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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Web 2.0 e as práticas de línguagem: novos gêneros?  Popular Versão: 
Atualização:  26/10/2012
Descrição:
ARAÚJO, Júlio César

As práticas de linguagem na web 2.0 demandam gêneros discursivos próprios que precisam ser sistematizados para melhor compreensão e uso. Em função dessa compreensão, o presente trabalho relata uma análise preliminar de dados oriundos de um projeto PIBIC intitulado "Práticas de linguagens na web: links entre gêneros, letramentos, hipermodalidade e convergências de mídias (Etapa I)". Nesse projeto, o objetivo foi estudar as práticas discursivas digitais para compreender os gêneros e os eventos de letramentos que emergem dessas práticas. Metodologicamente, recorreremos à produção desenvolvida por pesquisadores vinculados ao grupo de pesquisa Hiperged, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, pois o nosso projeto faz um mapeamento das pesquisas feitas no referido grupo. Tais pesquisas correspondem à análise do fenômeno da intergenericidade no scrap do Orkut e da incorporação de características da hipertextualidade em transições de gêneros audiovisuais entre a web e a TV. A análise nos permite chegar à premissa de que a web e seu regime semiótico hipermodal influenciam sobremaneira as práticas de linguagem que ali se instauram. Tais resultados nos ajudam a colaborar com os estudos da linguagem na medida em que podem servir de base para o conhecimento e a compreensão dos fenômenos relativos às práticas de linguagens na web 2.0.

Palavras-chave: Web 2.0. Práticas de linguagem. Pesquisa.

Downloads 641  641  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Portal de Periódicos da Fale - Universidade Federa  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Graus de explicitação: marcas da intervenção oral docente em reescrita de produção textual Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RAUEN, Fábio José; SOUZA, Jamille Militão de

Neste estudo de caso, com base na teoria da relevância de Sperber e Wilson (1995), analisam-se os efeitos da intervenção oral docente nos graus de explicitação da reescrita de uma produção textual por um aluno da 3a série do ensino médio de Imbituba, Santa Catarina. A pesquisa foi organizada em três etapas: na primeira, o aluno produziu
um texto, cujos graus de explicitação foram avaliados pelo docente; na segunda, houve uma intervenção oral; e, na terceira etapa, solicitou-se a reescrita desse texto. Os resultados corroboram: a) a hipótese de que a reescrita contém marcas da intervenção docente, dos ambientes cognitivos ativados nas fases anteriores e das informações inéditas advindas da elaboração do segundo texto; e b) a hipótese do aumento do grau de explicitação na reescrita.
Neste artigo, aplicando-se a metodologia de Rauen (2005), esses resultados são apresentados na análise da primeira produção textual, da intervenção oral e da reescrita do aluno.

Palavras-chave: cognição; teoria da relevância; reescrita.

Downloads 636  636  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Linguagem e Ensino   Site http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Adaptação literária no cinema brasileiro contemporâneo: um painel analítico Popular Versão: 
Atualização:  24/10/2012
Descrição:
SILVA, Marcel Vieira Barreto

Este artigo busca investigar as maneiras como o cinema brasileiro contemporâneo, convencionalmente datado a partir de 1995, apropriou-se de fontes literárias na elaboração de seus filmes. Partimos, inicialmente, de uma avaliação panorâmica para dar conta, no conjunto de longas-metragens ficcionais do período, daqueles que declaradamente utilizam a adaptação literária como estratégia estilística de construção da narrativa. Em seguida, analisaremos a escolha das fontes quanto ao gênero literário e ao período histórico, para, com isso, vislumbrar as preferências do cinema brasileiro contemporâneo quanto à adaptação literária como um procedimento específico de representação simbólica.

Palavras-chave: Cinema brasileiro contemporâneo. Adaptação literária. Cinema e Literatura.

