Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Pré-vestibular Comunitário:traçando caminhos para a democratização do acesso ao ensino superior públ |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Aline Adriana et alii
Este trabalho tem como objetivo abordar as experiências vivenciadas na Oficina de Interpretação de Texto e Redação, desenvolvida pelo Pré - vestibular Comunitário do Programa Conexões de saberes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tal oficina era voltada para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibular das Universidades Federais de Pernambuco. Sabemos que, na sociedade atual, a leitura e a escrita são competências linguísticas de fundamental importância, que surgem como diferenciais, sobretudo, no que tange aos processos seletivos, como é o caso das provas de vestibulares. Contudo, a maior parte dos estudantes de escolas públicas tem dificuldade em interpretar e produzir textos para diversos tipos de provas.
Palavras-Chave: Língua. Texto. Ensino. Leitura. Escrita.
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843 0 bytes Anais da X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Um método híbrido para a construção de etiquetadores morfológicos, aplicado à língua portuguesa, bas |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
MENEZES, Carlos Eduardo Dantas de Este trabalho tem por objetivo propor um método de construção de um analisador morfológico de textos em linguagem natural que apresente uma arquitetura híbrida:o etiquetador conterá um conjunto de regras escritas à mão, que cuidam de um grande número de casos, e permitirá que outras regras sejam aprendidas, sendo assim, treinável a partir de exemplos (textos manualmente anotados ou corpora etiquetados). Trata-se de um sistema de aprendizado automático, que infere informações lingüísticas, relativas a aspectos lexicais e contextuais de todo um corpus de treinamento. Estas informações são armazenadas, codificadas com base em autômatos adaptativos, e posteriormente utilizadas para a tarefa de classificação ou etiquetação morfológica. Palavras-chave: processamento de linguagens naturais,processamento automático da língua portuguesa, etiquetador morfológico, autômatos adaptativos, aprendizado automático
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643 0 bytes http://www.google.com.br |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Um possível olhar da criança para as intenções implícitas nos contos de fadas |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
PILEGI, Eliane Terezinha
O conto de fadas, além de desenvolver o mundo da fantasia, dos sonhos e da imaginação, aborda assuntos conflitantes, que em determinados momentos a criança tem que enfrentar. Com isso, podemos ressaltar a grande influência que os contos de fadas possuem na formação e no desenvolvimento da criança. Entretanto, alguns apresentam intenções implícitas que possibilitam uma interpretação negativa das ações exercidas por seus personagens, ações essas que podem ser caracterizadas nos tempos atuais como imorais e ilícitas e que podem vir a influenciar de modo pejorativo a formação de caráter da criança. Contudo, baseados nessas informações não se deve desvalorizar a riqueza cultural e fantasiosa que os contos de fadas incorporam. O ideal seria oportunizar às crianças uma reflexão de certas atitudes realizadas pelos personagens, propondo uma reflexão crítica e ética sobre comportamentos, o que deve ser realizado por pais e professores. Baseando-se nisso, este trabalho tem como objetivo analisar alguns elementos de três contos clássicos que merecem ser oportunizados para uma reflexão com a criança.
Palavras-Chave: Contos de fadas. Influências na formação ética. Intenções implícitas. Atuação de pais e professores.
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20812 0 bytes Faculdades Maringá http:// |
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