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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Construções identitárias: ser leitor e alfabetizador de jovens e adultos. Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
VÓVIO, Cláudia Lemos

Este artigo focaliza as relações entre linguagem e construção de identidades leitoras por alfabetizadores de jovens e adultos. Apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado que teve como foco o letramento desses agentes. Ao interpelar os discursos desses agentes sobre si mesmos e acender aos sentidos atribuídos à leitura, pretende-se contribuir para o delineamento de processos de formação. A análise, numa perspectiva linguístico-enunciativo-discursiva, revelou um aspecto distintivo frente aos resultados de pesquisas prévias com profissionais docentes: a forma assertiva e positivada com que produziram imagens de si, como leitores e, consequentemente, como alfabetizadores. Nessa construção, observa-se ainda um movimento de autolegitimação por meio de operações discursivas que têm como foco a exaltação de propriedades pessoais, a referência a objetos culturais tomados como legítimos e o trânsito por novas práticas culturais.

Palavras-chave: Identidade. Letramento. Prática de leitura. Formação de professores. Alfabetização de jovens e adultos.

Downloads 428  428  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora! A dupla objetificação da mulher em A Escrava Isaura: uma amostragem do pode Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
CARNEIRO, Cristina Helena

O objetivo deste trabalho é analisar a personagem feminina Isaura, do romance escrito por Guimarães, à luz dos estudos pós-coloniais e feministas, focalizando a influência do sistema patriarcal/imperialista na construção da personagem, bem como evidenciando o papel secundário da mulher neste mesmo sistema.

Palavras-chave: Objetificação da mulher. Patriarcalismo. Imperialismo. Sujeito-objeto.

Downloads 7174  7174  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Urutágua - revista acadêmica multidiscipli  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!"Sábado", de Ugo Giorgetti: uma leitura bakhtiniana  Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
GOMES, Cláudia Espíndola

Constitui o núcleo dessa análise uma compreensão do filme “Sábado”, de Ugo Giorgetti, tendo como abordagem a descoberta do carnavalesco anulando barreiras entre o espetáculo e o espectador.

Palavras-chave: Carnaval Riso. Paródia. Cômico-trágico.

Downloads 5271  5271  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Linguagem e Discurso - UNISUL  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Os gêneros do jornal: o que aponta a literatura da área de comunicação no Brasil? Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
BONINI, Adair.

O presente artigo procura estabelecer um inventário inicial dos gêneros que circulam nos jornais brasileiros. Buscou-se, deste modo, determinar a forma como a noção de gênero tem sido tratada na literatura teórica e prática da área de comunicação e, a partir daí, levantar os gêneros que são citados como representativos desse meio social. Percebe-se, nesta literatura, que a noção de gênero é pouco precisa e que há grande divergência nos rótulos citados, o que, contudo, também se mostra como rico material de pesquisa.

Palavras-chave: Gênero textual. Discurso. Comunicação. Jornalismo.

Downloads 639  639  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Palavras escritas, indícios de palavras ditas Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
GERALDI, João Wanderley

Segundo o ponto de vista bakhtiniano, toda a enunciação é apenas uma fração de uma “corrente de comunicação verbal ininterrupta”. Como situar nesta corrente os textos escritos por crianças em seus primeiros anos de escolaridade? Excluí-los desta corrente significaria assumir que o esforço da criança para escrever produz o perverso efeito de uma desterritorialização enunciativa: enquanto falantes, as crianças participariam do processo contínuo de produção de enunciados; enquanto aprendizes da escrita, face ao estranhamento próprio dos convívios iniciais, produziriam textos excluídos deste mesmo fluxo, como se fossem estrangeiros diante das palavras de sua própria língua. Meu objetivo neste trabalho é encontrar, com base na leitura de um conjunto aleatório de textos escritos por crianças, indícios de outros textos, produtos de práticas discursivas escolares cujas palavras, retomadas pelos aprendizes da escrita, adquirem novos tons apreciativos em seus textos e podem revelar suas compreensões das palavras, dos discursos, das atitudes e das relações que se instituem no ambiente escolar.

Palavras-chave: Enunciação. Subjetividade. Escrita. Ensino.

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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A intertextualidade na leitura da alfabetizadora Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
SANTOS, Cosme Batista dos

Este artigo apresenta um estudo dos mecanismos linguísticos e cognitivos envolvidos na construção da definição da ‘intertextualidade’ por uma professora alfabetizadora em formação. O pressuposto adotado é o de que a retextualização de textos escritos da ciência e da divulgação científica nos eventos de formação implica em reformulação, apropriação e representação social dos objetos teóricos em função das particularidades do contexto enunciativo. Nessa perspectiva, portanto, a análise de um evento de letramento específico da formação do professor, que visa ao ensino-aprendizagem de conceitos ou de definições teóricas, pode ser orientada pela seguinte questão: quais os mecanismos linguísticos empregados pelo professor em formação para tornar mais familiares as noções teóricas na Universidade? Desse modo, essa análise pode ser desenvolvida com o intuito de ampliar descobertas anteriores sobre a representação social de termos teóricos realizada pelo professor. Trata-se de uma discussão sobre a participação da oralidade e da experiência na aprendizagem da definição especializada.

