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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Textos Multimodais: um novo formato de leitura Popular Versão: PDF
Atualização:  1/2/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da; SOUZA, Francisco Ernandes Braga de; CIPRIANO, Luis Carlos

No dizer de Moraes e Dionísio (2009), a propagação tecnológica tem suscitado novos formatos de construção da informação. A construção do fluxo informacional - antes realizada somente por letras, palavras e estruturas frasais - passa a contar agora com novos elementos provenientes do campo visual. Referimo-nos, aqui, à imagem. A composição textual deixa de primar somente da linguagem escrita, englobando, desse modo, múltiplas e diversificadas semioses. O texto, agora, é algo multimodal. O presente trabalho tem como objetivo colocar em discussão o conceito de textos multimodais, buscando refletir como esses textos deflagram um novo formato de leitura alicerçado em elementos que transcendem os signos alfabéticos. Decorrente disso, analisamos textos publicados pela Comunidade Humor Inteligente (Facebook), em repúdio às agressões aos professores da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. O propósito, aqui, é verificar quais marcas e traços multimodais fazem-se presentes em tais textos.

Palavras-chave: Multimodalidade. Leitura. Construção de Sentido.

Downloads 483  483  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem em Revista  Site http://www.filologia.org.br/linguagememrevista/19/08.pdf
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Adaptação literária no cinema brasileiro contemporâneo: um painel analítico Popular Versão: 
Atualização:  24/10/2012
Descrição:
SILVA, Marcel Vieira Barreto

Este artigo busca investigar as maneiras como o cinema brasileiro contemporâneo, convencionalmente datado a partir de 1995, apropriou-se de fontes literárias na elaboração de seus filmes. Partimos, inicialmente, de uma avaliação panorâmica para dar conta, no conjunto de longas-metragens ficcionais do período, daqueles que declaradamente utilizam a adaptação literária como estratégia estilística de construção da narrativa. Em seguida, analisaremos a escolha das fontes quanto ao gênero literário e ao período histórico, para, com isso, vislumbrar as preferências do cinema brasileiro contemporâneo quanto à adaptação literária como um procedimento específico de representação simbólica.

Palavras-chave: Cinema brasileiro contemporâneo. Adaptação literária. Cinema e Literatura.

Downloads 481  481  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rumores - Revista de Comunicação, Linguagem e Mídi  Site http://www3.usp.br/rumores/visu_art2.asp?cod_atual=101
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A leitura de Kafka na escrita de Wilson Bueno Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BELON, Antonio Rodrigues

A proposta deste estudo é ler Kafka na escrita de Wilson Bueno, selecionando como objeto material de investigação "A copista", de Kakfa (2007). No estudo dos percursos da leitura e da escrita, da materialidade do texto literário ao seu arcabouço estrutural, o conceito de intertextualidade ocupa, neste trabalho, o lugar fundamental nas perspectivas históricas, teóricas e críticas.

Palavras-chave: Kafka. Wilson Bueno. Intertextualidade. Leitura.
Escrita.

Downloads 468  468  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XI Congresso Internacional da ABRALIC   Site http://www.abralic.org.br/anais/cong2008/AnaisOnline/simposios/008.htm
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Rugas e pneuzinhos, que mal tem? O discurso da beleza fora dos padrões na publicidade Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BATISTA, Nadezhda Bezerra

O presente artigo tem o intuito de mostrar, através da apresentação de anúncios das empresas de cosméticos Natura e Dove que o discurso publicitário reflete e refrata a sociedade em que esta inserido para se tornar ainda mais sedutor e mais afinado com seu público-alvo. A partir de seus anúncios veiculados nas décadas de 90 (Natura) e 2000 (Dove), cada empresa, a seu tempo, se mostra em sintonia com os anseios de suas consumidoras, abrindo caminho para uma valorização e fidelização às suas marcas. Para atingirmos nosso objetivo nos fundamentaremos nas reflexões de Mikhail Bakhtin e Norman Fairclough.

Palavras-chave: sociedade; mulher; publicidade; discurso; prática social.

Downloads 466  466  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ciber Legenda  Site http://www.uff.br/ciberlegenda/index.html
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Os gêneros do jornal: o que aponta a literatura da área de comunicação no Brasil? Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
BONINI, Adair.

O presente artigo procura estabelecer um inventário inicial dos gêneros que circulam nos jornais brasileiros. Buscou-se, deste modo, determinar a forma como a noção de gênero tem sido tratada na literatura teórica e prática da área de comunicação e, a partir daí, levantar os gêneros que são citados como representativos desse meio social. Percebe-se, nesta literatura, que a noção de gênero é pouco precisa e que há grande divergência nos rótulos citados, o que, contudo, também se mostra como rico material de pesquisa.

Palavras-chave: Gênero textual. Discurso. Comunicação. Jornalismo.

Downloads 465  465  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Palavras escritas, indícios de palavras ditas Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
GERALDI, João Wanderley

Segundo o ponto de vista bakhtiniano, toda a enunciação é apenas uma fração de uma “corrente de comunicação verbal ininterrupta”. Como situar nesta corrente os textos escritos por crianças em seus primeiros anos de escolaridade? Excluí-los desta corrente significaria assumir que o esforço da criança para escrever produz o perverso efeito de uma desterritorialização enunciativa: enquanto falantes, as crianças participariam do processo contínuo de produção de enunciados; enquanto aprendizes da escrita, face ao estranhamento próprio dos convívios iniciais, produziriam textos excluídos deste mesmo fluxo, como se fossem estrangeiros diante das palavras de sua própria língua. Meu objetivo neste trabalho é encontrar, com base na leitura de um conjunto aleatório de textos escritos por crianças, indícios de outros textos, produtos de práticas discursivas escolares cujas palavras, retomadas pelos aprendizes da escrita, adquirem novos tons apreciativos em seus textos e podem revelar suas compreensões das palavras, dos discursos, das atitudes e das relações que se instituem no ambiente escolar.

