Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Uma Mentira minha vale por dez verdades tuas: A montagem cinematográfica na Literatura de Valêncio X |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ARAUJO, Rodrigo Gomes de
Este trabalho discute a produção literária de Valêncio Xavier (1933-2008). Nascido em São Paulo e radicado em Curitiba, o artista atuou como cineasta, jornalista e escritor. Seus livros apresentam desafios aos padrões narrativos e questionam os limites da escrita literária e historiográfica. Busco problematizar duas de suas obras, O mez da grippe (1981) e Maciste no inferno (1983), pois recorrem a recursos de montagem cinematográfica para representar um tipo bastante peculiar de verossimilhança. Nas obras de Valêncio, são utilizados recursos de colagem de obras pré-existentes, como jornais impressos e cenas de filme, se apropriando de fatos verídicos para criar ficção literária. Os livros em questão apresentam diálogos com a teoria de montagem do cineasta Sergei Eisenstein, segundo o qual através da junção de fragmentos dotados de sentido próprio é possível obter diferentes sentidos que são organizados pelo autor. Observando as obras de Valêncio, é possível perceber que sua narrativa apresenta um tipo de verossimilhança almejada pela historiografia, além disso, inquietam e chegam a confundir o leitor, sendo difícil caracterizá-las como ficção. O recurso de colagem utilizado pelo artista funciona como um equivalente das fontes utilizadas no trabalho historiográfico, entretanto em seus livros o efeito de verossimilhança surge de forma mais eficaz do que na historiografia, criando um efeito de realidade.
Palavras-Chave: narrativa; historiografia; verossimilhança; O mez da grippe; Maciste no inferno.
|
1223 0 bytes UFPR - UNICENTRO http://www.eventosanpuhpr.com/ocs/index.php?conference=irati&schedConf=anpuh2010&page=paper&op=view& |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Uma Perspectiva Semiótica em o Corvo, Edgar Alan Poe |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
DAVILA, Richard Emanuel Silveira
Não nos propomos fazer aqui uma análise do poema de Edgar Alan Poe, muito menos pretendemos atribuir-lhe uma decifração total, visto que um texto poético de tal envergadura se constitui numa galáxia de significados que a análise jamais o esgota. Pretendemos apenas estudar-lhe o plano da expressão, sob os aspectos denotativos, conotativo e mítico, dentro de determinado enfoque, sem negar-lhe a possibilidade de outros percursos de leitura. Partindo do princípio de que a grandeza do poeta consiste no modo como explora as palavras e que entre estas há as que encerram um significado em si (substantivos, adjetivos, verbos) e outras que são palavras de relação, sem significado ou com significação latente (pronomes, preposições, conjunções), é com as primeiras que vamos nos ocupar, embora não esqueçamos do que na obra literária aquelas posições podem ser invertidas na escala de valores. Nossa preferência se explica também pela própria finalidade deste trabalho que é a análise semiótica de relação expressão / conteúdo em escala ascendente a partir do nível denotativo.
Palavras-Chave: Poesia. Semiótica. Análise. Literatura.
|
8478 0 bytes OVERMUNDO http://www.overmundo.com.br/banco/uma-perspectiva-semiotica-o-corvo-allan-poe |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
“A Poesia popular brasileira" em José Veríssimo |
Versão: Atualização: 28/2/2012 |
Descrição:
PAMPLONA, Alessandra Greyce Gaia Pamplona
Em 1879, José Veríssimo lança uma série de três artigos na imprensa paraense. Momento seguinte ao da publicação de seu primeiro livro, “Primeiras Páginas” (1878), esses textos vêm representar o pensamento social desse escritor a respeito do homem amazônida e sua inserção na Literatura. “Cantos populares no Brazil”, “A modinha e a canção popular”, “O conto popular”, todos publicados aos domingos no jornal “Liberal do Pará”, de 1879, e, posteriormente, reunidos nos “Estudos Brasileiros” de 1889 sob o título “A Poesia Popular Brasileira”, constituem um documento valioso no que diz respeito à “descoberta do povo brasileiro”. Baseado em teses de Peter Burke, este trabalho objetiva analisar o modo como Veríssimo se apropriou do conceito “povo” para justificar um dos critérios de nacionalidade.
