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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Autointertextualidade em romances de José Saramago: notas sobre ... Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CINTRA, Agnes Teresa Colturato

Questões específicas sobre o gênero romance e a sua criação estão dispersas no todo da obra ficcional de José Saramago, produzindo um intenso dialogismo interior. A contribuição de Levantado do chão (1979) à sistematização de uma poética diz respeito às reflexões que o texto suscita acerca da complexa relação de proximidade entre narrador e personagem, a partir da posição que o primeiro ocupa na narrativa. Em O homem duplicado, obra de 2002, uma singular experimentação tensiona tal relação. Propomos tecer considerações sobre a autointertextualidade em romances de José Saramago, considerando a interface estabelecida ente esses dois pólos da sua produção.

Palavras-chave: Autointertextualidade. Romance. Saramago. Narrador. Personagem.

Downloads 674  674  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XI Congresso Internacional da ABRALIC  Site http://www.abralic.org.br/anais/cong2008/AnaisOnline/simposios/008.htm
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Funções do mas em um texto oral-dialogado Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SELLA, Aparecida Feola

Este artigo retrata pesquisa sobre o estudo da conjunção ‘mas’, considerando-se a proposta de Ducrot (1984) referente às orientações argumentativas operadas pelo mas. Empreende-se uma tentativa de conjugar a proposta desse autor às condições de produção de um texto oral-dialogado, nas quais os falantes empreendem esforços para
garantirem a auto-imagem. Essa condição propicia usos dos ‘mas’ que extrapolam o universo da significação da frase, já que promove atos do tipo asserções, constatações, perguntas, dúvidas, os quais estão sob constante vigilância por parte dos interactantes. Sendo assim, tenta-se conciliar a possibilidade de se considerar tanto marcas inscritas na própria língua quanto traços de condução discursiva, no caso do texto oral-dialogado.

Palavras-chave: conversação; preservação da face; mas.

Downloads 673  673  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Linguagem e Ensino - Universidade Católica  Site http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Murilo Rubião e o realismo mágico Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CAMARANI, Ana Luiza Silva

A ficção de Murilo Rubião apresenta algumas características assinaladas reiteradamente em textos críticos sobre seus escritos: o fato de ser uma obra exígua e a constatação de o autor tê-la submetido a um constante trabalho de re-escritura; acrescento que suas narrativas foram também responsáveis pela sistematização de um estilo que o fez inaugurador, no Brasil, de uma categoria literária: o realismo mágico. Observa-se que a crítica brasileira classifica seus textos de modo extremamente variado, o que torna possível uma nova leitura de sua obra por intermédio das recentes teorias sobre o realismo mágico. Essa relação implícita que o texto considerado entretém com uma categoria genérica reconhecida e codificada é denominada arquitextualidade por Genette (1982) e permite estabelecer um diálogo fecundo com a tradição literária.

Palavras-chave: Realismo mágico. Teoria literária. Conto. Literatura brasileira.

Downloads 649  649  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  XI Congresso Internacional da ABRALIC  Site http://www.abralic.org.br/anais/cong2008/AnaisOnline/simposios/008.htm
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Os gêneros do jornal: o que aponta a literatura da área de comunicação no Brasil? Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
BONINI, Adair.

O presente artigo procura estabelecer um inventário inicial dos gêneros que circulam nos jornais brasileiros. Buscou-se, deste modo, determinar a forma como a noção de gênero tem sido tratada na literatura teórica e prática da área de comunicação e, a partir daí, levantar os gêneros que são citados como representativos desse meio social. Percebe-se, nesta literatura, que a noção de gênero é pouco precisa e que há grande divergência nos rótulos citados, o que, contudo, também se mostra como rico material de pesquisa.

Palavras-chave: Gênero textual. Discurso. Comunicação. Jornalismo.

Downloads 646  646  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Da decodificação à construção de sentido: concepções de leitura subjacentes aos livros didáticos...  Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da; SIMOES E LUNA, Tatiana

Durante décadas, o ensino da leitura teve como foco práticas mecânicas de Decodificação. O ensino dessa competência linguística, com base nesse norte, concedia primazia à reprodução mecânica de conteúdos e informações. Essa posição esteve presente nos livros didáticos. Nos anos 80, aparece uma vasta quantidade mudanças nas práticas pedagógicas do ensino de Língua Portuguesa. Rompe-se, assim, com tendências mecanicistas e tecnicistas. Com isso, surge uma nova concepção de leitura como construção de sentido, acompanhada de novos enfoques e estratégias de ensino. Esses novos paradigmas têm sido adotados pelos mais recentes Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Este trabalho tem como objetivo verificar quais são as concepções de leitura subjacentes aos Livros Didáticos de Língua Portuguesa adotados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (1979-2012). Decorrente disso, pretende-se: a) verificar quais as concepções de linguagem subjacentes a esses manuais didáticos; b) verificar o tratamento dado à leitura e à diversidade textual.

Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa. Leitura. Livro didático.

Downloads 644  644  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Olhares  Site http://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/67/37
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A quem justificar minha culpa? – uma leitura dos contos 'Antiperipléia' e '-Uai Eu?' de Guimarães Ro Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
VERRI, Valda Suely da Silva

Com este trabalho buscamos realizar uma leitura de dois contos de Guimarães Rosa: “Antiperipléia” e “-Uai, eu?”, ambos da obra "Tutaméia (Terceiras Estórias)". Nosso objetivo é perceber qual é a função reservada aos narratários dentro da situação narrativa. Nosso trabalho busca compreender como o papel desses narratários contribui para expressar um regionalismo com introspecção e de que maneira a qualidade literária dos dois textos pode ser atribuída também ao papel desempenhado pelos narratários. Para tanto, empregamos a terminologia de Gerard Genette e as considerações teóricas de Gerald Prince.

Palavras-chave: Contos. Narratário. Guimarães Rosa.

Downloads 636  636  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Estudos Lingísticos do GEL  Site http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2006/sistema06/250.pdf
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Leitura e escrita no Orkut: o que os professores veem e o que não veem Popular Versão: 
Atualização:  26/10/2012
Descrição:
BEZERRA, Benedito Gomes

A despeito do caráter multimidiático e multimodal que o caracteriza como ambiente baseado na Web, o site de relacionamentos Orkut ainda seria impensável a não ser como espaço de leitura e escrita. Apesar de isso, em princípio, apontar para uma potencial conexão com os interesses escolares, o que se verifica é o forte estigma que pesa, na escola, sobre os alunos que utilizam o site. À luz de concepções de leitura e escrita ancorados principalmente na Linguística Textual, buscamos, neste estudo, refletir sobre as possibilidades pedagógicas de uso do Orkut, segundo a percepção de professores do ensino fundamental e médio do interior de Pernambuco. O universo da pesquisa consiste de 36 professores, todos cursando Especialização em Ensino de Língua Portuguesa. Os resultados mostram que muitos professores têm pouca intimidade com as tecnologias digitais, além de alimentarem uma expressiva rejeição ao uso de sites "não-educativos" como o Orkut.

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Orkut.

Downloads 634  634  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais Hipertexto 2009  Site http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais.html
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Crônicas de viagens e a representação da cidade de Natal na obra "O Turista Aprendiz", Mário de An Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Cristiano Mello de

O presente ensaio busca acrescentar novas interpretações, bem como refletir acerca da representação da cidade de Natal, descrita pelo escritor Mário de Andrade. Ao abordar, por meio de recortes textuais, reflexões sobre a imagem da cidade, surgem duas questões cruciais que limitarão este trabalho: uma de fundamento teórico e outra de fundamento histórico. Durante tal empreitada, também objetiva-se articular as formas de interação do escritor com a própria cidade. Para tanto, analisou-se trechos considerados de maior significância.

Palavras chave: Representação. Cidade. Viagens. Mário de Andrade. Cidade de Natal.

Downloads 626  626  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FURB BLUMENAU  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Influência das línguas africanas no português brasileiro Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CASTRO, Yeda Pessoa de.

Downloads 614  614  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Graus de explicitação: marcas da intervenção oral docente em reescrita de produção textual Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RAUEN, Fábio José; SOUZA, Jamille Militão de

Neste estudo de caso, com base na teoria da relevância de Sperber e Wilson (1995), analisam-se os efeitos da intervenção oral docente nos graus de explicitação da reescrita de uma produção textual por um aluno da 3a série do ensino médio de Imbituba, Santa Catarina. A pesquisa foi organizada em três etapas: na primeira, o aluno produziu
um texto, cujos graus de explicitação foram avaliados pelo docente; na segunda, houve uma intervenção oral; e, na terceira etapa, solicitou-se a reescrita desse texto. Os resultados corroboram: a) a hipótese de que a reescrita contém marcas da intervenção docente, dos ambientes cognitivos ativados nas fases anteriores e das informações inéditas advindas da elaboração do segundo texto; e b) a hipótese do aumento do grau de explicitação na reescrita.
Neste artigo, aplicando-se a metodologia de Rauen (2005), esses resultados são apresentados na análise da primeira produção textual, da intervenção oral e da reescrita do aluno.

Palavras-chave: cognição; teoria da relevância; reescrita.

Downloads 600  600  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Linguagem e Ensino   Site http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php
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