Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Polifonia em Slogans Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ANDRADE, Ana Elis Nogueira de Magalhães; CIRELLI, Renira Appa

A mensagem publicitária tem como objetivo criar um mundo ideologicamente favorável e perfeito com a contribuição do produto a ser vendido. Devido a isso, a mensagem trata a base informativa de forma manipulada, objetivando transformar a consciência do possível comprador. Para que isso aconteça, a propaganda utiliza todos os recursos disponíveis na língua portuguesa, apropriando-se de signos verbais em conjunto com signos visuais, para dar maior impacto em suas peças. Os anúncios publicitários geralmente são dotados de uma estrutura predefinida, composta por título, texto, apelo final e marca acompanhada de slogan. Este será o objeto de nosso estudo, considerando muitas de suas características e seu aspecto polifônico na análise do discurso. A polifonia nos slogans contribui para designar as diversas perspectivas, os pontos de vista ou posições que se representam nos enunciados nas mais diversas circunstâncias. Utilizaremos anúncios impressos, retirados de revistas diversas, como corpus do trabalho e, quando necessário, remeter-nos-emos a alguns anúncios radiofônicos. A dimensão dos anúncios digitalizados não poderá ser muito pequena devido à legibilidade dos slogans que já são grafados em letras reduzidas nos anúncios.

Palavras-chave: Enunciação.Polifonia. Slogan.

Downloads 1026  1026  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA LETRA MAGNA  Site http://www.letramagna.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Práticas de leitura a partir da notícia no hipertexto: um olhar sobre o Portal G1 Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Este trabalho tem como objetivo abordar os subsídios do gênero notícia na web, para a promoção de novas práticas cognitivas de leitura. Decorrente disso, pretendemos verificar quais são os principais elementos textual-discursivos materializados pela noticia hipertextual. Para tal, fizemos uso do levantamento bibliográfico e da análise de notícias como passos metodológicos. Os resultados apontam que, dos elementos constituintes da notícia na web, os textos publicados pelo Portal G1 trazem consigo: a Hipertextualidade, a Multimidialidade, a Customização e a Atualização Contínua, deixando de lado a Interatividade e Memória.

Palavras-chave: Hipertexto. Notícia. Web. Leitura.

Downloads 184  184  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão  Site http://encontro.anais.faculdadesenacpe.edu.br/volumes/anais/volume%208/028-2014.pdf
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Práticas de leituras com base nas análises da psicologia  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
WANDE, Greice Santana Cordeiro; SILVA, Silvio Profírio

Este trabalho tem por objetivo abordar as contribuições da Psicologia Cognitiva, Piaget e Vygotsky, para o desenvolvimento de novas perspectivas, estratégias e práticas de ensino de leitura.

Palavras-Chave: Psicologia Cognitiva. Estratégias. Práticas de ensino. Leitura.

Downloads 519  519  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais da X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Pré-vestibular Comunitário:traçando caminhos para a democratização do acesso ao ensino superior públ Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVA, Aline Adriana et alii

Este trabalho tem como objetivo abordar as experiências vivenciadas na Oficina de Interpretação de Texto e Redação, desenvolvida pelo Pré - vestibular Comunitário do Programa Conexões de saberes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tal oficina era voltada para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibular das Universidades Federais de Pernambuco. Sabemos que, na sociedade atual, a leitura e a escrita são competências linguísticas de fundamental importância, que surgem como diferenciais, sobretudo, no que tange aos processos seletivos, como é o caso das provas de vestibulares. Contudo, a maior parte dos estudantes de escolas públicas tem dificuldade em interpretar e produzir textos para diversos tipos de provas.

Palavras-Chave: Língua. Texto. Ensino. Leitura. Escrita.

Downloads 537  537  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais da X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Questões de estilo no gênero chat aberto e implicações para o ensino de Língua Materna. Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
ARAÚJO, Júlio César; RODRIGUES, Bernadete Biasi

A Internet é uma invenção humana incrível que recebeu fortes influências da mistura dos serviços de telefonia com os serviços da informática, originando a telemática. Com isso, parece ser inconteste o fato de que está em sua gênese a vocação para a hibridização, pois as possibilidades combinatórias de linguagens, de gêneros e de estilo parecem ser inesgotáveis nesse ambiente discursivo. Por esta razão, entendemos a Internet como um espaço ou uma esfera de atividade humana, no sentido bakhtiniano do termo, no qual se ambientam inúmeras práticas discursivas singulares.

Palavras-chave: Gênero chat. Práticas discursivas. Linguagem.