Downloads 633  633  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rumores - Revista de Comunicação, Linguagem e Mídi  Site http://www3.usp.br/rumores/visu_art2.asp?cod_atual=101
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Palavras escritas, indícios de palavras ditas Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
GERALDI, João Wanderley

Segundo o ponto de vista bakhtiniano, toda a enunciação é apenas uma fração de uma “corrente de comunicação verbal ininterrupta”. Como situar nesta corrente os textos escritos por crianças em seus primeiros anos de escolaridade? Excluí-los desta corrente significaria assumir que o esforço da criança para escrever produz o perverso efeito de uma desterritorialização enunciativa: enquanto falantes, as crianças participariam do processo contínuo de produção de enunciados; enquanto aprendizes da escrita, face ao estranhamento próprio dos convívios iniciais, produziriam textos excluídos deste mesmo fluxo, como se fossem estrangeiros diante das palavras de sua própria língua. Meu objetivo neste trabalho é encontrar, com base na leitura de um conjunto aleatório de textos escritos por crianças, indícios de outros textos, produtos de práticas discursivas escolares cujas palavras, retomadas pelos aprendizes da escrita, adquirem novos tons apreciativos em seus textos e podem revelar suas compreensões das palavras, dos discursos, das atitudes e das relações que se instituem no ambiente escolar.

Palavras-chave: Enunciação. Subjetividade. Escrita. Ensino.

Downloads 622  622  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Um método híbrido para a construção de etiquetadores morfológicos, aplicado à língua portuguesa, bas Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MENEZES, Carlos Eduardo Dantas de
Este trabalho tem por objetivo propor um método de construção de um analisador morfológico de textos em linguagem natural que apresente uma arquitetura híbrida:o etiquetador conterá um conjunto de regras escritas à mão, que cuidam de um grande número de casos, e permitirá que outras regras sejam aprendidas, sendo assim, treinável a partir de exemplos (textos manualmente anotados ou corpora etiquetados). Trata-se de um sistema de aprendizado automático, que infere informações lingüísticas, relativas a aspectos lexicais e contextuais de todo um corpus de treinamento. Estas informações são armazenadas, codificadas com base em autômatos adaptativos, e posteriormente utilizadas para a tarefa de
classificação ou etiquetação morfológica.
Palavras-chave: processamento de linguagens naturais,processamento automático da língua portuguesa, etiquetador morfológico, autômatos adaptativos, aprendizado automático

Downloads 616  616  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.google.com.br
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A leitura de Kafka na escrita de Wilson Bueno Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BELON, Antonio Rodrigues

A proposta deste estudo é ler Kafka na escrita de Wilson Bueno, selecionando como objeto material de investigação "A copista", de Kakfa (2007). No estudo dos percursos da leitura e da escrita, da materialidade do texto literário ao seu arcabouço estrutural, o conceito de intertextualidade ocupa, neste trabalho, o lugar fundamental nas perspectivas históricas, teóricas e críticas.

Palavras-chave: Kafka. Wilson Bueno. Intertextualidade. Leitura.
Escrita.

Downloads 614  614  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XI Congresso Internacional da ABRALIC   Site http://www.abralic.org.br/anais/cong2008/AnaisOnline/simposios/008.htm
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Livros didáticos de Língua Portuguesa: como eram antes? Como são agora? Popular Versão: 
Atualização:  25/8/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da; SOUZA, Francisco Ernandes Braga de; CIPRIANO,
Luís Carlos; LUCENA, Josete Marinho de.

Este trabalho objetiva verificar quais são as alterações na organização interna dos Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Decorrente disso, pretendemos verificar como se dá: (I) a abordagem das atividades de compreensão textual; (II) a abordagem das atividades de produção textual; (III) a abordagem gramatical; (IV) a abordagem do vocabulário. Para tanto, pautamo-nos na revisão de literatura, ancorando-se em Bezerra (2001; 2010), Cardoso (2003), Mendonça (2007), Doretto e Beloti (2011) e
Santos et al. (2007). Para isso, efetuamos a análise de dois livros didáticos de Língua Portuguesa: Português Dinâmico (Siqueira e Bertolin, 1978) e Linguagens (Cereja e Cochar, 2012), ambos utilizados em escolas estaduais no Estado de Pernambuco, no 7º ano. Os resultados apontam que o primeiro livro concede proeminência à descrição da morfossintaxe, materializando atividades estruturais calcadas na reprodução de modelos, bem como atividades de compreensão e produção textual calcadas na decodificação e na primazia à norma gramatical, respectivamente. O segundo dá protuberância à reflexão e ao uso, trazendo atividades calcadas na contextualização e na multiplicidade de significações da linguagem. Neste sentido, a organização interna desses manuais está calcada em concepções de língua opostas. O primeiro materializa uma concepção de língua como código e estrutura. O segundo, uma concepção de língua como interação social, o que demonstra o respaldo em abordagens teóricas distintas (Linguística Estrutural e Linguística da Enunciação).

