduzido.


Palavras-chave: Rachel de Queiroz - O quinze. Jurandir Oliveira - O quinze. Tradução intersemiótica. Literatura e filme.

Downloads 6155  6155  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REEL Revista Eletrônica de Estudos Literários  Site http://www.ufes.br/ppgl/reel/ed09/artigos.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Literatura e Cinema: a História como elemento de atualização no processo de adaptação do conto “Pai  Popular Versão: 
Atualização:  24/10/2012
Descrição:
NAGAMINI, Eliana

O objetivo deste trabalho é apresentar a análise do processo de adaptação do conto “Pai contra mãe”, de Machado de Assis, apontando os aspectos históricos como fator determinante da atualização e transmutação do texto literário para a linguagem do cinema. O texto original foi adaptado por Sérgio Bianchi, Eduardo Benaim e Newton Cannit, com o título de “Quanto vale ou é por quilo”, em 2005. Os elementos de permanência, ou seja, as relações de poder do período da escravidão, estão presentes na adaptação, atualizadas a partir do jogo de exploração econômica. O paralelo entre os dois momentos históricos (século XVIII e século XXI) mostra que não ocorreram muitas transformações nessas relações e denuncia a permanente crise social e econômica do país.

Palavras-chave: Literatura. Cinema. Adaptação. Linguagens.

Downloads 996  996  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABRALIC  Site http://www.abralic.org.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Adaptação literária no cinema brasileiro contemporâneo: um painel analítico Popular Versão: 
Atualização:  24/10/2012
Descrição:
SILVA, Marcel Vieira Barreto

Este artigo busca investigar as maneiras como o cinema brasileiro contemporâneo, convencionalmente datado a partir de 1995, apropriou-se de fontes literárias na elaboração de seus filmes. Partimos, inicialmente, de uma avaliação panorâmica para dar conta, no conjunto de longas-metragens ficcionais do período, daqueles que declaradamente utilizam a adaptação literária como estratégia estilística de construção da narrativa. Em seguida, analisaremos a escolha das fontes quanto ao gênero literário e ao período histórico, para, com isso, vislumbrar as preferências do cinema brasileiro contemporâneo quanto à adaptação literária como um procedimento específico de representação simbólica.

Palavras-chave: Cinema brasileiro contemporâneo. Adaptação literária. Cinema e Literatura.

Downloads 452  452  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rumores - Revista de Comunicação, Linguagem e Mídi  Site http://www3.usp.br/rumores/visu_art2.asp?cod_atual=101
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Breve Reflexão sobre duas Leituras de "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVA, Marcos Antonio Martiliano

O artigo propõe um breve estudo comparativo de dois textos duplamente essenciais para a nossa crítica literária, na medida em que: 1) propõem consistentes leituras de um dos mais célebres romances brasileiros, "O Cortiço", de Aluísio Azevedo e; 2) redirecionam, com essas mesmas leituras, os parâmetros sobre os quais se pautava toda a nossa crítica literária brasileira até então. Trata-se das leituras de "O cortiço" feitas por Affonso Romano de Sant’Anna e Antônio Candido.

Palavras-chave: Literatura. Crítica. Estruturalismo.

Downloads 840  840  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.letramagna.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A toponímia no ensino básico: propostas de aplicação Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SOUSA, Alexandre Melo de

Este artigo, que, a priori, teve seu conteúdo exposto em palestra proferida na Universidade Federal do Acre, possui dois objetivos precípuos: o primeiro é discutir a respeito da inclusão e das contribuições dos estudos toponímicos no ensino básico; o segundo é apresentar sugestões para a aplicação da referida disciplina nas séries do Ensino Fundamental e Médio.

Palavras-chave: Toponímia. Aplicação didática. Ensino básico.

Downloads 4803  4803  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFAC/CiFEFiL  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Ortoépia e prosódia - ainda nos livros didáticos? Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
JUSTINA,Terezinha Della; COX, Maria Inês Pagliarini

Este artigo é parte de um estudo que investigou os discursos enredados na abordagem da fonética e da fonologia em livros didáticos do Ensino Médio. O estudo integra um projeto de pesquisa que tem por objeto as relações interdiscursivas entre enunciados sobre/do ensino de português e enunciados da linguística.




Downloads 377  377  Tamanho do arquivo 358 bytes  Plataforma Linguasagem Revista Eletrônica de Popularização Ci  Site http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao17/art_justinaecox.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O processo de elaboração de textos: interpretando o “passar a limpo” Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVEIRA,Rosa Maria Hessel

Situando-se na vertente da análise dos processos de elaboração textual, o trabalho focaliza textos produzidos por alunos da 3a. série do 2o. grau, em uma situação de testagem de modelo de Concurso Vestibular, confrontando rascunhos e versões finais dos mesmos. Detém-se especificamente na análise das mudanças ocorridas entre a última formado rascunho e o texto passado a limpo, constatando as várias dimensões envolvidas nas alterações e concluindo pela estreiteza de uma análise que, em primeiro lugar, veja o “passar a limpo” como mera tarefa de “higienização” do texto, e, em segundo lugar, conceba a escrita de textos pelos alunos como inteiramente determinada pelas imagens do professor corretor e da instituição escolar. Acena-se para a urgência da complexificação da análise do processo e para as contribuições que esse tipo de estudo possa trazer para a mesma.

Palavras-chave: Escrita. Produção textual. Re-escrita. Vestibular. Redação.

Downloads 1359  1359  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://scholar.google.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas na Linguística Aplicada: um panorama histórico dos  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVA, Kleber Aparecido da

Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o conceito crenças no ensino e na aprendizagem de línguas, dentro da Linguística Aplicada. Para isso, a partir de um histórico, teço considerações sobre como esse conceito tem sido pesquisado no exterior e, especialmente, no contexto brasileiro.

Palavras-chave: Crenças sobre ensino/aprendizagem de línguas. Ensino de línguas. Aprendizado de línguas. Linguística Aplicada.

Downloads 1105  1105  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem e Ensino  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3) 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 »