Downloads 1041  1041  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.julioaraujo.com/site/interna/artigos.htm
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Reflexões em torno da escrita nos Novos Gêneros Digitais da Internet Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
XAVIER, Antonio Carlos

A internet tem levado as pessoas a lerem mais e a usarem mais a escrita. Dessa forma, muitos internautas têm ficado mais habilidosos no manuseio e na criação de formas específicas de lidar com a língua. Este ensaio discute uma questão que vem ocupando ultimamente espaço na mídia e na sociedade em geral. A escrita utilizada pelos internautas nos e-mails, bate-papos e agora nos weblogs e orkut estaria prejudicando a aprendizagem da escrita na escola? Por outro lado, questiona-se também por que muitos deles escrevem e se comunicam com fluência quando utilizam estes novos gêneros digitais, mas apresentam desinteresse e até dificuldades de escrever textos na escola. Nossa intenção é discutir essas questões e ponderar algumas possíveis respostas para estes diferentes comportamentos no uso da escrita, além de analisar a rápida apropriação dos gêneros digitais que circulam na rede hoje por esses mesmos jovens usuários da linguagem.

Downloads 528  528  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educa  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Reflexões sobre Leitura Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
LIMA, Alexandre Ribeiro

É muito comum ouvir as pessoas dizerem que crianças e adolescentes não gostam de ler. No entanto, é bem comum ver pessoas de pouca idade com livros, como Crepúsculo, Ladrão de Raios e Harry Potter nas mãos. Além disso, revistas como Todateen e Mundo Estranho, sem falar de gibis e mangás estão frequentes entre crianças e adolescentes. Diante disso, como justificar essa afirmação? É o que se pretende investigar neste estudo. Busca-se refletir sobre as preferências dos jovens leitores constatando-se que a afirmação de que eles não leem não é de todo equivocada e que as leituras que fazem também têm fundamento. Tudo parte do seguinte princípio: o que se entende por leitura? A resposta a essa pergunta é um tanto ampla e foi o que motivou esta pesquisa, que pretende refletir sobre o assunto, pautada em alguns dados de pesquisas e na literatura teórica sobre o tema.

Palavras-Chave: Leitura. Escola. Literatura.

Downloads 1648  1648  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Puc _Pr  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Relações metadiscursivas no samba Popular Versão: 
Atualização:  28/2/2012
Descrição:
MENDES, Aline Fabiola Freitas

O objetivo deste trabalho é descrever e analisar as relações metadiscursivas do samba produzidas entre 1929 e 1945 a partir da comunicação que estabelecem com os fatores extralinguísticos de cunho cultural, social e histórico. A escolha das canções para a composição do corpus está condicionada à manifestação das relações metadiscursivas e de sua relação com a construção de uma identidade nacional, representadas pelo que Bezerra (2005) rotula por metacanção - aquela que faz algum tipo de menção a si mesma - e canção metadiscursiva - referência ao próprio discurso líteromusical. Como nossa pesquisa não possui caráter quantitativo, selecionamos, para a formação do corpus, as canções que concentrem uma maior representatividade da metadiscursividade. A pesquisa é dirigida sob a perspectiva da Análise do Discurso, mais especificamente a francesa, orientada por Dominique Maingueneau. Essa linha de investigação nos conduz a tomarmos o discurso como o resultado da relação entre o texto e suas condições de produção. Para isso, tomamos por base teórica os estudos de Maingueneau (1997, 2008), que trabalham com os conceitos de metadiscursividade, posicionamento, comunidade discursiva e discurso constituinte.

Palavras-chave: Metadiscursividade. Samba. Identidade.

Downloads 1130  1130  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do Encontro Internacional de Texto e Cultura  Site http://www.textoecultura.ufc.br/abert.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Relatório final - Grupo de estudos de Língua Portuguesa Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BELACHE, Carmen L. de S.; OLIVEIRA, Orléia Aparecida de Silva

Relatório final do grupo de estudos de Língua Portuguesa - CEEBJA Ulysses Guimarães.

Downloads 5148  5148  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Resíduos trágicos da Grécia Clássica na personagem Helena, de Machado de Assis. Popular Versão: 
Atualização:  28/2/2012
Descrição:
PEREIRA, Adalucami Menezes

Tendo como base de estudo a teoria da residualidade, o presente trabalho objetiva
demonstrar a possível existência de resíduos trágicos da Grécia Clássica na obra Helena, de Machado de Assis, fazendo uma pequena abordagem sobre o sentido do trágico nas Idades Antiga (em especial a grega), Média e Moderna, ressaltando as mentalidades inerentes a tais épocas.

Palavras-chave: Grécia. Trágico. Helena. Residualidade.

Downloads 1501  1501  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do Encontro Internacional de Texto e Cultura  Site http://www.textoecultura.ufc.br/abert.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 (15) 16 17 »