Palavras-chave: Pedagogia da língua. Livros didáticos. Organização interna. Modificações.

Downloads 610  610  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Rugas e pneuzinhos, que mal tem? O discurso da beleza fora dos padrões na publicidade Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BATISTA, Nadezhda Bezerra

O presente artigo tem o intuito de mostrar, através da apresentação de anúncios das empresas de cosméticos Natura e Dove que o discurso publicitário reflete e refrata a sociedade em que esta inserido para se tornar ainda mais sedutor e mais afinado com seu público-alvo. A partir de seus anúncios veiculados nas décadas de 90 (Natura) e 2000 (Dove), cada empresa, a seu tempo, se mostra em sintonia com os anseios de suas consumidoras, abrindo caminho para uma valorização e fidelização às suas marcas. Para atingirmos nosso objetivo nos fundamentaremos nas reflexões de Mikhail Bakhtin e Norman Fairclough.

Palavras-chave: sociedade; mulher; publicidade; discurso; prática social.

Downloads 582  582  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ciber Legenda  Site http://www.uff.br/ciberlegenda/index.html
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Mídia e educação da mulher: uma discussão teórica sobre modos de enunciar o feminino na TV Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
FISCHER, Rosa Maria Bueno

Neste trabalho discutem-se os conceitos de poder, subjetivação e (a)normalidade, de Michel Foucault, bem como os conceitos de cultura e diferença propostos por Homi Bhabha, em relação à temática da enunciação do feminino, conforme a psicanalista Maria Rita Kehl. Tal discussão é feita no sentido de expor a fundamentação de uma pesquisa em andamento sobre a subjetividade feminina na mídia televisiva, a qual dá continuidade a investigações anteriores, cujos resultados são também brevemente comentados. O que está em jogo é uma descrição de como se constrói um discurso sobre as mulheres em diferentes produtos televisivos, tentando para os vazios do simbólico em relação ao feminino. Este, conforme Kehl, tanto para os homens como para as mulheres, “constitui a dimensão maldita na nossa cultura”, já que as mulheres estariam historicamente numa posição em que o sujeito é sempre o outro: ou o pai, ou a mãe fálica ou o parceiro.

Palavras-chave: Enunciação. Mídia. Mulher. Dispositivo pedagógico. Discurso.

Downloads 575  575  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Estudos Feministas  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A notícia no jornal O Diário de Pernambuco (1825 - 1925): uma abordagem histórica Popular Versão: 
Atualização:  25/8/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

De acordo com Gomes & Iapechino (2011), as discussões atinentes aos gêneros jornalísticos ampliaram-se consideravelmente, abrangendo uma gama de perspectivas. Entre estas, estão as Tradições Discursivas, que, segundo as autoras, elegem como objeto de estudo as formas tradicionais de texto, focando nos elementos textual-discursivos da constituição linguística dos gêneros textuais, como também nas marcas de continuidade e de mudança desses gêneros disseminados socialmente. Dentre esses gêneros, está a notícia. A notícia, segundo Benassi (2007), consiste em um gênero textual, que volta seu olhar para acontecimentos de diversos expedientes ocorridos recentemente. Recorrendo, teoricamente, às contribuições de Andrade et al. (2011), Gomes (2008), Gomes & Iapechino (2011), Oliveira (2009), Patriota (2013), entre outros, este trabalho tem por objetivo abordar o tratamento dado ao gênero notícia no Jornal Diário de Pernambuco, em uma perspectiva diacrônica, analisando as notícias publicadas por esse jornal dentre um intervalo de 100 anos [1825 - 1925].

Palavras-chave: Jornal. Gênero Notícia. Mudança.

Downloads 555  555  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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