Palavras-chave: Século XIX. José Veríssimo. “Poesia Popular Brasileira”.
|
4845 0 bytes Anais do Encontro Internacional de Texto e Cultura http://www.textoecultura.ufc.br/abert.html |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Relações metadiscursivas no samba |
Versão: Atualização: 28/2/2012 |
Descrição:
MENDES, Aline Fabiola Freitas
O objetivo deste trabalho é descrever e analisar as relações metadiscursivas do samba produzidas entre 1929 e 1945 a partir da comunicação que estabelecem com os fatores extralinguísticos de cunho cultural, social e histórico. A escolha das canções para a composição do corpus está condicionada à manifestação das relações metadiscursivas e de sua relação com a construção de uma identidade nacional, representadas pelo que Bezerra (2005) rotula por metacanção - aquela que faz algum tipo de menção a si mesma - e canção metadiscursiva - referência ao próprio discurso líteromusical. Como nossa pesquisa não possui caráter quantitativo, selecionamos, para a formação do corpus, as canções que concentrem uma maior representatividade da metadiscursividade. A pesquisa é dirigida sob a perspectiva da Análise do Discurso, mais especificamente a francesa, orientada por Dominique Maingueneau. Essa linha de investigação nos conduz a tomarmos o discurso como o resultado da relação entre o texto e suas condições de produção. Para isso, tomamos por base teórica os estudos de Maingueneau (1997, 2008), que trabalham com os conceitos de metadiscursividade, posicionamento, comunidade discursiva e discurso constituinte.
Palavras-chave: Metadiscursividade. Samba. Identidade.
|
1477 0 bytes Anais do Encontro Internacional de Texto e Cultura http://www.textoecultura.ufc.br/abert.html |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Software, hipermídia, hipertexto e gêneros digitais: observações preliminares. |
Versão: Atualização: 28/2/2012 |
Descrição:
SOUZA, Aguinaldo Gomes de
Ao darmos ao software o status de suporte da escrita eletrônica (SOUZA A. G. 2007; 2008) fomos levados a inferir que a estabilidade e a fixação dos textos e gêneros produzidos e aportados nesse organismo diferem de modo formal e composicional dos de outros suportes. Assim, consideramos que ao interagir com um software - esteja esse software codificado em uma máquina fotográfica digital, em um computador ou até mesmo em um telefone celular – a pessoa que com ele interage está em constante diálogo com esse organismo. Essa relação dialógica entre o software e o usuário da língua existe no nível da interação e faz parte de uma progressão de construção de sentidos. Essa relação guia as outras relações que o sujeito interacional realiza com o sistema, guia as relações entre sujeitos através de interações mediadas que se materializam em forma de gêneros digitais como, por exemplo, uma conversa através de um comunicador instantâneo como o msn messenger ou yahoo messenger. Em todas essas ações, a língua é o elo motor. Os softwares são fabricados e estruturados para gerarem ações sociais. Cada elemento que os forma se estrutura de modo que eles consigam aportar em si as mais diferentes mídias: vídeos, animações, sons, imagens estáticas e também em movimento, formando e dando forma a verdadeiros organismos hipermidiáticos. Nesse trabalho alertamos para distinção necessária entre hipertexto e hipermídia para o estudo dos gêneros digitais. Os softwares, mais ainda, as interfaces dos softwares, situam os gêneros digitais em contextos específicos de uso, agregam aos gêneros digitais características hipertextuais, hipermidiáticas.
Palavras-chave: Software. Dialogismo. Gêneros digitais.
|
2976 0 bytes Anais do Encontro Internacional de Texto e Cultura http://www.textoecultura.ufc.br/abert.html |
|