Palavras-chave: Enunciação. Subjetividade. Escrita. Ensino.

Downloads 464  464  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Mídia e educação da mulher: uma discussão teórica sobre modos de enunciar o feminino na TV Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
FISCHER, Rosa Maria Bueno

Neste trabalho discutem-se os conceitos de poder, subjetivação e (a)normalidade, de Michel Foucault, bem como os conceitos de cultura e diferença propostos por Homi Bhabha, em relação à temática da enunciação do feminino, conforme a psicanalista Maria Rita Kehl. Tal discussão é feita no sentido de expor a fundamentação de uma pesquisa em andamento sobre a subjetividade feminina na mídia televisiva, a qual dá continuidade a investigações anteriores, cujos resultados são também brevemente comentados. O que está em jogo é uma descrição de como se constrói um discurso sobre as mulheres em diferentes produtos televisivos, tentando para os vazios do simbólico em relação ao feminino. Este, conforme Kehl, tanto para os homens como para as mulheres, “constitui a dimensão maldita na nossa cultura”, já que as mulheres estariam historicamente numa posição em que o sujeito é sempre o outro: ou o pai, ou a mãe fálica ou o parceiro.

Palavras-chave: Enunciação. Mídia. Mulher. Dispositivo pedagógico. Discurso.

Downloads 458  458  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Estudos Feministas  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Murilo Rubião e o realismo mágico Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CAMARANI, Ana Luiza Silva

A ficção de Murilo Rubião apresenta algumas características assinaladas reiteradamente em textos críticos sobre seus escritos: o fato de ser uma obra exígua e a constatação de o autor tê-la submetido a um constante trabalho de re-escritura; acrescento que suas narrativas foram também responsáveis pela sistematização de um estilo que o fez inaugurador, no Brasil, de uma categoria literária: o realismo mágico. Observa-se que a crítica brasileira classifica seus textos de modo extremamente variado, o que torna possível uma nova leitura de sua obra por intermédio das recentes teorias sobre o realismo mágico. Essa relação implícita que o texto considerado entretém com uma categoria genérica reconhecida e codificada é denominada arquitextualidade por Genette (1982) e permite estabelecer um diálogo fecundo com a tradição literária.

Palavras-chave: Realismo mágico. Teoria literária. Conto. Literatura brasileira.

Downloads 457  457  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  XI Congresso Internacional da ABRALIC  Site http://www.abralic.org.br/anais/cong2008/AnaisOnline/simposios/008.htm
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Ascensão de uma subcultura literária. Ensaio sobre a fanfiction como objeto de comunicação e sociabi Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
PADRÃO, Márcio

Este artigo busca compreender o fenômeno fanfiction a partir das pessoas que participam deste fenômeno. Com base nas teorias subculturais, a intenção é descrever as estratégias de socialização que os ficwriters empregam para se relacionar e, conseqüentemente, construir uma subcultura com seus próprios códigos e normas. Vamos analisar relatos de escritores de fanfiction no Brasil, além de informações gerais sobre o assunto; com base nessa coleta de dados, poderemos detectar as bases sociais e culturais desses escritores para participar do fenômeno, além de compreender a lógica desta subcultura (se ela realmente existir) e traçar as possibilidades desse acontecimento para os diversos atores da indústria cultural.

Palavras-chave: fanfiction; indústria cultural; subcultura.

Downloads 406  406  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ciber Legenda  Site http://www.uff.br/ciberlegenda
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Livros didáticos de Língua Portuguesa: como eram antes? Como são agora? Popular Versão: 
Atualização:  25/8/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da; SOUZA, Francisco Ernandes Braga de; CIPRIANO,
Luís Carlos; LUCENA, Josete Marinho de.

Este trabalho objetiva verificar quais são as alterações na organização interna dos Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Decorrente disso, pretendemos verificar como se dá: (I) a abordagem das atividades de compreensão textual; (II) a abordagem das atividades de produção textual; (III) a abordagem gramatical; (IV) a abordagem do vocabulário. Para tanto, pautamo-nos na revisão de literatura, ancorando-se em Bezerra (2001; 2010), Cardoso (2003), Mendonça (2007), Doretto e Beloti (2011) e
Santos et al. (2007). Para isso, efetuamos a análise de dois livros didáticos de Língua Portuguesa: Português Dinâmico (Siqueira e Bertolin, 1978) e Linguagens (Cereja e Cochar, 2012), ambos utilizados em escolas estaduais no Estado de Pernambuco, no 7º ano. Os resultados apontam que o primeiro livro concede proeminência à descrição da morfossintaxe, materializando atividades estruturais calcadas na reprodução de modelos, bem como atividades de compreensão e produção textual calcadas na decodificação e na primazia à norma gramatical, respectivamente. O segundo dá protuberância à reflexão e ao uso, trazendo atividades calcadas na contextualização e na multiplicidade de significações da linguagem. Neste sentido, a organização interna desses manuais está calcada em concepções de língua opostas. O primeiro materializa uma concepção de língua como código e estrutura. O segundo, uma concepção de língua como interação social, o que demonstra o respaldo em abordagens teóricas distintas (Linguística Estrutural e Linguística da Enunciação).

Palavras-chave: Pedagogia da língua. Livros didáticos. Organização interna. Modificações.

Downloads 406  406  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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