Palavras-chave: Letramento. Retextualização. Representação social. Enunciação. Intertextualidade.

Downloads 464  464  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Literatura em Quadrinhos: Uma questão de adaptação Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
LIMA, Marcelo Soares de

Nosso trabalho analisa o processo de adaptação de um texto literário para as histórias em quadrinhos, buscando compreender o que se ganha e o que se perde nessa transição de meios; se é possível um livro ser transportado e a história se manter fiel, e ainda atrativa, dentro das características das histórias em quadrinhos; e se o que encontramos é um processo de adaptação ou uma tradução/decodificação da essência do livro para o quadrinho. Para tanto, analisamos quatro adaptações literárias da obra O Alienista de Machado de Assis, embasando nossas observações nas discussões promovidas por Sobral (2008), Silva (2009), Rama/Vergueiro (2004) e Ramos (2009).

Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos. Adaptação Literária. Quadrinhos e
Literatura.

Downloads 1123  1123  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Adaptação:O Projeto de Leitura em Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato, Redesenhando para a Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
GUOLLO, Fernanda Maccari

Para o incentivo da prática da leitura literária que é fundamental ao desenvolvimento intelectual das crianças, estão presentes na contemporaneidade variados gêneros textuais desde a prosa às HQs (história em quadrinhos). Nesta perspectiva, corrobora a literatura voltada ao público infanto-juvenil escrita nas primeiras décadas do século XX, em especial, o título Dom Quixote das Crianças (1936), de Monteiro Lobato, às tendências literárias atuais para disseminar no leitor-criança o gosto pela leitura. Pensando por esse viés, foi analisada a adaptação de um clássico da literatura universal escrita por Miguel de Cervantes Saavedra, Dom Quixote de La Mancha (1605-1615), por representar para o mercado editorial da época um projeto de leitura com direito a uma tradução de caráter adaptativo. Tendo como feedbacks alguns trechos da narrativa original que ao serem lidos por Dona Benta nota-se a dificuldade das crianças do Sítio em entender a linguagem empregada por sua feitura rebuscada.
Lobato reestrutura partes relevantes do enredo e publica uma das suas primeiras adaptações. Na primeira década do século XXI, André Simas, pensando na ação midiática das imagens, adapta esse título de Lobato para os quadrinhos. Assim, este artigo busca analisar a adaptação realizada por Lobato e aquela realizada por Simas com o intuito de averiguar como está composta a adaptação da prosa às histórias em quadrinhos (HQs) desse clássico literário, bem como suas particularidades desde
a composição estética, seus protocolos e a relação intertextual (e interdiscursiva).

Palavras-chave: Literatura infantil. Adaptação. Monteiro Lobato. Dom Quixote das Crianças. Histórias em quadrinhos (HQs).

Downloads 4887  4887  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://periodicos.unesc.net/index.php/SELM/article/view/453
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A Poética da Imagem como o Atrativo de HQs Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
DOURADO, Eliane

A Graphic Novel Dom Quixote em quadrinhos, por Caco Galhardo, foi criada a partir do romance Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, e apresenta em sua construção narrativa o que para Ricoeur (2005) é a poética da imagem. Esse é o recurso responsável por atrair cada vez mais um público leitor exigente, capaz de reconhecer em uma publicação, além de sua qualidade, seu teor crítico-alegórico imergindo-o num universo narrativo ficcional que lhe proporcionará uma reflexão sobre sua realidade.

Palavras-chave: Literatura. HQ. Graphic Novel. Adaptação.

Downloads 1820  1820  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANAIS DA III JORNADA DE ESTUDOS SOBRE ROMANCES GRÁ  Site 
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Formação de leitores: um estudo sobre as histórias em quadrinhos Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
SANTOS, Mariana Oliveira dos

O estudo tem como foco as histórias em quadrinhos e sua contribuição para a formação de leitores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, com caráter exploratório. Na qual se apresenta a trajetória histórica dos quadrinhos no Brasil, as características de linguagem e de estímulo à leitura, assim como a participação do bibliotecário e do professor como sujeitos mediadores entre os quadrinhos e as crianças. Como resultados finais pode-se perceber que as histórias em quadrinhos são um recurso muito eficiente para incentivar a leitura, são muito informativas e diversificadas, além de contribuírem na formação de leitores mais competentes.

Palavras-chave: Histórias em quadrinhos; Formação de leitores; Gibitecas;
Incentivo à leitura.

Downloads 3109  3109  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/765
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